Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

RM

Módulo

TOTVS Gestão Financeira

Segmento Executor

Educacional

Projeto1

Projeto CTB/FIN 2016/2017

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

Objetivo

Segundo comunicado da Febraban, a partir de janeiro/2017, os boletos devem ser emitidos por cobrança registrada para que sejam aceitos pelos bancos. Desde 01/06/2015, a rede bancária deixou de ofertar o produto cobrança sem registro. Os novos contratos de cobrança oferecidos pelos bancos são apenas de cobrança registrada.

O TOTVS Gestão Financeira foi evoluído para permitir num mesmo lançamento mais de um boleto. Com isso o comportamento do boleto mudará nos processos de baixa e remessa.

Definição da Regra de Negócio

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Cadastro de Convênio

Alteração

Movimentações Bancárias -> Controle Bancário-> Convênio

Parâmetros para controle da remessa e cobrança registrada

Registro de Boleto

Alteração

Contas a Pagar/Receber -> Operações Financeiras -> Boleto

Defaults de boleto, status, impressão e geração de código de barras

Lançamentos Financeiros

Alteração

Contas a Pagar/Receber -> Operações Financeiras -> Lançamentos

Não gravar campos do boleto no lançamento

Boletos do LançamentoAlteraçãoContas a Pagar/Receber -> Operações Financeiras -> Lançamentos -> BoletoMais de um boleto por lançamento, desvincular boleto do lançamento
Baixa de LançamentoAlteraçãoContas a Pagar/Receber -> Operações Financeiras -> Lançamentos -> BaixaStatus dos boletos vinculados
Conta CaixaAlteraçãoMovimentações Bancárias -> Controle Bancário-> Contas/CaixaNovos defaults na conta caixa
Fórmulas do FinanceiroAlteração Leitura de dados do boleto
Registro Online de boletosCriaçãoPortal Educacional -> FinanceiroRegistro de boletos online

 

Evolução do convênio

Objetivo: automatizar a geração de remessa de cobrança, débito automático e pagamento; facilitar o processo do cliente, permitindo que não seja necessário o preenchimento dos campos a cada inclusão de boleto.

  • Campos para cada tipo de remessa (cobrança, pagamento e débito automático)  para informar a composição do nome do arquivo de remessa no convênio. Essa configuração aceitará uma parte fixa e tags para substituir por outras informações

  • Campos para cada tipo de remessa (cobrança, pagamento e débito automático) para informar a extensão do arquivo de remessa.
  • Campos para cada tipo de remessa (cobrança, pagamento e débito automático) para informar o diretório destino default para salvar as remessas.
  • Nos processos de remessa os diretórios e nomes de arquivos serão carregados automaticamente se as informações estiverem preenchidas no convênio da remessa.

  • Campos para informar os defaults para os seguintes campos do boleto: Espécie CNAB, Comando, Instrução Cod. 1, Instrução Cod. 2 e Aceite. Esses defaults estão disponível nos processos de inclusão e alteração do cadastro de Convênio e usados no processo de inclusão de boleto.
  • Campo para definir se o boleto permite o registro on-line dos boletos gerados. Caso afirmativo irá disponibilizar campos para informar URL do serviço de registro de boleto e URL do serviço de retorno de registro.
  • Campo no convênio para indicar o relatório default para impressão (filtrar por relatórios com Aplicação "Financeiro", coligada corrente ou global, e tipo igual a 81).


Evolução do boleto

Objetivo: automatizar a geração de remessa de cobrança, débito automático e pagamento; facilitar o processo do cliente, permitindo que não seja necessário o preenchimento dos campos a cada inclusão de boleto.

  • Tratamento no processo de impressão de boletos do Financeiro para que o relatório definido no convênio do boleto seja selecionado automaticamente. Caso seja selecionado mais de um boleto de diferentes convênios que estejam parametrizados com diferentes relatórios não será selecionado default automaticamente.

  • Criada a opção "Inativo" para o campo Status do boleto, que será usada para indicar a inativação quando os lançamentos desse boleto foram totalmente baixados por outros boletos. O boleto com esse status terá comportamento similar ao "Cancelado" e assim foi tratado em todos os pontos onde há filtro ou condições de execução que teste esse valor.

  • Para o campo Status CNAB deve existir a opção "Registrado on-line" que indica que o boleto foi registrado através do processo de registro on-line disponibilizados pelos bancos.

  • No processo de inclusão de boleto adicionados os campo Conta caixa, Convênio e a opção "Utilizar conta e convênio do lançamento". Se ela estiver marcada o boleto deverá buscar a conta caixa e o convênio do lançamento, caso contrário, estas opções deverão ser informadas manualmente. Neste caso apenas o convênio deve ser obrigatório.

  • As informações de conta caixa e convênio no lançamento passam a ser apenas default para a geração de boletos, ou seja, não é necessário que o boleto possua o mesmo convênio do lançamento. Ao alterar essas informações no lançamento, os boletos não serão alterados.

