Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Portal B2B - Mercadorias

 

Objetivo


A solução criada para atender às necessidades do cliente varejista consiste basicamente em:

...

  • Facilitar o cadastramento de novos produtos através do Portal B2B, ou seja, todo fornecedor que for incluir novos produtos, deverá realizar o cadastramento através da internet, utilizando a solução colaborativa do PortalB2B. Tendo feito o cadastro, o setor de cadastro do varejista complementará as informações que, ao final será enviado para o RMS-Retail.

 

Conceito


O Portal B2B consiste em uma solução de comércio colaborativo, entre empresas varejistas e seus fornecedores. Através do ambiente WEB, fornecedores e varejistas trocam informações e realizam processos operacionais que acabam agilizando o trabalho de ambas as partes, como por exemplo, a facilidade de introdução de novos produtos, manutenção cadastral, negociação de preço de compra com os fornecedores, entre outros.

Descrição do processo


Para logar no PortalB2B, alguns pré-requisitos devem ser realizados, conforme descrito a seguir:

...


O usuário autorizado pelo administrador no sistema, deverá informar o e-mail e senha para acesso, conforme exemplo abaixo, o usuário informou o e-mail [email protected].

Ao logar no Portal, a primeira tela que exibe é a tela de sessão. Para o Portal, a sessão é um conceito similar a uma cesta de compras, na qual o usuário poderá incluir diversos itens à sessão, até o momento de enviar para o varejista. Todo esse pacote de negociação, poderá ser acompanhado de acordo com as situações descritas abaixo:

Sessão

  • Criado: Significa que o pacote de negociação está sendo preparado para envio ao varejista. Nesse momento, nenhum usuário tem acesso às informações da sessão, apenas o usuário que criou. Dessa forma, se o usuário não enviar à sessão os itens não serão analisados pelo varejista.
  • Transmitido: É quando o usuário clicou para enviar uma sessão, ou seja, significa que os itens estão em avaliação/negociação. Nessa situação, o usuário deve observar a situação dos itens da sessão, descritos abaixo.
  • Finalizado: Significa que todos os itens da sessão já foram avaliados, aprovados ou não.

 

Itens da Sessão

 

  • Análise Fornecedor: Itens com essa situação indicam que estão aguardando uma ação do fornecedor, seja ela para analisar uma reprovação do varejista ou uma solicitação de aprovação feita também pelo varejista.
  • Análise Varejista: Itens nessa situação significam que estão aguardando uma ação/análise do varejista, da mesma forma do item anterior, essa ação pode ser uma aprovação ou reprovação do objeto analisado.

 

Criando uma Sessão

Na parte superior da tela do Portal, é colocada em evidência a sessão vigente, ou seja, a sessão na qual os itens cadastrados serão incluídos. Vale lembrar que o usuário pode ter quantas sessões desejar com esse status e, para trocar, basta clicar em "Visualizar sessão" e, na listagem das sessões criadas, clicar na linha desejada.
Nessa mesma opção de "Visualizar sessão", o usuário poderá consultar a qualquer momento todos os itens existentes em qualquer sessão com situação "Criada".


Para criar uma nova sessão, o usuário deverá clicar na opção "Criar sessão". Ao clicar, o sistema exibe uma tela conforme a imagem abaixo.

No campo "Título", o usuário informa o nome do pacote de negociação que está criando. O campo "Data limite", indica a data limite que o fornecedor espera que todos os itens existentes na sessão sejam finalizados na negociação. Já o campo "Descrição", é uma área na qual o usuário poderá incluir mais detalhes do pacote de negociação. Ao preencher todas as informações e clicar em confirmar, o sistema carrega a tela com a sessão criada como vigente, conforme apresentado na imagem abaixo:

Desta forma, todos os cadastramentos feitos pelo Portal serão incluídos nessa sessão, até o momento que o usuário altere a sessão vigente para outra.

Módulo de Administração

A seguir, são demonstrados todos os procedimentos que apenas os usuários do varejista com permissão de acesso, manipulem os itens descritos neste módulo. Para os usuários de fornecedores, essa opção de menu não é exibida.

