Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Geração de Movimento (regime de caixa)

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Educacional

Módulo:

TOTVS Gestão Educacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Geração de Movimento

Geração de Movimento

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

.

 

 

 

Cadastros Iniciais:

 

Parâmetro(s):

 

Ponto de Entrada:

 

Chamados Relacionados

 

Requisito (ISSUE): 

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

 

Tabelas Utilizadas:

 

Sistema(s) Operacional(is):

 

 

 

Descrição

O módulo de geração de movimento no TOTVS Gestão Educacional possibilita via parametrização que o valor do item de movimento possa ser composto da seguinte forma:

Valor original

Para esta opção o sistema vai gerar no valor do item do movimento o valor original do lançamento financeiro, e os valores referente a desconto de bolsa (exceto bolsa condicional) e parcela serão gerados no campo desconto.

Valor líquido

Para esta opção o sistema vai gerar somente o valor do item do movimento, considerando o valor original do lançamento - valores de desconto de bolsa (exceto bolsa condicional) - descontos parcelas. O campo desconto do item de  moviemnto não será preenchido, pois o valor do item já está abatido os descontos.

 

Cenário não contemplado

Alguns clientes parametrizam descontos através de campos de valores opcionais que compõem o lançamento financeiro, e estes valores são calculados por fórmula sem nenhuma relação com o educacional.  

Esses descontos podem  ser dedutíveis na base de cálculo e devem ser considerados ao gerar o movimento pelo educacional.

Evolução

Com objetivo de flexibilizar a parametrização de composição do valor do item de movimento iremos realizar uma evolução na parametrização deste recurso permitindo ao cliente parametrizar uma fórmula que será responsável por calcular o valor liquido (baseado no lançamento financeiro), e que irá compor o valor do item do movimento.

Não poderíamos fixar este valor sendo o valor liquido disponível no lançamento financeiro uma vez que podemos ter valores de descontos considerados no lançamento financeiro que são ou não dedutíveis, cabendo ao cliente determinar tal regra. 

Regras

Parametrização:

Educacional >> Integração >> Fiscal

  1. Campo “Valor item do movimento”:  a opção "Valor liquido" terá sua descrição alterada para "Valor liquido educacional"
  2. Campo “Valor item do movimento”:  será adicionada mais uma opção “Calculo por fórmula”.
  3.  A nova opção disponibilizada no primeiro item somete ficará disponível ou poderá ser selecionada somente se a opção “Utilizar movimento por competência” estiver desmarcado, ou seja, este recurso poderá ser utilizado somente por clientes que geram movimento em regime de caixa.

  4. Ao selecionar a opção “Calculo por fórmula” será habilitado dois campos para que o usuário parametrize as fórmulas que serão utilizadas para calcular o valor líquido que irá compor o valor do item de movimento.

    Campo 1 - Fórmula de cálculo do valor a ser executada para o lançamento em aberto.
    Campo 2 - Fórmula de cálculo do valor a ser executada para lançamentos baixados

    Observação:

    - O contexto de execução das formulas será o lançamento financeiro vinculado a parcela ou item de baixa do mesmo, e neste caso a fórmula a ser parametrizada deverá ser criada no módulo TOTVS Gestão Financeira e depois parametrizada no TOTVS Gestão Educacional.

    -  Alguns clientes podem querer apenas considerar o valor líquido do lançamento financeiro para compor o valor do item do movimento, e para esta solicitação recomendamos que crie a fórmula utilizando a função de fórmula “Valorliquido()”

Geração de Movimento

  1. Para lançamentos parcialmente baixados o sistema executara a fórmula de lançamento "Campo 1" e não a fórmula de lançamentos baixado, pois por estar parcialmente baixado os valores de baixa que podem ser processados não estariam corretos. 
  2. Se a fórmula a ser executada sobre lançamentos baixados não estiver parametrizada (“Campo 2”), o sistema executara a fórmula parametrizada para lançamentos em aberto.
  3. Para lançamentos totalmente baixados e que foi parametrizada uma fórmula no campo 2, o sistema deverá executar a formula sobre todos os itens de baixa do lançamento acumulando o resultado da execução. Isto se faz necessário, pois podemos ter lançamentos totalmente baixados com vários itens baixas.
  4. O valor processado pela execução da fórmula ira compor o valor do item do movimento, e valor de desconto no item de movimento não será preenchido.
  5. Se não tela do processo de geração de movimento a opção “Gerar movimentos para boletos de valor liquido igual a zero” estiver marcada, o sistema não permitirá a geração de movimentos em que a fórmula executada retorne valor igual zero.
  6. Se o sistema estiver parametrizado para realizar o cálculo do valor por fórmula a opção “Desconsiderar bolsas de crédito para valores de desconto” disponível na tela do processo ficara invisível.
  7. Será apresentar no LOG do processo o valor processado pela fórmula conforme o movimento gerado.
    Image Removed
  8. Será adicionado na tabela  SPARCELAMOV o campo "ORIGEMVLRITEMMOV", este campo armazenará a informação que identifica se o valor foi calculado pelo Educacional ou Fórmula.
  9. Na geração do movimento iremos validar se o valor retornado pela formula parametrizada, violou as regras de descontos concedidas no educacional
    Por exemplo:

    Valor parcela:1000,00
    Bolsa incondicional: (10%)100,00
    Desconto Parcela:(5%) 50,00
    ----------------------------------------------------------------------
    Valor liquido educacional:850,00
    Valor retornado pela formula:900,00

    Observe que conforme a fórmula executada o desconto seria apenas de 100,00 e no educacional o desconto corresponde a 150,00, neste caso os valores processados pela fórmula violam os valores do educacional.
     

Importante:

As informações referente a valores processados pelas fórmula é de responsabilidade do cliente.

 

 

 

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função