Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo o cadastro dos dados para geração dos títulos, títulos de impostos e contabilização.objetivo possibilitar a parametrização de vários dados que servirão para o cálculo do pagamento de prestadores. Esta estrutura tem a funcionalidade de indicar o código da espécie de antecipação, o portador e modalidade para a antecipação, os eventos extra e de desconto utilizados para adiantamentos, se será feita dedução de INSS da produção, conta contábil transitória para lançamento do pagamento dos prestadores, valor mínimo para pagamento de IRRF, se considera o menor valor calculado para o INSS, além de outros dados referentes à contabilização do PP.

Image AddedImage Removed

Objetivo da tela:

Tela inicial do manutenção de parâmetros do HPP.

...

Ação:

Descrição:

Código

Localização de código (utilizada para consultas).

Inclui

 Incluir um novo registro.

ModificaModifica o registro em uma tabela.
EliminaExcluir um registro.
RelatórioImpressão de um relatório ou listagem.
Lista
Exibe uma listagem em tela dos registros da tabela que está sendo manipulada. Poderá ser aplicado um filtro para carga dos registros.
SaídaSair desta tela.
AjudaAjuda do sistema.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:
EmpresaMesmo código da empresa do EMS. Quando não for o mesmo deve haver a matriz de tradução. Utilizado para as integrações e contabilização.
Espécie AntecipCódigo da espécie para o título de antecipação. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. É utilizada quando gerado um título de antecipação através do cálculo do PP.
Portador Antecip.Código do portador para lançamento dos títulos de antecipação. Deve estar cadastrada no cadastro de portadores do EMS.
Modalidade/Carteira Código da modalidade ou carteira do portador de antecipação. Deve estar cadastrada no cadastro de carteiras do portador do EMS.
Evento Extra Adiant.Código do evento extra de adiantamento. Quando efetuado cálculo do adiantamento do prestador irá utilizar este evento para efetuar o crédito do adiantamento. Não utilizado no cálculo do pagamento do prestador.
Evento Desc. Adiant.Código do desconto de adiantamento. Quando efetuado cálculo do adiantamento do prestador irá utilizar este evento para efetuar o desconto do adiantamento utilizado no cálculo do pagamento do prestador.
Plano Centro CustoCódigo do plano de centro de custo. Deve estar cadastrado no cadastro de planos de centro de custos do EMS.
Conta TransitóriaCódigo da conta contábil transitória. Deve estar cadastrada no cadastro de contas contábeis do EMS dentro do plano de contas acima descrito. Utilizada para gerar os títulos do Pagamento do prestador e integrar os mesmos ao EMS.

Centro Custo

Código do Centro de Custo. Deve estar cadastrado no cadastro de centro de custo do EMS e estar relacionado à conta acima descrita, dentro do plano de contas acima descrito. Utilizada para gerar os títulos do Pagamento do prestador e integrar os mesmos ao EMS. Este campo não é obrigatório. Ele segue o tratamento se o cliente utiliza ou não centro de custo conforme as regras do EMS.
Termo AberturaO termo de abertura é buscado no EMS. Não é utilizado no Totvs 11, somente no legado.
Termo EncerramentoO termo de encerramento é buscado no EMS. Não é utilizado no Totvs 11, somente no legado.

Evento Desconto Plano

Evento de desconto que deve estar cadastrado na tabela de eventos do PP e relacionado ao prestador que possui um plano. É gerado o faturamento do plano, porém o desconto será efetuado no momento do cálculo do pagamento de prestador. Não será enviada a fatura para o prestador pagar.

Conta Glosas

Este parâmetro é utilizado no cálculo do pagamento, na rotina de faixas de negociação. Se este parâmetro estiver marcado como SIM, no programa de cálculo, na rotina de faixa de negociação serão consideradas as quantidades de procedimentos e/ou insumos dos movimentos glosados (Classe "G") somados com as quantidades de movimentos normais para a valorização.

