Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Essa função determina que a próxima chamada à função DBuseArea DbUseArea será a abertura de uma query na conexão atual com um SGBD, e não de uma tabela física, quando utilizada a RDD "TOPCONN". Devido à dependência direta da chamada subsequente da função DbUseArea para a abertura efetifva da query, foi adotada a convenção de chamar a função TCGenQry como terceiro parâmetro para a função DbUseArea.

A string contendo a query a ser aberta é enviada diretamente ao DBAccess, que por sua vez fará a execução do statement diretamente no SGBD em uso pela conexão, fará um "describe" das colunas de retorno do statement, e retornará em caso de sucesso a definição de colunas retornadas pela query. O Application Server, por sua vez, ao receber a confirmação de sucesso da operação e a definição de colunas, vai abrir a query como se fosse uma tabela física normal, sob o alias especificado como parâmetro para a função DbUseArea(), onde a estrutura de dados dessa tabela "virtual" corresponde a uma definição similar à retornada pela função DBStruct DbStruct.

Nota
icontrue
titleAtenção

Logo, ao abrirmos uma query no AdvPL, podemos retornar diretamente apenas campos "caractere" (Char ou VarChar do SGBD) e numéricos (INT e/ou FLOAT). Caso alguma coluna selecionada não atenda estes quesitos, ela será removida da estrutura de retorno no momento da abertura da query.

...