Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelAlíquota e diferencial de alíquota

O ICMS é um tributo de competência Estadual, e, pelo fato de cada Estado ter sua legislação e tratamentos específicos em seu território, as alíquotas variam de acordo com o Estado a que se referem.

As alíquotas estão relacionadas a produtos e serviços e aos estados envolvidos com as movimentações, dentre outros fatores.

Exemplo de alíquotas praticadas no Estado de São Paulo:

Alíquota

Destino

25%

  • Comunicação, Perfumes, Cosméticos;
  • Fumos e seus derivados;

18%

  • Operações internas;
  • Operações destinadas a não contribuintes, de qualquer localidade.

12%

  • Operações interestaduais com os estados das regiões Sul e Sudeste;
  • Serviços de transporte;
  • Implementos e tratores agrícolas, máquinas, aparelhos e equipamentos industriais.

7%

  • Operações interestaduais com os estados das regiões norte, nordeste e centro-oeste e para o estado do Espírito Santo;
  • Arroz, farinha de mandioca, feijão, charque, pão francês ou de sal e sal de cozinha;
  • Produtos da indústria de processamento eletrônico de dados, fabricado por estabelecimento industrial.

4%

  • Prestação de serviços de transporte aéreo.

Diferencial de Alíquotas

Este diferencial é calculado de acordo com o valor do ICMS na operação interna (o valor do ICMS calculado no documento fiscal).

Se houver redução na base de cálculo, na operação interestadual, ela deve ser considerada, pois é o valor destacado no documento fiscal que acoberta a entrada da mercadoria.

Nota
titleImportante:

Para tratar o diferencial de alíquotas, o campo Calc. Dif. ICMS (F4_COMPL) do TES (Tipos de Entrada e Saída) deve estar preenchido como Sim.

Exemplo de São Paulo para Pernambuco:

DescriçãoValor
Valor da operação$ 1.000,00
Redução na base de cálculo30%
ICMS Interestadual (valor destacado no documento)$ 49,00 (R$ 700,00 x 7%)
ICMS operação interna$ 170,00 (R$ 1.000,00 x 17%)
ICMS diferencial de alíquotas$ 121,00
Card
defaulttrue
id2
labelTratamentos na apuração do ICMS

Tratamentos utilizados na Apuração do ICMS

O Sistema utiliza para tratamento de apuração de ICMS:

Tabela 53 - Numeração de títulos de taxas, para guardar a numeração sequencial dos títulos para ICMS;

Consulte os parâmetros, em Informações complementares e que são responsáveis por:

  • Informar a natureza dos títulos de ICMS gerados no módulo Financeiro;
  • Identificar o código dado à Secretaria do Estado para pagamento do ICMS;
  • Cadastrar os códigos de lançamentos padronizados para contabilização;
  • Informar a natureza dos títulos referentes ao ICMS Complementar gerados no módulo Financeiro;
  • Informar a natureza dos títulos referentes ao FECP (Fundo Especial de Combate à Pobreza) gerados no módulo Financeiro.
  • Indicar se os títulos a pagar, gerados na apuração do ICMS, devem ser apresentados em tela, após confirmar a apuração para manutenção (opção em que é possível visualizar/alterar os títulos gerados pela apuração). O Sistema apresenta em tela todos os títulos a pagar gerados pela apuração do ICMS. Com isso é possível alterar qualquer informação do título gerado no momento da apuração do ICMS (histórico, natureza, prefixo).
  • Definir o prefixo dos títulos de Contas a Pagar (ICMS Próprio) gerado na Apuração de ICMS.
  • Tratar o cálculo do ICMS diferencial de alíquotas. Informar se a base do ICMS complementar deve ser reduzida como o ICMS normal. Pode-se efetuar o cálculo pelo valor da operação, desconsiderando a redução na base de cálculo.
  • Indicar se o nome do arquivo de apuração do período anterior, deve ser informado automaticamente pela rotina. O nome do arquivo do período anterior é selecionado automaticamente apenas quando não é informado o nome de um arquivo na pergunta Arq. Período Anter. ?, conforme configuração dos parâmetros.
Nota
titleImportante:

Para que o adicional relativo à FUMACOP (Fundo Maranhense de Combate à Pobreza) seja visualizado na apuração de ICMS é necessário que esteja preenchido o campo Alíquota FUMACOP, no Cadastro de Produtos com o percentual correspondente à alíquota em questão.
Na Apuração de ICMS do período, a pergunta Gera Guia de Recolhimento? deve ser preenchida com SIM para verificar o valor a ser recolhido ao FUMACOP.

