Páginas filhas
  • 1301 - Receber Mercadoria - DR.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleValidações Gerais:

Ação:

Descrição:
Gravação das notas fiscais de entrega futura:

As notas fiscais selecionadas para entrega futura, através do filtro NF Entrega Futura, localizado na caixa Informações Principais serão gravadas na rotina ao selecionar, a opção 2 - Ent. Entrega Futura no filtro Tipo Entrada, e clicar no botão Gravar.  Desta forma, essa informação permanecerá gravada no próximo acesso à rotina. 

Tributação de IPI por produto:

Valida o parâmetro "2539 - Usa dados do IPI conforme a tributação por produto" da rotina "132 - Parâmetros da Presidência" na aba "Tabela de Produtos", para definir se a tributação do IPI será conforme a tributação por produto; funcionando da seguinte forma:
- Caso esteja marcado o parâmetro, ao selecionar o produto, na aba "Tabela de Produtos", será buscado os dados referentes ao IPI da opção "Tributação por Produto" da rotina "212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria".
- Caso contrário o processo seguirá normalmente.  

Regime Simples Nacional:

Incluída a validação da opção Optante pelo o Regime Simples Nacional da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor, tela Cadastro (apresentada ao clicar em Incluir ou Editar), aba Parâmetros, sub-aba Outros, que funcionará da seguinte forma:
- Caso esteja marcada, será possível informar a Situação Tributária somente com 3 dígitos, no campo Sit Trib da tela de digitação do item (exibida ao clicar duas vezes sobre o produto selecionado na grid da aba Itens F-5, da rotina 1301.
- Caso contrário, será possível digitar no campo Sit Trib, a Situação Tributária com 2 dígitos.

Recálculo de Tributação:

Realiza validações para que seja realizado o recálculo de tributação quando o fornecedor do pedido de compra na rotina 209 – Digitar Pedido de Compra for diferente do fornecedor da rotina 1301.
Ao realizar duplo clique sobre o produto na grid da rotina 1301 é apresentada a seguinte mensagem de alerta:
- Fornecedor do pedido diferente do fornecedor da entrada! Deseja recalcular tributação?
- Caso seja clicado em Sim será recalculada a tributação com base nos tributos informados para o fornecedor selecionado na rotina 1301, recuperando do pedido de compra realizado na rotina 209, tela Item do Pedido de Compra apenas o preço de compra, descontos, bonificações e quantidade pedida.
 - Caso seja clicado em Não a tributação não será recalculada, ou seja, o processo seguirá normalmente.

As validações funcionam da seguinte forma:

1) O parâmetro 1533 – Tipo de Tributação de Entrada da rotina 132 – Parâmetros da Presidência deve estar marcado como Produto / Estado (UF);

2) Os tributos devem estar devidamente configurados na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria;

3) O fornecedor que realizará a entrada da mercadoria na rotina 1301 deve ser filho do fornecedor do pedido de compra da rotina 209. Para isso o campo Cód. Fornec. Princ da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor deve estar igual ao código do fornecedor pai (fornecedor do pedido de compra);

4) Para que seja realizado o recálculo o parâmetro Recalcular Tributação na Entrada NF na aba Tributação da rotina 202 - Cadastrar Fornecedor deverá estar marcado;












Expandir
titleDúvidas mais frequentes:

Dúvidas mais Frequentes

Como é realizado o cálculo da Substituição Tributária com Valor de Pauta e com o Valor de IVA? 

Resposta:

Para realizar o cálculo da ST com valor de Pauta é necessário parametrizá-lo através da Rotina 212 e marcar o tipo de tributação trabalhado (caso trabalhe com tributação por produto, selecionar a opção 01; caso utilize tributação por Estado, selecionar a opção 02 e clicar no botão Avançar).
Feito isso, devem ser informados os filtros para a pesquisa do produto e clicar novamente o botão Avançar. Selecionar os produtos desejados e estes são exibidos em suas tributações. Basta cadastrar no campo Vr. Pauta, que é o valor de pauta a ser apresentado na Rotina 209, no momento da geração do pedido de compra. Para melhor entendimento do cálculo da ST (Substituição Tributária), o qual utiliza o IVA (Índice de Valor Agregado), segue abaixo exemplo prático:

Produto 'X'

Valor de compra do produto = R$200,00
Alíquota Interna = 17% (Alíquota de Venda Dentro do Estado)
Alíquota Externa = 07% (Alíquota destacada na NF de Compra)
%IVA = 30% (Tabela de Índice de Valor Agregado - Estipulado pelo Governo).

Cálculo:

Base de Cálculo ST = [(Preço de Compra - Desconto Comerciais + Frete (Dentro NF) + IPI + Outras Despesas (Selo)) + %IVA]

Cálculos para encontrar o valor da ST:

Calc_1 = Base de Calculo ST x Alíquota Interna
Calc_2 = Preço de Compra x Alíquota Externa
Valor ST = Calc_1 - Calc_2

Exemplo:

Base de Cálculo ST = [(200,00 - 0,00 + 0,00 + 0,00 + 0,00 ) + 30% = 260,00

260,00 x 17% = 44,20
200,00 x 07% = 14,00
ST = 44,20 - 14,00
ST = 30,20

A diferença entre o Cálculo da ST e o Cálculo da ST com Pauta é que a última é calculada sobre um valor de pauta estabelecido pelo governo e, com isso, sua base não irá alterar com a variação do preço da mercadoria. Para melhor entendimento do Cálculo Substituição Tributária com Pauta, segue abaixo um exemplo prático:

Produto 'X';

Valo r= 200,00;
Alíquota Interna = 17% (Alíquota de Venda Dentro do Estado);
Alíquota Externa = 07% (Alíquota destacada na NF de Compra);
Vl. Pauta = 250,00 (Valor da Base de Calculo de IVA estipulado pelo Governo).

Cálculos para encontrar o valor da ST com pauta:

Calc_1 = Vl. Pauta x Alíquota Interna
Calc_2 = Vl. Produto x Alíquota Externa
VlST =Calc_1 - Calc_2

Exemplo:

250,00 x 17% = 42,50
200,00 x 07% = 14,00
ST = 42,50 - 14,00
ST = 28,50


...