Páginas filhas
  • 1301 - Receber Mercadoria - DR.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleOutras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:
Informações Principais:

O cabeçalho Informações Principais é fixo para todas as abas, independente da aba que será selecionada e possui opções de pesquisa indispensáveis para a busca do pedido de compra, a fim de iniciar o processo de Entrada de Mercadoria, como Filial (esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na Rotina 131 – Permitir Acesso a Dados.), Tipo Entrada, Nº NF, Série, Espécie e Fornecedor.

Observação: caso o número de Série não seja informado e, no momento que o usuário clicar duas vezes no item na grid para incluí-lo, será apresentada a mensagem: Número de série não informado, deseja continuar assim mesmo?. Caso já exista um item inserido, a mensagem não será exibida. Essa mensagem tem a finalidade de auxiliar o usuário no preenchimento do campo para não esquecer de informar.

Itens da Entrada de Mercadoria:

Image Modified


Expandir
titleObservações Adicionais:
  • Para a entrada da mercadoria, deverão ser informados obrigatoriamente os campos: Filial, Tipo de Entrada e Nº. Nota Fiscal (caso a opção Gera Nº NF esteja com a opção igual a Não);
  • O cadastro de uma nota fiscal com duplicidade de número, série e fornecedor poderá ser restringido, ao ser marcada a permissão de acesso 25 - Restringir duplicidade NF mesmo Nº. Série e Fornecedor, incluída na Rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina.

    Observação: sendo marcada a restrição ao usuário, ao informar dados da nota com duplicidade é exibida a mensagem: Já existe NF com os dados informados, Número, série e fornecedor. Caso contrário o processo seguirá normalmente.
  • Os custos do produto serão atualizados somente quando for realizada a primeira entrada dele no sistema, ou se o mesmo estiver zerado. Desta forma, a rotina verificará se os custos do produto referente a cada entrada são iguais a zero (0) ou vazio (nulo). Se sim, efetuará sua atualização referente ao valor base da entrada.
  • Caso esteja marcada a opção Sim, na Rotina 203 - Cadastrar Produto, aba Cond. venda, caixa Controla patrimônio, campo Observação e a entrada seja do tipo S - Mat.Consumo / Imobilizado e o produto seja do tipo EQ - Equipamento, ao realizar uma entrada de mercadoria a tela Dados do Equipamento é exibida solicitando seu preenchimento. Caso contrário, a tela não é exibida.
  • Caso a permissão 22 - Restringir entrada de mercadoria de fornecedores bloqueados, da Rotina 530, esteja marcada, ao informar o Fornecedor, não é permitido a entrada de uma nota fiscal que pertença a um fornecedor bloqueado, exibindo a mensagem Fornecedor Bloqueado na Rotina 202- Cadastrar Fornecedor ou na Rotina 1816 - Bloquear Fornecedor Manualmente. Caso contrário, o processo seguirá normalmente onde permitirá a entrada da nota fiscal.
  • Ao informar o fornecedor no campo Fornecedor da tela principal e caso o parâmetro Emite NF-e da Rotina 202 (aba Parâmetros, sub-aba Outros da tela Cadastro), esteja marcado e a permissão de acesso 23 - Bloquear entrada manual se fornecedor emite NF-e da Rotina 530 também esteja marcada, é exibida a seguinte mensagem: "Fornecedor informado parametrizado no cadastro de fornecedores para receber somente Notas Fiscais de entrada através do arquivo XML (NF-e). Utilize a opção Importação / 01 - Nota fiscal eletrônica para importar o arquivo XML. Operação será cancelada!". Neste caso, não é permitido a entrada de nota fiscal manual se o fornecedor emite NF-e. Caso contrário, se estiver marcada somente a permissão ou só o parâmetro, o bloqueio não é feito e seguirá o processo normalmente.
  • No filtro Fornecedor, caso seja informado ou selecionado um fornecedor bloqueado no SEFAZ é exibida a mensagem de alerta interrompendo o processo de entrada: " Fornecedor X bloqueado na SEFAZ utilizando o processo de integração com a Rotina 1075- Validação de Dados Fiscais - SEFAZ. Entrada não permitida".
  • As notas fiscais selecionadas para entrega futura, através do filtro NF Entrega Futura, localizado na caixa Informações Principais são gravadas na rotina ao selecionar, a opção 2 - Ent. Entrega Futura no filtro Tipo Entrada, e clicar o botão Gravar. Desta forma, essa informação permanece gravada no próximo acesso à rotina.
  • Totalizadores: utilizada para exibir a localização da diferença entre a Soma dos Itens da NF e o Total da NF ao gravar a NF de entrada. Esta verificação será de acordo com o valor informado no parâmetro 1928 - Permitir valor máximo de diferença (arredondamento) entre soma itens da NF e o total da NF da Rotina 132 - Parâmetros da Presidência.
    Para este processo será necessário:
    - Marcar o parâmetro 2329 - Considerar divergência de entrada no primeiro item da NF da Rotina 132 - Parâmetros da Presidência;
    - Marcar a permissão de acesso 20 - Utiliza conferência de totalizadores da Rotina 530.
  • Pedidos Pendentes-F6: utilizada para exibir os pedidos de compras na grid de Itens da Entrada de Mercadoria e dos itens na grid inferior, ao serem pesquisados, de acordo com dados selecionados no cabeçalho Informações Principais. O tipo de embalagem pode ser convertido de embalagem Master para Venda ou de Venda para Master, sem a necessidade de alterar o pedido de compra, facilitando o recebimento de mercadorias através do botão Converter unidade, principalmente quando o fornecedor envia na mesma nota fiscal os produtos com unidade master e venda.