  • O processo de geração de código de barras realizará a validação do tipo do boleto e, se for de débito automático, deverá ser enviada uma mensagem informando que o código de barras não pode ser gerado. A tela de inclusão/edição de boleto também deverá ser alterada para que o campo e o botão, responsável por gerar o código de barras, e o campo IPTE sejam desabilitados para os boletos de débito automático.

  • Criado processo associado ao boleto onde o usuário escolhe o lançamento que será desvinculado apenas desse boleto.

 

Evolução do lançamento

Objetivo: o lançamento financeiro será evoluído para permitir o vínculo a mais de um boleto de cobrança.

  • O registro de lançamento financeiro a receber (tabela FLAN) não mais grava as informações do boleto (IDBOLETO, CNABNOSSONUMERO, CNABBANCO, CNABACEITE, CNABINSTRUCAO1, CNABINSTRUCAO2) na inclusão ou alteração do boleto. Sempre que precisar dessas informações do boleto o sistema irá buscar na tabela de boleto (FBOLETO) e não mais no lançamento (FLAN).

  • Tratar o campo CNABSTATUS do lançamento: se existir algum boleto ativo registrado ou registrado online, o CNAB Status deverá ser registrado. Se não, se existir algum boleto ativo remetido, o CNAB Status deverá ser remetido. Se não existir nenhum boleto ativo com esses status, o status do lançamento será o do último boleto incluído

  • Permitir mais de um boleto para um mesmo lançamento. Esse comportamento será possível se o lançamento não possuir um boleto de débito automático vinculado e possuir status "Em Aberto" ou "Parcialmente Baixado". O boleto poderá ser parcial, com o controle feito através de um parâmetro geral do Financeiro "Contas a Receber | Manutenção de Lançamento / Permitir inclusão de boleto parcial Permitir inclusão de boleto parcial", que deve ficar desabilitado se Parâmetro “Não gerar outro boleto para lançamento após baixa parcial” habilitado.

  • No processo geração de boleto, ao incluir boleto de cobrança, o usuário poderá optar por gerar um boleto parcial, informando o valor desejado (somente se o parâmetro estiver habilitado). Essa opção só estará disponível para boleto de cobrança e não poderá ser utilizada se o boleto for de débito automático. Nesse caso, o valor do boleto será o valor informado pelo usuário. O sistema validará para que não seja permitido informar um valor maior do que o valor do lançamento (de acordo com a parametrização do convênio – líquido, líquido parcial ou original). Se o parâmetro “Não gerar outro boleto para lançamento após baixa parcial” estiver marcado, não será permitido a inclusão de mais de um boleto para o mesmo lançamento.

  • Não permitir vincular um novo lançamento a um boleto parcial.

  • O processo de desvincular lançamento do boleto irá desvincular o lançamento de todos os boletos aos quais ele esteja associado.


Evolução da baixa

Objetivo: tratar a inativação de boletos associados ao lançamento, quando ocorrer a baixa de um dos boletos daquele lançamento.

  • A baixa do boleto continuará a baixar os lançamentos associados a ele. Se o lançamento for baixado totalmente, o status dos boletos associados a ele será alterado para “Inativo”, caso não existam outros lançamentos também associados ao mesmo boleto. Nesse caso, o boleto deverá ser analisado e o status só alterado para inativo, caso todos os lançamentos daquele boleto estejam totalmente baixados.

  • Ao baixar um lançamento, o usuário deverá escolher qual boleto será baixado, caso exista mais de um associado.

  • Ao baixar um boleto parcial, se a baixa do lançamento for parcial, não será gerado um novo boleto para os lançamentos associados ao boleto.
  • No cancelamento da baixa de um boleto que foi baixado parcialmente se existir mais de um boleto com status "Em aberto" o boleto que foi gerado na baixa não será cancelado. Caso contrário, o comportamento continua o mesmo já existente, ou seja, o boleto em aberto será cancelado.
  • No cancelamento da baixa de um boleto, se existir algum boleto inativo, o status desse será alterado para em aberto ou parcialmente baixado, dependendo da situação.


Evolução da remessa bancária

Objetivo: automatizar evoluir a geração de remessa de cobrança , e débito automático e pagamento; facilitar o processo do cliente, permitindo que não seja necessário o preenchimento dos campos a cada inclusão de boleto.

  • Tratamento no processo de impressão de boletos do Financeiro para que o relatório definido no convênio do boleto seja selecionado automaticamente. Caso seja selecionado mais de um

  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

para a cobrança registrada.

  • A geração do código de barras será chamada durante a remessa de cobrança. No caso de ocorrer um erro na geração, aquele lançamento não será enviado para a remessa e a informação será registrada no log para que o usuário tenha conhecimento.

  • No processo de cancelamento da remessa o sistema irá limpar automaticamente o código de barras do boleto. Dessa forma, quando o lançamento for remetido novamente ao banco, o boleto poderá ser gerado.

