Histórico da Página
Objetivo: Cadastro de Processo Agrícola Personalizado. O processo pode ser uma consulta no banco de dados com uma ou mais origens, dados complementares informados pelo usuário, realização de cálculos e resultado segundo os filtros aplicados. Cada processo poderá ter sua dependência entre processos. Os resultados dos processos poderão ser gravados através de Visões definidas pelo usuário. Pode-se definir as Unidades Administrativas e Grupos de Usuários/Usuários que terão acesso.
Menu: Tabelas > Processo Agrícola > Processo Agrícola Personalizado
Dados
Objetivo: Dados cadastrais básicos do cadastro de Processo Agrícola Personalizado.
Campos Obrigatórios:
- Código: o usuário deve informar o Código do Processo Agrícola. O código deve ser formado por Caracteres Maiúsculos e/ou Números. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Descrição: o usuário deve informar a Descrição do Processo Agrícola. (Tamanho do campo: 50 caracteres).
- Grupo de Processo: O usuário deve informar o código do Grupo de Processo Agrícola. O grupo de Processo Agrícola deve estar previamente cadastrado. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Fixar Colunas: o usuário deve informar o número de colunas que permanecerão fixas na execução do Processo Agrícola. (Tamanho do campo: 1 inteiro).
- Gravação do Resultado por Unidade Administrativa: se marcado indica que o resultado do Processo Agrícola será por Unidade Administrativa.
Demais validações:
- O valor do campo “Fixar Colunas” deverá ser maior ou igual a 0 (zero) e menor ou igual a 4 (quatro).
Botão Validar
Objetivo: Validar as configurações do Processo Agrícola Personalizado.
Demais Validações:
- Comando SQL: Valida a sintaxe do comando SQL, incluindo os comandos utilizados nos Filtros e as referências aos processos anteriores cadastrados.
- Campos: Validar que os nomes dos Campos do tipo Consulta Principal informados devem constar no resultado do comando SQL.
Comando SQL
Objetivo: Informar o comando SQL que será utilizado para o Processo Agrícola Personalizado.
Campos Obrigatórios:
- Comando SQL: Comando SQL a ser executado para o Processo Agrícola. Se forem utilizados Filtros para o Processo Agrícola, as condições de filtro SQL estarão definidas junto ao filtro. A validação do comando SQL e de todas as informações do Processo Agrícola pode ser realizada através do botão “Validar”. Caso o comando SQL tenha referência a comandos GROUP BY, HAVING, ORDER BY, UNION, etc., o comando deve ter a cláusula <WHERE> referenciada através de uma tag, e esta será substituída pelas condições de filtro SQL definidas, juntamente com os comandos WHERE e AND. Caso a consulta gerada faça referência a Processos Agrícolas Anteriores os mesmos devem ser referenciados na consulta sql a partir da cláusula FROM ou através da cláusula JOIN com a nomenclatura padrão USU_PAP_X (onde X refere-se ao código do Processo Agrícola Anterior). (tamanho do campo: 2000 caracteres).
Exemplo de comando SQL sem utilização de Processo Agrícola Anterior:
SELECT CAMPO1, VALOR FROM (
SELECT CAMPO1, SUM(VALOR) VALOR
FROM TABELA
<WHERE>
GROUP BY CAMPO1
HAVING SUM(VALOR) > [VALOR]
UNION
SELECT CAMPO1, SUM(VALOR) VALOR
FROM TABELA2
<WHERE>
GROUPY CAMPO1)
HAVING SUM(VALOR) > [VALOR]
ORDER BY CAMPO1
Substituir a tag <WHERE> pelo conteúdo abaixo, de acordo com os filtros criados para o Processo Agrícola com referência as condições do Comando SQL informado:
WHERE (ID_UNIDADEADM = [UNIDADEADM])
AND (DT_OPERACAO >= [DATAI])
AND (DT_OPERACAO <= [DATAF])
AND (FG_ORCCST = 'C')
O filtro [VALOR] utilizado na cláusula HAVING será criado sem informação do Comando SQL (condição) que aplica o filtro, para não ser colocado automaticamente nas condições dos filtros.
