Páginas filhas
  • 1301 - Receber Mercadoria - DR.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleValidações Gerais:

Ação:

Descrição:
Gravação das notas fiscais de entrega futura:

As notas fiscais selecionadas para entrega futura, através do filtro NF Entrega Futura, localizado na caixa Informações Principais serão gravadas na rotina ao selecionar, a opção 2 - Ent. Entrega Futura no filtro Tipo Entrada, e clicar no botão Gravar.  Desta forma, essa informação permanecerá gravada no próximo acesso à rotina. 

Tributação de IPI por produto:

Valida o parâmetro "2539 - Usa dados do IPI conforme a tributação por produto" da rotina "132 - Parâmetros da Presidência" na aba "Tabela de Produtos", para definir se a tributação do IPI será conforme a tributação por produto; funcionando da seguinte forma:
- Caso esteja marcado o parâmetro, ao selecionar o produto, na aba "Tabela de Produtos", será buscado os dados referentes ao IPI da opção "Tributação por Produto" da rotina "212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria".
- Caso contrário o processo seguirá normalmente.  

Regime Simples Nacional:

Incluída a validação da opção Optante pelo o Regime Simples Nacional da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor, tela Cadastro (apresentada ao clicar em Incluir ou Editar), aba Parâmetros, sub-aba Outros, que funcionará da seguinte forma:
- Caso esteja marcada, será possível informar a Situação Tributária somente com 3 dígitos, no campo Sit Trib da tela de digitação do item (exibida ao clicar duas vezes sobre o produto selecionado na grid da aba Itens F-5, da rotina 1301.
- Caso contrário, será possível digitar no campo Sit Trib, a Situação Tributária com 2 dígitos.

Recálculo de Tributação:

Realiza validações para que seja realizado o recálculo de tributação quando o fornecedor do pedido de compra na rotina 209 – Digitar Pedido de Compra for diferente do fornecedor da rotina 1301.
Ao realizar duplo clique sobre o produto na grid da rotina 1301 é apresentada a seguinte mensagem de alerta:
- Fornecedor do pedido diferente do fornecedor da entrada! Deseja recalcular tributação?
- Caso seja clicado em Sim será recalculada a tributação com base nos tributos informados para o fornecedor selecionado na rotina 1301, recuperando do pedido de compra realizado na rotina 209, tela Item do Pedido de Compra apenas o preço de compra, descontos, bonificações e quantidade pedida.
 - Caso seja clicado em Não a tributação não será recalculada, ou seja, o processo seguirá normalmente.

As validações funcionam da seguinte forma:

1) O parâmetro 1533 – Tipo de Tributação de Entrada da rotina 132 – Parâmetros da Presidência deve estar marcado como Produto / Estado (UF);

2) Os tributos devem estar devidamente configurados na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria;

3) O fornecedor que realizará a entrada da mercadoria na rotina 1301 deve ser filho do fornecedor do pedido de compra da rotina 209. Para isso o campo Cód. Fornec. Princ da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor deve estar igual ao código do fornecedor pai (fornecedor do pedido de compra);

4) Para que seja realizado o recálculo o parâmetro Recalcular Tributação na Entrada NF na aba Tributação da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor deverá estar marcado;

PIS/COFINS:

Realiza a validação das colunas abaixo na rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria de acordo com a seleção realizada no parâmetro 1533 – Tipo Tributação Entrada da rotina 132 – Parâmetros da Presidência:

- Valor de pauta PIS/COFINS
- Usa PIS/COFINS por litragem
- Base de calculo PIS/COFINS por litragem
- Valor do PIS por litragem
- Valor do COFINS por litragem

Nas opções abaixo:

- 01 - Tributação por Produto, tela exibida ao clicar em Pesquisar (na tela Filtros), coluna principal PIS/COFINS litragem.
- 02 - Tributação por Estado, tela exibida ao clicar em Pesquisar (na tela Filtros), em Tributação, PIS/COFINS, coluna principal Litragem.
- 06 - Tributação por Filial, tela exibida ao clicar em Pesquisar (na tela Filtros) coluna principal PIS/COFINS litragem.
- 07 - Manutenção de Figura Tributária, tela exibida ao clicar em Pesquisar (na tela Filtros) em Tributação, PIS/COFINS, coluna principal Litragem.

