Páginas filhas
  • 1301 - Receber Mercadoria - DR.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleOutras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:
Informações Principais:

O cabeçalho Informações Principais é fixo para todas as abas, independente da aba que será selecionada e possui opções de pesquisa indispensáveis para a busca do pedido de compra, a fim de iniciar o processo de Entrada de Mercadoria, como Filial (esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na Rotina 131 – Permitir Acesso a Dados.), Tipo Entrada, Nº NF, Série, Espécie e Fornecedor.

Observação: caso o número de Série não seja informado e, no momento que o usuário clicar duas vezes no item na grid para incluí-lo, será apresentada a mensagem: Número de série não informado, deseja continuar assim mesmo?. Caso já exista um item inserido, a mensagem não será exibida. Essa mensagem tem a finalidade de auxiliar o usuário no preenchimento do campo para não esquecer de informar.

Itens da Entrada de Mercadoria:

Image Modified


Expandir
titleObservações Adicionais:
  • Para a entrada da mercadoria, deverão ser informados obrigatoriamente os campos: Filial, Tipo de Entrada e Nº. Nota Fiscal (caso a opção Gera Nº NF esteja com a opção igual a Não);
  • O cadastro de uma nota fiscal com duplicidade de número, série e fornecedor poderá ser restringido, ao ser marcada a permissão de acesso 25 - Restringir duplicidade NF mesmo Nº. Série e Fornecedor, incluída na Rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina.

    Observação: sendo marcada a restrição ao usuário, ao informar dados da nota com duplicidade é exibida a mensagem: Já existe NF com os dados informados, Número, série e fornecedor. Caso contrário o processo seguirá normalmente.
  • Os custos do produto serão atualizados somente quando for realizada a primeira entrada dele no sistema, ou se o mesmo estiver zerado. Desta forma, a rotina verificará se os custos do produto referente a cada entrada são iguais a zero (0) ou vazio (nulo). Se sim, efetuará sua atualização referente ao valor base da entrada.
  • Caso esteja marcada a opção Sim, na Rotina 203 - Cadastrar Produto, aba Cond. venda, caixa Controla patrimônio, campo Observação e a entrada seja do tipo S - Mat.Consumo / Imobilizado e o produto seja do tipo EQ - Equipamento, ao realizar uma entrada de mercadoria a tela Dados do Equipamento é exibida solicitando seu preenchimento. Caso contrário, a tela não é exibida.
  • Caso a permissão 22 - Restringir entrada de mercadoria de fornecedores bloqueados, da Rotina 530, esteja marcada, ao informar o Fornecedor, não é permitido a entrada de uma nota fiscal que pertença a um fornecedor bloqueado, exibindo a mensagem Fornecedor Bloqueado na Rotina 202- Cadastrar Fornecedor ou na Rotina 1816 - Bloquear Fornecedor Manualmente. Caso contrário, o processo seguirá normalmente onde permitirá a entrada da nota fiscal.
  • Ao informar o fornecedor no campo Fornecedor da tela principal e caso o parâmetro Emite NF-e da Rotina 202 (aba Parâmetros, sub-aba Outros da tela Cadastro), esteja marcado e a permissão de acesso 23 - Bloquear entrada manual se fornecedor emite NF-e da Rotina 530 também esteja marcada, é exibida a seguinte mensagem: "Fornecedor informado parametrizado no cadastro de fornecedores para receber somente Notas Fiscais de entrada através do arquivo XML (NF-e). Utilize a opção Importação / 01 - Nota fiscal eletrônica para importar o arquivo XML. Operação será cancelada!". Neste caso, não é permitido a entrada de nota fiscal manual se o fornecedor emite NF-e. Caso contrário, se estiver marcada somente a permissão ou só o parâmetro, o bloqueio não é feito e seguirá o processo normalmente.
  • No filtro Fornecedor, caso seja informado ou selecionado um fornecedor bloqueado no SEFAZ é exibida a mensagem de alerta interrompendo o processo de entrada: " Fornecedor X bloqueado na SEFAZ utilizando o processo de integração com a Rotina 1075- Validação de Dados Fiscais - SEFAZ. Entrada não permitida".
  • As notas fiscais selecionadas para entrega futura, através do filtro NF Entrega Futura, localizado na caixa Informações Principais são gravadas na rotina ao selecionar, a opção 2 - Ent. Entrega Futura no filtro Tipo Entrada, e clicar o botão Gravar. Desta forma, essa informação permanece gravada no próximo acesso à rotina.
  • Totalizadores: utilizada para exibir a localização da diferença entre a Soma dos Itens da NF e o Total da NF ao gravar a NF de entrada. Esta verificação será de acordo com o valor informado no parâmetro 1928 - Permitir valor máximo de diferença (arredondamento) entre soma itens da NF e o total da NF da Rotina 132 - Parâmetros da Presidência.
    Para este processo será necessário:
    - Marcar o parâmetro 2329 - Considerar divergência de entrada no primeiro item da NF da Rotina 132 - Parâmetros da Presidência;
    - Marcar a permissão de acesso 20 - Utiliza conferência de totalizadores da Rotina 530.
  • Pedidos Pendentes-F6: utilizada para exibir os pedidos de compras na grid de Itens da Entrada de Mercadoria e dos itens na grid inferior, ao serem pesquisados, de acordo com dados selecionados no cabeçalho Informações Principais. O tipo de embalagem pode ser convertido de embalagem Master para Venda ou de Venda para Master, sem a necessidade de alterar o pedido de compra, facilitando o recebimento de mercadorias através do botão Converter unidade, principalmente quando o fornecedor envia na mesma nota fiscal os produtos com unidade master e venda.

