Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Reabertura de Competência Anterior
O processo de liberação de competência realiza a transposição de um mês/ano de cálculo para o próximo mês/ano. Após sua execução não é possível realizar aquisições, transferências de controle e operações patrimoniais no período anterior ao vigente, pois estas ações afetariam o saldo anterior.

Para executar estas tarefas, em um período de cálculo anterior ao corrente, sem afetar o saldo anterior é necessário reabrir o competência. A reabertura de competência tem como objetivo realizar a transposição de um mês/ano de cálculo para o mês/ano anterior, ou seja, se o período atual for 01/2012, após a execução do processo ele retornará para 12/2011.  

Para realizar esta tarefa não poderão haver contabilizações integradas ao lote zero, caso tenha o sistema irá apresenta a mensagem abaixo:
"Existem contabilizações integradas ao lote zero. Solicite a exclusão delas através do recurso de tarefa. Em seguida requisite a exclusão destas contabilizações, no Saldus, pelo contador da empresa."

 
O período de cálculo anterior também não poderá ter sido fechado. Ao tentar reabrir períodos fechados o sistema exibirá a mensagem: "Não é possível realizar a reabertura, pois o período anterior está fechado."
 

Para sua segurança faça um backup da base de dados. Se por algum motivo a reabertura de competência não se completar verifique o log. Caso seja necessário restaure imediatamente o backup e inicie o processo novamente.
O período de cálculo será atualizado para o MÊS/ANO anterior ao período atual. Sugerimos que este processo seja feito em um horário fora do expediente normal de trabalho, pois caso seja necessário voltar o backup as outras áreas da empresa não serão afetadas. Antes de o processo ser executado serão exibidas as contabilizações da depreciação, correção monetária, realização da avaliação, correção da avaliação, ocorrências de baixa, acréscimo, transferência monetária, impairment e transferências de controle existente no período de cálculo vigente.

Durante a execução do processo a primeira atividade a ser realizada será a exclusão das contabilizações das ocorrências de acréscimo, baixa, transferência monetária e impairment. Em seguida serão excluídas as contabilizações da depreciação/correção monetária e da transferência de controle. Vale ressaltar que as contabilizações integradas também serão excluídas, porém se elas estiverem integradas ao lote zero não será possível executar o processo. Neste caso, antes de realizar a reabertura de competência será necessário solicitar a exclusão, via tarefa, de todas as contabilizações integradas a este lote e depois excluí-las no Totvs Gestão Contábil.