Páginas filhas
  • RMCTB00009_Roteiro para Geração de Demonstração de Lucros/Prej. Acumulados – DLPA para o SPED Contábil.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto

:

RM TOTVS Gestão Contábil 11.52/11.82

Processo

:

Demonstração Contábil

Subprocesso

:

Geração de Demonstração de Lucros/Prej. Acumulados – DLPA para o SPED Contábil

Data da publicação

:

12/06/2014

A partir do layout 2.0 do SPED Contábil passa a existir dois registros que correspondem a DLPA - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Se a empresa for uma S/A ou de grande porte pode enviar no arquivo do SPED Contábil a DMPL. Caso contrário, se a empresa não for S/A ou de grande porte, poderá enviar no arquivo do SPED Contábil a DLPA.

...

Expandir
title2.2 Agora vamos apresentar cada fato do template padrão de DLPA e explicar as opções que estão marcadas para facilitar o entendimento:

1 - Saldo em 31.12.XO (início do período)
O fato 1 está configurado como "analítico" , se trata do saldo inicial da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados. Para a DLPA o SPED Contábil não calcula automaticamente o saldo inicial e final. Neste fato em nossos templates padrões vamos configurar o saldo inicial da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados.

2- (+/-) Ajuste de Exercícios Anteriores
O fato 2 se trata de um fato totalizador sintético - isto significa que irá totalizar todos os fatos que estão abaixo do código 2, que são os códigos 2.01 e 2.02. O sistema já está preparado para gerar corretamente este fato contábil para o arquivo do SPED Contábil. 

  • 2.01 - Mudança de política contábil: 
  • 2.02 - Retificação de erros :

Conforme já informado o código "2.01 e 2.02" são fatos contábeis, então esta opção deve estar marcada ao editar os registros. Em nossos templates padrão estes fatos não estão configurados, mas sugerimos que caso seja possível,  deve-se buscar os valores destes por contas contábeis. Ou seja, existindo valores para estes fatos registrados em contas contábeis, deve-se buscar as movimentações das contas que represente estes valores (Débito, Crédito, etc). Caso contrário, se os valores estivem registrados somente na conta de Lucros/Prejuízos Acumulados pode-se fazer filtros genéricos. Porém, como os filtros são específicos, se a empresa necessitar da DLPA trimestral, o filtro poderá não processar valor em determinado trimestre.

3 - (mais) Lucro líquido do exercício
Também vamos marcar a opção "Fato Contábil". Em nossos templates padrões podemos buscar este fato por filtro genérico ou conta, porém sugerimos que o valor seja buscado por conta. Por exemplo, o total de crédito da conta de Lucro/Prejuízos Acumulados. Emitindo um razão da conta identificamos que a movimentação à crédito corresponde ao Lucro, por este motivo definimos esta configuração no nosso template configurado por contas. Em uma possível DLPA trimestral, a configuração por conta atenderia a todos os trimestres.

4 - Lucro total disponível
O Lucro total disponível é um "totalizado analítico" - isto significa que todos os fatos acima serão calculados para se chegar ao resultado do Lucro disponível.

5 - (menos) Transferências para reservas de lucros
Este fato é um "totalizador sintético" que irá calcular o valor de todas as transferências para a Reserva de Lucros
Todas as Reservas possuirão também a opção "Fato Contábil", pois são valores que estão saindo da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados e entrando nas contas de Reservas,  em nossos templates de DLPA estes valores podem ser configurados via contas contábeis,  filtrando as movimentações à crédito que estão entrando nas contas de reservas por exemplo, ou buscando os valores por filtros genéricos através de filtros com os valores das partidas que estão saindo da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados. Porém, conforme já informado, a sugestão é buscar sempre por movimentações da conta.

5.01 - Reserva legal
5.02 - Reserva estatutária
5.03 - Reserva para contingências
5.04 - Reserva de incentivo fiscal
5.05 - Reserva orçamentária (Retenção de Lucros)
5.06 - Reserva de lucros a realizar

6 - (menos) Lucros ou Dividendos a distribuir
O fato acima também é uma movimentação que está saindo da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados  e entrando na conta de Dividendos. Portanto podemos buscar o valor à crédito existente na conta de Dividendos.

7 - Saldo Final do Período
O saldo final é um fato que irá totalizar todos os fatos que estão acima, portanto se trata de um "totalizador analítico". Este fato também já está preparado para ser enviado para o arquivo do SPED Contábil corretamente.


Conforme citamos anteriormente, aqui mostramos todas as opções disponíveis em nossa sugestão de template de DLPA, mas dependerá de como foi a movimentação da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados de cada empresa.

Importante: O validador do SPED Contábil realiza a seguinte validação:

Saldo inicial da DLPA (Registro J210) + fatos contábeis (Registro J215) = Saldo final da DLPA

Se esta regra não respeitada ocorre erro na validação.

Outra validação que será feita pelo validador é verificar se o saldo inicial e final da DLPA (Registro J210) estão de acordo com o saldo inicial e final da conta contábil no registro de saldos Periódicos (Registro I155).  Na configuração do saldo inicial da DLPA (primeiro fato) é muito importante que seja vinculada corretamente a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados, pois o sistema irá somar o saldo inicial desta conta com as movimentações existentes nos fatos para chegar nos saldo finais. Estes valores serão enviados para o arquivo do SPED Contábil no registro J210. Se os mesmos não fecharem com o valor conta de Lucros/Prejuízos Acumulados existente no registro I155 ocorrerá erros. Por isto é muito importante que seja vinculado corretamente a conta no saldo inicial. Existindo outros fatos contábeis configurados por conta como no exemplo acima, onde citamos os valores das reservas sendo buscados por movimentação à crédito não ocorrerá problema para a correta geração dos valores, o sistema já está preparado para trabalhar com mais de uma conta configurada em sua estrutura, o importante é definir a conta correta no fato de saldo inicial. Este procedimento é válido também para os templates de DMPL, nos fatos de saldos iniciais deverá ser configurado corretamente as contas para que os valores gerados coincidam com os valores do registro I155.


...