  • É nesta aba que o processo de Entrada de Mercadoria se inicia, ao selecionar o número do pedido e clicar duas vezes sobre o item na grid inferior, onde serão apresentadas todas as informações em nova tela (Preço de Compra, Custos da Nota Fiscal, Custos Adicionais, Embalagem, Informações Fiscais e Base de Cálculo de Retenção - BCR, Subst. Tributária) que foram negociadas no momento da digitação do pedido de compra. Após a confirmação dos dados, a situação dos itens é definida por diferentes cores na grid, especificadas na legenda que se encontra no rodapé dessa aba.

    Saiba como é realizado o processo de entrada de mercadoria em relação a data prevista de entrega.

  • Itens–F5: utilizada para exibir os itens recebidos através da aba Pedidos Pendentes-F6. Possui o seguinte botão:

  • Aplicações: utilizado para aplicar os campos %ICMS, % Redução de ICMS, CFOP – Código Fiscal, % Cred. ICMS Custo, PIS,  COFINS e ICMS Antecipado automaticamente nos itens inseridos na nota. Este botão somente é habilitado caso exista pelo menos um item inserido. 
  • Tabela de Produtos-F7: utilizada para exibir os dados dos produtos na planillha. Na parte superior, estão as opções de filtro: Pesquisar por, Fornecedor, Marca, Departamento e Unidade da Entrada (Venda/Master) . Também são disponibilizados dois parâmetros para compor o filtro: Incluir produtos PV e Incluir produtos fora de linha. Ao selecionar o produto na planilha e clicar duas vezes sobre o mesmo, é aberta a tela Inclusão de Item, com todas as informações referentes a um produto específico: Preço de Compra, Quantidade Compra, Total do Item, %Desconto Comercial, Preço Líquido Total, Preço Líquido, Custos Nota Fiscal, Custos Adicionais, Substituição Tributária, Informações Fiscais e Base de Cálculo de Retenção (BCR). 
    Observações:

    - Na tela Inclusão de Item, ao clicar em Confirmar, caso no parâmetro 2467 – Somar Frete FOB à base do PIS/COFINS da Rotina 132 esteja marcado como Sim o frete FOB é considerado na base de cálculo do PIS/COFINS. Para isso, os parâmetros 1670 – Calcular redução de PIS no frete e 1568 – Calcular redução de PIS no frete contábil devem estar marcados como Não.

