Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

Versão 12

Passo a passo:

O que mudou no processo de Conciliação Automática na versão 12 com relação ao comportamento da rotina na versão 11?

A tabela abaixo mostrará as principais mudanças no processo de conciliação automática na versão 12 quando confrontado com o comportamento da rotina na versão 11.



Conciliação Automática V11Conciliação Automática V12
RotinaFINA470FINA473 e FINA473a
Comportamento sistêmicoO sistema fazia a leitura do arquivo de extrato do banco e confrontava com os dados da tabela SE5O sistema passou a importar em tabelas no banco de dados o arquivo de extrato do banco possibilitando ao usuário uma conciliação parcial do arquivo extrato para posteriormente finalizar a conciliação
Tabelas envolvidasSE5, SEE e SEJSE5, SEE, SEJ, SIF e SIG


Cadastros:

  • Não é necessário cadastrar um Parâmetro Banco (FINA130) dedicado para o processo de conciliação de extrato, basta utilizar o primeiro cadastro deste banco+agencia+conta+subconta e verificar o campo Bytes Extrato (EE_BYTESXT) que indica a quantidade de bytes do layout que vai utilizar. O conteúdo padrão '200' mas normalmente o layout utilizado para conciliação de extrato possui 240 posições.
  • O layout para conciliação de extrato pode ser desenvolvido a partir das rotinas Conf Extrato Banc e Extrato Febraban no SIGACFG (Configurador) >Ambiente e a definição de qual rotina utilizar para desenvolver o layout esta na estrutura do layout.
  • Todas as ocorrências de extrato devem estar cadastradas para o sistema conseguir importar o arquivo de extrato, caso contrário, o sistema apresentará uma mensagem de erro abortando a importação do arquivo


Compartilhamento de tabelas:

  • Para o correto funcionamento da rotina de Conciliação Automática é necessário que as tabelas SE5, FK5, SIF e SIG estejam com o mesmo compartilhamento e todas as ocorrências de extrato deste banco precisam estar cadastradas.

Configuração das informações de Agencia e Conta no layout:

  • A rotina importará o arquivo de extrato nas tabelas SIF e SIG se a faixa de posição referente as informações de Banco, Agencia e Conta estiverem configuradas no layout de acordo com o que esta cadastrado na tabela SA6.


Importação do arquivo de extrato:

Tabelas de importação do arquivo de extrato
SIF - Cabeçalho de Importação Extrato Bancário
SIG - Itens Importados Extrato Bancário 


  • No processo de importação do arquivo de extrato nas tabelas SIF e SIGo sistema vai abrir uma tela pedindo as informações de Banco, Agencia, Conta e Sub-Conta e uma segunda tela solicitando o apontamento dos diretórios do layout de extrato (arquivo .REC)e arquivo de extrato do banco (arquivo .TXT)


Chave para conciliação
  • Após a importação do arquivo de extrato, a rotina irá conciliar o extrato com os movimentos financeiros utilizando as seguintes condições:

Chave completa:
Agencia + Conta + Número + Data + Valor + Pagar/Receber

(E5_AGENCIA + E5_CONTA + E5_NUMCHEQ + E5_DTDISPO + E5_VALOR + E5_RECPAG)

Chaves parciais:

Agencia + Conta + Número + Valor + Pagar/Receber

(E5_AGENCIA + E5_CONTA + E5_NUMCHEQ + E5_VALOR + E5_RECPAG);

Agência + Conta + Data + Valor + Pagar/Receber

(E5_AGENCIA + E5_CONTA + E5_DTDISPO + E5_VALOR + E5_RECPAG).


Formas de conciliação:

  • Conciliação Automatica: O movimento do arquivo de Extrato de Conciliação bancário atende a uma das tres chaves de verificação utilizadas pelo sistema.
  • Conciliação Manual:  Para os movimentos exibidos com status “Vermelho” no browse da conciliação o usuário deverá associar o movimento do Extrato  de Conciliação a um movimento existente no sistema.
  • O status “Amarelo”  significa que algumas informações das chaves utilizadas na identificação do movimento coincidem parcialmente o que se faz necessário apenas confirmar para confirmar a conciliação ou clicar nos movimentos em vermelhos para que os mesmos fiquem também com status amarelo.

Efetivação do Movimento:
 

  • A opção de efetivação do movimento deve ser utilizada quando comprovadamente o movimento bancário não esta no arquivo de movimentações bancárias (SE5)
  • A efetivação do movimento não deve ser feita em caso de dúvida, já que gera movimento bancário e causa a alteração dos saldos bancário


Ponto de Entrada (FA473CON)

Criado o Ponto de Entrada FA473CON que permite ao usuário conciliar movimentos do extrato bancário de acordo com chave definida.

Neste Ponto de Entrada deverá retornar variável ARRAY contendo somente 02 elementos01 elemento com o nome do campo da tabela SIG e um outro elemento com o nome do campo da tabela SE5.

Os campos deverão ser criados como "CARACTER", o tamanho poderá ser definido pelo usuário.

A função customizada deverá ter a seguinte estrutura.


// 01 - Criar campo tabela SIG
// Tipo - Caracter
// Tamanho definido pelo usuário


// 01 - Criar campo tabela SE5
// Tipo - Caracter
// Tamanho definido pelo usuario

// Observação:
// Os campos deverão obedecer as posições abaixo.
// POSIÇÃO 01 - CAMPO DA TABELA SIG
// POSIÇÃO 02 - CAMPO DA TABELA SE5
// Os nomes dos campos deverão estar entre "ASPAS"


User Function FA473CON()

Local aRetCpo := {}
Aadd( aRetCpo, { "NOME DO CAMPO TABELA SIG", "NOME DO CAMPO TABELA SE5" } )

Return aRetCpo

Observações:Para mais informações sobre layout de extrato acesse - FIN0003_CAUT_Layout_para_Conciliacao_Automatica

...