Esta validação funciona da seguinte forma:

- Caso as colunas informadas acima estejam preenchidas, ao clicar em Gravar, serão gravadas as informações de PIS/COFINS por litragem e por valor de pauta no pedido de compra, de acordo o filtro Tipo Entrada conforme segue abaixo:

- Serão utilizados os dados de PIS/COFINS do pedido de compra, quando selecionadas as seguintes opções:

- Ent. Normal
- Ent. Bonificada
- Ent. Consignação

- Serão utilizados os dados de PIS/COFINS da rotina 212 - Cadastro de Tributação de Entrada de Mercadoria de acordo com o parâmetro 1533 - Tipo de tributação de entrada:

- Ent. Entrega Futura
- Ent. c/ NF Própria
- Ent. Simples remessa
- S - Ent. Mat. Consumo/Imobilizado

- Caso contrário o processo segue normalmente.

Obs.: para utilizar as validações informadas acima é necessário acessar a rotina "560 – Atualizar Banco de Dados", aba "Criação/Alteração de Tabelas e Campos" e marcar as seguintes opções:

- Tabela de figura tributária, sub-aba F.
- Tabela de Itens Pedido de Compra, sub-aba I-J.
- Tabela de Produto, sub-aba P, sub-aba Pro-Px.
- Tabela de Produto por Filial, sub-aba P, sub-aba Pro-Px.
- Tabela de Percentuais Lucro Presumido, sub-aba T.

Rebaixa de custo:

Realiza a validação dos parâmetros 2486 - Gerar contas a receber no recebimento da mercadoria rebaixa de custo e 2493 – Código de cobrança para geração de contas a receber aplicação de verba  no botão Gravar, que funcionará da seguinte forma:

- Caso o parâmetro 2486 – Gerar contas a receber no recebimento da mercadoria rebaixa de custo esteja marcado como Sim e estiver preenchido o parâmetro 2493 – Código de cobrança para geração de contas a receber aplicação de verba, ao clicar no botão Gravar, será gerado o contas a receber no momento da rebaixa de custo dos produtos.

Percentual de Redução do IVA ST:

Realiza a validação do parâmetro 1533 - Tipo de Tributação de Entrada da rotina 132 - Parâmetros da Presidência e da coluna Aplic.Red.IVA P.Liq da grid Tributação por produto da rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria , no botão Gravar, que funciona da seguinte forma:

- Ao clicar no botão Gravar da rotina 1301 será realizada a validação da coluna Aplic.Red.IVA P.Liq (grid Tributação por produto) da rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, conforme tributação selecionada no parâmetro 1533 - Tipo tributação de entrada na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, com o seguinte critério:
- Quando selecionada a opção Sim da coluna Aplic.Red.IVA P.Liq, o percentual de redução do IVA será sobre o preço líquido do produto.  
-Quando selecionada a opção Não da coluna Aplic.Red.IVA P.Liq, o percentual de redução do IVA será sobre a base ST. 

Copiar Totalizadores:

Realiza a validação do parâmetro 1928 - Permitir valor máximo de diferença (arredondamento) entre soma itens da NF e o total da NF" da rotina 132 – Parâmetros da Presidência, que funciona da seguinte forma:

- Caso esteja preenchido, ao informar os campos em Valores digitados e Valores Informados (na aba Totalizadores), será verificada a existência de alguma divergência entre estes valores (digitados e informados)
- Se houver divergência e esta estiver de acordo com o valor do parâmetro 1928, ao clicar no botão Gravar, será exibida a seguinte mensagem de alerta:
- Divergência dentro do permitido, deseja copiar os dados digitados para os totais calculados?
- Ao selecionar a opção Sim, os totalizadores serão copiados para os respectivos totais do rodapé.
- Ao selecionar a opção Não, a cópia não será executada.

 Obs.: para utilizar a validação informada acima é necessário marcar a permissão 20 - Utiliza conferência de totalizadores da rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina.

MVA (Margem de Valor Agregado)Original:

Realiza na rotina 1301 a validação do percentual de MVA original informado na coluna %MVA Original (Grid Tributação por produto) da rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, que funcionará da seguinte forma:

- Caso a coluna esteja preenchida, ao clicar no botão Gravar da rotina 1301, será gravado o percentual de MVA juntamente com o pedido de compra.
- Caso contrário o processo segue normalmente.

