Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Geração de Movimento (regime de caixa)

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Educacional

Módulo:

TOTVS Gestão Educacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Geração de Movimento

Geração de Movimento

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

.

 

 

 

Cadastros Iniciais:

 

Parâmetro(s):

 

Ponto de Entrada:

 

Chamados Relacionados

 

Requisito (ISSUE): 

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

 

Tabelas Utilizadas:

 

Sistema(s) Operacional(is):

 

 

 

Descrição

O módulo de geração de movimento no TOTVS Gestão Educacional possibilita via parametrização que o valor do item de movimento possa ser composto da seguinte forma:

Image Added

Valor original

Para esta opção o sistema vai gerar no valor do item do movimento o valor original do lançamento financeiro, e os valores referente a desconto de bolsa (exceto bolsa condicional) e parcela serão gerados no campo desconto.

Valor líquido

Para esta opção o sistema vai gerar somente o valor do item do movimento, considerando o valor original do lançamento - valores de desconto de bolsa (exceto bolsa condicional) - descontos parcelas. O campo desconto do item de  moviemnto não será preenchido, pois o valor do item já está abatido os descontos..

 

Cenário não contemplado

Alguns clientes parametrizam descontos através de campos de valores opcionais que compõem o lançamento financeiro e estes valores são calculados por fórmula e esses descontos são dedutíveis na base de cálculo e devem ser considerados ao gerar o movimento pelo educacional.

Evolução

Com objetivo de flexibilizar a parametrização de composição do valor do item de movimento, uma vez que podemos ter valores de descontos considerados no lançamento financeiro que são ou não dedutíveis e cabendo ao cliente determinar tal regra, iremos realizar uma evolução na parametrização deste recurso permitindo ao cliente parametrizar uma fórmula que será responsável por calcular o valor liquido (baseado no lançamento financeiro) e que irá compor o valor do item do movimento.

Parametrização:

Educacional >> Integração >> Fiscal

1º Campo “Valor item do movimento”:  será adicionada mais uma opção “Calculo por fórmula”.

2º A nova opção disponibilizada no primeiro item somete ficará disponível ou poderá ser selecionada somente se a opção “Utilizar movimento por competência” estiver desmarcado, ou seja, este recurso poderá ser utilizado somente por clientes que geram movimento em regime de caixa.

3º Ao selecionar a opção “Calculo por fórmula” será habilitado dois campos para que o usuário parametrize as fórmulas que serão utilizadas para calcular o valor líquido que irá compor o valor do movimento.

Campo 1 - Fórmula de cálculo do valor a ser executada para o lançamento em aberto (obrigatório).

Campo 2 - Fórmula de cálculo do valor a ser executada para lançamentos baixados

Observação:

  • O contexto de execução das formulas a serem parametrizadas será o lançamento financeiro vinculado a parcela ou item de baixa do mesmo, neste caso a fórmula a ser parametrizada deverá ser criada no módulo TOTVS Gestão Financeira e depois parametrizada no TOTVS Gestão Educacional.

 

  • Alguns clientes podem querer apenas considerar o valor líquido do lançamento financeiro para compor o valor do item do movimento, para esta solicitação recomendamos que crie a fórmula utilizando a função de formula “Valorliquido()”

Regras considerando a parametrização acima

1º Não será permitido a geração de movimento para lançamentos com status baixados parcialmente.

2º Se a fórmula a ser executada sobre lançamentos baixados não estiver parametrizada “Campo 2”, o sistema executara a fórmula parametrizada para lançamentos em aberto.

3º Para lançamentos totalmente baixados e que foi parametrizada uma fórmula no campo 2, o sistema deverá executar a formula sobre todos os itens de baixa do lançamento acumulando o resultado da execução de cada item de baixa. Isto se faz necessário, pois podemos ter lançamentos totalmente baixados e com vários itens baixas.

4º O valor processado pela execução da fórmula ira compor o valor do item do movimento e valor de desconto no item de movimento não será preenchido.

5º Se não tela do processo de geração de movimento a opção “Gerar movimentos para boletos de valor liquido igual a zero” estiver marcada o sistema não permitirá gerar movimentos em que a fórmula executada retorne valor igual zero.

6º Se a fórmula retornar valor menor que zero será apresentado uma mensagem de erro.

7º Se o sistema estiver parametrizado para realizar o cálculo do valor por fórmula a opção “Desconsiderar bolsas de crédito para valores de desconto” disponível na tela do processo ficara invisível.

 

8º Apresentar no log do processo o valor processado pela fórmula conforme o movimento gerado.

Sugestão (temos que avaliar se vamos fazer)

1º Se o valor calculado pela fórmula for menor que o valor que o educacional consideraria como valor liquido (Valor original – Valor desconto parcela – Valor Bolsa incondicional) não será permitido a geração do movimento, pois garantimos que pelo menos os valores processados pelo educacional sejam considerados.

2º Não seria prudente gravarmos na tabela SPARCELAMOV a origem do cálculo do valor do item (Educacional ou Fórmula), fico com receio de clientes falarem que os valores estão incorretos e voltar a parametrização e falar que o educacional calculou errado.

 

 

 

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função