Min. Pagto. IRRF

Este valor é utilizado para gerar o valor do IR a ser descontado, ou seja, se o valor for maior ou igual a este valor irá gerar IR, caso contrário não irá gerar IR. É utilizado tanto para cálculo do IR de Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica.
PagInicial Diário Número da página inicial do livro Diário auxiliar do Pagamento de prestador. Utilizado na geração do diário auxiliar do PP.
Última Página DiárioNúmero da última página do livro Diário auxiliar do Pagamento de prestador. Utilizado na geração do diário auxiliar do PP.
Próxima Página DiárioNúmero da próxima página do livro Diário auxiliar do Pagamento de prestador. Utilizado na geração do diário auxiliar do PP para seguir da última página em que parou a emissão das movimentações do diário anterior.
AtualizaçãoData de atualização do registro de parâmetros. Utilizada para verificar em muitos casos com que parâmetro o cálculo foi efetuado.
Espécie INSSCódigo da espécie de recolhimento de INSS. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. Utilizada quando gerado um título de INSS pelo PP.
% INSS Pessoa FísicaPercentual de retenção de INSS. Percentual a ser aplicado sobre a base do INSS de atendimentos a planos de pessoa física. Utilizado no cálculo de prestador pessoa física COOPERADO.
% INSS Pessoa BeneficentePercentual a ser aplicado sobre a base do INSS de atendimentos a planos de pessoa beneficente. Utilizado no cálculo de prestador pessoa física COOPERADO.
% INSS Pessoa JurídicaPercentual a ser aplicado sobre a base do INSS de atendimentos a planos de pessoa jurídica. Utilizado no cálculo de prestador pessoa física COOPERADO.
% INSS CredenciadoPercentual a ser aplicado sobre a base do INSS de atendimentos a planos de pessoa jurídica. Utilizado no cálculo de prestador pessoa física CREDENCIADO.
Salário Contribuição INSSValor do salário base de contribuição do prestador ao INSS. Teto máximo da base de contribuição.
Mínimo Contribuição INSSValor máximo de desconto do INSS entre todas as fontes de recolhimento.
Deduz INSS do Pagamento

Indica se irá deduzir o valor do INSS do pagamento do prestador ou não. Caso informado "sim" irá ser gerado o título do INSS e descontado do líquido do prestador. Caso informado "não" irá ser gerado o título do INSS e NÃO SERÁ descontado do líquido do prestador.

Tipo Pessoa Intercâmbio INSSTipo de pessoa que deve ser considerada para trabalhos realizados a usuários de outras unidades.
Espécie ISSCódigo da Espécie de recolhimento de ISS.
Data Inicial da ProduçãoData inicial mínima da produção para o cálculo do ISS.
Contabilizar por Forma PagtoIndica se a contabilização/conta contábil será aberta por forma de pagamento do movimento do revisão de contas. Utilizado na contabilização.
Contab. Even. Extras Proced/InsumoIndica se contabiliza os eventos extras por Procedimento/insumo.
Utiliza Estabelec. X UnidadeIndica se utilizará o cadastro de estabelecimento x unidade seccional do prestador para gerar os títulos do PP.
Contab. Por Ato PrincipalIndica se a contabilização/conta contábil será aberta por tipo de ato (principal/auxiliar) referente ao movimento do revisão de contas. Utilizado na contabilização.
Calcula Auto-GeradosIndica se abre a opção de cálculo de Auto-Gerados no programa de previsão e cálculo do PP.
Layout Auto-GeradosCaso informado no campo Calcula Auto-Gerados “SIM” é obrigatório informar o layout de geração do relatório. Existe o layout padrão do sistema e pode ser parametrizado um layout específico do cliente.