 Esta validação possui como finalidade atender ao Decreto de Regulamentação do ICMS/SC.

Valor de frete por KG:

Realiza a validação da coluna Vlr. Frete FOB/Kg na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria (opção 1 - Tributação por Produto, grid da tela exibida ao clicar em Avançar na tela Filtros, coluna principal Outros). Esta validação funcionará da seguinte forma:

 - Caso esteja preenchida, ao clicar duas vezes sobre o produto desejado na grid da aba Itens / pesquisa, este valor do frete será apresentado no campo Por KG da caixa Custos Adicionais, tela de inclusão do item na nota fiscal de entrada.
- Caso contrário, o processo segue normalmente.

Fornecedor bloqueado no Sefaz:

Realiza a validação do campo Fornecedor na tela inicial, que funcionará da seguinte forma:
- Ao informar ou selecionar um fornecedor que esteja bloqueado, será exibida a seguinte mensagem de alerta, interrompendo o processo de entrada:
- Fornecedor X bloqueado na SEFAZ utilizando o processo de integração com a rotina 1075- Validação de Dados Fiscais - SEFAZ. Entrada não permitida.
- Caso contrário, o processo de entrada será realizado normalmente.

Deduzir o frete CIF do crédito presumido:

Realiza a validação da opção Deduzir o frete CIF do crédito presumido na rotina 202 – Cadastrar Fornecedor, na tela Cadastro (exibida ao clicar em Incluir ou Editar), aba Parâmetros, sub-aba Tributação, que funcionará da seguinte forma:

- Caso seja selecionada, o frete CIF do cálculo do crédito presumido ICMS será deduzido ao clicar no botão Gravar na tela de finalização (da rotina 207).
- Caso contrário o processo seguirá normalmente.

NCM/Figura Tributária:

A pesquisa de itens na tributação por NCM/Figura Tributaria foi modificada para verificar se o código definido para a tributação do NCM por produto, cadastrado pela rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada de Mercadoria equivale também ao código do NCM com exceção.

Política comercial por Produto ou Produto/Filial:

Para definir as políticas comerciais dos produtos por filial, foi criado o parâmetro 2632-Utilizar política comercial por, na rotina 132-Parâmetros da presidência, com as opções Produto/Filial (F) ou Produto (P), sendo este último o padrão.

-Quando a opção utilizada for Produto/Filial, a rotina fará a consulta das políticas comerciais por filial, considerando as informações da filial da entrada da mercadoria. Caso as informações não sejam encontradas, então a busca será feita por produto, e os dados da filial serão preenchidos de acordo com a cotação inicial.
-Quando a opção utilizada for Produto, a rotina mantém o comportamento padrão. 

Independente da opção utilizada, a rotina apresentará os custos: fornecedor e próxima compra. 

Inclusão ou não do IPI no cálculo de PIS/COFINS:

Para que o IPI seja considerado ou não no cálculo de PIS/COFINS dos mesmos produtos de um determinado fornecedor, com a alternância de filial na entrada de mercadoria, é necessária a definição permanente e antes da entrada, através do novo parâmetro 2633 – Incluir IPI para calcular PIS/COFINS na rotina 132 – Parâmetros da Presidência com a definição da filial no filtro Selecione a filial.  A rotina deve verificar se na filial do recebimento, deve-se considerar o IPI para cálculo de PIS/COFINS. A validação dessas informações ocorre conforme abaixo:

 - Ao dar entrada nas mercadorias, o parâmetro por filial “2633-Incluir IPI para calcular PIS/COFINS” da rotina 132 deve estar marcado SIM para a filial da entrada.
- Quando for uma entrada Avulsa, o fornecedor deve estar configurado na rotina 202-Cadastrar Fornecedor para Considerar IPI para cálculo PIS/COFINS.
- Quando for uma entrada Normal, o pedido o qual será dado entrada deve estar definido para Considerar IPI para cálculo PIS/COFINS.
- Quando um desses parâmetros estiver desmarcado ou selecionado não, a rotina não irá agregar o valor do IPI na base de cálculo do PIS/COFINS. 

