Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Digitação de Guias no Portal do Prestador - Resumo de Internação e Honorários

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PPLDIGGUIAS

Digitação de Guias no Portal

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA090

Rotina de Atendimento

WSPLSXFUN 

WebService
WSPLSXMOVWebService
PLSFNCDOFFFunções do Digitação de Contas Portal - Off-Line
CO_GUIAController do Digitação de Contas Portal - Off-Line

Cadastros Iniciais:

Definição de regras em Usuários do Portal

Parâmetro(s):

MV_PLSDIGP

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados.

Tabelas Utilizadas:

BSO - Usuario Portal x Prestador
BCI - Protocolo de Entrega de Guias 
BD5 - Processamento de Contas
BD6 - Eventos do Processamento de Contas
BD7 - Composição dos Eventos

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®


Descrição

Inclusão das guias de Resumo de Internação e Honorários no combo do Digitação de Contas no Portal do Prestador - Guias Off-Line no menu do Portal. Assim, o prestador pode lançar em casos de contingência ou outros as guias de Resumo de Internação e/ou Honorários efetuados, de modo que pode lançar e editar essas guias, até a sua completa finalização e no final, realizar a geração do Protocolos de Entrega de Guias - PEG - no portal, para sinalizar a sua entrega para a Operadora e seu pagamento pela prestação dos serviços. 

Desta forma, no Digitação de Contas do Portal do Prestador, podemos agora lançar além das guias de SADT e Consulta, as guias de Resumo de Internação e honorários.


Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o seguinte parâmetro:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDIGP

Tipo:

Caracter

Descrição:

Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.



Procedimento para Utilização 

Usuários do Portal - Definição de Acesso

  1. Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não utilizado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, o valor "0003" (sem aspas e apenas um exemplo).

  2. Depois, será necessário definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

  3. O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.
  4. Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
  5. Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

    Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

    Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

  6. Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Wizard

  1. Além da configuração do prestador, para que a rotina funcione corretamente e com os layouts da guia conforme TISS, é necessário rodar o Wizard mais atualizado das seguintes tabelas:
    1. B7A - cfg_impressao_guias_tiss.CSV
    2. B7B - estrutura_impressao_guias_tiss.CSV
    3. B7C - grupos_de_campos.CSV
  2. Para rodar o Wizard, é necessitário colocar os arquivos csv's acima na pasta "plswizard", que fica dentro do diretório padrão do Protheus (RootPath).
  3. Para maiores informações de como proceder com a atualização via wizard, consulte o documento abaixo:
Informações
titleInformações sobre a rotina PLSWIZARD

DT_WIZARD_Carga_e_Atualização_de_Dados


Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão

GUIA DE HONORÁRIOS


a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias.


c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias.

d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.


e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações.

Informações

A guia de Honorários é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo. Tanto, que ao abrir a guia de Honorários, deve-se informar no campo 3 - Número da Guia de Internação, o numero da guia de Solicitação de Internação para qual está lançando o honorário médico, através da digitação manual do número da guia ou através da lupa de pesquisa, conforme imagem abaixo.


f. No restante, o lançamento de informações é idêntico as demais guias, bastando lançar as informações desejadas.

g. Na guia de Honorários, é obrigatório informar ops executantes para cada evento médico lançado, ou seja, se foi incluído um procedimento de Consulta e outro de Extração de Corpo estranho - por exemplo-  é obrigatório informar para os dois procedimentos os executantes envolvidos.

    • Caso o usuário lance apenas os eventos e não informe nenhum executante, o sistema não irá permitir que a guia seja salva e irá emitir alerta que é necessário informar os executantes;
    • Caso o usuário lance os dois eventos acima, mas informe o executante apenas para o procedimento Consulta e nenhum para o de Extração de Corpo Estranho, o sistema não irá permitir que a guia seja salva e irá emitir alerta que é necessário informar os executantes.

h. Caso na guia de Solicitação de Internação ou em alguma de Prorrogação de Internação - atrelada a guia de Internação - tenhamos algum evento onde é previsto auxiliares, ao informar o número da guia de Solicitação de Internação no campo 3 da guia de Honorários, o sistema irá checar nestas guias o procedimento que tem o maior número de auxiliares previstos, para carregar em memória este número, ou seja:

    • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 2 auxiliares, o sistema irá carregar em memória este número de 2 auxiliares;
    • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 1 auxiliar, mas temos uma guia de Prorrogação atrelada e nela consta outro procedimento com previsão de 3 auxiliares, o sistema irá carregar em memória o número de 3 auxiliares
    • Ou seja, o sistema irá verificar qual é o procedimento com maior número de auxiliares previstos, para carregar este número no momento da digitação da guia de honorários. 
    • Esta ação ocorre devido a temos momentos onde temos uma cirurgia que teremos dois eventos médicos, mas em apenas um temos a previsão de 2 auxiliares e no segundo evento, apenas 1 auxiliar. Mas como durante a cirurgia ambos ficam na sala, o segundo auxiliar pode cobrar o valor de seu honorário como segundo auxiliar no procedimento que não contempla este segundo auxiliar. Esta regra se aplica também no caso de temos uma cirurgia onde é contemplado o auxiliar, mas é realizado outro procedimento médico que não contempla auxiliar algum. Como o auxiliar ficou presente na sala de cirurgia, pode também cobrar sua participação como auxiliar neste evento que não é prevê o auxiliar.
      • Assim, caso na guia de Internação e/ou Prorrogação tenhamos um procedimento que consta 1 auxiliar, ao tentar lançar um segundo auxiliar em qualquer procedimento da guia de honorário, o sistema irá emitir um alerta informando que a participação é inválida, pois o máximo previsto é 1 auxiliar. Caso tenhamos dois, poderá ser lançado os graus de participação 01 e 02 nos procedimentos, mas ao tentar lançar um terceiro -  o sistema irá emitir este alerta e não deixará incluir esta participação não prevista.

