Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O objetivo do processo é acompanhar e analisar os atendimentos prestados pelas unidades do SESI, possibilitando identificar oportunidades de melhoria.

AVISO: Como pré-requisito para o processo, os “Itens de classificação” e as “Classificações” devem estar previamente cadastrados no Sistema, pois os mesmos, formam uma hierarquia para as provas e questões. Estes cadastros são realizados no Módulo Avaliação e Pesquisa, e estão relacionados no Material de Capacitação de Cadastros Básicos no tópico “CADASTRO DO MÓDULO AVALIAÇÃO E PESQUISA”.

Para este processo ocorrer, o usuário responsável deve elaborar no Módulo Avaliação e Pesquisa do Sistema, as pesquisas de opinião para serem respondidas por alunos/responsáveis, docentes/professores, ex alunos e pessoas de empresas, a partir da disponibilização de links e inscrições daqueles que competem a realização das respostas do(s) questionário(s).

A seguir, será apresentado os passos necessários para elaboração das provas/questionários referente à infraestrutura, atendimento e prestação do serviço da Unidade Operacional.

   CADASTRO DE QUESTÕES / PROVAS / período

AVISO: Para maiores informações sobre o cadastro de “Provas” e “Questões”, consultar o Material de Capacitação de Cadastros Básicos no tópico “CADASTRO DO MÓDULO AVALIAÇÃO E PESQUISA”.

Para iniciar o processo, é necessário acessar o Módulo Avaliação e Pesquisa e realizar o cadastro das questões que irão compor a avaliação

Após preencher os dados necessários na aba “Identificação”, deve-se selecionar a aba “Enunciado/Opções”. Nesta aba, caso o usuário possua um texto pronto para utilizar como questão, é possível copiar e colar diretamente no campo “Enunciado”.

DICA: Caso as linhas sejam sequenciais, a questão é colada corretamente, com o enunciado e em seguida as opções. Porém, se houver “espaço” entre uma linha e outra, apenas a primeira linha é considerada a questão, sendo as outras linhas as opções de resposta. Sendo assim, é indicado que as linhas sejam sequenciais.

AVISO: A aba “Classificações” é preenchida conforme a necessidade do usuário, não sendo obrigatória.

Ao finalizar o preenchimento das questões, o usuário deve elaborar a Prova

DICA: É possível criar uma nova Prova ou editar um já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar a Prova desejada, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição

AVISO: Os campos que estão marcados em negrito indicam que o preenchimento é obrigatório dentro do Sistema.

No exemplo deste processo, foi selecionado a prova de “Pesquisa de Opinião”.

DICA: A conceito de “Prova dinâmica” é quando o Sistema elabora a prova com base em um “Banco de questões” cadastradas, e clicando na opção “Configurar” o usuário pode configurar como essa prova será elaborada.

Ao finalizar o preenchimento das informações acerca da Prova, o usuário deve vincular as questões.

]

No momento em que todas as questões estiverem vinculadas à prova, é necessário criar um período. O conceito de “Período” é importante, pois de acordo com a necessidade do usuário, a prova pode ser utilizada inúmeras vezes, sendo primordial estabelecer o tempo de usabilidade desta prova. Portanto, quando houver necessidade de saber quem respondeu a prova em determinado período, esta informação pode ser visualizada no relatório.

Após o vínculo entre prova, questões e período, o usuário deve associar a avaliação institucional ao aluno ou ao professor.

AVISO: O processo para associar a avaliação institucional para o aluno é igual ao processo para associar ao professor, portanto, neste material será abordado apenas uma opção.


  ASSOCIAR A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (PARA ALUNOS E DOCENTES)


O usuário pode associar a avaliação institucional ao aluno ou ao professor (docente). Para realizar a associação, o usuário deve:

Neste caso, a Avaliação Institucional é direcionada aos alunos.

DICA: Diversos períodos podem ser cadastrados para a prova. Neste caso, aparece apenas um, pois foi o único registrado conforme demonstrado anteriormente.

DICA: O campo “Item avaliado” (Objeto avaliado) pode ser incluído no momento do cadastro da avaliação aos alunos/docentes. Exemplos de itens avaliados: Infraestrutura, Atendimento e Prestação do Serviço.