Exemplo de comando SQL referenciando Processo Agrícola Anterior:
SELECT A.MES_ANO, PROC_ANT_10.CHUVA
FROM TABELA_A A
JOIN(
SELECT P10.CHUVA, P10.MES_ANO
FROM USU_PAP_10 P10
WHERE P10.ID_PAP_VISAO = [IDVIEW_10]
) PROC_ANT_10 PROC_ANT_10 ON (A.MES_ANO = PROC_ANT_10.MES_ANO)
Neste exemplo, é recuperado do Processo Agrícola Anterior de Código 10 o valor do campo CHUVA (definido no Processo Agrícola 10).
A demarcação na sql [IDVIEW_10] refere-se à visão do processo anterior que será delimitado na Execução do Processo Agrícola Personalizado.
Campos
Objetivo: Informar e configurar os campos que serão visíveis na execução do Processo Agrícola Personalizado.
Demais funcionalidades:
- A ordem em que os Campos serão apresentados (colunas) ao usuário pode ser definida através dos botões .
- Gerar Campos: A opção “Gerar Campos” executa a consulta do comando SQL e insere os campos que serão apresentados na consulta.
Valores padrões na Geração de Campos:
- Nome: Nome do campo (coluna) consultado, limitando a 20 caracteres.
- Descrição: Nome do campo (coluna) consultado, limitando a 20 caracteres.
- Tipo de Campo: Consulta Principal.
- Tipo de Dado: Será recuperado o tipo de dado do campo da consulta SQL.
- Decimais: Valor 0 (zero) por padrão.
- Obrigatório: Campo marcado por padrão.
- Visível: Campo marcado por padrão.
- Habilitado: Campo marcado por padrão.
- Campo Chave: Campo desmarcado por padrão.
- Limite Mínimo: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
- Limite Mínimo: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
- Cadastro: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
- Tabela Auxiliar: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
- Consulta para Filtro: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
- Campo de Identificação ID: Sem valor por padrão.
- Alinhamento: O alinhamento depende do tipo de campo:
- Numérico: Alinhamento à direita.
- Alfanumérico: Alinhamento à esquerda.
- Data: Alinhamento ao centro.
- Largura Automática: Campo marcado por padrão.
- Largura: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
- Legenda para Fonte: Sem legenda por padrão.
- Legenda para Preenchimento: Sem legenda por padrão.
- Fórmula Excel: Sem valor por padrão e ficará desabilitado.
Campos Obrigatórios:
- Nome: Nome (ou apelido) do Campo utilizado na consulta. O campo aceita apenas letras, números e o caracter especial _ (underline). (Tamanho do campo: 20 caracteres).
- Descrição: Descrição do Campo. (Tamanho do campo: 20 caracteres).
- Tipo do Campo: Tipo do Campo que será apresentado na execução do Processo Agrícola Personalizado.
- Consulta Principal: Campo proveniente da Consulta SQL realizada.
- Informado: Campo informado pelo usuário. Quando o campo é do tipo “Informado”, o campo Fórmula fica desabilitado e sem valor.
- Calculado: Indica que o campo tem o seu valor calculado e recuperado pelo sistema a partir da Fórmula cadastrada para o campo. Quando o campo é do tipo “Calculado”, o campo Fórmula fica habilitado.
- Tipo de Dado: Indica o Tipo de Dado do campo.
- Caracter: Indica que o campo possui o Tipo de Dado alfanumérico. Quando informado o valor do campo do tipo de dado “Caracter”, o mesmo pode ter o tamanho máximo de 30 caracteres.
- Numérico: Indica que o campo possui o Tipo de Dado numérico. Se o campo possuir configuração para o valor Limite Mínimo e/ou Limite Máximo, quando informado o valor do campo do tipo de dado “Numérico” será validado de acordo esta configuração. O tamanho máximo do campo numérico é de 10 inteiros e o número de decimais varia de 0 a 6 de acordo com a configuração do campo.
- Data: Indica que o campo possui o Tipo de Dado data.
- Data/Hora: Indica que o campo possui o Tipo de Dado data e hora.
- Hora: Indica que o campo possui o Tipo de Dado hora.
