Código para identificação do funcionário. O código da matrícula vem da rotina de Funcionários (GPEA010) do campo Matrícula (RA_MAT).
Mensagem do campo:
EPI não consta no cadastro de EPI x Função, confirmar a entrega do EPI?
Ao realizar o vínculo da matrícula do funcionário com o EPI, o sistema dispara a mensagem de aviso acima caso o EPI selecionado não possua vínculo com a função do funcionário, definido na rotina de EPI x Função (MDTA625). O sistema não irá impedir que o EPI seja entregue ao funcionário, porém, caso todos os funcionários que possuam a função necessitem do mesmo EPI, é de suma importância que haja o vínculo para melhor controle.
Obs.: Não é disponível para alterações.
Exemplo: 000001
Nome (TNF_NOME)
Nome que identifica o funcionário, é um campo dependente do campoMatrícula (TNF_MAT) que apresenta a informação automaticamente.
Exemplo: José Silva
Data Entrega (TNF_DTENTR)
Permite informar qual a data que o EPI foi entregue. Quando o EPI for genérico, a data de entrega deve estar dentro do período dos campos de Data Início (TL0_DTINIC) e Data Fim(TL0_DTFIM) informados no cadastro do Grupo de EPIs na rotina de EPI x Fornecedor (MDTA620).
Exemplo:
Quant. Entr. (TNF_QTDENT)
Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai entregar para o funcionário. Leia mais: Importante
Exemplo: 5,00
Almoxarifado (TNF_LOCAL)
O almoxarifado é um campo que aparece preenchido de acordo com o cadastro do EPI na rotina de Produto (EPI) (MATA010), porém é possível alterá-lo desde que possua outro relacionamento entre o EPI e outro Almoxarifado.
Exemplo: 01
Situação EPI (TNF_INDDEV)
A Situação do EPI pode ser definida por três status:
1 - EPI devolvido;
2 - EPI em uso;
3 - EPI em solicitação ao Armazém.
Onde:
1 - EPI devolvido: é o status da situação quando o EPI foi devolvido por completo. Não considera o status como 1 - EPI devolvido quando o mesmo foi devolvido parcialmente e possui EPI para ser devolvido.
2 - EPI em uso: é o status da situação quando o EPI foi entregue ao funcionário e o mesmo está utilizando.
3 - EPI em solicitação ao Armazém: Essa opção é apresentada quando o sistema estiver com o parâmetro MV_NG2SA estiver habilitado.
Nota
title
MV_NG2SA
Indica se gera solicitação ao armazém ao invés de baixar do estoque. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
O parâmetro MV_NG2SA em conjunto com o parâmetro de integração com o módulo de Estoque MV_NGMDTES devem estar habilitados para que a solicitação no estoque seja gerada.
Nota
title
MV_NGMDTES
Integração do Medicina e Segurança do Trabalho com o Estoque.Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Caso ambos os parâmetrosMV_NG2SA eMV_NGMDTES estejamhabilitados:
Entregar o EPI ao funcionário, o status da entrega ficará como 3 - EPI em solicitação ao Armazém.
2. Nesse momento o sistema gera um registro na rotina de Gerar Pré-Requis. no módulo de Estoque (SIGAEST) em Atualizações/Movimentações/Internas/Armazém/Gerar Pré-Requis.(MATA106). Selecionar a solicitação e clicar em Gerar.
3. Realizar a baixa da pré-requisição em Atualizações/Movimentações/Internas/Armazém/Baixar Pré-Requis.(MATA185). Selecionar a solicitação e clicar em Baixar.
4. Verificar na rotina de EPI x Funcionário que a entrega foi realizada com sucesso.
Card
id
2
label
Complementares
Campo:
Descrição:
Hora Entrega (TNF_HRENTR)
Campo que permite informar a hora em que o EPI foi entregue ao funcionário.
Exemplo: 08:06
Quant. Devol. (TNF_QTDEVO)
Campo utilizado para informar a quantidade de EPI devolvido. O campo é alimentado automaticamente com a quantidade total quando é feita uma devolução total ou parcialmente quando é realizada uma devolução parcial.
