Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Neste exemplo o valor do saldo da conta de lucro ou prejuízo será de R$ 1500,00 devedor. Sendo assim, o sistema irá gerar um item no registro K155 (Detalhes dos Saldos Contábeis) com a conta de lucro ou prejuízo parametrizada na apuração virtual com o valor do saldo processado.

Detalhamento de Execução da Apuração

Demonstra o detalhamento do cálculo realizado pela execução da Apuração Virtual conforme o período da apuração. Neste detalhamento será possível identificar o  valor processado, natureza do saldo, usuário que executou, data de execução , além de demonstrar a memória de cálculo (valores processados para cada conta).

Observações:-

  • Detalhamentos originados da ECF não poderão ser apagados, a cada geração da ECF o sistema atualiza os dados dos detalhamentos, que representará as informações que foram enviadas para a ECF através do registro K155. O Campo Filial só será preenchido somente quando a apuração for executada para uma única filial, no caso da execução ser realizada para mais de uma Filial o campo ficará vazio.

Simulação / Execução da Apuração Virtual

Processa efetivamente as informações do estrutura da Apuração Virtual.• Simulação

  • Simulação: o processo será executado e não será gravado nenhum detalhamento de apuração, somente será listada no log a simulação. Para Apuração Virtual do tipo "ECF" será permitida a execução do processo somente como "Simulação", pois quem executa efetivamente a Apuração Virtual é a geração da ECF.

...

  • Execução da Apuração: o processo será executado e sistema irá grava o detalhamento que será disponibilizado como anexo ou no cadastro da apuração virtual (aba: Detalhamento da Execução da Apuração). Esta opção ficará disponível somente quando o tipo da Apuração Virtual não for ECF, neste caso o usuário poderá executar a apuração para fins gerenciais.

Validação:

Caso exista algum lançamento manual realizado para conta de lucro ou prejuízo , ou seja, lançamento que o próprio usuário criou para a conta em função de alguma apuração manual ou ajuste, o mesmo será somado ao valor processado pela apuração virtual e será apresentada a mensagem abaixo no LOG

Registro K155 |Apuração Virtual |Identificamos que existe movimentação que não é de encerramento para a conta "{0}" no período de {1} á {2}, e a ECF Contábil esta parametrizada para executar a apuração virtual, esta situação poderá resulta em advertências no PVA.

Normalmente esta situação ocorre quando o usuário executa a apuração do lucro/prejuízo manualmente e realiza o lançamento, sugerimos que este processo seja realizado automaticamente pelo processo de Transferência de Grupos Contábeis ou que o lançamento realizado manualmente seja identificado por um histórico de fechamento

Se a solução for identificar o lançamento com um histórico de fechamento que não foi utilizado no encerramento anual, será necessário desmarcar a opção "Utilizar transferência de grupos contábeis para identificar o(s) encerramento(s)".