Histórico da Página
Incluir Página | ||||
---|---|---|---|---|
|
Produto: | 1097 - Geração Arquivo Fiscal Eletrônico |
Passo a passo: | A partir de 2019, alguns clientes estão obrigados a gerar no xml das Notas Fiscais Eletrônicas as tags referentes ao ICMS Efetivo e o ICMS Retido. Atualmente o Winthor atende esta obrigação que vai da entrada da nota, passa pela venda e em alguns casos, possui a obrigatoriedade de gerar registros no SPED Fiscal. Para que estas informações sejam geradas corretamente, siga as orientações abaixo com todas as rotinas citadas devidamente atualizadas: 1) Atualize o Servidor NF-e e as seguintes rotinas:
2) Acesse a rotina 500 e selecione a aba Essenciais, sub-aba Procedures; 3) Marque a opção 28 - Pacote de regras fiscais (FISCAL) e clique Confirmar; 4) Acesse a rotina 560 , aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos e marque as seguintes opções:
5) Clique Confirmar; 6) Acesse a rotina 1460 , marque a opção Funções NF-e e clique Iniciar; 7) Acesse a rotina 300 - Atualizar Funções de Venda e marque as opções 12 - Pacote de Funções de Tributação (PKG_TRIBUTACAO) e 14 - Pacote de Funções de Processamento (VENDAS); 8) Acesse a rotina 1068, selecione a aba Views e marque as opções V_CALCULO_UEPS_CC e V_CALCULO_UEPS_UE; 9) Acesse a rotina 302 - Cadastrar Cliente e clique Manutenção de registro; 10) Preencha os filtros conforme necessidade e clique Pesquisar; 11) Selecione o registro desejado e realize duplo clique; 12) Na tela de manutenção de registro preencha os campos Consumidor Final e Contribuinte conforme segue:
- Consumidor Final = Sim - Contribuinte = Não
- Consumidor Final = Não - Contribuinte = Sim 13) Acesse a rotina 132 - Parâmetros da Presidência e marque como Sim os seguintes parâmetros:
14) Acesse a rotina 238 - Manutenção do Cadastro de Produtos e clique Manutenção de registros; 15) Preencha os filtros conforme necessidade e clique Pesquisar; 16) Selecione o registro desejado e realize duplo clique; 17) Caso você seja do estado de Minas Gerais, preencha conforme necessidade os campos Alíquota Vig. de ICMS para operações Internas e Alíquota Vig. de ICMS para operações Externas; 18) Clique Salvar; 19) Acesse a rotina 514 e preencha is filtros conforme necessidade e clique Pesquisar; 20) Selecione a aba ICMS Efetivo e preencha os campos %Alíquota de ICMS efetivo e %Redução de ICMS. Lembrando que a alíquota deve ser informada com o %FCPST, e o percentual de redução é de acordo com a legislação de seu estado. 21) Acesse a rotina 1452 - Emissão Documento Fiscal Eletrônico, aba Configurações da rotina, caixa Configuração de Impressão de Dados e selecione as opções: PST, BCSTRET e VICMSTRET; 22) Para conferir as informações geradas, acesse a rotina 1017 - Relatórios para fins de Ressarcimento e escolha o relatório 47 - Restituição ou complemento de ICMS ST nas saídas a Consumidor final RS. No caso de clientes de Minas Gerais, gerar relatório 46 - Restituição ou complemento de ICMS ST nas saídas para Consumidor final MG. Confira no botão Parametrização as regras de cálculo do relatório; 23) Para gerar o arquivo do SPED Fiscal, quando obrigatório os registros 1900 e filhos, acesse a rotina 1097 - Geração Arquivo Livro fiscal Eletrônico; 24) Marque a opção Geração do Arquivo SPED Fiscal e clique Avançar; 25) Clique o botão Ajuste de Sub-Apuração e verifique qual tipo de apuração se enquadra seu estado usando o botão Ajuda; 26) Depois, clique o botão Opções... e selecione a opção de ajuste que se adeque a legislação do seu estado, informando manualmente apenas o código de ajuste. 27) Para gerar o registro 1900, selecione a opção Outras Operações e escolha o Indicador de Apuração e descrição conforme necessidade. 28) Clique Salvar; 29) Para geração do registro E220 com os valores de Restituição/Complemento, selecione a opção Ajuste de Apuração ST e preencha os campos conforme necessidade; 30) Em seguida, clique Salvar Ajuste e gere seu SPED normalmente. |