...
Para suporte a essa estrutura instale via nuget o pacote Tnf.App.Dto disponível em: https://www.myget.org/F/tnf/api/v3/index.json.
...
Não se trata apenas de segurança, trata-se de ocultar dados. O serviço de aplicação deve retornar à camada de apresentação o que ele precisa. Não mais, nem menos.
...
O uso de DTOs evitam problemas como os descritos acima porque são criados para retornar estruturas especificas de dados para que nenhuma informação excessiva seja trafegada erroneamente.
Os DTOs de requisição e resposta estão de acordo com o padrão de API TOTVS, e isso ajuda os produtos TOTVS à aderir esse padrão.
No pacote Tnf.App.Dto os seguintes objetos:
Essa classe representa todo objeto de envio tratado como "request" em sua aplicação. Você pode realizar a herança dessa classe ao criar um parâmetro para a entrada de um método por exemplo.
Representa uma notificação. Principalmente usada para colocar o Notification pattern em prática retornando estruturas de notificações ao invés de exceções pela aplicação.
Internamente esta classe contém uma estrutura como: Code, Message, Exception e Internal Code.
Essa classe representa todo objeto de envio tratado como "response" em sua aplicação.
Quando você conter um método de validação por exemplo em um serviço, que deve retornar notificações caso a entidade não esteja apta a ser inserida, você pode criar um classe que representa essa resposta fazendo a herança dessa estrutura.
Essa classe possui internamente uma estrutura de Notifications com métodos que possibilitam o gerenciamento e validação de erros como: AddNotification e ErrorExists.
Enum com códigos para mensagens de retorno.
Se a aplicação que estiver utilizando o TNF for Web então ele servirá como Status Http.
Essa classe contém os parâmetros padronizados pela API TOTVS para métodos de GetAll.
Essa classe contém os parâmetros padronizados pela API TOTVS para métodos de Get.
Essa interface contém os parâmetros padronizados pela API TOTVS para métodos que possuem algum trafego de objetos DTOs.
Objetos de aplicação que são DTOs e irão trafegar pela aplicação e/ou por requisições, precisam implementar essa interface.
Essa classe representa a lista de retorno com os parâmetros padronizados pela API TOTVS para objetos DTOsCaso você não deseje realizar a herança da classe você pode utilizar ela de forma genérica: DtoResponseBase<TResult>, onde TResult será uma propriedade nomeada Data para retorno de alguma estrutura existente.