Código para identificação do funcionário. O código da matrícula vem da rotina de Funcionários (GPEA010) do campo Matrícula (RA_MAT).
Mensagem do campo:
EPI não consta no cadastro de EPI x Função, confirmar a entrega do EPI?
Ao realizar o vínculo da matrícula do funcionário com o EPI, o sistema dispara a mensagem de aviso acima caso o EPI selecionado não possua vínculo com a função do funcionário, definido na rotina de EPI x Função (MDTA625). O sistema não irá impedir que o EPI seja entregue ao funcionário, porém, caso todos os funcionários que possuam a função necessitem do mesmo EPI, é de suma importância que haja o vínculo para melhor controle.
Obs.: Não é disponível para alterações.
Exemplo: 000001
Nome (TNF_NOME)
Nome que identifica o funcionário, é um campo dependente do campoMatrícula (TNF_MAT) que apresenta a informação automaticamente.
Exemplo: José Silva
Data Entrega (TNF_DTENTR)
Permite informar qual a data que o EPI foi entregue. Quando o EPI for genérico, a data de entrega deve estar dentro do período dos campos de Data Início (TL0_DTINIC) e Data Fim(TL0_DTFIM) informados no cadastro do Grupo de EPIs na rotina de EPI x Fornecedor (MDTA620).
Exemplo:
Quant. Entr. (TNF_QTDENT)
Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai entregar para o funcionário. Leia mais: Importante
Exemplo: 5,00
Almoxarifado (TNF_LOCAL)
O almoxarifado é um campo que aparece preenchido de acordo com o cadastro do EPI na rotina de Produto (EPI) (MATA010), porém é possível alterá-lo desde que possua outro relacionamento entre o EPI e outro Almoxarifado.
Exemplo: 01
Situação EPI (TNF_INDDEV)
A Situação do EPI pode ser definida por três status:
1 - EPI devolvido;
2 - EPI em uso;
3 - EPI em solicitação ao Armazém.
Onde:
1 - EPI devolvido: é o status da situação quando o EPI foi devolvido por completo. Não considera o status como 1 - EPI devolvido quando o mesmo foi devolvido parcialmente e possui EPI para ser devolvido.
2 - EPI em uso: é o status da situação quando o EPI foi entregue ao funcionário e o mesmo está utilizando.
3 - EPI em solicitação ao Armazém: Essa opção é apresentada quando o sistema estiver com o parâmetro MV_NG2SA estiver habilitado.
Nota
title
MV_NG2SA
Indica se gera solicitação ao armazém ao invés de baixar do estoque. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
O parâmetro MV_NG2SA em conjunto com o parâmetro de integração com o módulo de Estoque MV_NGMDTES devem estar habilitados para que a solicitação no estoque seja gerada.
Nota
title
MV_NGMDTES
Integração do Medicina e Segurança do Trabalho com o Estoque.Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Caso ambos os parâmetrosMV_NG2SA eMV_NGMDTES estejamhabilitados:
Entregar o EPI ao funcionário, o status da entrega ficará como 3 - EPI em solicitação ao Armazém.
2. Nesse momento o sistema gera um registro na rotina de Gerar Pré-Requis. no módulo de Estoque (SIGAEST) em Atualizações/Movimentações/Internas/Armazém/Gerar Pré-Requis.(MATA106). Selecionar a solicitação e clicar em Gerar.
3. Realizar a baixa da pré-requisição em Atualizações/Movimentações/Internas/Armazém/Baixar Pré-Requis.(MATA185). Selecionar a solicitação e clicar em Baixar.
4. Verificar na rotina de EPI x Funcionário que a entrega foi realizada com sucesso.
Card
id
2
label
Complementares
Campo:
Descrição:
Hora Entrega (TNF_HRENTR)
Campo que permite informar a hora em que o EPI foi entregue ao funcionário.
Exemplo: 08:06
Quant. Devol. (TNF_QTDEVO)
Campo utilizado para informar a quantidade de EPI devolvido. O campo é alimentado automaticamente com a quantidade total quando é feita uma devolução total ou parcialmente quando é realizada uma devolução parcial.