Evento Auto-Gerados 

Caso informado no campo Calcula Auto-Gerados “SIM” é obrigatório informar o evento de desconto do cálculo de auto-gerados. Este evento deve estar cadastrado no cadastro de eventos do prestador e estar relacionado ao prestador que será realizado o desconto.
Exp. Títulos Vários Fluxos Fin.Indica se exporta títulos com mais de um fluxo financeiro. Utilizado para abrir os eventos e movimentos em fluxos financeiros conforme cadastro de fluxos financeiros do PP.
Forma Pagto Fluxo Finan Proposta/CobrançaForma de pagamento para gerar as aberturas dos fluxos financeiros. Se informado Cobrança será utilizada a forma de pagamento de cobrança. Se informado Proposta será aberto o campo "Considerar Forma".
Considerar Forma PagtoEste campo é obrigatório caso o campo "Forma Pagto Fluxo Finan Proposta/Cobrança” seja por Proposta e quando a forma de pagamento da proposta for MISTA (03).
  • Se informado "Pré-Pagamento" será considerada a forma de pagamento PP (01).
  • Se informado "Custo Operacional" será considerada a forma de pagamento CO (02).
  • Se informado "Modulo da Proposta" será considerado a forma de pagamento do módulo da proposta.
Espécie ÚnicoCódigo da espécie do recolhimento do imposto Único. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. Utilizada quando gerado um título de IMPOSTO ÚNICO pelo PP.
Espécie COFINSCódigo da espécie do COFINS. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. Utilizada quando gerado um título de COFINS pelo PP.
Espécie PIS/PASEPCódigo da espécie do PIS/PASEP. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. Utilizada quando gerado um título de PIS/PASEP pelo PP.
Espécie CSLLCódigo da espécie do CSLL. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. Utilizada quando gerado um título de CSLL pelo PP.
Vl. Mínimo Base Contrib. SociaisEste valor BASE utilizado para gerar o valor do imposto Único, COFINS, PIS/PASEP ou CSLL a ser descontado, ou seja, se a base for maior ou igual a este valor irá gerar estes impostos, caso contrário não irá gerar. Utilizado tanto para cálculo dos impostos Único, PIS/PASEP, COFINS e CSLL do prestador parametrizado.
Atu Tentativas Desconto Prog. Prest. Sem ProducaoCaso seja informado SIM,  quando no cálculo do PP o prestador não tiver produção e houverem descontos programados para descontar, o sistema irá tentar descontar em outros pagamentos até chegar à quantidade de vezes indicada no cadastro. Caso seja informado NÃO, o sistema sempre irá tentar descontar este valor em qualquer pagamento, até conseguir um com produção. Utilizado para os descontos programados no cálculo do PP.
Trata Evento Programado x Tipo MedicinaCaso seja informado NÃO, o cálculo do PP irá efetuar o desconto programado para o último título do prestador sendo gerado na mesma execução do cálculo do PP, independente do tipo de medicina do título, ou seja, se o primeiro título possuir a medicina 01 e o segundo possuir a medicina 02, será descontado no segundo título, no caso de medicina 02. Caso seja informado SIM, o cálculo do PP irá efetuar o desconto programado para o último título do prestador sendo gerado na mesma execução do cálculo do PP, no tipo de medicina informado no campo Tipo de medicina evento programado.
Tipo de Medicina Evento ProgramadoEste campo será obrigatório caso o campo Trata evento programado x tipo medicina seja SIM. Indica o tipo de medicina do título do pagamento do prestador que será realizado o desconto programado.
Calcula Evento Programado Sem ProduçãoCaso seja informado NÃO, quando não houver produção para o prestador, o cálculo do PP NÃO irá efetuar o desconto programado. Caso seja informado SIM, quando não houver produção para o prestador, o cálculo do PP IRÁ efetuar o desconto programado. A produção pode ser os valores de produção ou extras ou pelo líquido conforme parametrizado.
Tp. Medicina Evento Prog.Sem ProduçãoIndica o tipo de medicina do título do pagamento do prestador, que não possui produção, que será realizado o desconto programado. Este campo será obrigatório caso o campo Calcula evento programado sem produção seja SIM.
Utiliza Datas Vencto Impostos CadastradasIndica se utiliza as datas de vencimento dos impostos cadastradas. Caso seja informado SIM, o programa de cálculo/previsão do PP irá solicitar a data da produção ou de vencimento (depende do campo Cadastrar data base por: e irá buscar as datas de vencimentos de todos os impostos na tabela de datas de vencimentos dos impostos e não permitirá alterar as datas. Caso não encontre o registro irá enviar erro e não deixará entrar com o restante dos dados de parâmetros. Caso seja informado NÃO, o cálculo/previsão do PP irá solicitar rodas as datas em tela, sugerindo as datas.
Utiliza Venctos do IRRF e ISS dos Títulos na IntegraçãoIndica se utiliza as datas de vencimento do IRRF e ISS dos títulos na integração. Caso seja informado SIM, o programa de integração de títulos do PP com EMS irá buscar a data de vencimento do IRRF e ISS da tabela de vencimentos dos impostos. Caso seja informado NÃO, o programa de integração de títulos do PP com EMS irá solicitar entrada da data de vencimento dos impostos de IRRF e ISS.
Cadastrar Data Base Por

Caso no campo Utiliza datas vencto impostos cadastrados seja informado SIM, será solicitada entrada deste campo que irá indicar:

    • DT Produção Única - no cadastro de datas de vencimentos será solicitada a data da produção para a busca do registro com as datas de vencimentos dos impostos.
    • DT Vencimento do Título Única - no cadastro de datas de vencimentos será solicitada a data de vencimento para a busca do registro com as datas de vencimentos dos impostos.
Assumir Conta Procedimento Para Insumo Relacionado (Menos Internação)Utilizado no demonstrativo contábil do PP, Diário Contábil do PP e no relatório de eventos ocorridos e não avisado do AF. Quando o movimentos de insumo possuir um procedimento relacionado (relação efetuada na digitação dos movimentos do revisão de contas) indica se irá buscar a conta do procedimento relacionado ou do insumo em  questão. Se no campo Assumir conta procedimento para insumo relacionado (menos internação) for informado SIM, irá buscar a conta do procedimento. Neste caso se for um documento de internação será buscado a conta do insumo. Se no campo Assumir conta procedimento para insumo relacionado (menos internação) for informado NÃO,  irá buscar a conta do insumo.
Usa Regra Ato Não CredenciadoUtilizado no demonstrativo contábil para buscar a conta por grupo do prestador solicitante ou de pagamento. Se for informado SIM, irá tratar a regra do prestador solicitante.
Beneficiário da Base e Prestador Intercambio, Considerar PlanoParâmetro para geração do demonstrativo e diário contábil do PP e no relatório de eventos ocorridos e não avisados do AF quando o beneficiário é da base da operadora e o prestador é de intercâmbio. Caso seja informado BASE, irá buscar a modalidade, plano e tipo de plano da proposta da base para buscar a conta contábil. Caso seja informado INTERCÂMBIO, irá buscar a modalidade, plano e tipo de plano da proposta de intercâmbio para buscar a conta contábil.
Espécie Título ACRCódigo da espécie dos títulos ACR. Deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS. O Tipo da espécie deve ser do tipo Normal, lançável no contas a receber. Utilizada para integrar os movimentos de desconto do PP que não sejam impostos. O sistema irá integrar um título no módulo ACR com o valor dos descontos. (IN 32 da ANS).
Tipo Receita (Fluxo Financ.)O Tipo de Fluxo Financeiro deve ser de ENTRADA e será enviado no título que será gerado no ACR com os descontos do pagamento. Deve estar cadastrado na tabela de tipos de fluxos financeiros do EMS.
Portador ACRCódigo de identificação do portador ACR. Deve estar cadastrado na tabela de portadores do EMS. O portador será enviado no título que será gerado no ACR com os descontos do pagamento, na tabela de item do lote.
Realiza Encontro de Contas na Integração de Títulos do Pagamento?

Utilizado na integração dos títulos do PP para executar a api de encontro de contas do ACR com APB.

    • Somente será executada a api de encontro de contas se:
      • O campo Realiza encontro de contas na integração de títulos do pagamento? Seja informado SIM;
      • O valor do desconto do título do PP seja maior que zero (não inclui os impostos);
      • Houver valor bruto maior que zero (produção e extras);
      • O saldo do título enviado ao APB estiver com saldo maior que zero para poder descontar o valor do ACR.
    • Caso executada a api de encontro de contas será atualizado o título com os campos:
      • Indicação de que o encontro de contas foi processado = SIM;
      • Indicação de que o valor do saldo do título no ACR é maior que o valor do saldo título APB = SIM
      • Será guardado dentro do título do GP:
        • O número do título gerado no ACR;
        • O código da parcela gerada no ACR;
        • O código da espécie gerada no ACR;
    • Caso não satisfaça alguma condição do item (1) não será executa a api de encontro de contas do ACR com APB na integração. Após a integração o cliente deverá executar o encontro de contas através do programa de Encontro de contas APB x ACR do gestão de planos. Este programa verifica se a integração é na implantação ou manual.
Realiza Encontro de Contas de Títulos RetroativosUtilizado na integração dos títulos do PP para executar a api de encontro de contas retroativo do ACR com APB.
  • Exemplo: quando há um título no APB com valor de 500,00 e um no ACR de 600,00 e realizado o encontro de contas, sobra um valor de 100,00 no ACR. No próximo título ou mês houver um título do APB de 300,00 e um desconto no ACR de 30,00 e este campo estiver SIM, o sistema irá buscar todos os títulos do PP que possuírem desconto e procurar os títulos no ACR que estão em aberto 100, 00 e 30,00 e fazer os desconto no APB ficando um saldo no APB de 300,00 - 130,00 = 170,00. Caso este parâmetro esteja desligado não será feito o desconto retroativo ficando o saldo no APB de 300,00 - 30,00 = 270,00.
  • Somente será executada a api de encontro de contas retroativo se:
    • Caso no campo Realiza encontro de contas na integração de títulos do pagamento? esteja informado SIM;
    • Caso no campo Realiza encontro de contas de títulos retroativos? esteja informado SIM;
    • Houver valor bruto maior que zero (produção e extras);
    • O saldo do titulo do APB for maior que zero.
  • Somente será possível executar o programa manual de Encontro de contas caso as condições acima estejam satisfeitas. A data solicitada em tela Produção ou Informada é a data que ficará registrada a liquidação dos títulos do ACR.
Provisiona Vl. Desconto PrestadorServe para realizar a provisão ou não do valor de desconto do prestador do revisão de contas. Utilizado no relatório de eventos ocorridos e não avisados do AF, no demonstrativo contábil do PP e diário contábil do PP.
Provisiona Tx.IntercâmbioServe para realizar a provisão ou não do valor da taxa de intercâmbio do prestador do revisão de contas. Utilizado no relatório de eventos ocorridos e não avisados do AF, no demonstrativo contábil do PP e diário contábil do PP.
Evento Extra SUSEvento utilizado no pagamento do prestador SUS.
Carteira do UsuárioCódigo da unidade e da carteira do usuário. Apenas o código da carteira deve ser informado.