Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

No Cadastro de Verbas são armazenados os pagamentos, descontos e bases de cálculo que serão gerados pelo sistema ou lançados manualmente. As verbas são utilizadas para demonstrar os pagamentos e descontos mensalmente nos diversos relatórios do sistema, bem como para atender às obrigações trabalhistas.

Basicamente, as verbas estão divididas em:

  • Proventos – São verbas positivas, ou seja, verbas pagas ao funcionário.
  • Descontos – São verbas negativas, ou seja, verbas descontadas do funcionário.
  • Bases – São verbas compostas pela diferença entre as verbas de proventos e descontos, e tem como objetivo principal servir de referência para o cálculo de outras verbas, como por exemplo: INSS*, FGTS*, Imposto de Renda, Insalubridade, Periculosidade, etc.


Assim, quando o sistema efetua o cálculo do INSS* (por exemplo), o primeiro passo será montar a base, somando todas as verbas de proventos que incidem INSS* (esta incidência é definida em cada verba através deste cadastro) e subtraindo todas as verbas de descontos que incidem INSS*.

As verbas em sua maioria, serão calculadas automaticamente pelo sistema, que as identificará através do campo Id Cálculo, que cadastra o identificador de cálculo correspondente ao cadastro, sendo eles, efetivamente, que definem o que é a verba, ou seja, se é um pagamento, se um desconto etc.

As verbas aqui definidas, com identificadores, serão geradas pelo sistema através dos diversos cálculos disponíveis no ambiente Gestão de Pessoal (Adiantamento, Folha de Pagamento, Férias, Rescisão, 13º salário, etc.) e armazenadas em suas respectivas tabelas, sendo posteriormente, após o fechamento mensal, transportadas para a tabela de movimento anual (SRD), ou arquivo de fechamento no seguinte formato RCeeaamm.

Importante 1:

O cadastro de Verbas é um dos cadastros mais importantes para que sejam efetuados os diversos cálculos do sistema. Sem ele, ainda que os valores de cálculos sejam gerados, não haveria como demonstrá-los. Portanto é de suma importância que sejam cadastrados todos os identificadores obrigatórios, com atenção especial às incidências, pois definirão a montagem da base para os diversos cálculos de pagamentos e descontos.

Este arquivo, portanto, conterá todo o histórico do funcionário, referente aos valores recebidos ou descontados, que serão utilizados nas mais diversas rotinas do sistema, como: ficha financeira, relatórios para simples consulta e, até mesmo para atender obrigações trabalhistas/previdenciárias como SEFIP*, RAIS*, DIRF*, Informes de Rendimento, etc.

Importante 2:

Alguns identificadores são obrigatórios uma vez que o ambiente Gestão de Pessoal está preparado para atender a legislação (CLT*). Com isso, ao cadastrar uma verba para cada identificador a rotina de cálculo estará pronta para gerar os cálculos disponíveis no sistema, como: folha de pagamento, adiantamento, férias, rescisão e 13º salário, etc.

No entanto, de acordo com a necessidade, poderão ser criadas verbas não vinculadas a um identificador, como por exemplo verbas de horas extras. As verbas de horas extras são específicas para cada empresa, pois os percentuais podem variar de acordo com as regras da convenção coletiva do sindicato da categoria a que pertencem os funcionários.

Os identificadores 989 - Dias Trabalhados e 990 - Dias de Descanso contemplam o tratamento do descanso/repouso semanal remunerado para empregados contratados por tarefa. Para eles, a remuneração do repouso corresponde à divisão do salário relativo às tarefas executadas durante a semana, no horário normal de trabalho, pelo número de dias de serviço efetivamente trabalhados. O uso desses identificadores é opcional, de modo que, se não forem fornecidas as informações correspondentes a eles, os dias trabalhados são considerados como dias corridos compreendidos pelo período das tarefas. É assumido 1 (um) dia de repouso para o período.

IF V117

É permitida a inclusão automática da programação de rateio por centro de custo e também para o cadastro de verbas por qualquer outra rotina do Sistema independente de ser do módulo de Gestão de Pessoal. Desta forma, é possível que seja feita a inclusão, alteração e exclusão dos rateios dos centros de custos dos funcionários e verbas utilizadas nos cálculos de folha de pagamento e lançamentos mensais.

END

Ao configurar o parâmetro MV_INCODSR com o conteúdo .T., o sistema altera a ordem dos cálculos.

O cálculo de Outros DSR é feito antes da incorporação e valorização das verbas, assim se esta verba está configurada para incorpora-la ao salário, o sistema assim o fará mensalmente e utiliza esta base de cálculo para calcular as demais verbas, como por exemplo, as horas extras.


Procedimentos

Para cadastrar verbas:

  1. Em Verbas, selecione a opção Incluir.
    O sistema apresenta a tela de inclusão, dividindo os dados nas seguintes pastas:
    • Geral: dados genéricos da verba.
    • Incidências: incidências da verba.
    • Contabilização: dados de contabilização da verba.
    • Médias: médias sobre as quais a verba será utilizada.
    • Anuais: cálculos anuais a verba é utilizada.
    • Dissídio Retroativo: definido se a verba em cadastro destina-se a cálculo de dissídio retroativo.
    • Outros: definidas as demais informações que influenciam no cadastro de verbas.
  2. Acesse cada uma das pastas e preencha os dados conforme a orientação do help.
  3. Posicione o cursor em alguma verba cadastrada como Provento ou Desconto, conforme o campo Tipo do Cod. (RV_TIPOCOD) igual a 1 ou 2, e clique em Alterar.
  4. Clique no campo Class. Verba (RV_INFSAL)  e visualize a exibição da tela para classificação da verba entre as opções a seguir:

A - Remuneração Paradigma

B - Vantagens Pessoais

C - Função ou Cargo Comissionado

D - Indenizações

E - Vantagens Eventuais

F - Desconto Previdenciário e Imposto de Renda Retido na Fonte

G - Descontos Autorizados

H - Estorno do Teto Remuneratório Constitucional

5. Confira os dados e confirme.

* Uso exclusivo no Brasil.



Veja também

Para consultar o Cadastro de Verbas, veja a tabela SRV - Cadastro de Verbas em:

  • Cadastros Genéricos.
  • Cálculo de Adiantamento
  • Cálculo da Folha de Pagamento
  • Cálculo da Rescisão
  • Cálculo de Férias
  • Geração da SEFIP