Exemplo: 3,00
Motivo Entr. (TNF_MOTIVO)
Campo para informar o motivo da entrega do EPI pelo funcionário. O motivo pode ser classificado em 8 tipos e um tipo geral: 1-Admissional, 2-Desgaste, 3-Defeito, 4-Perda, 5-Roubo, 6-Demissional, 7-Higienização, 8-Teste Dielétrico e X-Outros.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Para que serve o motivo de entrega 7-Higienização?
Baseado no que a Norma Regulamentadora 6 - Equipamento de Proteção Individual define, o item 7-Higienização é necessário para que se saiba se o EPI teve a limpeza e/ou a higienização realizada. Esse item, foi acrescentado pela Portaria SIT/DSST Nº 194 de 07.12.2010:
6.8.1 O fabricante nacional ou importador deverá:
(...)
k) fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização de seus EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original.
Para que serve o tipo 8-Teste Dielétrico?
O 8-Teste Dielétrico tem como base a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, que especifica as condições mínimas para se trabalhar com energia elétrica e define que os EPIs devem passar por um teste onde os qualifique e determine que sejam adequados como proteção para o funcionário contra choques elétricos. O motivo da entrega identifica se o EPI passou pelo teste ou não.
Trecho da NR10:
10.7 - Trabalhos Envolvendo Alta Tensão (AT)
(...)
10.7.8 Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.
A NR10 menciona ainda no Anexo III - Treinamento, os indícios básicos que um funcionário qualificado deve ter como conhecimento, recebido através de um curso.
Abaixo segue as definições do Anexo II, referente as zona de risco e zona controlada, onde os EPIs devem ser efetivos:
Tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre
Distâncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre
Distâncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre, com interposição de superfície de separação física adequada.
Onde:
ZL = Zona livre.
ZC = Zona controlada, restrita a trabalhadores autorizados.
ZR = Zona de risco, restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho.
PE = Ponto da instalação energizado.
SI = Superfície isolante construída com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurança.
Data Devol. (TNF_DTDEVO)
Campo que permite informar a data de devolução do EPI.
Exemplo: 02/02018
Armazém Dev. (TNF_LOCDV )
O campo armazém de devolução é dependente da configuração do parâmetro MV_NGMDTES=S, ele é apresentado apenas se houver controle de estoque e fica editável apenas no momento da devolução do EPI. Caso o EPI esteja disponível em mais de um armazém, é possível que o usuário faça a entrega em um armazém e a devolução em outro.
Exemplo: 08
Repor Estoq. (TNF_TIPODV)
O campo repor estoque é dependente da configuração do parâmetro MV_NGMDTES=S, ele é apresentado apenas se houver controle de estoque e fica editável apenas no momento da devolução do EPI. Através do campo, é possível informar se o EPI será reposto no estoque ou não.
Exemplo: 1-Sim
EPI Eficaz (TNF_EPIEFI)
O campo de EPI eficaz apresenta ao usuário a possibilidade de informar se o funcionário está protegido, não protegido ou o EPI não é necessário. Para isso, o campo possui três opções, onde:
1 - Sim - A opção deve ser selecionada caso o funcionário esteja exposto a algum risco onde o EPI esteja vinculado e sejaeficaz contra esses riscos;
2 - Não - A opção deve ser selecionada caso o funcionário esteja exposto a algum risco onde o EPI esteja vinculado e ele nãoseja eficaz contra os riscos;
3 - NA - A opção deve ser selecionada caso não haja EPI relacionado ao risco ou caso não haja risco ao qual o funcionário esteja exposto.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
Cloak
Float
border
1px
padding
1px
margin
1px
side
right
width
50px
Como o campo é apresentado na impressão do PPP?
O formulário onde são impressas as informações do PPP (MDTR700) possui um campo específico para a impressão do EPI eficaz, o item 15.7 - EPI Eficaz.