    - Esta aba é disponibilizada somente nos tipos de entrada (2 - Ent. Entrega Futura, 4 - Ent. c/NF Própria, R-Ent. Simples Remessa e S -Ent. Simples Remessa) ao serem selecionados, ou seja, esta aba permanece oculta nos demais tipos de compra.

  • Tributação-F8: utilizada para gerar tributação, onde estão contidas todas as ações realizadas após o processo de recebimento. O botão Gerar Tribut. irá calcular o valor da tributação de acordo com a alíquota de ICMS que foi digitado no pedido de compra. Na planilha, são exibidas as informações Valor de Base, Alíquota (poderá variar de acordo com cada item selecionado) e ICMS. Esta aba também valida a tributação de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Saiba mais sobre este processo.

  • Condição de Pagamento-F9: utilizada para gerar condição de pagamento, onde consta o botão principal

"
  • Gerar Pagto.

"
  • e as opções para a base do prazo de pagamento

"
  • , Prazo Baseado na Data de

"
  • , que

poderão
  • pode ser de Faturamento, Embarque, Entrega ou Emissão do Pedido na parte superior da tela. No rodapé dessa aba

serão
  • são apresentados os campos informativos

"
  • Prazo médio Entrada

"
  • e

"Prazo médio Pedido". 
  • Prazo médio Pedido.

    Na planilha, o sistema exibe as seguintes informações: data de vencimento, prazo, valor, localização, desconto financeiro e histórico complementar, etc.

  • Conhecimento de Frete-F10: utilizada para informar sobre o frete, onde possui dois campos para pesquisa na parte superior: Num. Conhec. e Transportadora (do lado esquerdo da tela) e os dados do Conhecimento de Frete (campos informativos do lado direito da tela). 

    Para inserir o lançamento de mais de um conhecimento de frete em uma mesma Nota Fiscal o usuário deve clicar o botão Novo Conhecimento que são listados na planilha. É exibida a tela Conhecimento de Frete onde os conhecimentos podem ser editados pela opção Consultar Conhecimento e cancelados pela opção Cancelar Conhecimentos.
     A tela Conhecimento de Frete é disposta nas três abas seguintes:

    - Tributação: é utilizada para inserir a alíquota – base cálculo ICMS e valor crédito ICMS.
    - Notas fiscais relacionadas: é utilizada para o caso onde exista mais de uma nota referente ao mesmo conhecimento de frete.
    - Opções: é utilizada para dar a opção ou não de se considerar o IPI.

    O campo abaixo, Cód. Contábil, é exibido automaticamente, de acordo com a parametrização da conta através do Frete, na Rotina 132 . Também é possível informar o percentual de ICMS do frete que é usado fora da nota fiscal.

    No cabeçalho dessa tela estão dispostos os seguintes campos a serem preenchidos: Data Emissão, Nº. Conhec., Série, Modelo, Espécie, Código Fiscal, Transportadora, Valor Frete, Total das NFs, Total IPI das NFs, %Frete sobre as NFs e Total Peso das NFs. O campo descritivo Total Pedágio utilizado para informar o valor do pedágio. Se o valor informado for maior que 0 (zero), então o cálculo da alíquota externa do crédito ICMS do Frete FOB é calculado sobre o valor do frete deduzindo o valor do pedágio. Consta ainda a caixa PIS/COFINS Transportadora, composta por:
    - Perc. PIS: exibe automaticamente os valores cadastrados na Rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, para a transportadora informada e vinculada a filial selecionada. Quando não cadastrado na Rotina 212, informar manualmente o percentual do PIS.
    - Vlr. PIS: utilizado para exibir o valor do PIS.
    - Perc. COFINS: exibe automaticamente os valores cadastrados na Rotina 212, para a transportadora informada e vinculada a filial selecionada. Quando não cadastrado na 212, informar manualmente o percentual do COFINS.
    - Vlr. COFINS: utilizado para exibir o valor do COFINS.
    - Base PIS/COFINS: utilizado para exibir o valor da base do PIS/COFINS.

