Histórico da Página
...
10. Quando o lote for liberado, é necessário recalcular do frete. Para isto, clique em Recálculo.
Refaturar
Procedimentos para utilização:
Para gerar os documentos de cobrança de refaturamento:
1. Em Cálculo do Frete, posicione o cursor sobre o lote de entrada da nota fiscal do cliente do tipo refaturamento desejado e clique em Outras Ações e em seguida Refaturar.
Será apresentada a
...
tela Cálculo de Frete - Refaturar
...
, dividida em áreas:
Remetente (área superior): Nesta área, são exibidos todos os documentos do remetente que estão com o status
...
Chegada Final na filial e que devem ser refaturados.
Destinatário (área inferior): Nesta área, são exibidas as notas fiscais de entrada incluídas para refaturar.
Para cada nota apresentada na parte inferior da tela, o sistema irá emitir um documento de refaturamento.
2. Com o cursor posicionado sobre o destinatário desejado, marque o documento a ser refaturado na área
...
Remetente
...
e clique em OK para confirmar.
Na confirmação do refaturamento, o sistema irá comparar o peso, o valor da mercadoria e o volume dos documentos originais com os dados que foram digitados nas novas notas fiscais. Se o que foi digitado nas notas fiscais for diferente dos documentos originais, será exibida uma mensagem para confirmação do processo.
Ao final, será apresentada uma mensagem ao usuário exibindo o número do lote de refaturamento gerado para posterior impressão dos documentos.
3. Caso ocorra estorno do cálculo de um lote de refaturamento, todos os documentos de refaturamento serão excluídos e os documentos originais terão suas baixas canceladas, retornando à situação anterior.
03. TELA CÁLCULO DE FRETE
Outras Ações / Ações relacionadas
...
- Ordena as notas fiscais por serviço + cliente agrupamento + loja agrupamento + cliente destinatário + loja destinatário + cliente devedor + loja devedor + código do produto + número da nota fiscal + série NF + número da cotação.
- Acumula os valores de quantidade de volumes, valores, peso real, peso cubado, M3 e base RR considerando todas as notas que tenham essa mesma chave. Com isso, o sistema obtém os valores que serão utilizados para o correto posicionamento nas faixas dos componentes da tabela de frete.
- Obtém o peso total e os valores dos componentes com base no valor desse total de notas (Passo A).
- Se existir uma cotação, deve ser utilizada a tabela de frete informada. Caso contrário, será utilizada a tabela de frete do cliente de cálculo. Caso exista uma tabela alternativa, também será considerada para o cálculo do valor; o sistema escolhe o maior valor entre a tabela original e a tabela alternativa.
- Os documentos são gerados. Caso não exista cotação, o valor calculado no Passo A, será rateado pelo peso entre os documentos, desconsiderando os componentes que são taxas. De acordo com o perfil do cliente, será identificado se o valor das taxas deve ser incluído no último documento gerado ou em todos.
- Caso exista cotação, será gerado um único documento contendo todas as notas vinculadas à esta. O sistema recalcula o valor de acordo com a digitação das notas; se as informações cotadas forem idênticas às digitadas, o valor do documento será igual ao valor da cotação. Porém, se os valores dos impostos envolvidos forem diferentes, o valor da composição do frete será ajustado de forma que o valor cobrado não seja diferente do valor cotado.
E. Imprimir - Log de Rejeição
O processo consiste em gerar de um conhecimento eletrônico (Ct-e), transmiti-lo à SEFAZ e imprimir o documento, chamado de DACTE, após a autorização da SEFAZ. A geração do Ct-e ocorre após efetuar o cálculo do frete.
Pré-requisitos:
Como pré-requisito desta rotina, o tomador do serviço (transportadora), deve estar cadastrado e com o seu cadastro atualizado na SEFAZ do estado em que o Conhecimento de Transporte Eletrônico (Ct-e) será emitido e autorizado.