Após a configuração das perguntas e da confirmação da Apuração de ICMS é gerada a guia de recolhimento.

Card
defaulttrue
id3
labelAntecipação Tributária Parcial do ICMS

Faz o tratamento para calcular o crédito, quando se refira à Antecipação Tributária de ICMS nas operações de entrada, com Diferencial de Alíquota e Margem de Solidário, destinado a todos os contribuintes que façam aquisições de outros Estados, e que tem alíquota da operação menor que a alíquota interna, ou a alíquota interna superior a 12% (IVA-ST Ajustado).

A legislação contemplada refere-se ao Decreto 8.963 de 11 de Fevereiro de 2004 – BA Portaria SF 84 de 29 de Abril de 2004 – PE Decreto 52.515 de 2007 – SP Decreto nº 52.742 (DOE de 23/02/08) Decreto nº 19.714, (DOE de 04/08/03) – MA

Pré-requisitos: No Cadastros de TES, informe se a operação se refere à Antecipação Tributária de ICMS.

Nota
titleObservação:
  • Calcula-se o valor referente à Antecipação Tributária de ICMS utilizando a mesma regra de cálculo na geração do ICMS Complementar, porém não é necessário gerar o ICMS Complementar para calcular a Antecipação de ICMS.
  • Quando a operação for Antecipação Tributária de ICMS, o valor não é agregado ao custo do produto.
  • Para calcular o valor da Antecipação de ICMS usando o IVA-ST Ajustado, o campo B1_IVAAJU deve estar preenchido como 1 (Sim) e a alíquota interna deve ser superior a 12%. Caso contrário, o cálculo da Antecipação de ICMS utilizará o (IVA- ST Original).
  • Para os estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Maranhão, o valor da Antecipação de ICMS é informado automaticamente após configurar os arquivos P9AUTOTEXT.BA (Bahia), P9AUTOTEXT.PE (Pernambuco), P9AUTOTEXT.SP (São Paulo) e P9AUTOTEXT.MA (Maranhão). Esta configuração lança, automaticamente, o valor apurado, da seguinte forma:

Para os estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão: 006.02 - ANTECIPAÇÃO TRIBUT. ICMS. Se for necessário, altere a descrição ou a disposição do item, ajuste o arquivo P9AUTOTEXT.

Para o Estado de São Paulo: ICMS Próprio: 002.12 – Pagamento Antecipado – Art. 277 do RICMS. 007.99 – Recolhimento Antecipado – Art. 426-A do RICMS. ICMS ST: 002.99 – Pagamento Antecipado – Art. 277 do RICMS. 007.99 – Recolhimento Antecipado – Art. 426-A do RICMS.

Em Regime Proc.Dados ao emitir o relatório é apresentado, na coluna Observação o valor referente à Antecipação de ICMS.

  • Se forem necessárias outras informações na coluna Observações, tais como a data do recolhimento, valor, código da receita, efetue o seguinte procedimento:

No campo Fórmula, inclua uma fórmula que aponte para um RDMAKE.

  • Cadastre uma GNRE – Guia Nacional de Recolhimento, com o valor pago antecipadamente, sendo que esta guia será utilizada pela fórmula no RDMAKE já incluido.
  • Cadastre um TES de entrada, relacionando a fórmula cadastrada e preencha o campo referente à Antecipação de ICMS, com SIM.
  • Inclua um Documento de Entrada com este TES relacionado, ou seja, o documento terá o valor da antecipação.
  • Verifique o relatório Regime Proc. Dados, no qual são apresentadas, na coluna Observações, as informações incluídas no RDMAKE.
Card
defaulttrue
id4
labelAproveitamento de Crédito - SP

Controle do Aproveitamento do Crédito do ICMS Incidente nas operações de saída promovidas pelo Contribuinte Substituído nos termos do Art. 271 do RICMS - SP 

É possível efetuar o controle do aproveitamento de créditos do ICMS, incidente nas operações de saída, de acordo com o artigo 271 do RICMS de SP. 

Art. 271. - O ressarcimento do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido, previsto no inciso IV do artigo 269 não impedirá o aproveitamento do crédito pelo contribuinte substituído, quando admitido, do imposto incidente sobre a operação de saída promovida pelo sujeito passivo por substituição, mediante lançamento no livro Registro de Apuração do ICMS, no quadro Crédito do Imposto - Outros Créditos, com a expressão Crédito Relativo à Operação Própria do Substituto (Lei 6.374/89, art. 36, com alteração da Lei 9.359/96, art. 2º, I). 