Liberando Acesso aos Fornecedores aos seus Contatos

Para acessar o Portal, o varejista precisa liberar o fornecedor, isso significa que o fornecedor liberado está permitido liberar seus usuários para acessar o Portal. Pois, na funcionalidade de liberar usuários o Portal lista apenas usuários dos fornecedores cadastrados.


Na tela acima, o Portal lista todos os fornecedores que necessariamente tenham contatos cadastrados no RMS-Retail.
Ainda nessa tela, o portal oferece as seguintes opções:
Liberar acesso:

...

    • Nesta opção, o Portal permite que o usuário associe diversos fornecedores cadastrados com o mesmo CNPJ. Essa associação é útil quando o usuário desejar realizar uma consulta, como por exemplo, vendas, compras, estoque, entre outros, de forma consolidada e não CNPJ a CNPJ.

Liberando Acesso aos Conatos dos Fornecedores

A seguir, é demonstrado o procedimento para o usuário liberar acesso para contatos dos fornecedores com acesso liberado. Ou seja, é nesse momento que efetivamente o varejista vai determinar quem vai acessar o Portal.

...



Na tela representada na imagem acima, além dos itens apontados em vermelho, o Portal permite definir as permissões para cada usuário. Essa permissão será aplicada de acordo com o usuário RMS informado no momento da liberação do usuário, ou seja, se informar o mesmo usuário RMS para dois ou mais contatos, no momento de aplicar as permissões, o Portal aplicará de acordo com o usuário RMS associado. Diante disso, é sugerido que sejam criados grupos de usuários representados por cada usuário do RMS, ou um usuário por fornecedor. A seguir é demonstrado o procedimento para definir as permissões dos usuários:


Indica se o usuário tem acesso à página em questão.Indica os campos da grid que o usuário tem acesso nas funcionalidades de consulta.


A definição de permissão é aplicada de acordo com o usuário RMS associado ao contato, no momento da liberação de acesso ao usuário.

Consulta de Usuários Logados

Nesta funcionalidade, o usuário que tem a permissão de acesso a esta página, poderá consultar todos os usuários que estão acessando ou acessaram o Portal. Esta funcionalidade é acessada através do menu ADMINISTRAÇÃO -> Manter Auditoria -> Usuários Logados.



Conforme apresentado na imagem a acima, o sistema lista todos os acessos do acordo com o filtro que o usuário realizou de usuários logados ou não. Se o usuário clicar no nome do usuário, o sistema exibe todas as ações feitas pelo usuário em questão, conforme representado através do tópico a seguir.

Consulta de LOG de Utilização

Esta funcionalidade poderá ser acessar de duas formas: Pelo menu ADMINISTRAÇÃO -> Manter Auditoria -> Log de utilização ou conforme descrito no item anterior, na qual o usuário clica no link do usuário que acessou o sistema.
Ao acessar a página de log de utilização, o sistema exibe todos os acessos realizados pelo usuário, de acordo com o filtro informado pelo usuário. Segue abaixo, uma imagem que demonstra a utilização dessa funcionalidade.

Manter Publicidade


Nesta funcionalidade, o usuário varejista poderá manter atualizadas as informações existentes nos destaques existentes na página de login, na parte lateral do sistema e na página externa de solicitação de acesso. Para acessar a tela de manutenção, basta o usuário clicar na opção de menu: ADMINISTRAÇÃO -> Manter Publicidade.


Ao acessar a página, o sistema lista todas as quatro opções existentes de publicidade no Portal. Para alterá-las, o usuário deve marcar o registro e clicar em alterar. Ao clicar, o sistema exibe o conteúdo do tipo de registro escolhido e, o usuário poderá alterar, conforme apresentado na tela a seguir.


Na tela acima, é demonstrado o processo de atualização de um item de publicidade, na qual o usuário poderá alterar qualquer informação e clicar em confirmar. É bom lembrar que existe uma programação para cada registro, ou seja, o Portal controla a exibição da notícia através dos campos Data/hora, Início e Fim.

