Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

A Nova Plataforma de Cobrança ou simplesmente NPC é o resultado de um projeto conjunto da Febraban e CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos que visa reduzir as fraudes praticadas no mercado de cobrança bancária. A cobrança bancária, por sua vez, é operada a partir do estabelecimento de convênios de cobrança entre as instituições financeiras e seus clientes, de modo que a primeira faz a emissão (de maneira própria ou via banco correspondente) de boletos de cobrança em nome do cliente beneficiárioClique aqui para entender, em linhas gerais, o que é a NPC.

A NPC é composta por dois principais sistemas centralizadores de informações operados pela CIP:

A solução TOTVS para a NPC contempla os dois macroprocessos citados acima a partir de um front Web/Java construído inicialmente para atender à Central de Beneficiários, ainda no ano de 2015. Em 2017, o mesmo front incorporou as transações adicionais para também atender à  e Central de Boletos , todavia o núcleo da solução TOTVS para a Central de Boletos é um barramento de serviços independente do front end denominado SERVIÇOS CIP.de Cobrança, a partir de um front Web/Java

Além destes dois macroprocessos, há também transações comuns ao DDA, a maioria delas consultas ao DDA.

Abaixo, um diagrama em alto nível dos principais componentes da solução TOTVS para a NPC: 


 


Para os clientes TOTVS usuários da solução de crédito do segmento Financial Services e da linha de produtos Core Banking (cujo backoffice é conhecido como Credimaster), está contemplada a integração nativa desta solução com o módulo NPC TOTVS. Com efeito, os boletos de cobrança eventualmente originados, alterados ou liquidados no Credimaster serão incluídos, alterados ou baixados na NPC CIP via integração automática com o módulo NPC TOTVS. A referida integração é totalmente baseada em serviços e não há arquivos ou interfaces batch de qualquer tipo envolvidas no processo. Abaixo, o diagrama de contexto desta integração: