Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Realizar no processo de Locação de equipamentos etapas que possibilitem a execução de Checklist de itens de verificação, nos momentos de saída e retorno dos equipamentos onde no cadastro de Checklist, um determinado conjunto de itens a serem verificados no momento de entrada ou saída componham um grupo, com código e nome, que é posteriormente associado a um produto identificados para Locação no orçamento de serviços.

As etapas de Checklist dentro do processo de Locação serão adicionadas através da criação de duas novas rotinas e a alteração em rotinas já existentes para executar os Checklists configurados aos produtos de locação.

 

Processo de Locação com o Checklist

Os Checklists estarão envolvidos basicamente em dois momentos do processo de locação: No ato de Separação e no momento do Retorno após a alocação.

Entre a Separação e Alocação ficará disponível para a impressão e execução o Checklist de saída. Este Checklist corresponde aos critérios a serem avaliados para a liberação de um determinado equipamento. O Checklist de saída por padrão não irá bloquear a geração do Documento de Saída a partir do módulo do Faturamento ou a indicação de início da alocação na rotina de Movimentação. A opção de acesso ao Checklist deve estar compreendidas também através do menu padrão do modulo de Gestão de Serviços.

Durante a Alocação e após o Retorno ficará disponível o Checklist de entrada que corresponde aos critérios a serem avaliados para a recepção do equipamento. O Checklist de entrada por padrão não executará bloqueio na geração de Documento de Entrada ou o bloqueio do retorno do equipamento na rotina de movimentação quando o equipamento não exigir documento para remessa. Contudo, no momento do inicio da elaboração do checklist de retorno, o mesmo deve estar disponivel para execução somente em momento anterior ao lançamento do documento de entrada, o status dos equipamentos diretamente relacionados ao checklist sera igual a “Em Inspeção”. Em seguida, quando realizado o lançamento do documento de entrada, o status do equipamento é novamente alterado, desta vez para “Disponivel” ou “Em Manutenção”, de acordo com a configuração do mesmo na tabela AA3.

A execução e a impressão das informações a serem conferidas ficarão na rotina de Movimentações e os dados a serem utilizados serão os registros de movimentações no browse, portanto a partir do item posicionado no browse que o sistema irá identificar qual o checklist carregar.

Quando um produto não possuir checklist deverá ser exibida a mensagem indicando que o item não possui vínculo a nenhum checklist. “Movimentação não possui checklist associado para execução.”

 

Cadastro Checklist

O cadastro deverá ser realizado a partir da opção de menu Atualizações / Locação / Checklist. Nele será possível determinar as informações do Checklist. A organização da interface deverá ser semelhante ao protótipo 01.

As principais informações no preenchimento são:

1. Tipo: indica se o item corresponde a entrada, saída ou se deve constar em ambos. Esta configuração irá definir quais itens deverão ser apresentados para execução ou impressão conforme o momento do processo saída ou retorno do equipamento.

2. Descrição: título a ser associado com o item. Irá determinar como o usuário identificará o item na impressão ou na execução do item.

3. Imprime: preenchimento com Sim ou Não irá determinar quais itens farão parte da avaliação a ser realizada na saída ou retorno dos equipamentos quando usuário realizar a impressão do checklist.

4. Comando Exec.: função advpl a ser associada para a execução do item no checklist. Este comando só será disparado quando o usuário desejar executar a ação na rotina de Execução Checklist e terá o objetivo de efetivar a execução do item, ou seja, marcar o item como realizado.

5. Comando Desf.: função advpl a ser associada para a execução do item no checklist. Este comando só será disparado quando o usuário desejar cancelar uma execuação realizada na rotina de Execução Checklist e portanto terá o objetivo de cancelar a marcação de um item como realizado.

O campo “Bloqueado?” indicará se um checklist está apto para receber novas amarrações e se deve ou não aparecer para ser executado na rotina de movimentações (funcionalidade descrita em outro tópico na especificação). A alteração do conteúdo poderá ser utilizada a qualquer momento, mas caso exista algum produto vinculado ao checklist será exibida uma mensagem semelhante a: “Checklist vinculado a um produto, continuar com a operação fará com que o checklist não seja mais apresentado para execução. Deseja realmente continuar com o processo de bloqueio? (Sim/Não)”. A continuação do processo ficará por decisão do usuário.

 

Informações
titleNota

A opção de Confirmação de Entrega e Coleta, consta também dentro do botão “Outras ações” da rotina de Proposta Comercial para que seja possível exibir as locações e as datas de entrega e coleta de equipamentos, daquele contrato posicionado e assim fazer a confirmação das datas quando os campos de confirmação de entrega e coleta estiver como SIM.

...