- Tabela Auxiliar: Indica que o campo possui o Tipo de Dado “Tabela Auxiliar”. Quando o Tipo de Dados for do tipo “Tabela Auxiliar” será necessário informar a Tabela Auxiliar e o Tipo do Campo deverá ser “Informado”.
- Cadastro: Indica que o campo possui o Tipo de Dado “Cadastro”. Quando o Tipo de Dados for do tipo “Cadastro” será necessário informar o Cadastro e o Tipo do Campo deverá ser “Informado”.
Tamanho : Indica o tamanho do Campo é utilizado na formatação de campo númerico e caracter na execução do Processo Agrícola . Habilitado somente se o Tipo de Dado for Númerico ou Caracter. O campo aceita valores maiores ou igual a 0 (zero).
Decimais: O número de decimais é utilizado na formatação de campo numérico na execução do Processo Agrícola. Habilitado somente se o Tipo de Dado for Numérico. O campo aceita valores maiores ou igual a 0 (zero) e menores ou igual a 6 (seis). (Tamanho do campo: 1 inteiro).
- Alinhamento: Alinhamento do campo na Consulta.
- Esquerda: Valor do campo alinhado à esquerda.
- Centro: Valor do campo alinhado ao centro.
- Direita: Valor do campo alinhado à direita.
Demais Campos:
- Obrigatório: Indica se o campo é obrigatório. Quando marcado indica que será obrigatório informar o valor do campo na execução do Processo Agrícola. Campo habilitado somente quando o Tipo do Campo é “Informado” ou “Consulta Principal”, caso contrário o campo fica desabilitado e desmarcado. Por padrão o campo “Obrigatório” é marcado.
- Visível: Indica se o campo é visível. Quando marcado indica que é visível e o campo “Habilitado” fica habilitado, caso contrário o campo “Habilitado” fica desabilitado. Campo habilitado somente quando o campo é do tipo “Calculado” ou “Consulta Principal”, caso contrário, o campo fica marcado e desabilitado. Por padrão o campo “Visível” é marcado.
- Habilitado: Indica se o campo estará habilitado para edição. Campo editável apenas se o Tipo do Campo for “Informado” ou “Consulta Principal”. Caso o campo “Habilitado” esteja desmarcado o campo “Obrigatório” ficará desabilitado e desmarcado.
- Campo Chave: Indica se o campo será definido como chave na execução do Processo Agrícola.
- Limite Mínimo: Indica o valor mínimo para o campo. Quando informado o valor será validado com o Limite Mínimo para o campo. Campo habilitado somente quando o Tipo de Dado for “Numérico” e o Tipo do Campo for “Informado”. Se for definido número de Decimais para o campo, o Limite Mínimo terá o número de decimais de acordo com configurado. (Tamanho do campo: 10 inteiros e 6 decimais).
- Limite Máximo: Indica o valor máximo para o campo. Quando informado o valor será validado com o Limite Máximo para o campo. Campo habilitado somente quando o Tipo de Dado for “Numérico” e o Tipo do Campo for “Informado”. Se for definido número de Decimais para o campo, o Limite Máximo terá o número de decimais de acordo com configurado. (Tamanho do campo: 10 inteiros e 6 decimais).
- Cadastro: Indica o cadastro relacionado ao campo. Quando informado que o campo está associado a um cadastro, na execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo para o usuário selecionar o registro a ser filtrado.