Manter Acesso à Sessão

Esta funcionalidade, permite definir quais usuários do varejista terão permissão de visualização para as seções envidas pelos fornecedores, como por exemplo, se um usuário do varejista tem permissão para aprovar novos produtos, logo o mesmo deverá consultar todas as sessões transmitidas que tenham novos produtos. Dessa forma, o usuário deverá escolher o perfil NOVO PRODUTO, que ao escolher, o sistema lista todos os contatos do varejista com permissão de acesso ao Portal na coluna "Usuários cadastrados". Para liberar acesso, basta selecionar o usuário e clicar no botão ">".

Atualizando Campos Obrigatórios no Cadastro do Produto

Nesta funcionalidade, o usuário poderá definir quais campos na tela de cadastro de produto serão obrigatórios no momento do cadastro por parte do fornecedor. Para isso, basta desmarcar o registro na grid, conforme apresentado na imagem a seguir.

Alterando Seções Requeridas no Cadastro de Produto

Além de definir campos obrigatórios, o portal permite definir quais sessões serão consideradas obrigatórias no momento do cadastro do produto. É bom lembrar que: Mesmo que a opção "Dados Nutricionais" esteja marcada como obrigatória, se o tipo do produto que estiver sendo cadastro for não alimentício, o Portal não permitirá informar valores de dados nutricionais.



Indica que esta seção não é considerada como obrigatória no cadastro de produto.

Cadastro

Cadastrando um Produto




A imagem exibida anteriormente, representa um fluxo geral do processo de cadastro de produto pelo Portal B2B. O primeiro passo consiste no fornecedor acessar o Portal, incluir o novo produto na sessão e enviá-la. Ao enviar, o PortalB2B envia um e-mail para os usuários da matriz do varejista, responsáveis pela aprovação de novos produtos. Ao analisar, o varejista poderá aprovar ou reprovar a solicitação. Se aprovar, o sistema habilita para que usuários dos setores responsáveis e que tenham acesso e permissão no Portal, complementem as informações cadastrais, para que seja incluído no RMS-Retail de forma íntegra. A partir do momento em que todos cadastrem as informações, o Portal envia ao RMS-Retail de forma automática.
Para acessar a página de produtos, o fornecedor deverá escolher a opção de menu "Produto", conforme representada na imagem abaixo:


Ao clicar na opção de menu, o sistema exibe a tela de consulta de produto com as opções para consultar, incluir, alterar e exportar.


O usuário poderá consultar qualquer produto de acordo com a situação:

...


Ao finalizar o cadastro de todos os grupos de informações, o Portal exibe uma mensagem de confirmação e, nessa mensagem informa que o cadastro foi realizado com sucesso e que se desejar, o usuário poderá informar as informações dos grupos considerados pelo varejista como não obrigatórios.

A partir desse momento, o usuário já poderá enviar à sessão na qual o produto cadastrado pertence. Para acessar a tela de sessão, basta clicar no menu "Página principal", conforme demonstrado na imagem a seguir. Podemos observar que nesta imagem, o produto cadastrado está com situação de "Criado" dentro da sessão, agrupado pelo tipo "Novo Produto".
Para enviar à sessão, basta o usuário clicar na opção "Enviar", que uma vez executado, o Portal envia um e-mail para o responsável pela aprovação de produto na matriz do varejista, para analisar e aprovar/reprovar o produto enviado.



Na imagem abaixo é demonstrada a mensagem de confirmação de envio da sessão.

Uma vez enviada, ela passa para a situação de "Transmitida" e o produto com a situação de "AV", ou seja, o produto está aguardando a ação da matriz do varejista.



Enquanto o produto está aguardando aprovação da matriz do varejista, o fornecedor poderá consultar na tela de consulta de produto, utilizando o filtro "Aguardando aprovação", conforme representado na imagem a seguir:

Analisando uma Solicitação de Cadastro de Produto

A partir do momento que o Fornecedor envia uma sessão com novos produtos, o Portal envia um e-mail aos usuários responsáveis pela análise e aceitação do produto na matriz do varejista e, para realizar essa análise, o usuário deverá acessar a opção de menu "Aprovar registro", conforme demonstrado na imagem a seguir.


