Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Integração Datasul TOTVS MES

Contexto de negócio 

1. MES

Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, é o termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica. Os sistemas MES geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção. O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia-a-dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais.

Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material (Fonte: PPI-Multitask).

2. Planejamento e Controle de Produção

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos Sistemas produtivos.

Os planos que servem de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas a linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.

Sistemas Envolvidos

  • TOTVS DATASUL 12
  • PC-FACTORY (PPI MULTITASK)

Integração

O objetivo da Integração PC Factory (software MES) X ERP Datasul é disponibilizar aos clientes TOTVS uma nova opção para controle da produção por meio da automação dos processos, permitindo a atualização e extração de informações de forma on-line de modo a simplificar o fluxo dos clientes, ao que chamaremos a solução como um todo de simplesmente: TOTVS MES

 

Escopo

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

1. Datasul

Pré-requisitos de instalação da integração:

  • Datasul versão 12.1.12.
  • Módulo de produção e SFC implantados.
  • Servidor de Web Service, disponibilizado dentro do EAR Datasul 12.1.6.
  • Configuração de usuário de integração EAI.

Pré-requisitos de negócio:

A integração padrão atende movimentos de quantidades produzidas e horas reportadas, ou seja, não estão inclusos ajustes de requisições, as requisições necessitam ocorrer de forma automática no momento de reporte de acordo com pelo menos uma dos recursos abaixo:

  • Alocação de material;
  • Ordens de produção com linha do tipo serviço (requisição continuarão sendo feita dentro do produto TOTVS em momento diferente do reporte);
  • Ajustes nas reservas das ordens de produção para que cada componente possua depósito e localização de requisição informado.

Além dos requisitos listados acima, somente são atendidas na integração TOTVS MES as ordens com política de reporte do tipo "Ordem", ou seja, reportes por item e chão de fábrica não são suportados nesta fase do projeto.

 

 

ATENÇÃO - situações em que deve ser validar o processo utilizado pelo cliente.

a) PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração (usar filtros na integração para evitar o uso dos mesmos CP0106 e CD7002). É possível utilizar itens controlados por referência para mensagens de Apontamento Produção, Requisição e Saldos, desde que o cliente não precise informar referência diferente das existentes como padrão no ERP. Já para a mensagem de Transferência entre depósitos, não é possível.

b) Ordens de produção com reporte por Item, não serão integradas, pois não existe apontamento por item suportada pelo PC-Factory.

c) Operações de Roteiro de Produção e Listas de Componentes não serão integrados, pois o PC-Factory não trabalha com processo variável de fabricação.

d) O PC-Factory precisa da informação de qual operação cada componente será consumido, neste caso o cliente terá que informar na estrutura dos produtos a serem integrados, e no caso de OPs já abertas, manutení-las antes da integração (carga inicial).

e) Para poder informar o consumo real na linha de Processo, deve ser enviado junto com a mensagem de apontamento de produção.

f) Lembramos que a responsabilidade do uso das informações de Estrutura e Operações é do PC-Factoty, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alteradas informações destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.

g) O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup: quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Na integração TOTVS-MES somente fará uso do segundo.

h) O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação, também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação(conforme a FASE 1 da integração).

Agora poderá também ser informado o consumo real(requisição componentes) juntamente com a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição(quando a linha for de processo). A mesma mensagem será também utilizada para estorno.

i) O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.

j) O ERP com o SFC, aceita apontamento de produção apenas de tempo, sem quantidade, o contrário, não.

k) Os apontamentos de MOB e GGF, podem ser indicados na mensagem de apontamento de produção, do contrário, não serão feitos pelo padrão. O PC-Factory fará uso das mensagens de apontamento de MOB e GGF, já existentes na fase 1.

l) Na integração com SFC, os tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão. Atenção redobrada que caso se deseje o consumo real, ao ser enviado ao menos um componente consumido junto com o apontamento de produção, para não ser feito pelo padrão.

m) A mensagem utilizada para o envio de novo Lote será ItemStockLevel. Não serão enviadas quantidades.

n) Informar o tipo da linha de produção na ordem(Processo ou Serviço), para que o PC-Factory saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

 


Demais recursos serão complementadas neste documento conforme liberação das próximas fases.

 

Instalação/Atualização

1. Servidor de Aplicação TOTVS (JBOSS)

A integração TOTVS x PPI-Multitask necessita de uma parametrização de qual usuário será utilizado para a integração durante a comunicação com o WebServices do TOTVS MES, essa configuração é importada das credenciais de login do framework metadados, localizada em datasul_framework.properties

Esse arquivo pode ser localizado em:  %JBOSS_HOME%\server\<instancia>\conf\datasul\datasul_framework.properties

As seguintes linhas representam as credencias que necessitam ser informadas corretamente:

#+-------------------------------------------+
#| CONFIGURACOES METADADOS |
#+-------------------------------------------+

<...>

java.naming.security.principal=<user>

java.naming.security.credentials=<password>

 

Também deverá ser parametrizado um role e user de integração no JBOSS, nos arquivos jbossws-roles.properties e jbossws-users.properties respectivamente, conforme exemplo:

Exemplo de arquivo jbossws-roles.properties:

# A sample roles.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai2allowed

Exemplo de arquivo jbossws-users.properties:

# A sample users.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai@123

Esses logins e senhas devem ser parametrizados na aplicação do PC-Factory.

 

O webservice disponibilizado para o TOTVS MES é encontrado através da URL: <hostname>:<porta>/mes-ws/MESService?wsdl

2. Datasul

Para ativação do TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, marcar a opção Ativo.
  4. Informar a URL do WebService.
  5. Verificar a conectividade do WebService por meio do botão Testar WS.
  6. Informar a Fase Integração como "2 - PCP + SFC".
  7. Configurar os parâmetros da integração por meio do botão Parâmetros.
  8. Confirmar a ativação por meio do botão OK.

ATENÇÃO: enquanto ainda estiver parametrizando a integração, é importante deixar desmarcado a opção "Ativo", assim é possível Testar o WebService e também efetuar a Carga, sem que as funções que geram mensagens comecem já a gerá-las.

O botão de Testar WS verifica se é possível realizar a conexão com o WebService informado no campo URL do WebService. Este botão tem dois retornos:

  • Teste realizado com sucesso.
  • Conexão com o WebService MES Channel falhou.

O botão de Parâmetros abre o programa CP0106B que permite o cadastro de filtros para a integração de:

 - Ordem de Produção:

  • Linha de produção.
  • Estabelecimento.
  • Planejador.

  - Item: 

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque

 - Saldo Item:

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque
  • Estabelecimento
  • Depósito
  • Localização
  • Espécie Documento

Pasta Ordem de Produção:

As situações a seguir exemplificam a utilização dos parâmetros. 

Situação 1 - Poderá ser criado mais de um filtro para um mesmo campo. Por exemplo: somente as ordens criadas ou alteradas com os planejadores João ou José, estabelecimento ALM e linhas de produção 1 ou 2 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 2 - Todas as ordens de produção criadas e alteradas serão enviadas para a PPI-Multitask se todos os filtros estiverem cadastrados com *.

Situação 3 - somente as ordens de produção com estabelecimento 1 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 4 - se não existir filtro cadastrado, então nenhuma ordem de produção será enviada para a PPI-Multitask.


Situação 1:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

João

Planejador

José

Estabelecimento

ALM

Linha de produção

1

Linha de produção

2

Situação 2:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

*

Linha de produção

*

Situação 3:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

1

Linha de produção

*

Um filtro poderá ser removido por meio do botão Remover no canto inferior direito do programa.

 

Pasta Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Item.

 

As funções de estrutura (EN0105, e EN0109) sempre que alterarem algum componente da estrutura de um item, filtrarão pelos campos informados na pasta Item e enviarão a estrutura completa do item. 

Ex.: 

 

Item
Família
Grupo Estoque
CanetaEscritórioVenda
CorpoEscritórioGeral
TampaPlásticosPlásticos
TuboPlásticosPlásticos
CargaProdutoProcessoGeral
PontaCompradoGeral
TintaCompradoGeral

Apenas o filtro de Família foi indicado (família = "Escritório"), nesta caso quando for alterado algum componente da Caneta, como este item é da família indicada, será gerada uma mensagem com todos os seus componentes (Corpo e Tampa) mesmo que a família dos componentes não seja a mesma.


Pasta Lote Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Movimento que criaram um novo lote. Será enviado apenas as informações de criação deste novo lote. Quantidades não serão enviadas, por causa do risco de envio da mensagem XML de Saldo, em que o movimento foi desfeito por uma transação.


Pasta Estr/Oper:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Estrutura e Operações.

 

Gerar Log mensagens XML da integração TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, pressionar o botão Log XML.
  4. Na tela que abre pressionar o botão Ativa.
  5. A partir deste momento sempre que houver algum envio de XML a partir do ERP, será gerada a mensagem no diretório informado.

ATENÇÃO: para desativar efetuar o mesmo processo, porém o botão estará como Desativa. Somente ativar o log, para validação de mensagem, depois de validada, desativar para que não fique consumindo recurso desnecessariamente.

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

 

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

1.a Fase - Integração com Controle de Produção

As seguintes transações usadas no TOTVS MES:


Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Item

Totvs

PPI-Multitask

Item_3_001.xsd

02

Depósito

Totvs

PPI-Multitask

Warehouse_1_000.xsd

03

Grupo de Máquina

Totvs

PPI-Multitask

WorkCenter_1_000.xsd

04

Ordem de Produção

Totvs

PPI-Multitask

ProductionOrder_2_003.xsd

Processos

05

Apontamento de Produção

PPI-Multitask

Totvs

ProductionAppointment_1_001.xsd

 

2.a Fase - Integração com Chão de Fábrica


Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

 

 

03Localização/EndereçoERP DatasulPPI-MultitaskAddressStock_1_000.xsd

04

Centro de Trabalho

ERP Datasul

PPI-Multitask

Machine_1_000.xsd

05

Motivo de Parada

ERP Datasul

ERP Datasul

StopReason_1_000.xsd

06

Motivo de Refugo

ERP Datasul

ERP Datasul

WasteReason_1_000.xsd

14Estrutura de Produto ERP DatasulPPI-MultitaskItemStructure_1_001.xsd
15Roteiro de Operações ERP DatasulPPI-MultitaskItemScript_1_000.xsd
16Ferramenta ERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd
17Operador ERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd

Saldos

01

Solicitação de Saldo Item

PPI-Multitask

ERP Datasul

StockLevel_2_000.xsd

18

Envio de Saldo Item

ERP DatasulPPI-MultitaskItemStockLevel_1_000.xsd
Movimentos


02

Transferência de Depósito

PPI-MultitaskERP Datasul

TransferWarehouse_1_003.xsd

08

Ordem de Produção/Alocação PCP

PPI-MultitaskERP DatasulProductionOrder_2_003.xsd
09

Ordem de Produção/Alocação SFC

PPI-MultitaskERP DatasulProductionOrder_2_003.xsd
11

Requisição Componente

PPI-MultitaskERP Datasul

MovementsInternal_1_001.xsd

Apontamentos

10

Reporte de Parada

PPI-MultitaskERP Datasul

StopReport_1_001.xsd

12Reporte de Produção via PCPPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_1_001.xsd

13Reporte de Produção via SFCPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_1_001.xsd

 

 

Fluxo das Informações

A integração ocorrerá no momento de cadastro ou alteração de cada transação, onde será criado um arquivo XML no diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” com as informações que foram enviadas. O nome do arquivo XML iniciará com OK, ERROR ou PEND, seguido pela transação, hora/minuto/segundo e um código identificador.

Exemplos de arquivos XML gerados:
Sucesso: OK_Item_14_55_38_<código do item>.xml
Erro: ERROR_Item_14_46_38_<código do item>.xml
Pendente: PEND_ProductionOrder_15_07_38_<número da ordem>.xml

Fluxo das informações das transações:

  • Item, depósito e grupo de máquina: no momento da criação ou alteração de um item no programa CD0204, de um depósito no programa CD0601 ou de um grupo de máquina no programa CD0111, o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida questionando se deseja criar uma pendência de envio no programa CD2900. Em ambas as situações, um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho. 
  • Ordem de produção: no momento da criação ou alteração de uma ordem de produção, ou durante a alteração da situação de uma ordem (eliminação, alocação, requisição), o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask, com exceção para as ordens criadas pelo MRP e/ou APS. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida e uma pendência de envio será criada no programa CD2900. Em ambas as situações um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho.

