Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e 12

Ocorrência:

Como parametrizar o sistema para o fim da desoneração?

Passo a passo:

Esta documentação trata da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) para as empresas que deixaram de ser beneficiadas com a desoneração.

Para que a folha de pagamento deixe de ser calculada com a alíquota reduzida algumas alterações cadastrais deverão ser realizadas:

1. Na configuração dos Encargos da empresa, o campo Rec.Fatur deverá ser preenchido com N (Não).

2. O parâmetro MV_FDESFOL (Protheus 11) ou o Mnemônico P_FDESFOL (Versão 12) – Ano e Mês de competência do fim da desoneração da folha de pagamento, deverá ser preenchido com o último Ano e Mês em que a empresa ficou desonerada.

O parâmetro deve ser preenchido no formato ano e mês: AAAAMM.

Após realizados estes ajustes, a folha volta a ter seus valores calculados com base na alíquota integral.


3. Criação do Identificador de cálculo 1385 Salário Contribuição Após a Desoneração (13º Salário). Esse Identificador irá conter a base de cálculo de 13º salário obtida antes do final da vigência da desoneração.
Esse ID já existe na base, será necessário criar uma verba de base provento sem incidências e vincular o ID 1385 na verba criada.


4. Alteração das rotinas GPEM040 (Cálculo da Rescisão) e GPEM020 (Cálculo da 2ª Parcela do 13º Salário). Quando a empresa não estiver mais beneficiada pela desoneração e Ano do mnemônico P_FDESFOL for o mesmo ano do cálculo, o roteiro de cálculo deixará de gerar a CPP no Id 148 – INSS Empresa caso não exista o ID 1385 cadastrado na base, existindo o ID 1385, a verba de ID 0148 será gerada normalmente, o ID 1385 só será gerado na rescisão caso haja médias de 13º

Observações:

Confira outras FAQs sobre desoneração, acessando:

Desoneração da Folha