Ao acessar a tela de aprovação, o sistema lista todos os produtos pendentes para aprovação, na qual o usuário deve escolher (marcar) um registro e clicar em analisar. Ao executar a ação de analisar, o sistema exibe todos os dados cadastrais informados pelo fornecedor, conforme demonstrado na tela a seguir.

Como podemos observar, o Portal apenas exibe as informações e disponibiliza as opções para aprovar e rejeitar parcialmente. A opção de rejeitar parcialmente, permite que o usuário da matriz do varejista ao analisar, identifique algum problema cadastral e solicite ao fornecedor ajustes no cadastro, para que seja enviado para uma nova análise por parte do varejista.

Caso o usuário clique no botão de rejeitar parcialmente, o Portal exibe uma página na qual o usuário pode informar o(s) motivo(s) da rejeição. O usuário pode escrever o motivo campo a campo ou um descritivo geral, conforme exemplo a seguir.


Ao clicar em finalizar, o sistema fecha a tela de motivos e habilita apenas o botão VISUALIZAR REJEIÇÃO. Esse botão permite que a qualquer momento tanto do varejista quanto o fornecedor visualizem todos os motivos informados na rejeição.

Ao retornar à tela de sessão, o usuário pode filtrar todas as sessões com o status de TRANSMITIDA e, ao abrir a sessão, o item do produto que estava AV passa para o status AF, onde indica que o produto está aguardando uma ação (correção) do fornecedor, conforme representado através da imagem a seguir.



Tendo o fornecedor enviado novamente o produto com as devidas correções, o usuário do varejista realiza o mesmo processo para análise do produto e clica em aprovar. Lembramos que, se o usuário clicar em REJEITAR DEFINITIVAMENTE, o portal não vai mais permitir que esse produto seja cadastrado pelo PortalB2B.
Ao aprovar, o Portal libera o produto para a próxima etapa de complementar dados no workflow de produtos. Nessa etapa, cada usuário responsável por complementar as informações recebe um e-mail para acessar o portal e complementar as informações dos produtos. Esse complemento garante que o produto seja enviado ao RMS-Retail de forma íntegra, sem causar problemas nos demais processos realizados no ERP.

Complementando Dados no Workflow de Produtos

A partir do momento que o produto é aprovado pelo setor de cadastro do varejista, o Portal disponibiliza o produto para complementar os dados cadastrais, enviando um e-mail para cada um dos usuários responsáveis por complementar os dados do produto em avaliação. Para acessar e complementar o cadastro, o usuário deverá escolher a opção de menu "Workflow", conforme demonstrado na imagem a seguir.


Ao entrar na tela, o sistema exibe todos os produtos que ainda faltam complementar os dados para que seja feito o envio para o RMS-Retail. O usuário poderá filtrar apenas os produtos que faltam o cadastro de uma determinada etapa. Para isso, o mesmo deverá escolher uma opção da lista "Pendências" e clicar em consultar.


Ao escolher um determinado registro e clicar em ATUALIZAR, o sistema exibe o detalhe do produto escolhido e, caso algum outro usuário já tenha cadastrado as informações, o sistema exibe esse cadastro para os outros usuários, porém, só habilita o botão de confirmar cadastro apenas para os usuários que têm permissão configurada na aplicação do Workflow RMS.

Ao abrir a tela, o sistema exibe todas as sessões fechadas e para saber se tem permissão para alterar, o usuário deverá clicar em qualquer barra na cor azul e ao abrir, se tiver permissão o sistema habilita a opção de confirmar, caso contrário informa apenas o status do produto.
Ao gravar uma determinada sessão, o sistema exibe uma confirmação do cadastro, marca a sessão com o símbolo , indicando que essa parte já foi cadastrada. O campo status exibe sempre a última ação feita no produto, como por exemplo: Se o usuário confirmar os dados cadastrais na sessão "Classificação Mercadológica", o status mudaria para "Dados Classificação Mercadológicos cadastrados".