Para o aluno/docente responder à avaliação, é necessário entrar no Portal Educacional, acessar “Avaliações Institucionais” e verificar as que estão disponíveis para abertura, conforme demonstrado a seguir.


A partir do momento em que o aluno respondeu a avaliação, o usuário deve acessar o Sistema e extrair o relatório com a pesquisa de opinião.

  CONSOLIDAÇÃO DAS PESQUISAS DE OPINIÕES

Para consolidar as respostas das pesquisas, o usuário deve acessar o cadastro da “Prova” e realizar os passos a seguir.

O relatório traz a quantidade de pessoas que responderam à pesquisa e o índice de respostas para cada questão. A partir do momento em que é gerada a avaliação institucional, o procedimento se encerra.

AVISO: O processo de gerar avaliação institucional para o professor funciona da mesma maneira que o processo realizado para o aluno, logo não será apresentado novamente neste material de capacitação.

  ASSOCIAR A AVALIAÇÃO E PESQUISA (PESSOAS E ENTIDADES EXTERNAS)

A seguir, é demonstrado o processo de Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado para as respostas de empresas e entidades externas.

Ao selecionar a prova, é necessário associar os candidatos.

DICA: Neste momento, o usuário pode utilizar um filtro para listar somente a “Empresa” que irá responder a avaliação, onde o campo complementar “Empresa” do cadastro de pessoa deve estar preenchido, sendo assim, entende-se que essa pessoa representa/responde a pesquisa para a empresa

DICA: Para cadastrar uma pessoa de fora da instituição que deve responder a pesquisa, é necessário clicar em “Incluir” na tela acima e preencher as informações demonstradas a seguir.

AVISO: Quando mencionado que pessoas de fora vão participar da pesquisa, é necessário esclarecer que quem responde a pesquisa é a pessoa (funcionária de determinada empresa) e não a instituição que esta pessoa pertence. Ou seja, é necessário ter seu CPF e não o CNPJ da empresa.

AVISO: O campo complementar “Empresa” deve ser preenchido pelo o usuário.

Neste caso, é utilizada uma pessoa cadastrada no Sistema, supondo que esta é diretora de uma Empresa.

Caso o usuário possua um arquivo com o registro dos ex alunos ou pessoas de fora da instituição, este pode trazer essas informações para o Sistema, conforme passo a passo a seguir.

AVISO: Estes dados devem estar registrados no bando de dados (Empresas/ex-alunos), ou seja, a importação de arquivo .txt não cadastra os candidatos, é sim valida os dados das pessoas constantes no .txt, se os dados forem verdadeiros, então o Sistema associa a pessoa a prova.

Por fim, é necessário selecionar os candidatos que vão responder a prova e enviar um e-mail para que todos sejam alertados sobre a inscrição. Ao final do processo, as pessoas já estarão associadas como candidatos a prova

É importante o preenchimento do assunto do e-mail e sobre o que se trata, para que o candidato receba as informações completas para dar prosseguimento

Ao receber o e-mail, o candidato deve utilizar o seu número de inscrição (adicionado utilizando o item “tags disponíveis”), descrito no e-mail e acessar o site da prova.

A seguir, as telas referentes ao Executor Web. Opção que será utilizada para as pessoas das empresas (externas) e ex alunos responderem às avaliações. Os candidatos inscritos como pessoas de empresas e ex alunos deverão responder utilizando o link Executor Web conforme tela a seguir.

Em seguida, o candidato/pessoa externa a instituição, deve informar o código de Execução (código da inscrição) gerado pelo Sistema após o cadastro do candidato.

DICA: Esse código de inscrição pode ser enviado através do e-mail de inscrição do candidato.

Para responder, o candidato deve informar o código de inscrição no campo “Digite o código de Execução” e clicar em “Entrar”, em seguida, o questionário será exibido.

A partir do momento em que todos responderem a prova, é necessário o usuário acessar o Módulo Avaliação e Pesquisa do Sistema e emitir o relatório que contém a consolidação das informações.