Exemplo: 3,00
Motivo Entr. (TNF_MOTIVO)
Campo para informar o motivo da entrega do EPI pelo funcionário. O motivo pode ser classificado em 8 tipos e um tipo geral: 1-Admissional, 2-Desgaste, 3-Defeito, 4-Perda, 5-Roubo, 6-Demissional, 7-Higienização, 8-Teste Dielétrico e X-Outros.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Para que serve o motivo de entrega 7-Higienização?
Baseado no que a Norma Regulamentadora 6 - Equipamento de Proteção Individual define, o item 7-Higienização é necessário para que se saiba se o EPI teve a limpeza e/ou a higienização realizada. Esse item, foi acrescentado pela Portaria SIT/DSST Nº 194 de 07.12.2010:
6.8.1 O fabricante nacional ou importador deverá:
(...)
k) fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização de seus EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original.
Para que serve o tipo 8-Teste Dielétrico?
O 8-Teste Dielétrico tem como base a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, que especifica as condições mínimas para se trabalhar com energia elétrica e define que os EPIs devem passar por um teste onde os qualifique e determine que sejam adequados como proteção para o funcionário contra choques elétricos. O motivo da entrega identifica se o EPI passou pelo teste ou não.
Trecho da NR10:
10.7 - Trabalhos Envolvendo Alta Tensão (AT)
(...)
10.7.8 Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.
A NR10 menciona ainda no Anexo III - Treinamento, os indícios básicos que um funcionário qualificado deve ter como conhecimento, recebido através de um curso.
Abaixo segue as definições do Anexo II, referente as zona de risco e zona controlada, onde os EPIs devem ser efetivos:
Tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre
Distâncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre
Distâncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre, com interposição de superfície de separação física adequada.
Onde:
ZL = Zona livre.
ZC = Zona controlada, restrita a trabalhadores autorizados.
ZR = Zona de risco, restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho.
PE = Ponto da instalação energizado.
SI = Superfície isolante construída com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurança.
Data Devol. (TNF_DTDEVO)
Campo que permite informar a data de devolução do EPI.
Exemplo:
Armazém Dev. (TNF_LOCDV )
O campo armazém de devolução é dependente da configuração do parâmetro MV_NGMDTES=S, ele é apresentado apenas se houver controle de estoque e fica editável apenas no momento da devolução do EPI. Caso o EPI esteja disponível em mais de um armazém, é possível que o usuário faça a entrega em um armazém e a devolução em outro.
Exemplo: 08
Repor Estoq. (TNF_TIPODV)
O campo repor estoque é dependente da configuração do parâmetro MV_NGMDTES=S, ele é apresentado apenas se houver controle de estoque e fica editável apenas no momento da devolução do EPI. Através do campo, é possível informar se o EPI será reposto no estoque ou não.
Exemplo: 1-Sim
EPI Eficaz (TNF_EPIEFI)
O campo de EPI eficaz apresenta ao usuário a possibilidade de informar se o funcionário está protegido, não protegido ou o EPI não é necessário. Para isso, o campo possui três opções, onde:
1 - Sim - A opção deve ser selecionada caso o funcionário esteja exposto a algum risco onde o EPI esteja vinculado e sejaeficaz contra esses riscos;
2 - Não - A opção deve ser selecionada caso o funcionário esteja exposto a algum risco onde o EPI esteja vinculado e ele nãoseja eficaz contra os riscos;
3 - NA - A opção deve ser selecionada caso não haja EPI relacionado ao risco ou caso não haja risco ao qual o funcionário esteja exposto.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Como o campo é apresentado na impressão do PPP?
O formulário onde são impressas as informações do PPP (MDTR700) possui um campo específico para a impressão do EPI eficaz, o item 15.7 - EPI Eficaz.
Considerações para sair impresso S (Sim):
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como S;
O campo de Data Entrega (TNF_DTENTR) deve estar com a mesma data a qual o funcionário começou a ficar exposto ao risco.