Segue abaixo, um exemplo do que foi descrito anteriormente, no qual o usuário cadastrou as informações fiscais do produto.

A cada confirmação do usuário, o sistema verifica se todas as etapas obrigatórias do workflow foram cadastradas, caso não tenha, o sistema atualiza o status da sessão e mantém o produto em aguardando envio. Porém, se o sistema verificar que todas as sessões obrigatórias foram cadastradas, automaticamente ele processa o envio do produto ao RMS-Retail e envia um e-mail para o fornecedor informando do envio do produto ao RMS e que já pode ser negociado normalmente.



A imagem acima demonstra o Portal processando o envio ao RMS. Quando o envio finaliza, o sistema muda o status para "Enviado RMS", desabilita todos os campos e exibe a mensagem de confirmação da operação, conforme demonstrado na imagem abaixo:


Ao final do processo, o usuário poderá consultar se realmente o produto foi enviado ao RMS. Para isso, basta acessar a página de consulta de produto e realizar a consulta utilizando os filtros e colocando o status de EM LINHA, conforme demonstrado na imagem a seguir.

...

 

 

zero ou sem nenhum valor, senão nenhuma etiqueta será emitida.

 

 



Multiplicação

Indica se permite multiplicação quando estiver passando no PDV, como por exemplo, passar um código de barras e colocar x 10, daí o sistema entende que passaram 10 produtos daquele código de barras.



SIM ou NÃO

 

Pesado (PDV)

Se o produto é pesado ou não no PDV


S ou N

 



Dig. Obrig.

Digitação obrigatória (S/ N). Usado para produtos que não podem ser identificados por leitura óptica, geralmente artigos que utilizam o velocity code

 

 




Envia PDV

Se o produto deve ou não ser enviado ao PDV.
Caso o produto tenha sido adquirido para uso interno ou para o almoxarifado, obviamente receberá um N, pois não deverá ser enviada para o PDV

 

 

PDV Alt. Preço

Indica se permite alterar o processo do produto diretamente no PDV.

 

 

Envia balança

Indica se esse produto será utilizado na balança da loja.

 

 

Antifurto

Indica se o produto utiliza algum tipo de trava antifurto dentro da loja.

 

 


Desconto

Deverá ser informado, nesse campo, se o produto permite desconto no PDV ou não

 

 


Envia internet


Indica se o produto pode ser comercializado na loja eletrônica.

Deve ser sempre SIM para os produtos que os franqueados irão utilizar nos pedidos de compra.

 

Vasilhame

 

 

 

Engradado

 

 

 

Fornecedores Propondo Novos Custos ao Produto

Além do cadastro de novos produtos, o PortalB2B para o projeto varejista, permite aos fornecedores sugerirem novos valores de custos dos produtos que eles fornecem. Uma facilidade existente nessa funcionalidade, é a possibilidade do fornecedor propor valores de custos diferentes por grupos de estado. Ou seja, se um fornecedor do Rio Grande do Sul pode vender produtos a franqueados no estado São Paulo a um valor e para franqueados do estado do Amapá a outro custo.
A seguir é demonstrado um fluxo básico da funcionalidade envolvendo Portal e RMS-Retail.




Neste documento chamaremos esta funcionalidade de tabela de fornecedor e, o primeiro passo para utilização dessa funcionalidade, é definir os grupos e associar aos estados para cada fornecedor. Para acessar a página da definição dos grupos, o usuário deverá escolher a opção de menu "Tabela de fornecedor", conforme representada na imagem abaixo:

Esta opção é permitida apenas para o usuário do varejista, ou seja, o fornecedor caso deseje enviar uma tabela, deverá solicitar ao varejista o cadastramento dos seus grupos de acordo com os estados que o mesmo atua. Ao clicar na opção de menu, o usuário é direcionado à página de consulta de grupos, conforme demonstrado na imagem a seguir:


Conforme demonstrado na imagem anterior, o portal exibe a tela de consulta de grupos sem listar os registros. Para isso, o usuário deverá informar um código de fornecedor válido e clicar em consultar. Ao clicar, o Portal lista os grupos associados ao fornecedor informado e disponibiliza as seguintes opções:

...