  • § 1º - Na hipótese de a mercadoria ter sido recebida de outro contribuinte substituído, o valor do imposto incidente até a operação anterior será calculado mediante aplicação da alíquota interna sobre a base de cálculo que seria atribuída à operação própria do remetente, caso estivesse submetida ao regime comum de tributação. 
  • § 2º - O valor do crédito a que se refere o parágrafo anterior não poderá ser superior ao resultante da aplicação da alíquota interna sobre o valor da base de cálculo da retenção efetuada pelo sujeito passivo por substituição. 
  • § 3º - Na impossibilidade de identificação da operação de entrada da mercadoria, o contribuinte substituído poderá considerar o valor do crédito correspondente às entradas mais recentes, suficientes para comportar a quantidade envolvida. 

 

A quem se destinaAo sujeito passivo por substituição tributária que  der saída com incidência do ICMS conforme art. 271 do RICMS/SP
ObjetivoControle e cálculo do valor do crédito do ICMS nas operações de saída do contribuinte substituto nas aquisições.
CompetênciaEstadual – São Paulo

 

 

Card
defaulttrue
id5
labelLançamentos da Apuração ICMS - Doc.Fiscal

A Apuração do ICMS também ganhou novas implementações para se adequar ao funcionamento do SPED.

Além de apurar as movimentações do período, são levantados e apresentados os ajustes do documento fiscal. Também podem ser efetuados ajustes manuais, desde que estejam previamente cadastrados como ajustes de apuração (Tp.Ajuste = 2).

Nota
titleImportante:

Para utilizar o sistema de apuração adequado ao SPED configure o parâmetro MV_USASPED com T, caso contrário a apuração utiliza o sistema anterior, utilizando os arquivos IC e ST e as configurações dos arquivos P9AUTOTEXT.

A parametrização da rotina continua no mesmo formato. Após definir os parâmetros é verificado se já existe apuração para o período selecionado e quando encontrada, são apresentadas duas opçõe:

  • Refazer - Nesta opção, a apuração anterior é recuperada e apresentada na tela para novos ajustes.
  • Excluir - Nesta opção só é permitida, quando não existam títulos gerados pela apuração anterior. Aqui a apuração é gerada sem considerar os dados já gerados.

Na aba Apuração - ICMS e Apuração - ST além dos campos existentes, está disponível a coluna Código de Lançamentos.

Todos os lançamentos utilizados em documentos, dentro do período da apuração são apresentados conforme a definição do mesmo.

Além dos lançamentos carregados a partir dos documentos, podem ser efetuados ajustes manuais na apuração (por meio da opção Inc. Lin.).

Nota
titleImportante:

Relacione os ajustes manuais a um lançamento, ou seja, o preenchimento do campo Cod. Lançamento torna-se obrigatório e além de ser obrigatório, é validado quanto à linha em que foi lançado e o tipo de apuração (Normal ou ST).

Após a confirmação da apuração, são gerados os títulos e GNREs relacionados com a apuração e são gerados os arquivos de apuração (com extensão IC ou ST).

Além dos arquivos de apuração, é alimentada a tabela CDH (Apurações de ICMS do período), de onde são buscadas as informações de apurações anteriores para reprocessamento ou para simples consulta.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelConfiguração de Parâmetros para gerar a apuração

Gerando a Apuração de ICMS

  1. Em Apuração do ICMS, clique em Parâmetros e preencha os dados conforme orientação do help de campo.

  2. Ajuste as informações de acordo com as orientações descritas no item Principais Campos.

  3. Confira os dados e confirme.

  4. Repita a confirmação e o sistema exibe nova tela, subdividida em abas sendo:

    • ICMS - Entradas

    • ICMS - Saídas

    • ST - Entradas

    • ST - Saídas

    • Apuração ICMS

    • Apuração ST

    • Informações Complementares

    • Apuração-Fomentar

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id2
labelICMS - Entradas

Aba - ICMS Entradas

Esta aba apresenta o resumo das notas fiscais de entrada, organizadas em colunas, totalizadas e ordenadas por CFOP.

Card
defaulttrue
id3
labelICMS - Saídas

Aba - ICMS Saídas

Esta aba apresenta o resumo das notas fiscais de saída, organizadas em colunas, totalizadas e ordenadas por CFOP.