Considerações para sair impresso S (Sim):teste
O programa obtém a informação da seguinte forma: - Verifica na tabela de Riscos x EPI – TNX, se para o risco a que o funcionário está exposto, existe um EPI relacionado. Atenção – o programa leva em consideração o número do risco e não o código o agente. - Verifica na tabela de EPI x Funcionário – TNF, se o funcionário recebeu o EPI, e estava utilizando durante o período a que esteve exposto ao risco.
MV_NG2CEPI - Indica se a empresa consiste o EPI S=Sim, N=Nao.
1. Foram observadas as condições de funcionamento e do uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante, ajustada às condições de campo.
Resposta = NA (Não se aplica)
Está pergunta será respondida com NA caso alguma das seguintes condições for verdadeira:
O parâmetro MV_NG2CEPI (Empresa utiliza EPI?) esteja com conteúdo igual a N;
No cadastro de Riscos x EPI, nenhum dos riscos que o funcionário está exposto possua EPI relacionado, ou seja, não existe a necessidade da utilização de EPI para os riscos que o funcionário está exposto.
Resposta = N (Não)
Está pergunta será respondida com N caso as condições a e b forem verdadeiras:
O parâmetro MV_NG2CEPI (Empresa utiliza EPI?) esteja com conteúdo igual a S;
No cadastro de Riscos x EPI, exista algum risco que o funcionário está exposto, que possua EPI relacionado, mas não foi entregue ao funcionário, ou seja, o funcionário ficou sem equipamento de proteção em algum determinado instante.
Resposta = S (Sim)
Está pergunta será respondida com S caso as condições a e b forem verdadeiras:
O parâmetro MV_NG2CEPI (Empresa utiliza EPI?) esteja com conteúdo igual a S;
No cadastro de EPI’s Entregues, o funcionário possui registro de utilização de todos os equipamentos necessários durante todo o período na empresa, para os riscos em que esteve exposto. Em nenhum dia de trabalho ele ficou sem os equipamentos obrigatórios para atenuar ou eliminar os riscos em que esteve exposto.
Data Emissão (TNF_DTRECI)
Ult. Manut. (TNF_DTMANU)
Dev. Biomet (TNF_DEVBIO)
Foi criado o campo TNF_DEVBIO que não é visível em tela, para indicar se foi utilizada a biometria na devolução do Epi. Caso a biometria tenha sido utilizada, o campo é preenchido automaticamente como 1; caso contrário, o campo ficará vazio.
Criado também o parâmetro MV_DEVBIOM para que o usuário possa escolher se deseja utilizar a biometria na Devolução do EPI. Caso o usuário deseja utilizar a biometria, deve ser informado 1 no conteúdo do parâmetro; caso contrário, deve ser informado 2 no conteúdo do parâmetro.
Clique em Incluir e vincule o funcionário cadastrado anteriormente.
Informe o campo Biometria (TM0_INDBIO) igual a 1 = Sim.
Deseja imprimir o recibo de entrega de EPI?”,
Card
id
3
label
Relacionados
Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).
Função(TNF_CODFUN)
Permite a seleção de um código que referencia o Grupos TUSS.
Exemplo: 001
Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).
Num.Seq.SD3 (TNF_NUMSEQ)
Campo que referencia a descrição do Grupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY0 de acordo com a informação selecionada no campo Grupo (TY2_GRUPO).
Exemplo: Consultas
Custo (TNF_CUSTO)
Número S.A. (TNF_NUMSA)
Item S.A. (TNF_ITEMSA)
Lote (TNF_LOTECT)
Implementou-se o controle por localização física e rastreabilidade para Epis, nas rotinas Epi x Funcionário (MDTA630) e Funcionário x Epi (MDTA695). A partir desta melhoria, será possível rastrear por lote ou sublote, e controlar os endereçamentos dos Epis entregues ou devolvidos pelos funcionários, permitindo um controle mais preciso.MV_LOCALIZ e MV_RASTRO
Acesse o módulo “Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT)” e selecione as opções “Atualizações \ Cadastros Gerais \ Produto (Epi) (MATA010)”.
