Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

MCA - Cargos e Salários

Objetivo

O módulo Cargos e Salários permite administrar e controlar os diversos cargos existentes, bem como as tabelas salariais utilizadas como referência pela organização. Também possibilita elaborar propostas de liberação salarial, que podem ser geradas individualmente ou a partir de matrizes genéricas. Estas podem ser gerenciadas até a sua aprovação e transferência para a folha de pagamento. Permite, ainda, o controle sobre as políticas de cargos e salários vigentes na organização.

O módulo Cargos e Salários faz parte do sistema Remuneração do aplicativo Recursos Humanos do DATASUL EMS Framework.

Características

As principais características do módulo são:

 

Características

 

Administrar Cargos

Possibilita implantar e manter os cargos existentes na organização, bem como as tabelas salariais necessárias para que os mesmos possam ser administrados.

São definidas as "famílias" de cargos, a "linha de acesso" possível a estes e, os sindicatos que determinam a administração do cargo mediante as suas convenções coletivas. Isto em termos de data base de convenção e percentuais de reajuste.

Independência para ajustes salariais fora das tabelas específicas vigentes para os cargos.

Os cargos e carreiras da organização são descritos, com sua respectiva pontuação e posição na hierarquia funcional.

As tabelas salariais possuem relacionamentos com região salarial e competitividade. Isto permite o enquadramento dos cargos sem alterar a sua pontuação.

 

Preparar Propostas de Liberação Salarial

Permite a definição de matrizes para auxiliar na determinação de quantos e quais funcionários serão envolvidos em reajustes a serem propostos.

Também facilita a inclusão manual de funcionários (individual ou em conjunto) nas propostas. Toda a administração do processo é controlada através do status de confirmação. Desta forma, fica assegurada a possibilidade de concessão de liberações salariais por critérios independentes de avaliação.

Ao final, são gerados os históricos salariais e a geração de movimentos para a folha de pagamento, em caso de liberações que não agreguem salário.

O processo normal de administração de pessoal executado pelo setor de RH, a nível de organização, não recebe interferência da dinâmica de Cargos e Salários;

 

Preparar Projeções Salariais

Podem ser criadas diversas projeções salariais, tendo por base as propostas de liberação salarial registradas e previamente confirmadas. Estes registros são selecionados por critérios definidos em um conjunto de regras e exceções.

Após as projeções terem sido executadas e avaliadas através do processamento de um relatório de impacto na folha de pagamento, caso a projeção escolhida necessite de ajustes (visando reduzir os valores a serem liberados), isto pode ser efetuado diretamente pelos responsáveis pelas propostas. A área de recursos humanos fica apenas como apoio gerencial.

Quando ocorrer a confirmação da projeção, as propostas que estiverem relacionadas serão automaticamente confirmadas, ficando apenas no aguardo da execução da folha de pagamento.

Por intermédio destas projeções, é levantado o orçamento de alterações salariais para cálculo de impacto na folha de pagamento mensal, utilizando adicionais e encargos sociais informados pela empresa.

 

Registrar Políticas Salariais

O módulo registra as políticas salariais vigentes na organização para Centro de Custo, Unidade de Lotação e Nível Hierárquico de Cargo.

Controla as propostas através dos motivos de liberação salarial e das carências determinadas para a concessão de cada uma.

Utiliza gráficos e relatórios comparativos para visualizar a estrutura de cargos e a condução da política salarial da organização. 

Integração com Outros Módulos

...