    Observações:

    - A aba Notas fiscais relacionadas permanece oculta, onde é disponibilizada (apenas) quando o campo Total das NFs for preenchido;
    - Caso o campo Modelo esteja nulo, é exibida a mensagem: Modelo NF não informado! Deseja continuar?. Ao clicar em Sim a nota é gravada sem a informação; Se clicar em Não o cursor vai para o campo Modelo para que seja informado o modelo da nota fiscal. Caso o fornecedor seja emissor de Nota Fiscal Eletrônica este campo é preenchido de forma automática ao sair do campo Fornecedor, para agilizar o processo.

  • ST fora da NF-F11: utilizada para incluir a Substituição Tributária dos produtos, que possuem ST e que são tributados através de uma Guia ST. Saiba como é feito o cálculo da ST, clicando aqui!
    Nota: ao gerar tributação na aba "Tributação-F8", não será gerado valor de ICMS, porque o produto será tributado através de uma guia ST. Ao informar a data, os campos "Nº Doc.", "Espécie", "Cod. Contábil" e "Observação" serão preenchidos automaticamente pelo sistema. O campo "Fornecedor" deverá ser selecionado e, na grid, deverão ser informadas manualmente a data de vencimento, valor e localização






 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

...

Campo:

Descrição

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 



Conteúdos Relacionados:

Expandir
titleDúvidas mais frequentes:

Dúvidas mais Frequentes

Como é realizado o cálculo da Substituição Tributária com Valor de Pauta e com o Valor de IVA? 

Resposta:

Para realizar o cálculo da ST com valor de Pauta é necessário parametrizá-lo através da Rotina 212 e marcar o tipo de tributação trabalhado (caso trabalhe com tributação por produto, selecionar a opção 01; caso utilize tributação por Estado, selecionar a opção 02 e clicar no botão "Avançar").



Feito isso, deverão ser informados os filtros para a pesquisa do produto e clicar novamente no botão "Avançar".

Selecionar os produtos desejados e estes serão apresentados em suas tributações. Basta cadastrar no campo "Vr. Pauta", que é o valor de pauta a ser apresentado na rotina 209, no momento da geração do pedido de compra.



Para melhor entendimento do cálculo da ST (Substituição Tributária), o qual utiliza o IVA (Índice de Valor Agregado), segue abaixo exemplo prático:



Produto 'X'

Valor de compra do produto = R$200,00

Alíquota Interna = 17% (Alíquota de Venda Dentro do Estado)

Alíquota Externa = 07% (Alíquota destacada na NF de Compra)

%IVA = 30% (Tabela de Índice de Valor Agregado - Estipulado pelo Governo).



Cálculo:



Base de Cálculo ST = [(Preço de Compra - Desconto Comerciais + Frete (Dentro NF) + IPI + Outras Despesas (Selo)) + %IVA]



Cálculos para encontrar o valor da ST:



Calc_1 = Base de Calculo ST x Alíquota Interna

Calc_2 = Preço de Compra x Alíquota Externa

Valor ST = Calc_1 - Calc_2



Exemplo:

...



Base de Cálculo ST = [(200,00 - 0,00 + 0,00 + 0,00 + 0,00 ) + 30% = 260,00

260,00 x 17% = 44,20

200,00 x 07% = 14,00

ST = 44,20 - 14,00

ST = 30,20



A diferença entre o Cálculo da ST e o Cálculo da ST com Pauta é que a última é calculada sobre um valor de pauta estabelecido pelo governo e, com isso, sua base não irá alterar com a variação do preço da mercadoria.

Para melhor entendimento do Cálculo Substituição Tributária com Pauta, segue abaixo um exemplo prático:



Produto 'X';

Valo r= 200,00;

Alíquota Interna = 17% (Alíquota de Venda Dentro do Estado);

Alíquota Externa = 07% (Alíquota destacada na NF de Compra);

Vl. Pauta = 250,00 (Valor da Base de Calculo de IVA estipulado pelo Governo).



Cálculos para encontrar o valor da ST com pauta:



Calc_1 = Vl. Pauta x Alíquota Interna

Calc_2 = Vl. Produto x Alíquota Externa


VlST =Calc_1 - Calc_2

Exemplo:

250,00 x 17% = 42,50

200,00 x 07% = 14,00

ST = 42,50 - 14,00

ST = 28,50