O tomador de serviço (Transportador) deverá possuir a certificação digital que possibilitará a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Processo de comunicação com a SEFAZ configurado e estabelecido - TSS (Ferramenta desenvolvida pela TOTVS, responsável em efetuar a assinatura, envio e o recebimento de informações com a SEFAZ) ou TOTVS Colaboração 2.0 (uso do Client NeoGrid - plataforma utiliza emprego da tecnologia Web Service).
- Lote deverá ser obrigatoriamente do tipo “Eletrônico”, esta definição é efetuada no campo “Tipo Lote” na rotina - Lote Entrada NF (TMSA170).
Procedimentos:
- Em Cálculo do Frete, clique em "Outras Ações".
- O sistema apresenta um pergunte com algumas informações sobre o documento a ser visualizado no monitor de transmissão do Ct-e.:
Lote de / Lote Até? - Informações de lote inicial e lote final a ser exibido no Monitor de Transmissão
Status do Documento? - Filtro define o status dos documentos a serem exibidos, podendo ser selecionados : Autorizados, Não Autorizados ou Ambos.
Tipo do Documento? - Permite selecionar o tipo do documento eletrônico a ser exibido.
Data de Emissão de / Data de Emissão até ? - Informações de data de emissão inicial e final dos documentos a serem exibidos.
Monitor de Transmissão:
Após o preenchimento dos perguntes o monitor de transmissão é acionado, sendo apresentado as seguintes funcionalidades (botões):
- Legenda - Demonstra os status de cada documento mediante as cores a seguir:
...
Não transmitido.
...
Documento autorizado.
...
Vermelho
...
Documento não autorizado.
...
09. TELA PARÂMETROS (F12)
Principais Campos e Parâmetros
Ação | Descrição |
---|---|
Imprime lote após o cálculo? | Indica se após o cálculo do frete será aberta |
...
(2–Homologação) ou (1–Produção).
...
1 - Normal
5 - Contingência DPEC / EPEC
7 - Contingência FSDA
8 - Contingência - SVC - SP
9 - Contingência - SVC - RS
...
4.0
...
Versão Cte
...
3.0
...
Evento - Configure os eventos de acordo com os procedimentos abaixo:
...
(2–Homologação) ou (1–Produção).
...
3.0
...
3.0
...
Versão da carta de correção?
...
3.0
...
- Sim / 2. Não
...
- Fernando de Noronha
- Brasília
- Manaus
- Acre
...
- Exportar- É possível exportar o arquivo XML gerado para o documento definido nos parâmetros e no diretório escolhido como destino.
Botão Inutilizar
O botão inutilizar não é apresentado no monitor de transmissão do CT-e como as configurações iniciais citadas anteriormente, sendo por isto tratado em tópico a parte.
Para tal, é necessário ativar o parâmetro MV_INUTILI - este parâmetro define se o botão deverá ser apresentado no monitor de transmissão.
Parâmetros para utilização:
...
Descrição
...
Os parâmetros devem ser configurados, pois estes registram nas tabelas de Livros Fiscais (SF3) e Livros Fiscais por Item de NF (SFT) que são necessárias para a transmissão, cancelamento ou inutilização das notas. No XML de inutilização não há informações do cliente, produto e TES. Essas informações são necessárias para incluir um pedido cancelado na base de dados.
Botão Retorna Status
O botão retorna status não é apresentado no monitor de transmissão do CT-e como as configurações iniciais citadas anteriormente, sendo por isto tratado em tópico a parte.
Para ativar a funcionalidade, é necessário ativar os parâmetros MV_CTECAN e MV_RTCTEID.
O parâmetro MV_RTCTEID define se o botão deverá ser apresentado no monitor de transmissão.
Atualmente a funcionalidade retorna o status do CT-e para autorizado trata documentos quando a SEFAZ retornar a rejeição 220 - CT-e autorizado há mais de 168 horas (7 dias).
Parâmetros para utilização:
...
Descrição
...
Habilita validação da exclusão do CT-e autorizado pela SEFAZ, onde:
.T.= Somente autorizado pela SEFAZ
.F. = Não valida.