Considerações para sair impresso N (Não):
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como S;
O campo de Data Entrega (TNF_DTENTR) deve estar diferente da data a qual o funcionário começou a ficar exposto ao risco.
Considerações para sair impresso NA (Não Aplicável):
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como S;
Não deve existir nenhum relacionamento entre o risco exposto com o EPI.
MV_NG2CEPI
Indica se a empresa consiste o EPI. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
Data Emissão (TNF_DTRECI)
Campo preenchido automaticamente após a entrega do recibo do EPI através do relatório Recibo de Entrega de EPI (MDTR805).
Exemplo:
Ult. Manut. (TNF_DTMANU)
Campo que permite informar a data da última manutenção/higienização realizada no EPI.
Exemplo:
Data da última Higienização / Manutenção.
Essa informação é definida a partir dos campos Periodicidade (em dias) da Manutenção / Higienização do EPI (Tabela Epi x Fornecedor) e Data da Manutenção / Higienização do EPI (Tabela Epi’s Entregue x Funcionário). Para o EPI que teve definida a quantidade de dias para manutenção / higienização, será verificado se a data da manutenção está preenchida ou não.
EPI vencido: Através dos funcionários expostos ao risco. Será alertado que há um EPI entregue a algum funcionário, onde o a durabilidade está ultrapassada (o campo Ult. Manut. (TNF_DTMANU) deverá ser menor que a data atual), conforme indicações do produto EPI.
A opção Eventos, disponível em Ferramentas / Eventos, permite que seja vinculado 5 eventos (posições) de 7 eventos ao total, ou seja, as 5 posições escolhidas com os eventos, deverão selecionar cores de um círculo que poderá piscar se um dos eventos estiver presente em um dos riscos ou até mesmo o evento poderá ser desabilitado. Se em um risco houver a presença de um dos eventos, na rotina de
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Na rotina Edição (MNTA905), dentro da opção Ferramentas possui a opção Eventos. A tela de Eventos possui o evento 002 - EPI Vencido que após configurado pelo usuário, será disparado na rotina Painel de Gestão (MNTA907),
a parte do circulo aparecerá e ficará piscando
caso exista um risco iminente e exista um EPI entregue a um funcionário onde a durabilidade esteja ultrapassada. Essa verificação é feita através do campo Ult. Manut. (TNF_DTMANU), quando a data atual for superior a última manutenção.
Dev. Biomet (TNF_DEVBIO)
Foi criado o campo TNF_DEVBIO que não é visível em tela, para indicar se foi utilizada a biometria na devolução do Epi. Caso a biometria tenha sido utilizada, o campo é preenchido automaticamente como 1; caso contrário, o campo ficará vazio.
Criado também o parâmetro MV_DEVBIOM para que o usuário possa escolher se deseja utilizar a biometria na Devolução do EPI. Caso o usuário deseja utilizar a biometria, deve ser informado 1 no conteúdo do parâmetro; caso contrário, deve ser informado 2 no conteúdo do parâmetro.
Clique em Incluir e vincule o funcionário cadastrado anteriormente.
Informe o campo Biometria (TM0_INDBIO) igual a 1 = Sim.
Deseja imprimir o recibo de entrega de EPI?”,
Card
id
3
label
Relacionados
Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).
Função(TNF_CODFUN)
Permite a seleção de um código que referencia o Grupos TUSS.
Exemplo: 001
Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).
Num.Seq.SD3 (TNF_NUMSEQ)
Campo que referencia a descrição do Grupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY0 de acordo com a informação selecionada no campo Grupo (TY2_GRUPO).
Exemplo: Consultas
Custo (TNF_CUSTO)
Número S.A. (TNF_NUMSA)
Item S.A. (TNF_ITEMSA)
Lote (TNF_LOTECT)
Implementou-se o controle por localização física e rastreabilidade para Epis, nas rotinas Epi x Funcionário (MDTA630) e Funcionário x Epi (MDTA695). A partir desta melhoria, será possível rastrear por lote ou sublote, e controlar os endereçamentos dos Epis entregues ou devolvidos pelos funcionários, permitindo um controle mais preciso.MV_LOCALIZ e MV_RASTRO
Acesse o módulo “Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT)” e selecione as opções “Atualizações \ Cadastros Gerais \ Produto (Epi) (MATA010)”.