Card
defaulttrue
id4
labelST - Entradas

Aba - ST Entradas 

Esta aba apresenta a totalização da base de cálculo e do imposto creditado, por UF, das entradas interestaduais dos produtos sob o regime de Substituição Tributária.

Card
defaulttrue
id5
labelST - Saídas

Aba - ST Saídas

Esta aba apresenta a totalização da base de cálculo e do imposto debitado, por UF, das saídas interestaduais dos produtos sob o regime de Substituição Tributária.

Card
defaulttrue
id6
labelApuração - ICMS

Aba - Apuração - ICMS

A apresentação dos dados é feita em colunas contendo:

Linha, Código, Descrição, Valor, GNRE e Classe de Vencimento.

Card
defaulttrue
id7
labelApuração - ST

Aba - Apuração - ST

A apresentação dos dados é feita em colunas contendo:

Linha, Código, Descrição, Valor, GNRE e Classe de Vencimento.

Card
defaulttrue
id8
labelInformações Complementares

Aba - Informações Complementares

Esta aba apresenta os seguintes valores relativos ao ICMS:

015 - ICMS Retido (Saídas - Devoluções). Apresenta o total do ICMS retido nas movimentações de devolução.

016 - ICMS Complementar (Diferencial de Alíquotas) Corresponde ao diferencial de alíquotas, a lançar na apuração de ICMS, operações próprias, nas linhas Outros Débitos/Outros Crédito, conforme a necessidade. Quando há saldo devedor, os campos Data de Vencimento do Imposto e Órgão Arrecadador são habilitados. O campo Observações sempre está habilitado.

017 - ICMS Retido (Devoluções de Vendas). Exibe o total do ICMS retido nas movimentações de devolução de saídas.

018 - ICMS Diferido Apresenta os valores referentes ao ICMS Diferido, em documentos com TES que indique o cálculo do diferimento.

019 - ICMS Complementar (Ativo Imobilizado) Apresenta o valor apurado de ICMS complementar referente às entradas de ativo imobilizado.

020 - ICMS Complementar (Mat. Uso ou Consumo) Apresenta o valor apurado de ICMS complementar referente às entradas de material para uso e consumo.

021 - Transf. de Crédito Apresenta os valores referentes à transferência de crédito de ICMS, em documentos com TES que indique a movimentação de transferência.

022 - Transf. de Débito Apresenta os valores referentes a transferência de débito de ICMS, em documentos com TES que indique a movimentação de transferência.

023 - Crédito ICMS Solidário Apresenta o valor apurado do ICMS Solidário, apenas quando a pergunta Imprime Crédito ST? está informada com Sim. Neste caso, somente são somadas as entradas com TES que indiquem o crédito de Substituição Tributária.

024 - Crédito Estímulo Apresenta o valor apurado, referente ao cálculo do Crédito Estímulo do Estado de Manaus. O valor é lançado automaticamente em Outros Créditos quando utilizado o arquivo de autopreenchimento P9autotext.AM, caso contrário, o valor deve ser lançado manualmente.

025 - Crédito Presumido Apresenta o valor apurado referente ao cálculo do Crédito Presumido do Estado do Rio de Janeiro. Este valor é lançado automaticamente em Outros Créditos quando utilizado o arquivo de autopreenchimento P9autotext.RJ, caso contrário, o valor deve ser lançado manualmente.

Também visualizamos nesta tela a Data de Vencimento do Imposto, o Órgão Arrecadador e o espaço para Observações.

Card
defaulttrue
id9
labelDIFAL / FECP

Aba - DIFAL/ FECP

Esta aba apresenta os dados exibidos em colunas sendo, Estado, DIFAL a Recolher, Saldo Credor Difal, FECP a Recolher, Saldo Credor e FECP/ Débitos Especial.

Card
defaulttrue
id10
labelDébitos Especiais

Aba - Débitos Especiais

Esta aba apresenta os dados exibidos em colunas sendo, Linha, Código, Descrição, Valor, GNRE/ Classe de Vencimento.

Card
defaulttrue
id11
labelLog MThrear

Outras Ações / Log MThread

Nesta opção o sistema exibe tela de Log de processamento relacionado com a apuração do ICMS.

Visualize na parte inferior ícone de Avisos e de Erros de Processamento.

Clique em Pesquisa paralocalizar item específico ou em Detalhes para visualizar para o item selecionado outras informações.

Card
defaulttrue
id12
labelLegenda

Outras Ações/  Legendas

Clique nesta opção para visualizar o quadro indicativo para as legendas do sistema.

...