Clique em Incluir einclua um produto informando os campos Contr.Endere (B1_LOCALIZ) = Sim e Rastro (B1_RASTRO) = Lote ou Sublote, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Epi x Fornecedor (MDTA620)”.
Selecione um Fornecedor e clique em EPIS, inclua o Epi cadastrado no passo 2, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Epi x Funcionário (MDTA630)”.
Selecione o Epi cadastrado no passo 2 e clique em Funcionário, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Funcionário x Epi (MDTA695)”.
Selecione um funcionário e clique em Epis, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Sub-Lote (TNF_LOTESB)
Localização (TNF_ENDLOC)
Implementado nas rotinas de EPI x Funcionário (MDTA630) e Funcionário x EPI (MDTA695), no campo Localização (TNF_ENDLOC), o atalho F4 que faz a busca pelo saldo por endereço do EPI, ou seja, a busca do endereçamento físico. Além de utilizar o atalho padrão F3 para seleção dos locais, será possível utilizar o atalho F4 para visualizar os locais disponíveis e o saldo do produto.
Em Estoque/Custo (SIGAEST), acesse Atualizações\ Cadastros\ Produto\ Locais de Estoque (AGRA045).
Clique em Incluir e insira um armazém. Confira os dados e confirme.
Clique em Incluir e insira um funcionário. Confira os dados e confirme.
Acesse Atualizações\ EPI\ EPI x Fornecedor (MDTA620).
Posicione o cursor sobre o fornecedor e clique em EPI.
Relacione o EPI ao fornecedor.
Acesse Atualizações\ EPI\ Funcionário x EPI (MDTA695).
Posicione o cursor sobre o funcionário e clique em EPIs.
Informe o EPI e no campo Localização (TNF_ENDLOC) tecle F4, verifique a funcionalidade e preencha o campo Série (TNF_NSERIE). Confira os dados e confirme.
MV_LOCALIZ
MV_RASTRO
Registros provindos dali tabela Subgrupos TUSS (TY1) que possuem relação com a TUSS (TY0).
Campo:
Descrição:
Subgrupo (TY2_SUBGRU)
Permite a seleção de um código que referencia o Subgrupso TUSS.
Exemplo: 0004
Descr. Subg. (TY2_DESSUB)
Campo que referencia a descrição do Subgrupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY1 de acordo com a informação selecionada no campo Subgrupo (TY2_SUBGRU).
Exemplo: UTI
Card
id
campodev
label
Devolução Parcial
Registros provindos da tabela EPIs Devolvidos (TLW) que possue relação com a EPIs Entregues Funcionários(TNF). Todos os campos abaixo são de preenchimento obrigatório.
Data Dev. (TLW_DTDEVO)
Permite informar qual a data que o EPI foi devolvido. Não é possível informar uma data inferior a data de entrega do EPI.
Exemplo:
Hora Dev. (TLW_HRDEVO)
Permite informar qual a hora que o EPI foi devolvido. Em conjunto com o campo da data, não é possível informar uma data + hora inferior a data de entrega do EPI.
Exemplo: 16:20
Quant. Dev. (TLW_QTDEVO)
Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai devolver. A quantidade pode ser total ou parcial da quantidade que foi entregue.
Exemplo: 1,00
Almoxarifado (TLW_LOCAL)
Permite informar para qual almoxarifado o EPI será devolvido.
Informações
title
Almoxarifado
O almoxarifado de devolução não precisa ser o mesmo almoxarifado escolhido na entrega do EPI. Para isso, é necessário que após a criação do EPI o mesmo tenha sido vinculado a dois almoxarifados diferentes na rotina de Saldos Iniciais (MATA220).
Exemplo: 01
Repor Estoq. (TLW_TIPODV)
Permite informar se o EPI será devolvido fisicamente ao almoxarifado de devolução ou não. Possui as opções 1-Sim (devolve o EPI) ou 2-Não (não devolve o EPI).