Páginas filhas
  • Integração Crystal Reports x Microsiga Protheus®

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Integração Crystal Reports x Microsiga Protheus®

Visão Geral do Programa

No Microsiga Protheus® é possível utilizar os relatórios criados pelo gerador de relatórios Crystal Reports (versão 6.5 ou posterior). Este recurso é válido para os ambientes Windows NT, 2000 e XP e Vista.

Procedimentos de Configuração

Estacões de Trabalho:

  • Execute o instalador Protheus Crystal Integration.msi ou, caso a estação de trabalho já possuo o aplicativo BDE instalado, execute o Protheus Crystal Integration without BDE.msi. Este procedimento instalará os recursos necessários para proporcionar a integração entre o Microsiga Protheus® e o Crystal Reports;
  • Caso o SmartClient esteja instalado na estação, o arquivo SGCRYS32.EXE deverá ser disponibilizado no diretório de instalação e para o caso de acesso com o SmartClient Activex, no diretório System32 do Windows.
  • Crie uma Fonte de Dados ODBC apontando para a base de dados do Microsiga Protheus®. Esta Fonte de Dados deve possuir o mesmo nome em todas as estações.
  • É possível criar essa Fonte de Dados através do Painel de Controle do Windows® acessando Ferramentas Administrativas > Fontes de Dados (ODBC). Lembrando que o tipo do driver da Fonte de Dados depende do tipo da base de dados (DBF, SQL, SERVER, etc.). Caso você esteja utilizando acesso à uma base DBF, utilize o driver Microsoft Visual FoxPro (caso exista) ou o Microsoft FoxPro Driver, ao invés do Microsoft Dbase Driver.
Informações
titleImportante:

A TOTVS não distribui os drivers ODBC para os diferentes Bancos de Dados. Eles são distribuídos pelas empresas que comercializam estes bancos. Assim, caso não possua o driver ODBC para o seu banco, entre em contato com a empresa fornecedora deste Banco de Dados.

Servidor Protheus:

Os procedimentos a seguir devem ser executados no servidor do Microsiga Protheus®, é necessário nível de permissão adequado ao módulo Configurador para criação de itens de menu e perguntas:

  • Coloque todos os relatórios gerados pelo Crystal Reports (*.rpt) em um só diretório logo abaixo do raiz do Microsiga Protheus®. Este diretório deve ser obrigatóriamente informado no parâmetro MV_CRYSTAL e deve estar visível em todas as estações que têm acesso aos relatórios do Crystal Reports.

Exemplo: \CRYSTAL\, que está abaixo do diretório Rootpath do Microsiga Protheus®.

Caso deseje utilizar parâmetros no relatório do Crystal Report da mesma maneira que no Microsiga Protheus® através do cadastro de perguntas, siga os seguintes passos:

1. O nome do relatório criado no Crystal Reports deve ter no máximo 6 caracteres.
2. Crie no seu relatório Crystal Reports os parâmetros desejados, associando a eles uma condição de filtro ou uma fórmula;
3. No cadastro de perguntas do Microsiga Protheus® deve ser criada uma pergunta para cada parâmetro do relatório, respeitando as seguintes regras:
O grupo de perguntas deve ser o nome do relatório sem a extensão.

As perguntas devem ser criadas na mesma ordem de criação dos parâmetros do relatório. Ou seja, as únicas ligações entre as perguntas do Microsiga Protheus® e os parâmetros do relatório são a ORDEM e o GRUPO definidos no cadastro de perguntas do Sistema. Desta forma, o primeiro parâmetro criado no relatório será preenchido pelo conteúdo informado para a pergunta de ordem 01 e assim sucessivamente.

Em instalações do Microsiga Protheus® com mais de um STARTPATH, caso seja necessário que a geração de relatórios considere os arquivos do STARTPATH do ambiente que estiver em uso:

  • Inclua a chave CRWSTARTPATH em cada ambiente, do arquivo de configuração do servidor, que será utilizado para a geração de relatórios por meio da Integração Crystal. O valor da chave deverá ser o caminho completo para o STARTPATH que esteja sendo utilizado no ambiente.
  • Veja a sessão Arquivos de Configuração deste documento.