  • É nesta aba que o processo de Entrada de Mercadoria se inicia, ao selecionar o número do pedido e clicar duas vezes sobre o item na grid inferior, onde serão apresentadas todas as informações em nova tela (Preço de Compra, Custos da Nota Fiscal, Custos Adicionais, Embalagem, Informações Fiscais e Base de Cálculo de Retenção - BCR, Subst. Tributária) que foram negociadas no momento da digitação do pedido de compra. Após a confirmação dos dados, a situação dos itens é definida por diferentes cores na grid, especificadas na legenda que se encontra no rodapé dessa aba.

    Saiba como é realizado o processo de entrada de mercadoria em relação a data prevista de entrega.

  • Itens–F5: utilizada para exibir os itens recebidos através da aba Pedidos Pendentes-F6. Possui o seguinte botão:

  • Aplicações: utilizado para aplicar os campos %ICMS, % Redução de ICMS, CFOP – Código Fiscal, % Cred. ICMS Custo, PIS,  COFINS e ICMS Antecipado automaticamente nos itens inseridos na nota. Este botão somente é habilitado caso exista pelo menos um item inserido. 
  • Tabela de Produtos-F7: utilizada para exibir os dados dos produtos na planillha. Na parte superior, estão as opções de filtro: Pesquisar por, Fornecedor, Marca, Departamento e Unidade da Entrada (Venda/Master) . Também são disponibilizados dois parâmetros para compor o filtro: Incluir produtos PV e Incluir produtos fora de linha. Ao selecionar o produto na planilha e clicar duas vezes sobre o mesmo, é aberta a tela Inclusão de Item, com todas as informações referentes a um produto específico: Preço de Compra, Quantidade Compra, Total do Item, %Desconto Comercial, Preço Líquido Total, Preço Líquido, Custos Nota Fiscal, Custos Adicionais, Substituição Tributária, Informações Fiscais e Base de Cálculo de Retenção (BCR). 
    Observações:

    - Na tela Inclusão de Item, ao clicar em Confirmar, caso no parâmetro 2467 – Somar Frete FOB à base do PIS/COFINS da Rotina 132 esteja marcado como Sim o frete FOB é considerado na base de cálculo do PIS/COFINS. Para isso, os parâmetros 1670 – Calcular redução de PIS no frete e 1568 – Calcular redução de PIS no frete contábil devem estar marcados como Não.

    - Esta aba é disponibilizada somente nos tipos de entrada (2 - Ent. Entrega Futura, 4 - Ent. c/NF Própria, R-Ent. Simples Remessa e S -Ent. Simples Remessa) ao serem selecionados, ou seja, esta aba permanece oculta nos demais tipos de compra.

  • Tributação-F8: utilizada para gerar tributação, onde estão contidas todas as ações realizadas após o processo de recebimento. O botão Gerar Tribut. irá calcular o valor da tributação de acordo com a alíquota de ICMS que foi digitado no pedido de compra. Na planilha, são exibidas as informações Valor de Base, Alíquota (poderá variar de acordo com cada item selecionado) e ICMS. Esta aba também valida a tributação de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Saiba mais sobre este processo.

  • Condição de Pagamento-F9: utilizada para gerar condição de pagamento, onde consta o botão principal Gerar Pagto. e as opções para a base do prazo de pagamento, Prazo Baseado na Data de, que pode ser de Faturamento, Embarque, Entrega ou Emissão do Pedido na parte superior da tela. No rodapé dessa aba são apresentados os campos informativos Prazo médio Entrada e Prazo médio Pedido.

    Na planilha, o sistema exibe as seguintes informações: data de vencimento, prazo, valor, localização, desconto financeiro e histórico complementar, etc.

