Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

É por meio desse cadastro que será possível criar, configurar e alterar um processo seletivo ao longo da sua execução. A criação e configuração de um processo seletivo são relativamente complexas, exigindo que o usuário forneça uma grande quantidade de dados. Para informações de como cadastrar um processo seletivo clique aqui.

Para disponibilizar um Processo Seletivo on-line:

É necessário configurar o Portal do Processo seletivo. As configurações do Portal são parametrizadas em Parâmetros do Sistema| Processo seletivo|Portal. É também possível configurar um portal para receber inscrições de "menores de 18 anos" ou de pessoas que não são portadoras de algum documento. Para isso é necessário alterar os parâmetros da Área pública e disponibilizar "Utilizar senha no portal" e se este parâmetro for desmarcado será exigida a data de nascimento do usuário. Na forma de identificação utilizar "CPF" ou "RG" para aqueles que são portadores de documento e "Código de Usuário" e "Email" para quem não tem documento.

Lembrando que:

  • Email, CPF, RG serão disponibilizados somente se na Guia Portal " Pessoas" forem parametrizados como visível e obrigatório.
  • É necessário ter a Forma de Inscrição do tipo online com datas de inscrição definidas de acordo com o Calendário do processo seletivo.
  • Estar com Locais do processo seletivo já cadastrados e com tipos de profissionais definidos em cada local para receber alocações de profissionais e candidatos.
  • Ofertar e configurar a(s) etapa(s) das as áreas, se houver, para ocorrer a seleção.

Nesta fase é possível executar os seguintes processos:

Criar áreas ofertadas para o processo seletivo 

Cancelar áreas ofertadas 

Gerar inscrições anônimas 

Importar inscrições anônimas

Tipos de Processos Seletivos

É possível ter vários tipos de Processo Seletivo dependendo da configuração feita pelas guias de informações e anexos. Os possíveis tipos são:

  • Processo seletivo terceirizado.
  • Processo seletivo local.
  • Processo seletivo com atividades agendadas.
  • Processo seletivo controlado por vagas.
  • Processo seletivo com utilizando cotas federais.

Se Processo Seletivo terceirizado

O Processo seletivo terceirizado é identificado pelo preenchimento do campo Instituição na aba Identificação do cadastro do Processo seletivo. Após indicar que este processo seletivo é terceirizado, as áreas ofertadas deste tipo de processo seletivo serão as Áeas Áreas de interesse Cliente, cadastradas em Tabelas auxiliares. As áreas de interesse cliente são áreas a ofertada nos processos seletivos deste tipo, mas que não fazem parte dos cursos ofertados regularmente pela Instituição de ensino local. Essa situação acontece somente para processos seletivos realizados para terceiros, pois a instituição que está gerenciando o processo seletivo, oferece áreas que não compõem a grade de cursos da mesma.

Se Processo Seletivo local

O processo seletivo local é caracterizado pelo não preenchimento do campo Instituição na guia identificação do cadastro do processo seletivo. Ou seja, não é terceirizado. Sendo assim, suas áreas ofertadas serão cadastradas na própria Instição, pelo módulo TOTVS Educacional, cadastro de Cursos.

Se Processo Seletivo com atividades agendas

Para montar um processo seletivo com atividades agendadas, é necessário cadastrar os Tipos de atividades agendadas (no menu Tabelas Auxiliares| Tipo de atividade agendada), depois ir ao anexo Atividades agendadas (do Processo seletivo) e disponibilizar cada atividade na ordem que a Instituição julgue ser correta para ser executada pelos candidatos que se inscreverem nestes agendamentos. Para cada atividade é disponibilizado um ou mais recursos em determinado período de tempo (data) através do processo "Alocar recursos e horários para atividade".
No momento em que um candidato se inscreve em um processo seletivo com atividades agendadas, a guia Agendamentos será disponibilizada (somente neste caso) no cadastro de inscrições do candidato para que ele escolha entre as datas e horários, a opção que melhor o atenda para executar aquela atividade do processo seletivo.

Restrições de um Processo Seletivo com atividades agendadas

Quando um candidato for se inscrever em um processo seletivo que utiliza controle de vagas, e o mesmo se encontrar como excedente, o sistema não irá disponibilizar os campos de atividades para preenchimento. No Portal, o serviço Inscrições/Resultado mostrará as informações da inscrição do candidato que está inscrito como excedente e qual é a posição.