        Informações
        titleAtenção

        Essa regra de validação de auxiliares é checada tanto no nível de BD4 - Composição do Evento, quanto no nível da BKC - Unidade de Saúde.

i. No final do processo, ao clicar no botão Confirmar, o sistema exibirá um alerta para que o prestador selecione se deseja mesmo finalizar a guia ou não. Se optar pela opção "Sim, conclui a digitação", a guia irá ter sua Mudança de Fase efetuada, podendo ficar no status Finalizada ou Conferência. Caso opte pela opção "Não, desejo continuar posteriormente", a guia permanecerá com o status "Em digitação".



GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias


c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias.

d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir o número da solicitação de internação para qual a guia será digitada.

    • O usuário no campo "Informe o número da Solicitação de Internação" pode digitar manualmente o número da guia de Solicitação de Internação ou então, usar a pesquisa, clicando na lupa do campo. Note que essa opção de busca direta pela solicitação de Internação ocorre somente na guia de Resumo de Internação. 

      Informações
      titleInformações

      A guia de Resumo de Internação é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo. Tanto, que ao abrir a guia de Honorários, deve-se informar no campo 3 - Número da Guia de Internação, o numero da guia de Solicitação de Internação para qual está lançando o honorário médico, através da digitação manual do número da guia ou através da lupa de pesquisa, conforme imagem abaixo.

e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações.

f. Na guia de Resumo de Internação, diferente da guia de Honorários, é opcional o lançamento dos executantes que realizaram o procedimento. Logo, é possível incluir apenas os procedimentos e realizar a gravação da guia.

g. Na guia de Resumo de Internação, temos maiores informações acerca de datas de Inicio e fim de faturamento, bem como hora inicial e final de faturamento. 

  • Caso no campo Data Inicial ou Final de faturamento sejam colocados datas inferiores a data de internação ou data maior que a alta, o sistema irá criticar essas datas, para correção do usuário.
  • Caso no campo Data do Procedimento seja alterado para uma data inferior ou maior que as datas contidas no campo Data Inicial e Final de Faturamento, o sistema irá criticar essa data, informando que deve ficar no intervalo das datas de faturamento.

h.

g. Caso na guia de Solicitação de Internação ou em alguma de Prorrogação de Internação - atrelada a guia de Internação - tenhamos algum evento onde é previsto auxiliares, ao informar o número da guia de Solicitação de Internação no campo 3 da guia de Honorários, o sistema irá checar nestas guias o procedimento que tem o maior número de auxiliares previstos, para carregar em memória este número, ou seja:

    • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 2 auxiliares, o sistema irá carregar em memória este número de 2 auxiliares;
    • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 1 auxiliar, mas temos uma guia de Prorrogação atrelada e nela consta outro procedimento com previsão de 3 auxiliares, o sistema irá carregar em memória o número de 3 auxiliares
    • Ou seja, o sistema irá verificar qual é o procedimento com maior número de auxiliares previstos, para carregar este número no momento da digitação da guia de honorários. 
    • Esta ação ocorre devido a temos momentos onde temos uma cirurgia que teremos dois eventos médicos, mas em apenas um temos a previsão de 2 auxiliares e no segundo evento, apenas 1 auxiliar. Mas como durante a cirurgia ambos ficam na sala, o segundo auxiliar pode cobrar o valor de seu honorário como segundo auxiliar no procedimento que não contempla este segundo auxiliar. Esta regra se aplica também no caso de temos uma cirurgia onde é contemplado o auxiliar, mas é realizado outro procedimento médico que não contempla auxiliar algum. Como o auxiliar ficou presente na sala de cirurgia, pode também cobrar sua participação como auxiliar neste evento que não é prevê o auxiliar.
      • Assim, caso na guia de Internação e/ou Prorrogação tenhamos um procedimento que consta 1 auxiliar, ao tentar lançar um segundo auxiliar em qualquer procedimento da guia de honorário, o sistema irá emitir um alerta informando que a participação é inválida, pois o máximo previsto é 1 auxiliar. Caso tenhamos dois, poderá ser lançado os graus de participação 01 e 02 nos procedimentos, mas ao tentar lançar um terceiro -  o sistema irá emitir este alerta e não deixará incluir esta participação não prevista.


f. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.

g. No final do processo, o sistema exibirá um pequena janela para o prestador selecionar se deseja mesmo finalizar a guia. Se "sim", esta ficará com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada, caso "Não" a guia permanecerá com o status "Em digitação".




Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Excluir a guia digitada.

Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

      • No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      • Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      • Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação. 
      • No final, clique no botão Listar Guias.
      • Clique no ícone "X" para excluir a guia desejada.





Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Edição

Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Editar a guia digitada.

Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

      • No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      • Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      • Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação. 
      • No final, clique no botão Listar Guias.
      • Clique no ícone de edição para alterar a guia desejada






  • Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG)



 

Após acessar TISS / Protocolos, clique na aba Consultar Protocolos Gerados, entre com as informações solicitadas desta tela (prestador, data e tipo de guia) e depois, clique no botão Exibir.





Aviso
titleImportante
O processo de pagamento só irá considerar as guias Offline após a geração de um protocolo para a mesma, ou seja, para o processo de pagamento o sistema não irá considerar as guias que estiverem no local de digitação configurado no parâmetro MV_PLSDIGP.