Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Questão:

No evento S-2300, do eSocial, para prestadores de serviços sem vínculo empregatício temos uma dúvida:
A operadora de planos de saúde terá que enviar, ao e-Social, as informações dos prestadores de serviços cooperados (da cooperativa médica) e dos prestadores pessoa física sem vínculo empregatício.
Pergunta 1: Deve enviar os dois tipos de prestadores em um mesmo arquivo S-2300 ou os cooperados num arquivo e os prestadores pessoa física em outro arquivo?
Pergunta 2: Caso seja em um mesmo arquivo, é possível que seja enviado em arquivos separados, caso a operadora de planos de saúde assim o desejar?

Pergunta 3:Estamos enviando informações de valores de profissionais autônomos (S-1200 e S-1210) porém notamos que não é possível a carga/envio sem que haja envio do evento S-2300 (cadastro),hoje temos que obrigatoriamente enviar o evento S-2300 para autônomos ?




Resposta:

Em relação ao seu questionamento esclarecemos a princípio que a empresa não está obrigada a cadastrar no evento S- 2300 - Trabalhador sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início os contribuintes individuais (autônomos )que lhe prestaram serviços. 

Esse cadastramento é opcional para facilitar seu controle interno (Manual de Orientação do e-Social em instruções sobre o evento S-2300). Se a empresa optar em não lançar os autônomos (contribuintes individuais) neste evento (S-2300), os lançará somente no evento S-1200 - Remuneração de Trabalhador Vinculado ao Regime Geral de Previdência Social.

Informamos também que neste evento (S-2300) os cooperados serão lançados somente pela Cooperativa. Portanto, se no caso em questão, a operadora de planos de saúde é uma cooperativa ela lançará os seus cooperados neste evento. Contudo, caso não seja uma cooperativa, ou seja, está tomando serviços de uma cooperativa, os cooperados a seu serviço não serão lançados.

Quanto aos arquivos, o e-Social difere de outras obrigações trabalhistas, como por exemplo a entrega da RAIS e da GFIP.

Em relação à GFIP, se a empresa encaminhar uma segunda GFIP/SEFIP com a mesma chave (mesma competência, mesmo código de recolhimento, mesmo FPAS e mesmo CNPJ), a segunda excluirá a primeira (um arquivo por competência) e na RAIS, haverá somente a retificação do erro, salvo se o erro foi no CNPJ da empresa hipótese em que se exclui a primeira e se envia uma nova com todas as informações.

No e-Social, a empresa deverá encaminhar este evento S-2300, até o dia 7 do mês subseqüente ao de sua ocorrência, sendo que fica a seu critério o cadastramento de todos de uma só vez até esta data ou ir cadastrando separadamente que não haverá diferença, ou seja, todos os trabalhadores sem vínculo constarão deste evento pois eles fazem parte de um mesmo banco de dados (Evento S-2300).

De acordo com o MOS(manual de orientação do eSocial) o evento S-2300 (Trabalhador sem vínculo de emprego/Estatutário) ,ele não fala da obrigatoriedade do envio , porém na Aba Informações Adicionais desse evento o item 6.1°- B, fala que:

b) Sendo o cessionário responsável pela folha de pagamento do servidor cedido ,deve enviar as informações cadastrais do servidor cedido, pelo evento S-2300 -(Trabalhador sem vínculo de Emprego/Estatuário) Início , e as informações de remuneração pelo evento S-1200 (Remuneração do trabalhador).

Portanto ,

O que




Chamado/Ticket:

1067215; 1717044,3221462



Fonte:Manual de Orientação do e-Social v.2.2.