Ao selecionar os estados e clicar neste botão, o sistema transfere os registros dos estados para a lista de estados cadastrados para o grupo


Como podemos observar na imagem que representa a tela, a partir do momento em que o usuário clica nos botões ">" e "<" o sistema já salva as informações, não existindo a necessidade de clicar em outros botões para confirmar a operação.

Consultando Tabelas de Fornecedor

Tendo realizada a atividade de associar os grupos de estados aos fornecedores, o usuário fornecedor já tem a possibilidade de alterar os custos dos seus produtos pelo PortalB2B. Para acessar, o usuário deverá clicar na opção de menu "Tabela de fornecedor", conforme demonstrado na imagem a seguir:


Ao clicar na opção de menu, o Portal direciona o usuário à tela de consulta de tabelas, permitindo ao usuário consultar as tabelas de acordo com as seguintes situações:

...

  • Excluir: Permitir ao usuário excluir uma tabela de fornecedor ainda não enviada à matriz do varejista. Será permitido apenas excluir uma tabela que está em uma sessão ainda não enviada e que esta tabela tenha sido criada pelo próprio usuário, que está logado no Portal e tentar excluir.

Incluindo uma Tabela de Fornecedor

Ao clicar no botão de incluir, o Portal direciona o usuário à tela de digitação da tabela de fornecedor, conforme demonstrado na imagem a seguir.


Se o usuário escolher SIM e informar valores no campo "desconto" o portal replicará esses valores para todos os produtos. No campo identificado na seta abaixo.
O Portal exibe todos os grupos associados ao fornecedor logado. Para consultar os estados relacionados ao grupo, o usuário deverá passar e parar o mouse sobre a descrição do grupo. Tendo informando o valor para o grupo, o fornecedor estará negociando o preço para todos os estados do grupo informado.Como o sistema já lista todos os produtos do fornecedor, através desse símbolo, o usuário exclui o produto.
O usuário poderá informar o percentual de desconto que o produto terá. Vale lembrar que o desconto será aplicado para todos os estados informados.


Conforme ilustrado na figura anterior, ao entrar na tela de digitação da tabela de fornecedor, o Portal já exibe todos os produtos cadastrados para o fornecedor, bem como o EAN, referência e embalagem de venda (embalagem que o fornecedor vende ao varejista). Além das informações citadas, o usuário deve informar a vigência (pelo menos a data inicial), se o mesmo não informar a data final significa que os novos valores serão válidos até o momento em que o fornecedor novamente o custo e informar uma nova data.
Ainda relaciona a imagem anterior, o usuário pode a qualquer momento incluir novos produtos a tabela que está sendo criada. Para isso basta clicar no botão "Adicionar", que ao ser clicado abre a tela de filtro de produto, na qual o usuário poderá informar qualquer filtro e clicar em consultar, conforme demonstrado na figura a seguir.

Conforme demonstrado na figura anterior, o usuário listou todos os produtos do fornecedor cujo código interno é 15419-9 e para adicionar, o usuário precisa apenas marcar no checkbox ou navegar nos registros seguintes e clicar em selecionar.
Tendo o usuário informando todos os valores de custo dos produtos selecionados, o próximo passo é clicar no botão "Confirmar" que, ao ser acionado, cadastrará a tabela na base do Portal e na sessão vigente. É importante lembrar, que o usuário só consegue cadastrar uma tabela se existir no Portal uma sessão com o status "CRIADO".

A tela demonstrada na imagem anterior, representa a consulta da tabela que acabou de ser criada. A imagem a seguir, apresenta a tabela que foi criada dentro da sessão vigente. Até este momento a tabela ainda não foi enviada ao varejista. Para proceder ao envio, basta clicar no botão "ENVIAR" na tela de sessão.