Considerar o frete FOB na base de cálculo PIS/COFINS:

Realiza a validação do parâmetro 2467 – Somar Frete FOB à base do PIS/COFINS da rotina 132 – Parâmetros da Presidência no botão Confirmar, que funcionará da seguinte forma:

- Caso o parâmetro seja marcado como Sim, ao clicar em Confirmar na tela Inclusão de Item (exibida ao clicar duas vezes sobre o produto na grid inferior), o frete FOB será considerado na base de cálculo do PIS/COFINS, atendendo à lei Nº 10.833, de 2003, art. 3º; RIR/99, art. 289, § 1º e Instrução Normativa SRF Nº 247, de 2002, art.66.

- Caso contrário o processo seguirá normalmente.

Obs.: para utilizar a validação informada acima é necessário seguir os seguintes critérios:

- Os parâmetros abaixo devem estar marcados como Não.

- 1670 – Calcular redução de PIS no frete.
- 1568 – Calcular redução de PIS no frete contábil.

Restringir entrada de mercadoria de fornecedores bloqueados:

Realiza a validação da permissão de acesso 22 - Restringir entrada de mercadoria de fornecedores bloqueados, da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina, ao preencher o campo Fornecedor, e ou acionar os botões Abrir Pré-entrada e Importação com a finalidade de definir se será aceita a entrada da nota fiscal de um fornecedor que esteja bloqueado. Esta validação funcionará da seguinte forma:

- Caso o parâmetro esteja marcado, não permitirá a entrada de uma nota fiscal que pertença a um fornecedor bloqueado, exibindo a mensagem Fornecedor Bloqueado na rotina 202 ou na rotina 1816.
- Caso contrário, o processo seguirá normalmente onde permitirá a entrada da nota fiscal. 

Bloquear entrada manual se fornecedor emite NF-e:

Realiza a validação da permissão de acesso 23 - Bloquear entrada manual se fornecedor emite NF-e da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina e do parâmetro Emite NF-e, da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor, aba Parâmetros, sub-aba Outros da tela Cadastro, que funcionará da seguinte forma:
- Ao informar o fornecedor no campo Fornecedor da tela principal e caso o parâmetro da rotina 202 esteja marcado e a permissão de acesso da rotina 530 também esteja marcada, será apresentada a seguinte mensagem: Fornecedor informado parametrizado no cadastro de fornecedores para receber somente Notas Fiscais de entrada através do arquivo XML (NF-e). Utilize a opção Importação / 01 - Nota fiscal eletrônica para importar o arquivo XML. Operação será cancelada!. Neste caso, não permitirá a entrada de nota fiscal manual se o fornecedor emite NF-e.
- Caso contrário, se estiver marcada somente a permissão ou só o parâmetro, o bloqueio não será feito e seguirá o processo normalmente.

Informar o Modelo da Nota Fiscal: 

Realiza a validação do campo Modelo, quando não for informado o Modelo da Nota Fiscal, que funcionará da seguinte forma:

Caso o campo Modelo esteja nulo, será exibida a mensagem Modelo NF não informado! Deseja continuar?. Ao clicar em Sim a nota será gravada sem a informação; Se clicar em Não o cursor vai para o campo Modelo para que seja informado o modelo da nota fiscal. 

Figura Tributária:

Realiza a validação do parâmetro 1533 - Tipo de Tributação de Entrada da rotina 132 – Parâmetros da Presidência, que funcionará da seguinte forma:

- Caso esteja selecionada a opção Produto/Figura Tributária (P) deste parâmetro, ao clicar em Pesquisar na aba Itens/Pesquisa (da rotina 209), será utilizada a informação preenchida na coluna Cód. Figura, coluna principal Figura Tributária, opção 06 - Tributação Por Filial na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria.
- Caso esta coluna esteja vazia, será utilizada a informação da coluna Cód. Figura, coluna principal Figura, opção 4 - Tributação por produto/figura tributária (de acordo com o Estado de Origem e Destino) da rotina 212.

Validação Código conta diferença de preço:

Incluída a validação do parâmetro 2427 - Código conta diferença de preço, da rotina 132 – Parâmetros da Presidência, no botão Gravar que funcionará da seguinte forma:

- Caso o parâmetro 2427 esteja preenchido, ao gerar verba de crédito ou débito referente a diferença de preço entre o pedido de compra e a entrada da mercadoria, a verba será gravada (após clicar no botão Gravar) para a conta gerencial informada no parâmetro 2427.

Obs.: para utilizar a validação acima informada, é necessário possuir um código de conta existente na rotina 570 - Cadastrar Conta Gerencial.

