Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Calendários - MATA780

Visão Geral do Programa

O calendário é importante para definir os horários de disponibilidade semanal de um recurso, de um centro de custo ou de toda a fábrica, tendo como objetivo principal a alocação da carga máquina.

Calendários - MATA780

Objetivo da tela:

A Exceção de Calendário é utilizada para definição de toda e qualquer exceção periódica a um Recurso, Centro de Custo ou a toda a fábrica, tais como feriados, férias coletivas, compensações, jornada reduzida, etc.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

Incluir

  • Acessar a rotina pelo módulo PCP através de Atualizações / Cadastros / Exceções de Calendário.
  • Na rotina é apresentado um calendário com os dias de cada mês.
  • Posicione no dia desejado e inclua a exceção.
Informações
titleImportante:
  • Para indicar o dia inteiro como exceção não se deve marcar as horas, pois as horas marcadas são tratadas como trabalhadas.
  • Ao executar o carga máquina o dia da exceção cadastrada não é considerado para alocação.


Procedimentos

Para incluir horários no calendário:

1. Em Calendários, pressione [F12] para configurar os parâmetros da rotina.

  • Preenche Simultâneo?

Se preenchido com Sim, as marcações feitas em um dia útil serão automaticamente copiadas para os demais dias úteis da semana.

2. Confirme os parâmetros.

3. Selecione a opção Incluir.

O sistema apresenta uma janela com pastas para cada dia da semana.

4. Informe um código e uma descrição para identificação do calendário.

5. Clique no dia da semana desejado.

As 24 horas do dia são distribuídas em 4 linhas de 6 horas, que estão divididas em intervalos de 15 minutos.

6. Para marcar o período em que o recurso está disponível, clique e arraste o mouse sobre ele. Os períodos indisponíveis devem ser deixados em cinza.

Ao marcar os horários de trabalho, o usuário deve tomar o cuidado de completar todos os espaços a serem trabalhados, selecionando-os de modo que o intervalo fique em azul, respeitando o padrão do sistema que é de quinze minutos. Este tempo pode ser mudado através do parâmetro MV_PRECISA, que muda a precisão da Carga de Máquinas.

O campo Carga Horária na parte inferior da janela apresenta o total de horas marcadas.

7. Clique nas demais pastas para marcar ou alterar os horários em todos os dias da semana.

8. Confira os dados e confirme.


Conceitos Específicos

  • Gestão de Acervos:

Para o ambiente Gestão de Acervos, o Calendário é utilizado para controlar as regras de empréstimos que serão aplicadas a usuários e publicações em um acervo.

Assim, o sistema controla as multas a serem aplicadas a usuários que não devolveram as publicações no prazo e define, por exemplo, a cobrança (ou não) para casos em que a biblioteca não abre aos domingos.

Em Regras de Empréstimos, campo Cód. Calend. (ML_CODCAL) deve ser selecionado qual calendário será utilizado e no campo Cons. Calend. (ML_CALEND) se considera ou não o Calendário.


  • Ambiente Manutenção de Ativos: 

No ambiente Manutenção de Ativos, deve ser cadastrado um calendário para cada turno em que os funcionários da manutenção trabalham, turno de utilização dos bens, turno de execução da manutenção e configurada a carga horária.

Esta informação é utilizada para a definição das datas de manutenção, seleção de insumos e estabelecimentos de bloqueios, quando da geração do plano.


  • Ambiente Gestão Ambiental:

Em um sistema de gestão ambiental, é importante o monitoramento periódico das operação e atividades que possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente.

Por isso, os calendários serão utilizados para definir os dias e horários em que a empresa trabalha para que seja possível o monitoramento das fontes geradoras de resíduos.

Quando cadastrado um plano de monitoramento das fontes geradoras de resíduos, será obrigatório vincular um calendário  que indicará o turno em que a manutenção deverá ser executada.


  • Ambiente Inspeção de Processos - Quality:

No ambiente Inspeção de Processos, o calendário é considerado em razão da O.P. utilizada pelos processos de inspeção.

Portanto, as O.P.s apontadas na inspeção devem, obrigatoriamente, conter um calendário. Esse calendário deve ser previamente cadastrado para, assim, ser informado no Cadastro de O.P.s.


  • Ambiente Gestão de Acervos:

Para o ambiente Gestão de Acervos, o Calendário é utilizado para controlar as regras de empréstimos que serão aplicadas a usuários e publicações em um acervo.

Assim, o sistema controla as multas a serem aplicadas a usuários que não devolveram as publicações no prazo e define, por exemplo, a cobrança (ou não) para casos em que a biblioteca não abre aos domingos.

Em Regras de Empréstimos, campo Cód. Calend. (ML_CODCAL) deve ser selecionado qual calendário será utilizado e no campo Cons. Calend. (ML_CALEND) se considera ou não o Calendário.


Parâmetros da rotina

  • Ambiente PCP

MV_PRECISA

  • Parâmetros somente utilizados na integração Protheus - Drummer APS

 MV_APS

MV_GERAOPI

MV_GERASC


Conteúdos Relacionados:

  • Consulta Cadastro Genéricos.
  • Integração Drummer APS.
  • Integração Planejamento e Controle de Produção e Chão de Fábrica
  • Regras de Empréstimos