  • Conhecimento de Frete-F10: utilizada para informar sobre o frete, onde possui dois campos para pesquisa na parte superior: Num. Conhec. e Transportadora (do lado esquerdo da tela) e os dados do Conhecimento de Frete (campos informativos do lado direito da tela). 

    Para inserir o lançamento de mais de um conhecimento de frete em uma mesma Nota Fiscal o usuário deve clicar o botão Novo Conhecimento que são listados na planilha. É exibida a tela Conhecimento de Frete onde os conhecimentos podem ser editados pela opção Consultar Conhecimento e cancelados pela opção Cancelar Conhecimentos.
     A tela Conhecimento de Frete é disposta nas três abas seguintes:

    - Tributação: é utilizada para inserir a alíquota – base cálculo ICMS e valor crédito ICMS.
    - Notas fiscais relacionadas: é utilizada para o caso onde exista mais de uma nota referente ao mesmo conhecimento de frete.
    - Opções: é utilizada para dar a opção ou não de se considerar o IPI.

    O campo abaixo, Cód. Contábil, é exibido automaticamente, de acordo com a parametrização da conta através do Frete, na Rotina 132 . Também é possível informar o percentual de ICMS do frete que é usado fora da nota fiscal.

    No cabeçalho dessa tela estão dispostos os seguintes campos a serem preenchidos: Data Emissão, Nº. Conhec., Série, Modelo, Espécie, Código Fiscal, Transportadora, Valor Frete, Total das NFs, Total IPI das NFs, %Frete sobre as NFs e Total Peso das NFs. O campo descritivo Total Pedágio utilizado para informar o valor do pedágio. Se o valor informado for maior que 0 (zero), então o cálculo da alíquota externa do crédito ICMS do Frete FOB é calculado sobre o valor do frete deduzindo o valor do pedágio. Consta ainda a caixa PIS/COFINS Transportadora, composta por:
    - Perc. PIS: exibe automaticamente os valores cadastrados na Rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, para a transportadora informada e vinculada a filial selecionada. Quando não cadastrado na Rotina 212, informar manualmente o percentual do PIS.
    - Vlr. PIS: utilizado para exibir o valor do PIS.
    - Perc. COFINS: exibe automaticamente os valores cadastrados na Rotina 212, para a transportadora informada e vinculada a filial selecionada. Quando não cadastrado na 212, informar manualmente o percentual do COFINS.
    - Vlr. COFINS: utilizado para exibir o valor do COFINS.
    - Base PIS/COFINS: utilizado para exibir o valor da base do PIS/COFINS.

    Observações:

    - A aba Notas fiscais relacionadas permanece oculta, onde é disponibilizada (apenas) quando o campo Total das NFs for preenchido;
    - Caso o campo Modelo esteja nulo, é exibida a mensagem: Modelo NF não informado! Deseja continuar?. Ao clicar em Sim a nota é gravada sem a informação; Se clicar em Não o cursor vai para o campo Modelo para que seja informado o modelo da nota fiscal. Caso o fornecedor seja emissor de Nota Fiscal Eletrônica este campo é preenchido de forma automática ao sair do campo Fornecedor, para agilizar o processo.

  • ST fora da NF-F11: utilizada para incluir a Substituição Tributária dos produtos, que possuem ST e que são tributados através de uma Guia ST. Saiba como é feito o cálculo da ST

, clicando aqui!
Nota
  • . Para saber como é feito cálculo do ST acesso o link Dúvidas mais Frequentes (Dentro da caixa Conteúdos Relacionados.)
    Observação: ao gerar tributação na aba

"
  • Tributação-F8

"
  • , não

será
  • é gerado valor de ICMS, porque o produto

será
  • é tributado através de uma guia ST. Ao informar a data, os campos "Nº Doc.

"
  • ,

"
  • Espécie

"
  • ,

"
  • Cod. Contábil

"
  • e

"
  • Observação

" serão
  • são preenchidos automaticamente pelo sistema. O campo

"
  • Fornecedor

" deverá
  • deve ser selecionado e, na

grid
  • planilha,

deverão
  • devem ser informadas manualmente a data de vencimento, valor e localização.


  • Desp. Adicionais-F12: utilizada para incluir despesas, exceto despesas relacionadas ao Frete ou Substituição Tributária fora da nota fiscal, e possui as seguintes opções:

- Botões Adicionar, Editar e Excluir;
- Filtro por fornecedor e campos para informar a Data de Vencimento, Valor ( que deve ser preenchido de acordo com o valor adicional) e campo Histórico (motivo da inclusão da despesa).

  • Outras despesas fora NF: utilizada para lançar qualquer despesa fora da nota fiscal.










 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

...