Clique em Incluir einclua um produto informando os campos Contr.Endere (B1_LOCALIZ) = Sim e Rastro (B1_RASTRO) = Lote ou Sublote, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Epi x Fornecedor (MDTA620)”.
Selecione um Fornecedor e clique em EPIS, inclua o Epi cadastrado no passo 2, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Epi x Funcionário (MDTA630)”.
Selecione o Epi cadastrado no passo 2 e clique em Funcionário, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Funcionário x Epi (MDTA695)”.
Selecione um funcionário e clique em Epis, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Sub-Lote (TNF_LOTESB)
Localização (TNF_ENDLOC)
Implementado nas rotinas de EPI x Funcionário (MDTA630) e Funcionário x EPI (MDTA695), no campo Localização (TNF_ENDLOC), o atalho F4 que faz a busca pelo saldo por endereço do EPI, ou seja, a busca do endereçamento físico. Além de utilizar o atalho padrão F3 para seleção dos locais, será possível utilizar o atalho F4 para visualizar os locais disponíveis e o saldo do produto.
Em Estoque/Custo (SIGAEST), acesse Atualizações\ Cadastros\ Produto\ Locais de Estoque (AGRA045).
Clique em Incluir e insira um armazém. Confira os dados e confirme.
Clique em Incluir e insira um funcionário. Confira os dados e confirme.
Acesse Atualizações\ EPI\ EPI x Fornecedor (MDTA620).
Posicione o cursor sobre o fornecedor e clique em EPI.
Relacione o EPI ao fornecedor.
Acesse Atualizações\ EPI\ Funcionário x EPI (MDTA695).
Posicione o cursor sobre o funcionário e clique em EPIs.
Informe o EPI e no campo Localização (TNF_ENDLOC) tecle F4, verifique a funcionalidade e preencha o campo Série (TNF_NSERIE). Confira os dados e confirme.
MV_LOCALIZ
MV_RASTRO
Registros provindos dali tabela Subgrupos TUSS (TY1) que possuem relação com a TUSS (TY0).
Campo:
Descrição:
Subgrupo (TY2_SUBGRU)
Permite a seleção de um código que referencia o Subgrupso TUSS.
Exemplo: 0004
Descr. Subg. (TY2_DESSUB)
Campo que referencia a descrição do Subgrupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY1 de acordo com a informação selecionada no campo Subgrupo (TY2_SUBGRU).
Exemplo: UTI
Card
id
campodev
label
Devolução Parcial
Registros provindos da tabela EPIs Devolvidos (TLW) que possue relação com a EPIs Entregues Funcionários(TNF). Todos os campos abaixo são de preenchimento obrigatório.
Data Dev. (TLW_DTDEVO)
Permite informar qual a data que o EPI foi devolvido. Não é possível informar uma data inferior a data de entrega do EPI.
Exemplo:
Hora Dev. (TLW_HRDEVO)
Permite informar qual a hora que o EPI foi devolvido. Em conjunto com o campo da data, não é possível informar uma data + hora inferior a data de entrega do EPI.
Exemplo: 16:20
Quant. Dev. (TLW_QTDEVO)
Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai devolver. A quantidade pode ser total ou parcial da quantidade que foi entregue.
Exemplo: 1,00
Almoxarifado (TLW_LOCAL)
Permite informar para qual almoxarifado o EPI será devolvido.
Informações
title
Almoxarifado
O almoxarifado de devolução não precisa ser o mesmo almoxarifado escolhido na entrega do EPI. Para isso, é necessário que após a criação do EPI o mesmo tenha sido vinculado a dois almoxarifados diferentes na rotina de Saldos Iniciais (MATA220).
Exemplo: 01
Repor Estoq. (TLW_TIPODV)
Permite informar se o EPI será devolvido fisicamente ao almoxarifado de devolução ou não. Possui as opções 1-Sim (devolve o EPI) ou 2-Não (não devolve o EPI).