Cadastros disponíveis:
- Ano Agrícola
- Cargo
- Categoria Operacional
- Cenário
- Centro de Custo
- Classe de Fertilidade
- Classe de Manutenção
- Classificação da Ocupação
- Componente
- Conta de Custeio
- Cultura/Ocupação
- Depósito
- Elemento Climático
- Empresa
- Equipamento
- Equipe
- Espaçamento
- Estágio
- Extrato
- Fazenda
- Filial
- Fitossanidade
- Funcionário
- Grupo de Componente
- Grupo de Conta de Custo
- Grupo de Insumo
- Grupo de Material
- Grupo de Operação
- Grupo de Operação de Manutenção
- Grupo de Variedade
- Grupo Operativo
- Insumo
- Material
- Medição
- Modelo do Equipamento
- Motivo de Entrada de Manutenção
- Operação
- Operação de Manutenção
- Parcela
- Período de Produção
- Planta
- Ponto de Abastecimento
- Posto Meteorológico
- Prestador de Serviço
- Projeto de Inventário
- Região Administrativa
- Setor
- Sistema de Colheita
- Sistema de Cultivo
- Sistema de Irrigação
- Sistema de Plantio
- Sistema Veicular
- Subsistema Veicular
- Tabela Auxiliar
- Talhão
- Textura de Solo
- Tipo de Lubrificante / Filtro
- Tipo de Parcela
- Tipo de Propriedade
- Tipo de Solo
- Tipo de Terraço
- Topografia
- Unidade Administrativa
- Unidade Receptora
- Variedade
- Tabela Auxiliar: Indica qual a Tabela Auxiliar será utilizada para o campo. Quando informar o valor para campo que possui o Tipo de Dado “Tabela Auxiliar” será validado com a Tabela Auxiliar, e também possuirá caixa de diálogo para consultar os registros da Tabela Auxiliar. Campo habilitado e obrigatório somente quando o Tipo de Dado for “Tabela Auxiliar”. A tabela Auxiliar deve estar previamente cadastrada. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Consulta para Filtro: Indicador cujo o Tipo de Resultado é “Consulta para Filtro”. O Indicador do tipo “Consulta para Filtro” deve estar previamente cadastrado. Quando informado que o filtro está associado a um Indicador do tipo “Consulta para Filtro”, na tela de execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo (pop up) para o usuário selecionar o registro a ser filtrado. Campo habilitado somente quando o filtro não está relacionado a Cadastro e o Tipo de Campo for “Informado”.
- Campo de Identificação ID: Indica qual campo da consulta SQL representa a Identificação (ID) do campo. (Tamanho do campo: 20 caracteres). O campo aceita apenas letras, números e o caracter especial _ (underline).
- Largura Automática: Indica se o campo possui Largura Automática. Quando marcado indica que possui Largura Automática e a Largura do campo/coluna será de acordo com o tamanho máximo de valor para o campo/coluna. Quando marcado, o campo “Largura” fica desabilitado e sem valor. Por padrão o campo é marcado.
- Largura: Largura do Campo/Coluna. Campo habilitado somente quando não definido para Largura Automática. A Largura é definida pelo número de caracteres estimados para os valores do campo, por exemplo, se é estimado 10 caracteres para o campo/coluna a largura deve ser 10. A Largura NÃO necessariamente representará a quantidade exata de caracteres, isso porque para a Fonte padrão utilizada os caracteres não possuem o mesmo tamanho. (Tamanho do campo: 6 inteiros).
- Legenda para Fonte: Legenda utilizada para colorir a fonte do Campo/Coluna. Por exemplo, pode-se criar uma legenda para valores de -99999 até 0 utilizem a cor da fonte Vermelha e valores 0.000001 até 999999 utilizem a cor da fonte Azul. A Legenda deve estar previamente cadastrada. Campo habilitado somente se o Tipo de Dado for Numérico, Carácter, Cadastro ou Tabela Auxiliar. (Tamanho do campo: 10 caracteres)
- Legenda para Preenchimento: Legenda utilizada para colorir o fundo da Célula do Campo/Coluna. Por exemplo, pode-se criar uma legenda para valores de -99999 até 0 utilizem a cor de preenchimento Vermelha e valores 0.000001 até 999999 utilizem a cor de preenchimento Azul. A Legenda deve estar previamente cadastrada. Campo habilitado somente se o Tipo de Dado for Numérico, Carácter, Cadastro ou Tabela Auxiliar. (Tamanho do campo: 10 caracteres)
- Fórmula Excel: : Fórmula a ser utilizada para cálculo. Campo habilitado quando o Tipo do Campo for “Calculado”. Campo desabilitado e sem valor quando o Tipo do Campo for “Digitado” ou “Consulta Principal”. Para a fórmula deve-se utilizar a sintaxe Excel em inglês. Os campos utilizadas na fórmula devem estar entre colchetes “[]”. A sintaxe da fórmula deve ser válida. (Tamanho do campo: 500 caracteres).
