Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O NSU - Número Seqüencial Único tem como objetivo gerar uma numeração seqüencial única dos documentos fiscais (saída e entrada) que utilizam formulário próprio. Veja mais detalhes no tópico Controle de Numeração de Documentos.

Este controle atende ao Convênio de ICMS 57/95 Art. 7-A do RICMS 01 (Anexo 7) – Capítulo III das condições para utilização do Sistema (4º a 7º).

...

  • O NSU deve ser gerado no exato momento em que o documento fiscal é emitido. A emissão do documento fiscal ocorre no momento em que foram digitados todos os dados necessários à impressão do documento fiscal. A legislação prevê dois momentos: a emissão e a impressão. O NSU é gerado na emissão e esta SEMPRE ocorrerá antes da impressão. A impressão pode ocorrer imediatamente após a emissão, ou ainda dias após. Não importa que um documento fiscal de NSU anterior (por exemplo, 00000000023) seja impresso dias após a impressão de um documento fiscal de NSU posterior (por exemplo, 00000000059). O que importa é o programa aplicativo controlar o binômio emissão/impressão do NSU.
  •  Quando uma empresa emite séries distintas das Notas Fiscais não pode adotar um controle de NSU para cada série. A legislação prevê que o NSU é seqüencial único. O mesmo aplica-se às empresas que emitem mais de um tipo de documento fiscal. Não pode adotar um controle de NSU para cada tipo de documento. A geração do NSU é independente do tipo do documento e da série.
  • Quando uma empresa possui matriz e filiais, cada estabelecimento deve ser tratado de forma autônoma, mantendo em cada um deles o controle do NSU. Assim, na matriz, o programa aplicativo inicia com NSU 0000000001 e segue a seqüência para cada documento fiscal emitido na matriz. Em cada filial o programa aplicativo inicia com NSU 0000000001 e segue a seqüência para cada documento fiscal emitido na filial.

Image ModifiedImportante:

O sistema não irá gerar NSU para as notas de serviço, ou seja, notas fiscais que possuam uma destas espécies: "NFS", "NFST", "NFSC", "NTSC", "NTST", "RMD" ou "CF". Para verificar se uma determinada nota é de serviço, verifique o parâmetro MV_ESPECIE, que contém as séries e suas respectivas espécies.

Alteração do número da nota fiscal utilizando MV_TPNRNFS

Se  configurado o parâmetro MV_TPNRNFS com 3 (controle da numeração da nota fiscal pela tabela SD9), é possível alterar o número da nota fiscal no momento da geração, sendo que o NSU continuará em uma mesma seqüência.  Para isso a rotina U_UPDSIGAFIS criou o parâmetro chamado MV_MUDANUM, que deverá ser preenchido com .T. (padrão é .F.). Se este parâmetro estiver preenchido com .F., a alteração do número da nota não será permitida.

Image ModifiedImportante:

  • Para controle do NSU (Número Seqüencial Único), que gera uma numeração seqüencial única dos documentos fiscais (saída e entrada) ao quais utilizam formulário próprio apenas para o estado de Santa Catarina, o parâmetro MV_ESTADO deve ser preenchido com “SC”).
  • Essa implementação atende ao Convênio de ICMS 57/95 Art. 7-A do RICMS 01 (Anexo 7) – Capítulo III das condições para utilização do Sistema (4º a 7º). Mais informações podem ser encontradas no link http://200.19.215.13/icms01_html/ricms01_07.htm.


...

Procedimentos

Para emitir o relatório de correlação:

...

3. Confira as configurações e confirme a impressão do relatório.


...

Veja Também


Exibir filhos