Histórico da Página
Assunto
Produto: | TOTVS Gestão Financeira |
Versões: | 12.1.18 |
Ocorrência: | N/A |
Ambiente: | RM |
Passo a passo: | N/A |
Observações: |
|
Objetivo
Permitir que sejam definidas variáveis de dia, mês e ano Disponibilizar novas variáveis para geração do nome do arquivo de remessa bancária (Remessa de cobrança/pagamento) para que o usuário possa definir o nome da forma solicitada pelo banco.
Definição da Regra de Negócio
Atualmente é possível definir uma variável de data para ser utilizada no nome do arquivo, porém esta variável só permite que seja definido o dia, mês e ano em conjunto. O sistema passará a permitir que estas variáveis sejam definidas separadamente para serem utilizadas no nome do arquivodefinir variáveis no nome do arquivo de remessa bancária que será gerado. Porém, atualmente este recurso está limitado somente as variáveis para número e data da remessa. Atualmente a configuração de variáveis permitida são:
# carácter para definir o número da remessa com zero à esquerda.
DDMMYYYY - informação da data de geração da remessa - a variável de data atualmente não permite o desmembramento, este desmembramento é necessário porque alguns bancos solicitam apenas o dia no arquivo de remessa.
Desta maneira precisamos evoluir esta funcionalidade disponibilizando novas variáveis para serem utilizadas, pois alguns bancos possuem nomenclaturas definidas para o nome do arquivo.
Exemplos de nomenclaturas solicitadas pelos bancos:
Caixa Econômica:
EDD#####.REM, onde:
E = fixo
DD = dia da geração do arquivo (varável)
##### = sequencial da remessa com 5 dígitos (variável)
Exemplo: E3100008.REM
Banco Sicred:
Exemplos:
CCCCCMDD.CRM
CCCCCMDD.RMX
onde:
CCCCC = código beneficiário
MDD = cód. do mês e nº do dia da data de geração do arquivo
CRM = Indica que é o 1º arquivo remessa
RMX = Indica que o beneficiário enviou mais de um arquivo remessa na data, onde RM = Remessa e X = seqüência do arquivo remessa. Iniciará sempre em “2” (segundo arquivo remessa gerado no dia) e terá seqüência de acordo com a quantidade de arquivos remessa gerados pelo beneficiário, podendo ser “3”, “4”, “5”, “6”, “7”, “8”, “9” e “0” (décimo e último arquivo remessa que poderá ser gerado pelo beneficiário)
Observação descrita no manual sobre o código do beneficiário: O código do beneficiário será um número sequencial aleatório criado no sistema da Cooperativa, o seu uso será obrigatório no nome dos arquivos de remessa e retorno;
Outros exemplos de variáveis solicitadas pelos bancos:
MM – Mês da geração da remessa
M = mês (1 = jan, 2 = fev, ..., O = Out, N= Nov e D=Dez)
OBSERVAÇÃO: Conforme exemplos citados acima, alguns bancos solicitam a extensão CRM e também RMX para geração dos arquivos, sendo que a extensão RMX indica que o beneficiário enviou mais de um arquivo de remessa na data, onde RM é igual 'Remessa' e X é igual a sequência do arquivo de remessa. Iniciará sempre em “2” (segundo arquivo remessa gerado no dia) e terá seqüência de acordo com a quantidade de arquivos remessa gerados pelo beneficiário, podendo ser “3”, “4”, “5”, “6”, “7”, “8”, “9” e “0” (décimo e último arquivo remessa que poderá ser gerado pelo beneficiário).
Cadastro do Convênio
Ao editar o convênio na pasta 'Remessa Bancária' permitir que no campo nome do arquivo sejam definidas as variáveis 'DDMM'YYYY' separadamente.
Ex: Configurar o nome do arquivo de remessa da seguinte maneira: 'Remessa_Teste_#####_DDMM.TXT"
informadas novas variáveis que possam atender as nomenclaturas solicitadas pelos bancos.
Ao gerar a remessa de cobrança o nome do arquivo será gerado conforme definição acimade acordo com a parte fixa e variável que foi definida.