Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Recomendamos que todas as máquinas instâncias com Protheus utilizem a feature placement group. Ao utilizá-la, o posicionamento de um grupo de instâncias interdependentes será influenciado, dependendo da opção escolhida, minimizando riscos de erros ocasionados por falhas relacionadas à distribuição de carga de trabalho.

...

Totvs custom tabs box
tabsCenário geral, C-Tree Server, Dicionario no banco
ids01,02,03
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia01

Máquina Instância Primária:  Possui a função de Gateway, direcionando as conexões para as máquinas instâncias Secundárias. Se conecta nas máquinas instâncias Secundárias, Secundárias VIP, WF/WB/SCH/JOB, e Database.  

Máquina Instância Secundária: De 1 a N, recebe as requisições da Primária para processamento. Não é recomendado instalar outros serviços. Elas podem ser escalonadas horizontalmente conforme a necessidade. 

Máquina Instância Secundária VIP: Para cenários que necessitam de alta disponibilidade, pode ser definido uma instância das pré-desenhadas que não será desligada quando o consumo estiver abaixo de 10%. Neste cenário, é importante a configuração de um broker (balanceamento de carga) exclusivo após a escolha do blueprint.

Máquina Instância WF/WB/SCH/JOB: Este servidor pode servir para Work Flow, WebService, Scheduler ou Jobs. 

Máquina Database: Recomendamos uma máquina específica dedicada ao banco de dados, . 

Database: É possível utilizar um Database em RDS.

Instância Máquina TSS (SPED): Recomendamos que uma máquina instância específica seja dedicada ao TSS.

Volume para o uso do Protheus: Tanto para os discos do sistema operacional como para o volume do Protheus, recomendamos que o ambiente esteja configurado como High Performance em cenários de produção. Para utilização do C-Tree Server, caso seu volume seja superior a 500 conexões simultâneas ou o tráfego de I/O passe de 700 Mbits/s, em cenários com Windows recomendamos o uso do Storage Pool; em Linux, recomendamos o uso do LVM (Logical Volume Manager).

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia02

Para ambientes com C-Tree Server, recomendamos, além do Storage Pool (Windows) ou LVM (Linux), as seguintes instâncias: 

Máquina Instância Primária: Instância m5, com C-Tree, App Broker, App Broker VIP, App Compilação, App Balance (monitor), License Server, DBAccess SPOFless, DBAccess secundário; Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. 

MáquinaInstância(s) Secundária(s): Instância m5, com Boundserver, AppServer Secundários, DBAccess Secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. 

Máquina Instância WebService/Job/Workflow: Instância m5, com Protheus WEBRest, Protheus WEBService, Protheus Workflow, Protheus JOB, Protheus Schedule, Protheus Mobile, e um DBAccess em modo secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. 

Máquina Instância TSS: Instância m5, com Broker (balance), Appserver Secundárias e DBAccess (Single). Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance. 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia03

Para ambientes com Dicionário no banco recomendamos, além do disco estar em high performance, as seguintes instâncias (lembrando que, quanto maior o tamanho do disco, mais performático será o throughput): 

Máquina Instância Primária: Instância m5, com C-Tree, App Broker, App Broker VIP, App Compilação, App Balance (monitor), License Server, DBAccess SPOFless, DBAccess secundário; Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance

MáquinaInstância(s) Secundária(s): Instância m5, com AppServer Secundárias e DBAccess secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance

Máquina Instância WebService/Job/Workflow: Instância m5, com Protheus WEBRest, Protheus WEBService, Protheus Workflow, Protheus JOB, Protheus Schedule, Protheus Mobile, e um DBAccess em modo secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance

Máquina Instância TSS: Instância m5, com Broker (balance), Appserver Secundários e DBAccess (Single). Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 512GB no C:/ em cenários Windows e no / em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance.

...

Nota
titleAtenção

Estas estimativas são referentes ao uso do produto (Protheus) padrão. Caso alterações sejam necessárias, o cliente pode fazer o scale-up/down (escalonamento vertical, adicionando recursos de processador e memória) ou o scale in/out (escalonamento horizontal, adicionando máquinasinstâncias Slavesecundárias)

Informações
titleNota

As quantidades de usuários são referentes a usuários simultâneos acessando a aplicação.

Totvs custom tabs box
tabsSecundária VIP,Capacidade das instâncias,75 usuários,150 usuários,450 usuários,Mesclando instâncias,Zona Segura de processamento
ids1,2,3,4,5,6,7
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Secundária VIP

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2

Sugestões de instâncias para cada máquina Instância Secundária de acordo com as quantidades de usuário:

Para até 25 usuários (ou até 60% de consumo de CPU): M5.large, com 1 App Boundserver, 2 Appserver Secundários e 1 DBAccess Secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:\ e 256GB no X:\ em cenários Windows; ou 120GB no / e 256GB no /protheus em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance.

Para até 50 usuários (ou até 60% de consumo de CPU): M5.xlarge, com 1 App Boundserver, 2 Appserver Secundários e 1 DBAccess Secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:\ e 512GB no X:\ em cenários Windows; ou 120GB no / e 512GB no /protheus em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance.

Para até 100 usuários (ou até 60% de consumo de CPU): M5.2xlarge, com 1 App Boundserver, 2 Appserver Secundários e 1 DBAccess Secundário. Utilizando o EBS, recomendamos o volume de 120GB no C:\ e 1TB no X:\ em cenários Windows; ou 120GB no / e 1TB no /protheus em cenários Linux. Em ambas as situações, utilize o disco em High Performance.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia3

75 usuários simultâneos

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia4

150 usuários simultâneos

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia5

450 usuários simultâneos

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia6

Mesclando instâncias

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia7

Zona segura de processamento

Para os cenários que necessitam de um Slave VIPuma instância secundária VIP é importante ter um serviço do Broker VIP exclusivo para este cenário após a escolha do Blueprint, conforme a sua demanda. Importante que este Broker VIP seja instalado na instância Primária (Gateway).

...