 

Tratamento das fórmulas e relatórios

Objetivo: evoluir fórmulas e relatórios para tratar mais de um boleto para o lançamento.

  • As funções de fórmulas que contém informações relacionadas ao boleto (ACEITE, CARTEIRA, NOSSONUMERO, CONTACAUCAO, DADOSPAGAMENTOBRADESCO, CODBARRABOLETO e IPTEBOLETO) foram evoluídas para permitir lançamentos com mais de um boleto. Vale ressaltar que o contexto de lançamento deixará de ser utilizado, dando lugar para o contexto de boleto.

  • Os relatórios e layouts padrões do book que contém informações relacionadas ao boleto (nosso número, código de barras, CNAB, referência do boleto) foram revisados para funcionar de acordo com a evolução que permite lançamentos com mais de um boleto.

 

Registro online de boleto

Cada banco definiu um formato para chamada do serviço de registro online de boletos. Entretanto, existem vários pontos em comum. Será disponibilizada uma página que poderá ser utilizada pelos portais para o registro online. Essa página será responsável por redirecionar o usuário ao banco com o qual esteja trabalhando. Por default, o convênio utilizado para o registro online será o parametrizado no Financeiro.

  • Registro Online de boleto no Portal Educacional

Registro de boleto online no Portal Educacional realizando a chamada da página disponibilizada pelo financeiro:

A tela de parâmetros do módulo educacional (Educacional->RM Portal->Portal - Geral 8/8) deverá fornecer as seguintes opções:

1 - Apresentar boleto de cobrança registrada ainda não registrado no Portal.

2 - Serviços que permitem registro online. Esta opção só ficará habilitada se a opção citada acima estiver desmarcada. Vale ressaltar que os serviços não poderão ser selecionados se o convênio default não for informado na tela de parâmetros do módulo financeiro (Financeiro->Contas a receber->Integração bancária->Cobrança eletrônica).

O extrato financeiro, existente no portal educacional, exibi os boletos do usuário logado. Eles deverão levar em consideração as seguintes regras:

1 - Deverá ser exibida a segunda via se o convênio do boleto não estiver registrado, se ele estiver registrado e o boleto registrado ou se o parâmetro "Apresentar boleto de cobrança registrada ainda não registrado no Portal" estiver marcado.

2 - Se houverem serviços habilitados e marcados, o convênio do boleto estiver registrado e o boleto possuir CNABSTATUS diferente de registrado será exibida uma tela que irá encaminhar o usuário para a página do banco responsável por registrar boleto.

3 - Se as opções 1 e 2 não forem atendidas será exibida uma mensagem de aviso informado que o boleto precisa ser registrado.

 

Tabelas Utilizadas

  • FLAN – Lançamentos financeiros
  • FBOLETO - Boletos
  • FLANBOLETO - Boletos vinculados ao lançamento
  • FCONVENIO - Cadastro de Convênio
  • FCXA - Cadastro de Conta Caixa

 

 

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: /*$Versao=FS.2016.09_02_AJUSTE*/, /*$Versao=FS.2016.09_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

ALTER TABLE FCONVENIO ADD CNABINSTRUCAO1 SMALLINT NULL, SMALLINT NULL, ESPECIECNAB VARCHAR(1) NULL,
CNABCOMANDO SMALLINT NULL, CNABACEITE SMALLINT NULL, URLRETORNOREGBOLETO VARCHAR(255) NULL, URLSERVICOREGBOLETO VARCHAR(255) NULL,
DESTINOREMESSACOB VARCHAR(150) NULL, NOMEARQUIVOCOB VARCHAR(100) NULL, EXTARQUIVOCOB VARCHAR(5) NULL, DESTINOREMESSADEBAUTO VARCHAR(150) NULL,
NOMEARQUIVODEBAUTO VARCHAR(100) NULL, EXTARQUIVODEBAUTO VARCHAR(5) NULL, DESTINOREMESSAPAG VARCHAR(150) NULL, NOMEARQUIVOPAG VARCHAR(100) NULL,
EXTARQUIVOPAG VARCHAR(5) NULL, DESTINORETORNOPAGAMENTO VARCHAR(150) NULL, DESTINORETORNOCOB VARCHAR(150) NULL, DESTINORETORNODEBAUTO VARCHAR(150) NULL
GO

ALTER TABLE FBOLETO ADD INATIVO SMALLINT NULL
GO

 

TabelaCampoTipoTamanhoValor InicialMandatórioDescrição
FCONVENIOCNABINSTRUCAO1 Short  Sim ( ) Não (X) 
 

Campo

<AAA_PERESP>

    
 

Tipo

<N>

    
 

Tamanho

<6>

    
 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

<6>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    
 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

    
 

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

    
 

Título

<Ref.Calc.>

    
 

Picture

<@E999.99>

    
 

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 
    

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.