Ordens criadas pelo MRP e/ou APS não são integradas automaticamente, estas geram pendências para execução posterior pelo programa CD2900.

Os programas afetados pela integração são apresentados na tabela abaixo:

Transação

Programa

Item

CD0204

Depósito

CD0601

Grupo de máquina

CD0111

Ordem de Produção

CP0301 / CPAPI001

Localização de EstoqueCE0105
Estrutura ItemEN0105
Onde se Usa ItemEN0109
Centro de TrabalhoSF0104
FerramentasCD0124
OperadorSF0108
Processo de Fabricação (Operações)EN0507
Motivo de ParadaBOMF510 (SF0106)
Motivo de RefugoSF0107
  
  

Programa de gerenciamento de pendências CD2900 - este programa tem por função administrar as pendências/exceções referentes à integração que são criadas quando ocorre um erro no envio. Permite o reprocessamento de uma mensagem, exclusão de uma pendência e a visualização do XML, além de possuir filtro por data de envio, transação, usuário e tipo de pendência.

Programa de Carga inicial CD7002 - permite o envio das informações do item, depósito, grupo de máquina e ordem de produção e tem o objetivo de efetuar uma carga inicial no momento da implantação do PC Factory, ou então para sincronizar os dois produtos. Cada transação disponibiliza filtros para que o usuário decida o que quer enviar para a PPI-Multitask, esses filtros são apresentados conforme a transação escolhida.

Programa de cadastro de-para CD7003 - permite o cadastro da relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PPI-Multitask. Possuem os campos tipo de conteúdo, conteúdo ERP e conteúdo MES. 

 