Bloquear alteração peso master do produto na entrada de frios variáveis:

Realiza a validação do parâmetro 2426 - Bloquear alteração peso master do produto na entrada de frios variáveis, da rotina 132 – Parâmetros da Presidência no botão Gravar, que funcionará da seguinte forma:

- Caso o parâmetro 2426 esteja marcado como Sim, mesmo que seja informado o campo CX onde é alterado o peso master do produto, este preenchimento não será gravado ao clicar no botão Gravar.
- Caso esteja marcado como Não e o produto esteja cadastrado como frios com peso variável (rotina 203 – Cadastrar Produto, tela Cadastro exibida ao clicar no botão Incluir e Editar, aba Armazenagem, caixas Tipo estoque e Peso Variável?, ao clicar no botão Gravar será gravado o resultado da alteração no campo Peso Master.

Permitir liberar o status da pré-entrada em digitação:

Realiza a validação da permissão de acesso 21- Permitir liberar o status da pré-entrada em digitação (rotina 530- Permitir Acesso a Rotina). Caso ela esteja marcada será permitido ao usuário carregar uma pré-entrada que esteja em Em digitação.

Nota: esta permissão de acesso pode ser necessária como, por exemplo, quando a energia acabar repentinamente durante a digitação de uma pré-entrada, desta forma seu status fica Em digitação, e a única maneira de carregá-la novamente é com essa permissão de acesso.

Isenção de ST:

Realiza validação da Isenção de ST e do tipo de Isenção do fornecedor, que possibilita a compra de um mesmo produto de fornecedores diferentes, porém determinado fornecedor possui incidência de ST e o outro não. Essa funcionalidade ainda provê a isenção pelo tipo de cálculo de ST, onde o produto poderá para determinado fornecedor possuir isenção para destaque em nota fiscal, porém para a ST recolhida no posto fiscal (Guia) não existe isenção. Desta forma será agregado ao custo do produto somente a ST que não haja isenção. Esta implementação foi atribuída às seguintes rotinas:

-  202 - Cadastrar fornecedor
-  209 - Digitar pedido de compra
-  207 - Consultar sugestão de compra
-  245 - Gerencia cotação de compra
- 1301 - Receber mercadoria

Venda fracionada:

Realiza a validação do parâmetro Aceita venda fracionada, para o produto na filial que está ocorrendo a entrada.
- Se o produto estiver parametrizado para não aceitar venda fracionada, a rotina irá desconsiderar as casas decimais, mantendo apenas os números inteiros.
- Caso contrário, não haverá alteração em seu funcionamento. 

Endereçamento por filial:

A validação do parâmetro de endereçamento por filial, 1657 – Usar Endereço Filial, será realizada sempre que o produto utilizar endereçamento, ou seja, sempre que o parâmetro 1149 – Utilizar Endereçamento por Filial da rotina 132 estiver marcado como Sim. Essa validação será realizada conforme segue:
- Sendo marcado Sim para o parâmetro 1149 e Não no parâmetro 1657, será considerado para o produto, o endereçamento da rotina 282 – Cadastrar Produto Armazenagem;
- Sendo marcado Sim para o parâmetro 1149 e Sim no parâmetro 1657, será considerado o endereçamento por filial, conforme cadastrado na rotina 294 – Digitar End. Apanha por Filial;
- Sendo marcado Não para o parâmetro 1149 e Sim no parâmetro 1657, será considerado para o produto, o endereçamento da rotina 282.

Recálculo automático da previsão de pagamento:

O recálculo da previsão de pagamento do pedido gerado nas rotinas de compra, como por exemplo, a rotina 209 – Digitar Pedido de Compra, será recalculado automaticamente ao clicar no botão Gravar da rotina 1301, não havendo a necessidade de rodar a rotina 504 - Atualização Diária I.

Receber mercadoria do Regime Drawback:

Ao dar entrada nos produtos, a rotina verificará se o pedido utilizou o regime Drawback. Se sim, o sistema calculará o PIS/COFINS de acordo com a exceção do tipo de entrada normal, utilizando o regime Drawback suspensão cadastrado na opção Exceções de PIS/COFINS da rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, caso contrário, a rotina manterá o comportamento padrão.