Analisando uma Tabela de Fornecedor Enviada pelo Fornecedor Através do PORTALB2B

Tendo o fornecedor digitado e enviado uma nova tabela de fornecedor pelo Portal, conforme demonstrado através da imagem da página 20 deste documento, o Portal B2B envia um e-mail ao usuário da matriz varejista, configurado para receber e-mails de notificação de novas tabelas, informando da criação da tabela e da necessidade de analisar e atualizar os preços sugeridos.
A figura a seguir representa a tela do RMS-Retail, já demonstrando as suas tabelas criadas pelo fornecedor. É importante salientar que, apesar do fornecedor ter criado apenas uma tabela pelo portal, no RMS ele criou duas. Isso é devido ao fato de que no momento da geração da tabela, o fornecedor informou valores para os estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) e, desta forma o RMS-Retail interpretará como duas tabelas distintas. Enfim, para cada estado que tiver valor informado o será criada uma tabela de fornecedor distinta.

Estando no RMS-Retail, o usuário pode alterar a tabela forma que desejar. Podemos observar que as duas tabelas incluídas pelo fornecedor estão com uma flag "D" exibida. Isso significa que ela está com o status de "Digitada", através da imagem a seguir, é demonstrado todos os possíveis status de uma tabela do fornecedor dentro do RMS-Retail:


...


Prosseguindo com a tabela criada pelo fornecedor, a tela abaixo demonstra detalhes de todos os produtos digitados. Caso o usuário do varejista deseje alterar, a tabela prosseguirá com as alterações do usuário.

Tendo conferido os dados que o fornecedor enviou, o próximo passo agora é analisar a tabela e, para isso, o usuário deve selecionar o registro da tabela desejada e clicar no botão "F6 Analisar" ou clicar na tecla F6. Ao clicar, o RMS-Retail exibe uma tela com algumas opções como, por exemplo, se o usuário deseja analisar o impacto dessa alteração nos produtos filhos (no caso do fornecedor ter alterado algum produto pai no RMS), qual o layout do relatório, ou seja, quais informações adicionais o usuário quer no relatório de análise, dentro outras.

Após ter informado as opções de filtro para geração do relatório, o usuário clica no botão "F4 - Confirmar" e, a partir desse momento, o sistema exibe o relatório de análise conforme demonstrado na figura a seguir.

Não tendo encontrado problemas durante a análise, o próximo passo agora é atualizar a tabela e, para isso, o usuário deve selecionar na grid a tabela em questão e clicar no botão "F8 Atualizar" ou simplesmente acionar a tecla F8. Da mesma forma que a análise, o RMS-Retail exibe uma pequena janela na qual o usuário poderá informar e/ou confirmar a data de início e fim de vigência e, demais informações apresentadas.

Ao clicar no botão "F4 - Confirmar", o RMS-Retail exibe uma caixa de diálogo que se confirmada grava no RMS a tabela e exibe um relatório, conforme demonstrada na figura a seguir com o resultado a operação.



A partir do momento em que tabela é atualizada, o usuário não consegue mais visualizar por padrão. Para conseguir, o mesmo deverá clicar no botão "F9 Exibir Atu".

Consultando os Pedidos e Fazendo Download os Pedidos Abertos

Através do Portal, o fornecedor terá acesso a informações de todos os pedidos de compra solicitados pelo varejista. Para ter acesso, o fornecedor deverá acessar a página de pedidos, através do item de menu "Pedido" dentro de Mercadorias, conforme representado na imagem a seguir:




Ao clicar na opção de menu indicada anteriormente, o Portal exibe a tela, já listando todos os pedidos do fornecedor logado no Portal, conforme demonstrado na imagem a seguir:


Opção para o usuário realizar o download dos pedidos em aberto nos formatos CSV ou PDF.


Conforme demonstrado na imagem anterior, na tela de consulta de pedido, o usuário poderá filtrar a consulta de acordo com o período de emissão dos pedidos, bem como a situação conforme detalhado abaixo:

...