...
09. TELA DE PARÂMETROS (F12)
...
Descrição
automaticamente a tela de impressão. |
- Sim
- Não
Transmite CT-e? |
Indica se será transmitido o CT-e automaticamente após a geração do documento. |
Aglut. Lançamentos? |
Indica se |
lançamentos contábeis serão aglutinados. |
Lanc. Contab. On-Line? |
Indica se a contabilização será |
- Sim
- Não
on- |
line. |
Gera Título ICMS Próprio? | Informe se deverá ser gerado o título a pagar do ICMS Próprio quando este for calculado no documento e a UF de origem for diferente da UF que está emitindo o documento. |
Gera Guia ICMS Próprio? | Informe se deverá ser gerada uma Guia de Recolhimento do ICMS Próprio quando este for calculado no documento e a UF de origem for diferente da UF que está emitindo o documento. O sistema irá apresentar uma tela para que as informações necessárias a geração da Guia sejam preenchidas. |
- Sim
- Não
Mostra Msg Para Calc. Au.t? | Define se o cálculo do frete pelo painel do agendamento será realizado de forma automática ao término da digitação das notas fiscais do cliente ou se deverá ser exibido uma pergunta ao usuário para que o mesmo possa definir. Este parâmetro só irá funcionar através da rotina "Painel de Agendamento".
|
Gera Guia ICM Comp UF Dest.? | Informe se deverá ser gerada uma Guia de Recolhimento do ICMS Complementar para estado de destino quando este for calculado no documento e a UF de destino for diferente da UF que está emitindo o documento. O sistema irá apresentar uma tela para que as informações necessárias a geração da Guia sejam preenchidas.
|
Gera Guia FECP da UF Dest.? | Informe se deverá ser gerada uma Guia de Recolhimento do valor do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza na UF de destino quando este for calculado no documento e a UF de destino for diferente da UF que está emitindo o documento. O sistema irá apresentar uma tela para que as informações necessárias a geração da Guia sejam preenchidas.
|
Exibe Preview do frete? | Define se a tela do preview do cálculo do frete seja apresentado.
|
10. TABELAS UTILIZADAS
- AAM - Contrato de Prestação de Serviços
- AB6 - Ordem de Serviço
- AB8 - Sub-itens da Ordem de Serviço
- AF8 - Projetos
- DAI - Itens da Carga
- DAK - Carga
- DC8 - Estrutura Física
- DC9 - Local Externo
- SDE - Cadastro de Naturezas
- DL5 - Averbação Eletrônica
- DT4 - Cotação de Frete
- DT5 - Solicitação de Coleta
- DT6 - Documentos de Transporte
- DT8 - Composição do Frete
- DT9 - Conf. Componentes por Contrato
- DTC - Notas Fiscais dos Clientes
- DTD - Prazos de Regiões
- DTE - Cubagem de Mercadorias
- DTI - Consignatários
- DTJ - Pagadores do Frete
- DTP - Lote de Entrada Notas Fiscais
- DU7 - Averbação de Seguro
DU8 - Tabelas de Seguro.
DU9 - Itens de Fechamento de Seguro.
- DUD - Movimento de Viagem
- DDA - Serviços Negociação Cliente
DDB - Negociações
DDC - Negociações por Cliente
- DDU - Registros De Bloqueios TMS
- DDV - Rotinas X Bloqueios
- DDX - Regras Liberação Por Rotina
- DDY - Aprovadores TMS
- DJP - Limites Liberação Por Usuário
- DUY - Grupos de Região
- DWZ - Ajuste Base de Cálculo Componente TDA
- SBE - Cadastro de Endereços
- SBF - Saldos por Endereço
- SD7 - Transferência para CQ (Controle de Qualidade)
- SDA - Saldos a Distribuir
- SDB - Movimento de Distribuição
- SDC - Composição do Empenho
- SES - Tabela de Tipos de Títulos
- SF8 - Amarração Nota Fiscal Origem x Nota Fiscal Importação/Frete
...