Histórico da Página
Verificar a inadimplência na transferência interna e por coligadas
Esta implementação possibilita a instituição de ensino validar a inadimplência do aluno durante o processo de transferência interna, seja essa transferência dentro da mesma filial, entre filiais ou entre coligadas.
Nos perfis do usuário, parâmetros educacionais, foi criado o parâmetro: Permitir transferência de alunos inadimplentes.
Ao habilitar o parâmetro bloquear matrícula de inadimplentes que consta na aba de matricula, e o parâmetro permitir transferência de alunos inadimplentes. O Sistema habilita no processo de transferência interna e de coligada o parâmetro transferir alunos inadimplentes. Se estiver marcado a transferência é realizada mesmo o aluno estando inadimplente.
Alguns parâmetros que constam no sistema influencia a execução desta funcionalidade assim e necessário realizar sua configuração, são eles: •
- Matrícula - Bloquear matrícula para inadimplentes - responsável por definir se o sistema executará a validação de inadimplência.
...
- Matrícula - Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes - responsável por definir se o sistema executará a validação de inadimplência quando o cenário for de alteração da situação de matrícula.
...
- Tesouraria - Verificar débitos do aluno em outras coligadas - determina se a validação de inadimplência será apenas no âmbito da coligada corrente ou levará em consideração todas as coligadas do sistema.
...
- Tesouraria - Número de dias de carência para inadimplência - determina a partir de quantos dias de atraso no pagamento o sistema passa a considerar como inadimplência.
...
- Tesouraria - Valor máximo de tolerância para inadimplência - determina um valor teto para que o aluno ainda não seja considerado inadimplente.
...
- Tesouraria - Valor máximo da conta corrente de tolerância para inadimplência - de forma similar ao item anterior no entanto com relação aos valores da conta corrente do aluno.
O comportamento de verificação de inadimplência continua o mesmo para as matriculas presenciais, vias portal e processos seletivos.
A transferência interna entre coligadas deverá na avaliação de inadimplência verificar débitos do aluno em outras coligadas. Exemplo: O aluno possui débitos na coligada origem e na coligada destino foi feita parametrização para não verificar débitos em outras coligadas, desta forma a transferência sempre é realizada, pois na coligada destino não existe débito para o aluno.
Quando houver uma transferência de um aluno de A (período letivo 2016/1) para B (período letivo 2016/1) e em outro momento for realizada a operação inversa o parâmetro do TOTVS Educacional a ser avaliado não mais será o "Bloquear matrícula de inadimplentes" e sim o "Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes". O motivo da utilização do parâmetro "Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes" é que neste cenário não está sendo realizada uma matrícula e sim uma alteração de situação de matrícula.
Voltar
...
Veja Também
...