Para a fórmula é possível configurar cálculos simples com as variáveis, por exemplo, para a variável “Soma das Variáveis P1 e P2”:
[P1]+[P2]
Também é possível realizar cálculos mais complexos utilizando a sintaxe das fórmulas de Excel, para referenciar outras variáveis, estas devem ser colocadas entre colchetes ‘[]’. Exemplo de fórmula:
IF( TIME(HOUR(NOW());MINUTE(NOW());SECOND(NOW())) > TIME(18;0;0) ; TODAY()+1 ; TODAY() )
Demais Funcionalidades:
- Ao Salvar um campo como não visível e o mesmo esteja referenciado nas abas Grupo de Campos e/ou Totalizador será emitida mensagem de erro e o registro não será salvo.
Grupos de Campos
Objetivo: Informar os campos que formarão o Grupo de Campo que será exibido na execução do Processo Agrícola Personalizado.
Campos obrigatórios:
- Descrição: o usuário deve informar uma descrição para o Grupo de Campos. (Tamanho do campo: 30 caracteres).
- O usuário deve delimitar um ou mais campos na grid para fazerem parte do Grupo de Campos.
Demais validações:
- Caso um campo seja delimitado em um Grupo de Campos o campo não poderá ser vinculado a outro Grupo de Campos.
Demais Funcionalidades:
- Os campos disponibilizados para composição do Grupo de Campos deverão estar configurados como Visíveis na aba Campos.
Totalizadores
Objetivo: Delimitar os campos recuperados que serão base para geração de totalizadores, tais como Média, Soma, Máximo, Mínimo, entre outros.
- A ordem em que os Totalizadores serão apresentados ao usuário pode ser definida através dos botões .
Campos obrigatórios:
- Descrição: Deverá ser informada uma descrição para o totalizador. (Tamanho do campo: 20 caracteres).
Demais campos:
- Negrito: Quando marcado indica que a descrição do campo será apresentada em negrito.
- Campo para Título: Deverá ser selecionados entre os campos cadastrados previamente para o Processo Agrícola e que esteja definido com Visível o campo em que será posicionado o descritivo do totalizador.
- Tipo: Poderá ser delimitado pelo usuário o tipo da fórmula que será aplicada para o campo. Caso o campo não possua valor, o campo Fórmula ficará habilitado e o usuário poderá informar a fórmula com a sintaxe Excel. O usuário ainda poderá delimitar os tipos pré-cadastrados:
- Soma: sintaxe SUM()
- Média: sintaxe AVERAGE()
- Contar Números: sintaxe COUNT()
- Máximo: sintaxe MAX()
- Mínimo: sintaxe MIN()
Caso seja delimitado no campo quaisquer dos tipos pré-cadastrados, o campo Fórmula ficará desabilitado.
- Fórmula: Para a fórmula deve-se utilizar a sintaxe Excel em inglês. Os campos utilizadas na fórmula devem estar entre colchetes “[]”. A sintaxe da fórmula deve ser válida. Exemplo: AVERAGE([PROD_MED]). (Tamanho do campo: 250 caracteres).
Demais Funcionalidades:
- Os campos disponibilizados para composição dos Totalizadores deverão estar configurados como Visíveis na aba Campos.
- Não será permitido definir Fórmula para Campo definido como Campo para Título.
- Caso exista apenas um campo definido como Visível não será permitido incluir Campo para Título no Totalizador.
Demais validações:
- Ao salvar o totalizador, é necessário informar fórmula para ao menos um campo.
Filtros da Consulta Principal
Objetivo: Informar e configurar os filtros que poderão ser utilizados para o Processo Agrícola Personalizado.
Demais funcionalidades:
- A ordem em que os filtros serão apresentados ao usuário pode ser definida através dos botões .
Campos Obrigatórios:
- Código: Código de identificação do filtro. Exemplo: DATAI, para o filtro Data Inicial. O código do filtro é utilizado entre colchetes para fazer referência no Comando SQL (condição). O usuário deve informar um código diferente para cada Filtro do Processo Agrícola. O campo deve ser formado apenas por letras e/ou números e/ou o caractere especial _ (underline). (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Descrição: Descrição do Filtro. É a descrição que será apresentada ao usuário para aplicar o filtro na execução Processo Agrícola. O usuário deve informar uma Descrição diferente para cada Filtro do Processo Agrícola. (Tamanho do campo: 30 caracteres).