Controle das entradas bonificadas com divergência:

Para garantir um melhor controle das entradas bonificadas com divergência entre a quantidade da entrada da bonificação e a bonificação combinada no pedido de compra, foi criado o parâmetro por filial 2840 – Considera quantidade parcial como divergente na entrada bonificada na rotina 132 – Parâmetros da presidência.Quando o parâmetro estiver com a opção Sim selecionada, então a rotina 1301 – Receber Mercadoria vai verificar a quantidade da entrada bonificada e a quantidade combinada no pedido, e se houver divergência o sistema vai desabilitar o botão Gravar e habilitar o botão Gravar pré-entrada, permitindo gravar a entrada bonificada divergente somente como pré-entrada divergente. 

Complementar informação de uma Nota fiscal através do tipo de entrada G – NF Complementar:

O processo de complementação de nota fiscal de entrada na rotina é controlado pela permissão de acesso 29 – Permissão para entrada tipo G - NF Complementar” da rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina. A opção tipo de entrada G – NF Complementar é acessada apenas por aqueles que tiverem essa permissão da 530. Ao selecionar o tipo NF complementar a rotina apresenta o campo NF Origem, este campo deve ser utilizado para pesquisa das notas de entrada. Sendo que para acessar a tela Consulta NF de entrada é obrigatório informar o campo Fornecedor. Nesta tela as NF’s de entrada podem ser filtradas por período. O resultado da pesquisa apresenta as informações do cabeçalho da nota na planilha superior, e as informações dos itens que compõem a nota de origem na planilha inferior. A rotina só permite o lançamento de uma nota fiscal complementar por vez.
Ao selecionar um produto de uma nota fiscal de entrada, a rotina permite, na tela do item, a inclusão de todas as informações de tributação, descontos e preços de compra dos itens da nota que está sendo complementada, mas não permite alterar a quantidade que foi comprada dos itens.
Para gravar uma NF Complementar com total maior que zero é necessário gerar o contas a pagar na aba Condição de Pagto-F9. Desse modo, quando a nota for gravada, a rotina atualiza as tributações e o contas a pagar, mas não alterar o estoque. O sistema grava, também, a referência entre a nota complementar e a nota de origem. 

Estorno de Devolução Fornec?

A entrada tipo R – Ent. Simples Remessa da rotina 1301 – Receber Mercadoria possibilita o estorno de uma nota fiscal de devolução ao fornecedor através da opção Estorno de Devolução Fornec?. Ao selecionar esta opção, será apresentado o filtro Num. Trans. Devolução que permite filtrar as notas fiscais de devolução ao fornecedor. Após selecionar uma devolução, a rotina permite apenas a edição do CFOP e da Situação Tributária dos itens e não permite excluir nenhum item. Os campos Natureza da Operação e Motivo do Estorno da caixa Informações Estorno de devolução da aba Complementos devem, obrigatoriamente, ser informados. Essa entrada vai cancelar a verba, o contas a receber ou o desconto financeiro gerados na devolução ao fornecedor. E o cancelamento através da rotina 1307 – Cancelar Nota Fiscal de Entrada vai estornar o que foi feito na entrada tipo R – Ent. Simples Remessa.

Retorno de Garantia Fornec:

A entrada tipo R – Ent. Simples Remessa da rotina 1301 – Receber Mercadoria possibilita o estorno de uma nota fiscal de devolução ao fornecedor através da opção Retorno de Garantia Fornec. Ao selecionar esta opção será apresentada na aba Complemento, a caixa Informações Retorno de Garantia do Fornecedor com as opções de botões abaixo:
- Procedente: caso marque esta opção, porém, não tenha sido realizada reposição imediata deverá ser realizado o encaminhamento de peça nova por meio da rotina 1322 -Simples Remessa Baixando Estoque, opção Reposição de Garantia após resultado do laudo.
- Improcedente: ao marcar esta opção deverá ser executado o processo da rotina 266 - Bloquear Produtos no Estoque para informar a quantidade de entrada avariada. 

