Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Consulta Disponível para Promessa (ATP) - DB0408

Visão Geral do Programa 

Apresentar dados do Cálculo Planejamento de Demanda, incluindo o disponível para promessa.

Essa função apresenta o que pode ser chamado de "Registro Básico do MPS", que corresponde ao conjunto de informações associadas ao produto,   dispostas em forma de colunas, englobando dados de previsões de vendas, pedidos de venda (demandas reais), ordens de produção, estoques, tanto em mãos quanto o projetado  além projetado além de uma informação extremamente valiosa para a área comercial, denominada Disponível Para Promessa (ATP - Availabel to Promise), uma quantidade calculada e apresentada  período apresentada período a período, que representa a quantidade que ainda está disponível para atender a pedidos que venham a ser colocados em períodos futuros. Esse número é interessante  interessante porque não se trata apenas de uma projeção de estoque, mas sim do quanto uma ordem de produção gera de sobra, ainda não comprometida com vendas e que pode ser prometida ao  ao cliente para aquela data.

...

Disponível para Promessa (ATP)

Objetivo da tela:

Essa janela é apresentada ao selecionar Ao acionar a função Consulta Disponível para Promessa. Nessa janela é , é possível visualizar dados do registro básico do MPS.

...

Ação:

Descrição:

Parâmetros

Quando acionado, apresenta a janela tela DB0408A, onde são definidos parâmetros para a execução do Disponível para Promessa.

Exportar para Excel

Quando acionado, gera uma planilha Excel semelhante à janela tela de consulta Disponível para Promessa - ATP (DB0408).

...

Campo:

Descrição:

Item

Exibe o código e a descrição do item selecionado.

Referência

Exibe a referência do item, quando este possuir controle de estoque por referência.

Saldo Estoque

Exibe o saldo disponível, em mãos mais em terceiros, para o item selecionado.

Quantidade Segurança

Exibe a quantidade de segurança definida para o item selecionado.

Previsão de Vendas (Bruta)

Exibe, para cada período apresentado, o total de previsões de vendas não consumidas pelos pedidos em carteira.

Previsão de Vendas (Líquida)

Exibe, para cada período apresentado, o total de previsões de vendas, já descontadas as quantidades consumidas pelos pedidos em carteira. Caso não tenha havido o consumo de previsões (item parametrizado para não consumir previsões), a quantidade líquida passa a ser igual à quantidade bruta.

O Conceito Consumo de Previsões exemplifica essa situação.

Pedidos de Venda

Exibe, para cada período apresentado, o total de pedidos em carteira e dos pedidos informados diretamente no cenário.

Demanda Total

Exibe, para cada período apresentado, o total de demandas independentes. Representa a soma dos pedidos em carteira com a previsão de vendas líquidas.

Ordens firmes

Exibe, para cada período apresentado, o total de ordens de produção já firmes, as quais apresentam as providências em andamento.

Ordens Planejadas

Exibe, para cada período apresentado, o total de ordens de produção sugeridas, porém ainda não firmes. Esse tipo de ordem é gerada no cálculo Planejamento de Demanda.

Estoque Projetado

Para o primeiro período (Atraso), exibe a quantidade disponível menos as necessidades totais mais as ordens (firmes e planejadas). Para os demais períodos, corresponde ao estoque projetado no período anterior menos as necessidades totais mais as ordens (firmes e planejadas).

ATP

Exibe a sobra livre de produtos , período a período, que pode ser prometida a clientes sem que haja o comprometimento com o atendimento de períodos futuros. É calculado da seguinte forma: para o primeiro período (Atraso), sempre será zero (não existe o que prometer no passado). Para o segundo período, representa o estoque projetado do período anterior mais as ordens (firmes e planejadas) menos o somatório dos pedidos em carteira, que vão deste até o próximo onde existirem novas ordens de produção, excluído aquele. Para os demais períodos, o cálculo é o mesmo do segundo período exceto pelo fato de não somar o estoque projetado do período anterior.

ATP Acumulado

Corresponde, para cada período apresentado, ao valor acumulado do disponível para promessa dos períodos anteriores até este. Sempre que o ATP acumulado para o período for menor que o ATP acumulado do período anterior, o ATP acumulado do período anterior assume o ATP acumulado do período atual. Isso irá evitar a venda de algum item que já está prometido no futuro.

Assim:

ATP Acumulado Atual >= ATP Acumulado Período Anterior.

...