- Tipo: Indica qual o Tipo de Dado do Filtro.
- Caracter: Indica que o filtro possui o Tipo de Dado alfanumérico. Quando informado o valor do filtro do tipo de dado “Caracter”, o mesmo pode ter o tamanho máximo de 30 caracteres.
- Numérico: Indica que o filtro possui o Tipo de Dado numérico. O tamanho máximo do campo numérico é de 10 inteiros e o número de decimais varia de 0 a 6 de acordo com a configuração do campo.
- Data: Indica que o filtro possui o Tipo de Dado data.
- Tamanho: Indica o tamanho máximo para o Filtro. Campo habilitado e obrigatório somente quando o tipo de dado é Caracter ou Numérico, e o filtro não está relacionado a Cadastro. Se o tipo de dado é numérico, o tamanho representa o número de dígitos da parte inteira. (Tamanho do campo: 3 inteiros)
- Decimais: Indica o número de decimais para o filtro. Campo habilitado somente quando o tipo é Numérico e o mesmo não está relacionado a cadastro. O campo aceita valores maiores ou igual a 0 (zero) e menores ou igual a 6 (seis). (Tamanho do campo: 1 inteiro)
- Valor Padrão: Tipo do Valor Padrão a ser utilizado pelo filtro. Opções:
- Nenhum: Indica que não será utilizado Valor Padrão para o filtro. O campo Valor Padrão (fórmula) fica desabilitado.
- Fórmula: Indica que o Valor Padrão será definido através de fórmula. O campo Valor Padrão (fórmula) fica habilitado.
- Unidade Administrativa: Indica que o Valor Padrão será a Unidade Administrativa em que o usuário estiver logado. O campo Valor Padrão (fórmula) fica desabilitado.
- Obrigatório: Indica se o filtro é obrigatório. Quando marcado indica que é obrigatório.
- Visível: Indica se o filtro é visível. Quando marcado indica que é visível e o campo “Habilitado” fica habilitado, caso contrário o campo “Habilitado” fica desabilitado.
- Habilitado: Indica se o filtro fica habilitado. Quando marcado indica que fica Habilitado. O campo “Habilitado” somente fica habilitado se o filtro for Visível. Quando o campo Habilitado está desmarcado o campo Obrigatório fica desabilitado e desmarcado.
Demais Campos:
- Cadastro: Indica o cadastro relacionado ao filtro (se aplicável). Quando informado que o filtro está associado a um cadastro, na execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo para o usuário selecionar o registro a ser filtrado.
Cadastros disponíveis:
- Ano Agrícola
- Cargo
- Categoria Operacional
- Cenário
- Centro de Custo
- Classe de Fertilidade
- Classe de Manutenção
- Classificação da Ocupação
- Componente
- Conta de Custeio
- Cultura/Ocupação
- Depósito
- Elemento Climático
- Empresa
- Equipamento
- Equipe
- Espaçamento
- Estágio
- Extrato
- Fazenda
- Filial
- Fitossanidade
- Funcionário
- Grupo de Componente
- Grupo de Conta de Custo
- Grupo de Insumo
- Grupo de Material
- Grupo de Operação
- Grupo de Operação de Manutenção
- Grupo de Variedade
- Grupo Operativo
- Insumo
- Material
- Medição
- Modelo do Equipamento
- Motivo de Entrada de Manutenção
- Operação
- Operação de Manutenção
- Parcela
- Período de Produção
- Planta
- Ponto de Abastecimento
- Posto Meteorológico
- Prestador de Serviço
- Projeto de Inventário
- Região Administrativa
- Setor
- Sistema de Colheita
- Sistema de Cultivo
- Sistema de Irrigação
- Sistema de Plantio
- Sistema Veicular
- Subsistema Veicular
- Tabela Auxiliar
- Talhão
- Textura de Solo
- Tipo de Lubrificante / Filtro
- Tipo de Parcela
- Tipo de Propriedade
- Tipo de Solo
- Tipo de Terraço
- Topografia
- Unidade Administrativa
- Unidade Receptora
- Variedade
- O campo Tabela Auxiliar será de preenchimento obrigatório quando no campo Cadastro for delimitada a opção “Tabela Auxiliar”. (Tamanho do campo: 10 caracteres)
