Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PROTHEUS

Módulo

SIGATMS

Segmento Executor

Supply Chain - Logística

Projeto1

PDRDL

IRM/EPIC1

PCREQ-137

Requisito/Story/Issue1

 

Subtarefa1

 

Chamado/Ticket2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

 Herdar O Objetivo deste requisito é herdar as informações contidas nos agendamentos, com o objetivo de agilizar o processo de digitação das notas fiscais do cliente, quando a funcionalidade de entrada de notas fiscais dos clientes, for acionada via painel de agendamentos.

 

Definição da Regra de Negócio

Após a seleção de um agendamento no painel de agendamentos, o sistema irá herdar os dados do agendamento diretamente para a nota fiscal. Somente poderá ser selecionado um agendamento por vez. O usuário deverá complementar a digitação da nota fiscal, informando os campos de Serviço de Negociação, caso o mesmo não conste no campo de serviço de entrega/transferência do agendamento, número e série da nota fiscal que por padrão serão iniciados em branco. Osdemais Os demais campos não poderão ser alterados com exceção dos campos de Grid.

Caso não exista nenhum agendamento selecionado o usuário poderá optar pela leitura do código de barras da Solicitação de Coletas ou das notas fiscais de EDI, através da melhoria implementada pelo requisito PCREQ-154 – Preenchimento da tela de Entrada Dc. Cliente através da leitura do código de barras.

Localizando a chave da solicitação de coleta, o sistema lê o agendamento da solicitação de coleta, com o objetivo de buscar as informações e preencher os dados da nota fiscal do cliente. Todos os campos da nota fiscal do cliente que constam na tabela de agendamentos, serão preenchidos automaticamente e não poderão ser alterados com exceção dos campos do Grid. Linhas de Grid poderão ser inseridas, alteradas ou excluídas. A mesma negociação utilizada no agendamento será utilizada na nota fiscal. O campo de serviço da nota fiscal somente será preenchido automaticamente, caso o campo de serviço de entrega/transferência do agendamento estiver preenchido. Caso contrário este ficará em branco na nota fiscal e deverá ser informado manualmente pelo digitador. Quando o campo de serviço da nota fiscal ficar em branco, o sistema entende como contrato de clientes com serviço automático, e define o serviço a ser utilizado no momento do cálculo do frete. Os campos de DATA e HORA de coletas da Nota Fiscal serão preenchidos de acordo com os dados da solicitação de coleta.

Caso o sistema não localize a chave da solicitação de coleta, efetua-se a busca dos dados por meio da leitura do código de barras do DANFE, pesquisando pela chave na tabela de Notas Fiscais do EDI (DE5). Localizando a chave, os dados do documento do cliente serão preenchidos automaticamente, como no processo da solicitação de coleta. Não localizando será apresentado uma mensagem ao usuário e o mesmo poderá optar em realizar o preenchimento de forma manual, caracterizando nota balcão. Ainda no processo de nota balcão, após a digitação do remetente e destinatário, o sistema tenta novamente localizar registros na tabela de notas de EDI. Encontrando e sendo selecionado pelo usuário, o campo de solicitação de coleta também poderá ficar em branco, e assim o sistema também irá considerar este documento como nota balcão.

Se o usuário precisar incluir mais linhas de notas do cliente, ele poderá faze-lo realizando a leitura do código do DANFE. Nesta situação o sistema irá pesquisar somente nas notas fiscais de EDI – DE5. Localizando o registro os dados do Grid serão carregados, mais informações vide especificação técnica do requisito PCREQ-154 – Preenchimento da tela de Entrada Dc. Cliente através da leitura do código de barras. Também será permitida a digitação manualmente dos dados.

Quando digitada uma Nota Fiscal Balcão, caso configurada a opção agendamento virtual, o sistema irá gerar automaticamente um agendamento com status “confirmado” e uma solicitação de coleta com status “Cancelada”.

Será criado um campo na tabela de negociações por cliente – DDC (DDC_AGEVIR), para indicar se o sistema deve ou não gerar os registros de rastreabilidade (agendamento e solicitação de coletas de forma automática) este conceito aplica-se somente quando inclusão via menu. Caso não seja gerado agendamento e coleta, o usuário deverá ter conhecimento de quais notas fiscais possuem esta condição, para que todo tratamento sistêmico (cálculo, embarque, entrega, operações, ocorrências), seja feito pelo menu padrão do SIGATMS, já que o painel de agendamentos não terá acesso a estes registros, pois se baseia em agendamentos. Estes campos serão utilizados na gravação da nota fiscal do cliente, e na gravação da solicitação de coletas.

Serão criados os campos DT5_CLIREM, DT5_LOJREM, DT5_NOMREM e DT5_SQEREM que serão utilizados na gravação da solicitação de coleta. Dessa forma, entende-se que não é obrigatório que o solicitante seja também o remetente, porém, haverá no sistema a opção “Sugerir Solicitante como Remetente””

Da mesma forma, quando o usuário entrar com a solicitação de coletas sem vínculo com um agendamento, um registro será gerado nas tabelas de agendamentos – DF0, DF1, DF2 automaticamente, caso os campos DDA_AGEVIR estejam configurados com a opção “1=Sim”, o agendamento será criado como “confirmado”.

 

No caso em que o campo DDA_AGEVIR estiver com a opção “Não Utiliza”, haverá uma “subida” para pesquisar o conteúdo do campo DDC_AGEVIR. e, caso esteja como 1=Sim, serão gerados os registros nas tabelas DF0, DF1, DF2.

 

No caso em que o campo DDA_AGEVIR estiver com a opção “Não”, não serão gerados os registros nas tabelas DF0, DF1, DF2.

 

Quando ocorre a geração de dados na DF0, DF1 e DF2 o campo DF1_SRVCOL é gravado de acordo com o serviço de coleta preenchido no contrato do cliente, assim como o campo DT5_SERVIC quando geração de solicitação de coleta.

 

Será criado o campo “Sol Col Man” (DF1_SCOMAN) na tabela de agendamentos - DF1, o qual irá indicar que o agendamento é proveniente de uma Solicitação de Coletas Manual. 

 

 

-

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

TMSA050 - Entrada Dc. Cliente

Alteração

Atualizações / Recebimento / Entrada Dc. Cliente

-

TMSA460 - Solicitação de Coleta

Alteração

Atualizações / SAC / Solicitação de Coleta

-

TMSAF05 -Agendamento

Alteração

Atualizações / SAC / Agendamento

-

TMSAF76 - Painel de AgendamentoAlteraçãoAtualizações / SAC / Painel de Agendamento 
TMSXFUNA - Função GenéricaAlteraçãoFunção Genérica 
TECA250 - Contratos de ClientesAlteraçãoAtualizações/Comercial/Contratos de Clientes 

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.