Se Processo Seletivo com controle de vagas

Deverá parametrizar o processo seletivo para Utilizar controle de vagas. Este recurso poderá ser utilizado quando houver a necessidade de realizar um processo seletivo com controle de vagas. Quando esta opção for utilizada, o usuário deverá escolher também o tipo do controle de vagas.  Quando uma área ofertada for escolhida por um candidato na inscrição e o processo seletivo utilizar controle de vagas e se as vagas desta área estiverem esgotadas, o sistema poderá tomar duas opções de acordo com a configuração feita.
Se a configuração for "Não permitir novas inscrições", a inscrição será interrompida e o usuário será notificado que as inscrições estão encerradas por falta de vagas.
Se a configuração for "Permitir novas inscrições, mas os candidatos ficarão como excedentes", o usuário será notificado que não há mais vagas para a área ofertada e caso o candidato deseje continuar a inscrição e ser excedente, o sistema irá informar ao candidato o seu número como excedente. Estas informações serão gravadas em um painel na inscrição do candidato Winforms, identificando o candidato como excedente e sua posição.
No portal estará disponível na área privada do candidato no serviço Inscrições/Resultados.

Se Processo Seletivo utilizando cotas federais

Deverá configurar o processo seletivo para trabalhar com cotas federais através do anexo anexo Cotas de Instituições Federais.
 

Preparar o Processo Seletivo para execução das provas:

Após o período de inscrição e antes do período de seleção deverão ser executados os seguintes processos:

Confirmar inscrições 

Enviar e-mails   

Alocar candidatos em locais de prova 

Desalocar candidatos em locais de prova 

Alocar profissionais em locais do processo seletivo 

Desalocar profissionais em locais do processo seletivo 

Exportar dados de candidatos para a gráfica   

Distribuir caderno de prova 

Cancelar distribuição de caderno de prova 


Preparar o Processo Seletivo para Classificação dos candidatos:

Após o período de  seleção e antes do período de Divulgação de resultados deverão ser executados os seguintes processos:

Importar notas do ENEM 

Importar notas inconsistentes do ENEM 

Importar gabaritos 

Registrar presença de candidatos 

Registrar presença de profissionais 

Gerar pagamento de profissionais 

Apuração de resultados do Processo Seletivo:

Classificar candidatos 

Cancelar classificação de candidatos 

Chamada de candidato aprovado 

Cancelar chamada de candidato aprovado 

Chamada de candidato aprovado 

Cancelar chamada de candidato aprovado 

Gerar Excluir Classificação Geral 

Finalizar um Processo Seletivo:

No Portal em Inscrições | Resultados, área privada do candidato será possível visualizar informações referentes sua 1ª opção, como Opção de idioma, nº de inscrição, Pontuação, Classificação, nº de vagas da área, Situação Atual (se classificado ou desclassificado), Etapa Realizada - e caso tenha mais de uma etapa este campo será preenchido com a etapa que ocorreu a última classificação.
Se o processo for controlado por vagas e se o candidato for excedente, será exibida nesta a página sua posição como excedente.
Em Resultados Gerais divulgado na área publica do Portal, se o processo seletivo possuir área ofertada com mais de uma etapa, a consulta será filtrada por etapas e caso tenha ocorrido chamadas haverá edital da 1ª, 2ª... Chamada. O usuário pode optar para que a montagem da lista seja por ordem de classificação ou alfabética.

A lista de Classificação geral será exibida apenas se:       

       1 - O  O parâmetro "Mostrar Classificação Geral" estiver marcado      

       2 - Existirem  Existirem dados de classificação geral para o processo seletivo na tabela SPSCLASSIFICACAOGERAL.

Ao acessar o link "Clique aqui para ver a Classificação geral" é apresentada ao usuário a lista com a classificação geral do processo seletivo. Nesta lista contêm as colunas: Nº de Inscrição, Candidato, Classificação geral e Pontuação geral.  O usuário pode optar para que a montagem da lista seja por ordem de classificação ou alfabética.
 
Durante o período de divulgação de resultados poderá ocorrer os seguintes processos:

Registrar comparecimento em chamadas 


Após a Divulgação

Excluir lançamentos de inscrições anônimas não importadas 


Image Modified

...

Veja

...

também

...

Copiar Processo Seletivo 



Image Modified

...

 Informações Complementares

...

Cotas para Instituições Federais 

Área de interesse ofertada 

Locais disponíveis do processo seletivo 

Candidatos inscritos 

Profissionais alocados 

Atividades Agendadas  

Agendamentos 

Inscrições canceladas/excluídas

Integração Protheus