Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

TISS 3.03.00 e 3.03.01

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSCONVTISS

Conversor de Tabelas TISS

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versões/Release:

11.80

Alterações Conceituais 

TISS 3.03.00

Implementada uma série de melhorias no fluxo operacional para importação de arquivos da TISS, para facilitar os processos realizados pelos prestadores de operadoras e usuários.

Trata-se de um pacote que visa a adequação da legislação da TISS 3.03.00, contemplando as terminologias e também seu gerenciamento. 

No Anexo de Solicitação de Quimioterapia e no relatório do anexo de quimioterapia, foram incluídos os campos Tumor, Nódulo, Metástase, Unidade de Medida do Medicamento e Nº de Dias do Ciclo Atual.

No Relatório de Solicitação de Radioterapia  foram excluídos os campos Data Prevista, Tabela, Código do Procedimento, Descrição e Quantidade, do bloco de Procedimentos Complementares.

.TISS 3.03.01

Foram implementadas as TAGs justificativaOPSnaoAcatadoProt e justificativaOPSnaoAcatadoGuia nos WebServices das guias de Recurso de Glosa.

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSHG é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 01/08/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Atualizações do Compatibilizador


1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela B4A - Cabeçalho Quimio/Radio/OPME

 

Campo

B4A_TUMOR

Tipo

C

Tamanho

1

Título

Tumor

Relação

PLSTUM

Help

Conforme tabela de domínio nº 67 TISS

Campo

B4A_NODULO

Tipo

C

Tamanho

1

Título

Nodulo

Relação

PLSNOD

Help

Conforme tabela de domínio nº 66 TISS


Campo

B4A_METAST

Tipo

C

Tamanho

1

Título

Metástase

Relação

PLSMET

Help

Conforme tabela de domínio nº 65 TISS


Campo

B4A_DCICAT

Tipo

N

Tamanho

3

Título

Nro.Cicl.Atu

Help

Quantidade de dias do ciclo atual


  • Tabela B4C - ItensQuimio/Radio/OPME

Campo

B4C_UNMED

Tipo

C

Tamanho

3

Título

Un.Medida

Relação

PLSUMT

Help

Conforme tabela de domínio nº 60 TISS


2.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa PLSTUM:

Alias

PLSTUM

Tipo

1

Descrição

Tumor Term TISS 67

Contém

BTQ_CODTAB = "67"

 

  • Pesquisa PLSNOD:

Alias

PLSNOD

Tipo

1

Descrição

Nodulo Term TISS 66

Contém

BTQ_CODTAB = "66"

 

  • Pesquisa PLSUMT:

Alias

PLSUMT

Tipo

1

Descrição

Nodulo Term TISS 60

Contém

BTQ_CODTAB = "60"

 

  • Pesquisa PLSMET:

Alias

PLSMET

Tipo

1

Descrição

Metastase Term TISS 65

Contém

BTQ_CODTAB = "65"

Importação de terminologias (Padrão XML)

 

As terminologias podem ser cadastradas ou importadas. Antes de iniciar o processo, baixe o arquivo Excel disponibilizado pela A.N.S, com as tabelas de domínio.

 

  1. Acesse o endereço http://www.ans.gov.br/prestadores/tiss-troca-de-informacao-de-saude-suplementar/padrao-tiss-setembro-2016
  2. Localize no final da página o tópico “Componente de Representação de Conceitos em Saúde (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar)”  e baixe o seu Anexo.
  3. Dentro deste arquivo, há o Excel das Tabelas de Domínio, “Padrão TISS_Representação de Conceitos em Saúde_201606.xlsx. Este será o arquivo utilizado para exportar os XML das Tabelas de Domínio.
  4. Será necessário a conversão do XLSX em arquivos .CSV, pode ser utilizado algum site ou programa que faça a conversão.  O PROGRAMA ESPERA QUE O ARQUIVO .CSV SEJA SEPARADO POR ; (Ponto de Virgulas)
  5. Após a conversão, serão gerados diversos arquivos .CSV, acesse a rotina Miscelanea/A.N.S/Conversor Tab TISS (PLSCONVTISS)

  1. Selecione o diretório onde estão os arquivos .CSV.
  2. Informe a Versão da TISS que será importada. Formato: X.XX.XX.
  3. Após a geração dos arquivos XMLs, importe os XMLs gerados.
  4. Caso o Parâmetro 3 esteja como não, os arquivos serão gerados na pasta informada, caso o parâmetro seja Sim, este campo não será utilizado.

Versões TISS(PLSA447)

  1. Selecione Versões TISS em Miscelania / A.n.s.
  2. Clique em outras ações/ re(carregar versão).
  3. Preencha o campo Versão TISS(BVV_TISVER) com o número da versão que está sendo cadastrada. 
  4. A versão será carregada.

Configuração Operadora

Para validar a ativação da versão que será utilizada na TISS, é necessário o preenchimento do campo Versão TISS(BA0_TISVER) no cadastro de operadoras de saúde:

  1. Acesse Atualizações/Operadora/Operadora de Saúde(PLSA010).
  2. Selecione a operadora e clique em Alterar.
  3. Em Operadoras de Saúde siga para a pasta Outros.
  4. Preencha a Versão TISS(BA0_TISVER) com a versão cadastrada, utilize a consulta F3.

Configuração AssinaturaDigital

Na versão nova versão 3.03.00 a tag AssinaturaDigital foi alterada para Signature, para o sistema não apresentar erro ao importar uma versão inferior a 3.03.00 é necessário realizar as seguintes alterações.

  1. Faça o download do arquivo tissassinaturadigital_v1.xsd (disponibilizado no fim da página);
  2. Insira ele na pasta Protheus_Data\tiss\schemas.

    View file
    nametissAssinaturaDigital_v1.01.xsd
    height250