- Consulta para Filtro: Indicador cujo o Tipo de Resultado é “Consulta para Filtro”. O Indicador do tipo “Consulta para Filtro” deve estar previamente cadastrado. Quando informado que o filtro está associado a um Indicador do tipo “Consulta para Filtro”, na tela de execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo (pop up) para o usuário selecionar o registro a ser filtrado. Campo habilitado somente quando o filtro não está relacionado a Cadastro. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Comando SQL (condição): Comando SQL utilizado para aplicar o filtro. Os comandos WHERE e AND serão colocados automaticamente em tempo de execução, ou seja, não é necessário ser informado nesse campo. Para realizar referência ao Filtro é necessário informá-lo com seu código entre colchetes, por exemplo, para aplicar o filtro “Data Inicial” que possui o código “DATAI” comparando com o campo “DT_OPERACAO” da consulta informe: “DT_OPERACAO >= [DATAI]”. Se o filtro não for obrigatório e na execução do Processo Agrícola o mesmo também não for informado, o comando SQL (condição) não será incluído na consulta. (Tamanho do campo: 250 caracteres).
...
- Valor padrão (fórmula): Valor padrão para o filtro. O valor padrão pode ser definido através de fórmula, onde é possível utilizar fórmula para obter a Unidade Administrativa Corrente, Data Atual, Data Atual – 30 dias, texto qualquer e etc.
Exemplo de sintaxe permitida:
Data Inicial: TODAY()-30
Data Final: TODAY()
Processos Anteriores
Objetivo: Informar os Processos Agrícolas Anteriores. Ao informar um Processo Agrícola Anterior, considera-se que a execução do Processo Agrícola é dependente dos resultados obtidos com a execução do Processo Agrícola Anterior.
Campos obrigatórios:
- Processo: o usuário pode informar os Processos Agrícolas Anteriores. Informar um processo anterior indica que para e execução do Processo Agrícola deve-se realizar o Processo Agrícola Anterior previamente, pois o Processo atual necessita de resultados gerados do Processo Agrícola Anterior. O processo Anterior deve estar previamente cadastrado. O processo anterior deve ser diferente do processo atual. (Tamanho do campo: 10 Caracteres).
Unidades
Objetivo: Informar e configurar as Unidades Administrativas que podem executar o Processo Agrícola. Se não for informada nenhuma Unidade Administrativa indica que o Processo Agrícola pode ser utilizado por qualquer Unidade Administrativa.
Campos Obrigatórios:
- Unidade Administrativa: Unidade Administrativa que pode executar o Processo Agrícola. A Unidade Administrativa deve estar previamente cadastrada. (Tamanho do Campo: 10 inteiros)
Direitos de Acesso
Objetivo: Configurar os Grupos de Usuários e Usuários que podem executar o Processo Agrícola. Se não for informado nenhum Grupo de Usuário e/ou Usuário indica que o Processo Agrícola pode ser utilizado por qualquer Usuário.
Grupos de usuários:
- Permite configurar quais os Grupos de Usuários podem executar o Processo Agrícola.
Exceções:
- Permite configurar quais os usuários deverão ser tratados como exceção.
- ID usuário: Usuário que será tratado como exceção. (Tamanho do campo: 25 caracteres)
- Permite (Sim/Não): Indica como será tratada a exceção para o usuário (Sim-Indica que será permitido executar o Processo Agrícola para o usuário independente se o Grupo do Usuário estar ou não configurado para permissão. Não-Indica que NÃO será permitido executar o Processo Agrícola para o usuário independente se o Grupo do Usuário está ou não configurado para permitir.
Filtro:
- Código: Código do Processo Agrícola Personalizado. Campo Formado por Caracteres Maiúsculos, Números e o Caracter Especial _ (Underline). (Tamanho do campo: 10 caracteres)
...