Parâmetros para definir a composição do custo contábil:

As entradas 1 – Ent. Normal, 4 – Ent. c/ NF Própria, 5 – Ent. Bonificada, R – Ent. Simples Remessa, S – Ent. Mat. Consumo/Imobilizado e J – Conta e Ordem – Remessa, da rotina 1301 – Receber Mercadoria, devem considerar ou não os descontos financeiros e as despesas fora da nota fiscal para o cálculo do custo contábil, de acordo com a parametrização feita na rotina 132 Parâmetros da Presidência, através dos novos parâmetros por filial: 2867 – Considera Acréscimo Custo no custo médio contábil, 2868 – Considera Despesa Financeira no custo médio contábil, 2869 – Considera Despesas Adicionais no custo médio contábil, 2870 – Rebaixar custo médio contábil com desconto financeiro, 2871 – Considera Despesa Fora da NF no custo médio contábil e 2872 – Considera Diferencial Alíquotas de ICMS no custo médio contábil.

Gerar contas a pagar para entrega futura:

A rotina possibilita gerar o contas a pagar de adiantamento ao fornecedor para as entradas do tipo 2 – Entrega Futura, através da aba Condição de Pagto – F9. Nesta aba é possível lançar os pagamentos conforme a condição de pagamento selecionada, alterar a data de cada lançamento e os respectivos valores de cada parcela, desde que o valor das parcelas não ultrapasse o valor total do lançamento.

Atualizar custos da entrada simples remessa:Através do parâmetro 2922 – Calcular Custo na entrada tipo R (Remessa) da rotina 132 – Parâmetros da presidência é possível alterar os custos na entrada tipo R – Simples Remessa. Essa entrada deverá atualizar todos os custos dos produtos, mas somente se ela não for um estorno de devolução de fornecedor.
Expandir
titleDúvidas mais frequentes:

Dúvidas mais Frequentes

Como é realizado o cálculo da Substituição Tributária com Valor de Pauta e com o Valor de IVA? 

Resposta:

Para realizar o cálculo da ST com valor de Pauta é necessário parametrizá-lo através da Rotina 212 e marcar o tipo de tributação trabalhado (caso trabalhe com tributação por produto, selecionar a opção 01; caso utilize tributação por Estado, selecionar a opção 02 e clicar no botão Avançar).
Feito isso, devem ser informados os filtros para a pesquisa do produto e clicar novamente o botão Avançar. Selecionar os produtos desejados e estes são exibidos em suas tributações. Basta cadastrar no campo Vr. Pauta, que é o valor de pauta a ser apresentado na Rotina 209, no momento da geração do pedido de compra. Para melhor entendimento do cálculo da ST (Substituição Tributária), o qual utiliza o IVA (Índice de Valor Agregado), segue abaixo exemplo prático:

Produto 'X'

Valor de compra do produto = R$200,00
Alíquota Interna = 17% (Alíquota de Venda Dentro do Estado)
Alíquota Externa = 07% (Alíquota destacada na NF de Compra)
%IVA = 30% (Tabela de Índice de Valor Agregado - Estipulado pelo Governo).

Cálculo:

Base de Cálculo ST = [(Preço de Compra - Desconto Comerciais + Frete (Dentro NF) + IPI + Outras Despesas (Selo)) + %IVA]

Cálculos para encontrar o valor da ST:

Calc_1 = Base de Calculo ST x Alíquota Interna
Calc_2 = Preço de Compra x Alíquota Externa
Valor ST = Calc_1 - Calc_2

Exemplo:

Base de Cálculo ST = [(200,00 - 0,00 + 0,00 + 0,00 + 0,00 ) + 30% = 260,00

260,00 x 17% = 44,20
200,00 x 07% = 14,00
ST = 44,20 - 14,00
ST = 30,20

A diferença entre o Cálculo da ST e o Cálculo da ST com Pauta é que a última é calculada sobre um valor de pauta estabelecido pelo governo e, com isso, sua base não irá alterar com a variação do preço da mercadoria. Para melhor entendimento do Cálculo Substituição Tributária com Pauta, segue abaixo um exemplo prático:

Produto 'X';

Valo r= 200,00;
Alíquota Interna = 17% (Alíquota de Venda Dentro do Estado);
Alíquota Externa = 07% (Alíquota destacada na NF de Compra);
Vl. Pauta = 250,00 (Valor da Base de Calculo de IVA estipulado pelo Governo).

Cálculos para encontrar o valor da ST com pauta:

Calc_1 = Vl. Pauta x Alíquota Interna
Calc_2 = Vl. Produto x Alíquota Externa
VlST =Calc_1 - Calc_2

Exemplo:

250,00 x 17% = 42,50
200,00 x 07% = 14,00
ST = 42,50 - 14,00
ST = 28,50


...