Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

PRFV são iniciais que representam: Potencial, Recência, Frequência e Valor da compra média dos clientes. Servem para medir e avaliar o desempenho de compra dos clientes e para analisar as tendências do seu negócio. Visa apoiar no processo de diferenciação dos clientes, por intermédio de atributos qualificadores e de negócio.

A grande vantagem de uma técnica de PRFV é não permitir que as contas sejam tratadas igualmente, não somente no ponto de vista de metas, volume de vendas, abertura de novos clientes, mas também na atenção, comunicação e principalmente nas ações de vendas, retenção e fidelização das melhores contas. Após a implantação do PRFV a empresa passa a praticar ações diferenciadas para as contas.

Existem dois tipos de cálculos para o PRFV:

- Normalizado: é realizada uma escala de 0 a 100 com os valores referentes à classificação de cada um dos clientes. O cliente com maior RFV assume o valor 100, o segundo maior 99, e assim por diante, até chegar 0. Ao chegar em 0, se ainda existirem clientes, eles também receberão 0 para o RFV.

- Percentual: será verificado quantos clientes existem na base e aplica ao RFV o percentual da base que o cliente está na frente no ranking. Assim, se o cliente tem o RFV melhor que 65% da base, então o valor de RFV dele é 65. O cliente com maior RFV recebe 100 e o pior recebe 1.

São trabalhados nesse processo valores de características dos clientes:

"P" = Potencialidade, bem como informações de compra, "R" = Recência / "F" = Frequência / "V" = Valor. O valor resultante dos componentes R, F e V é agrupado em um único valor RFV:

Potencialidade: A potencialidade indica o potencial de compra do cliente. São cadastradas faixas de classificação para cada potencial e associada uma pontuação para cada faixa. O valor "P" que o cliente recebe é o da pontuação da faixa registrada para ele multiplicada pelo valor cadastrado para ele.
Recência: A recência de compra ordena os clientes a partir dos dias decorridos do último pedido efetuado – como cliente ou como revenda. O cliente do pedido com menor número de dias será o que receberá a maior pontuação para a recência. Para ser considerado, o pedido deve ter uma natureza de operação que emita duplicata.
Frequência: A frequência de compra ordena os clientes a partir do número de compras efetuado – como cliente ou como revenda – no período de análise. O cliente com maior número de vendas receberá a maior pontuação para a frequência. Para ser considerado, o pedido deve ter uma natureza de operação que emita duplicata.
Valor: O valor de compra ordena os clientes a partir do valor das compras efetuadas – como cliente ou como revenda – no período de análise. O cliente com maior valor de vendas receberá a maior pontuação para o valor. Para ser considerado, o pedido deve ter uma natureza de operação que emita duplicata. O valor dos pedidos a ser considerado pode ser o das mercadorias –receita – ou o da margem – lucro.

Um widget é um componente desenvolvido para ser exibido em um Dashboard e disponibilizar informações de forma gráfica ou grades. As informações apresentadas são geradas de acordo com as configurações individuais de cada usuário. Alguns widgets permitem que sejam executadas ações sobre os dados apresentados.