Passo a passo: | Quais são as premissas para implementação: - MV_LOJANF: 000
Definimos qual a Série do Documento Fiscal quando for emissão de nota fiscal. - MV_ESPECIE: 000=SPED
Através da Série do Documento Fiscal, definimos qual a sua Espécie. SPED é a espécie utilizada para emissão de NF-e. - MV_LJTXNFE = 1 ou 2
Se 1, somente é feita a transmissão da NF-e, se 2, é feito a transmissão e impressão do DANFE. - MV_LJTXNFE = 5;5
Indica o número de tentativas e o intervalo (em segundos) entre cada uma. Essas informações são separadas por ponto e vírgula. Utilizado quando o parâmetro MV_LJTXNFE igual a 2, pois nesse caso, será necessário obter a autorização de impressão do DANFE. - Verificar se os campos L1_IMPNF e LQ_IMPNF (Imprime NF) existem no dicionário de dados. Caso não existem, eles podem ser criados através do compatibilizador UPDLOJ07.
Fluxo de Transmissão da NF-e (e impressão do DANFE) no Controle de Lojas: - Após finalização da venda teremos a seguinte condição:
- Se MV_LJTXNFE igual 1 ou 2, a transmissão da NF-e será realizada. Caso seja transmitida com sucesso, o campo F2_FIMP ficará com o valor “T”
- Se o parâmetro MV_LJTXNFE igual a 2 e a transmissão foi realizada com sucesso, daremos continuidade ao processo de impressão do DANFE NF-e. Prosseguir para o item 2
Observação: Mesmo que a NF-e da venda tenha sido transmitida com sucesso, isso não significa que a impressão do DANFE foi autorizada. - Se houver algum problema durante a transmissão (exemplo: rejeição por schema), será apresentada uma mensagem para o usuário, informando que ele deve verificar o motivo através da rotina Monitor, do módulo Faturamento. Além disso, o campo F2_FIMP ficará com o valor “N” e não haverá tentativa de impressão do DANFE. Prosseguir para o item 4.
- Com a NF-e transmitida, será realizada uma nova consulta para obter seu status perante a SEFAZ, assim, teremos uma das situações abaixo:
- NF-e Autorizada: A impressão do DANFE é autorizada. Prosseguir para o item 3.
Observação: se emitida na modalidade Normal, a impressão do DANFE somente é autorizada se houver o retorno positivo da SEFAZ. Para as outras modalidades, é necessário que suas condições sejam respeitadas.
- Não houve retorno da SEFAZ: Será apresentada uma tela para o usuário, onde não será necessário qualquer tipo de interação. Essa tela informará ao usuário que serão feitas x tentativas para obter o status da NF-e, onde o intervalo entre cada tentativa será de n segundos (os valores de x e n serão configurados através do parâmetro MV_LJTNINT). Se em uma das tentativas a NF-e for autorizada, o fluxo continuará através do item 2a, se rejeitada, através do item 2c, e por ultimo, se não houver retorno após todas as tentativas, o processo de impressão é abortado e será apresentado uma mensagem para o usuário, informando que ele deve verificar o motivo através da rotina Monitor do módulo Faturamento. Prosseguir para o item 4.
- Rejeitada pela SEFAZ: O processo de impressão é abortado e será apresentada uma mensagem para o usuário, informando que ele deve verificar o motivo através da rotina Monitor do módulo Faturamento. Prosseguir para o item 4.
- Com a autorização para impressão do DANFE: Será aberto uma tela para que o configure os parâmetros de impressão abaixo:
- Tipo de Impressão
- Destino
- Orientação
- Por padrão, as opções “Imprime no Verso” e “DANFE Simplificada” serão configuradas como “Não”
- Observação: Para configurar as opções de impressão de forma automática (por exemplo: inibir a apresentação da tela para configuração dos parâmetros), poderá ser usado o ponto de entrada SPNFESETUP.
- Caso não haja a autorização da NF-e, seja por rejeição ou por falta de retorno, deve-se:
- Consultar o status da nota e obter os detalhes, seja da rejeição ou o porque da falta de retorno
- Realizar o ajuste necessário
- Retransmitir a NF-e manualmente (rotina “Transmissão” do módulo Faturamento)
- Imprimir o DANFE manualmente (rotina “DANFE” do módulo Faturamento).
|