Cadastros

Transação Item: Item_3_001.xsd

Identificador da Mensagem: Item

Versão: 3_001

Módulo Datasul: Engenharia

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

Code

item

it-codigo

NAME

item

desc-item

Active

item

cod-obsoleto

BranchID

item

cod-estabel

ComercialFamilyCode

item

fm-cod-com

ComercialFamilyDescription

fam-comerc

descricao

CompanyId

estabelec

ep-codigo

CompanyInternalId

item

cod-estabel

ControlType

item

tipo-contr

DeployDate

item

data-implant

Detail

Item

narrativa

EconomicLot

item

lote-economi

FamilyCode

item

fm-codigo

FamilyDescription

familia

descricao

FamilyClassificationCode

familia

idi-classif-item

FormulaType

item

tipo-formula

FractionalQuantity

item

fraciona

GrossWeight

item

peso-bruto

InternalId

item

it-codigo

IsScrapFiscalPrice

item

log-refugo-preco-fisc

IsScrapStockControl

item

log-control-estoq-refugo

MinimumLot

item

lote-minimo

MultiplicationFactorValue

item

fator-conver

MultipleLot

item

lote-multipl

NetWeight

item

peso-liquido

ObtainingType

item

compr-fabric

PerMillion

item

per-ppm

QualityControl

item

contr-qualid

ReleaseDate

item

data-liberac

ScrapItemCode

item

cod-item-refugo

ScrapItemQuantity

item

val-relac-refugo-item

StandardWarehouseCode

item

deposito-pad

StandardWarehouseDescription

deposito

nome

StockControlType

item

tipo-con-est

StockGroupCode

item

ge-codigo

StockGroupDescription

grup-estoque

descricao

UnitOfMeasureCode

item

un

Transação Depósito: Warehouse_1_000.xsd

Identificador da Mensagem: Warehouse

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

Code

deposito

cod-depos

Description

deposito

nome

Type

deposito

ind-tipo-dep

IsFinalItem

deposito

ind-acabado

IsQualityControl

deposito

ind-dep-cq

IsProcess

deposito

ind-processo

IsWaste

deposito

ind-dep-rej

IsRecycled

deposito

log-reciclagem

IsBalanceAvailable

deposito

cons-saldo

WarehouseClassification

deposito

char-1

Transação Grupo de máquina: WorkCenter_1_000.xsd

Identificador da Mensagem: WorkCenter

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

Code

grup-maquina

gm-codigo

CalendarCode

grup-maquina

cd-calen

CalendarDescription

calen-gener

descricao

CapacityUnit

grup-maquina

cod-unid-capac

CostCenterCode

grup-maquina

cc-codigo

Description

grup-maquina

descricao

HasAlternative

grup-maquina

log-controle-alt

IsSetup

grup-maquina

log-possui-prepar

IsReported

grup-maquina

log-pto-control

LoadQuantity

grup-maquina

qtd-carga-batch

MODReportType

grup-maquina

ind-reporte-mod

OperationOverlap

grup-maquina

log-overlap

ProcessorType

grup-maquina

ind-tip-ctrab

ProductionAreaCode

grup-maquina

cod-area-produc

ProductionAreaDescription

area-produc

des-area-produc

QualityControlReport

grup-maquina

ind-reporte-cq

ReportOperationTime

grup-maquina

log-reporte-tempo-operac

TimeTreatmentType

grup-maquina

ind-tempo-operac

Type

grup-maquina

tipo

UnitsPerHour

grup-maquina

nr-up-hora

UsesExtraHour

grup-maquina

log-utiliza-hext

Transação Ordem de Produção: ProductionOrder_2_003.xsd

Identificador da Mensagem: ProductionOrder

Versão: 1_003

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Number

ord-prod

nr-ord-produ

AbbreviationProviderName

ord-prod

nome-abrev

AllocationType

ord-prod

sit-aloc

BusinessUnitCode

ord-prod

cod-unid-negoc

CustomerGroupCode

ord-prod

cod-gr-cli

CustomerRequestCode

ord-prod

nr-pedido

DeliveryNumber

ord-prod

nr-entrega

FamilyCode

item

fm-codigo

FamilyDescription

familia

descricao

GrossWeight

item

peso-bruto

ItemCode

ord-prod

it-codigo

ItemDescription

item

desc-item

LaborCalculationType

ord-prod

calc-cs-mob

LaborCostType

ord-prod

custeio-prop-mob

LaborType

ord-prod

reporte-mob

LastPertNumber

ord-prod

nr-ult-seq

LotCode

ord-prod

lote-serie

MaterialCalculationType

ord-prod

calc-cs-mat

MaterialCostType

ord-prod

custeio-prop-mat

MaterialListCode

ord-prod

cod-lista-compon

NetWeight

item

peso-liquido

OverheadCalculationType

ord-prod

calc-cs-ggf

OverheadCostType

ord-prod

custeio-prop-ggf

OverheadType

ord-prod

reporte-ggf

PertRequestNumber

ord-prod

nr-sequencia

Priority

ord-prod

prioridade

ProductionLineCode

ord-prod

nr-linha

ProductionLineDescription

lin-prod

descricao

Quantity

op-sfc

qtd-op

ReferenceCode

ord-prod

cod-refer

ReportOrderType

ord-prod

rep-prod

ReportQuantity

op-sfc

qtd-reptda-sfc

ScrapItemCode

ord-prod

cod-item-refugo

ScrapItemValue

ord-prod

val-relac-refugo-item

ScrapQuantity

op-sfc

qtd-refgda-sfc

ScriptCode

ord-prod

cod-roteiro

SiteCode

ord-prod

cod-estabel

StatusOrderType

ord-prod

estado

StockGroupCode

item

ge-codigo

StockGroupDescription

grup-estoque

descricao

Type

ord-prod

tipo

UnitOfMeasureCode

ord-prod

un

WarehouseCode

ord-prod

cod-depos

PlannerUser

ord-prod

cd-planejad

StatusType

ord-prod

estado

EndOrderCPDate

op-sfc

dat-fim-op-cp

ApprovedQuantity

op-sfc

qtd-aprov-sfc

AuxiliarItemCode

op-sfc

cod-item-aux-sfc

EndLaterDateTime

op-sfc

dat-fmt

EndOrderDateTime

op-sfc

dat-fim-op

EndOrderQuantity

op-sfc

qtd-segs-fim-op

IsItemCoproduct

op-sfc

log-possui-coprodut

IsStatusOrder

op-sfc

log-reporte-fecha-op

MaximumQuantity

op-sfc

qtd-op-max

MinimumQuantity

op-sfc

qtd-op-min

ReleaseOrderDate

op-sfc

dat-liber-op

RequestOrderCode

op-sfc

cod-ped-op

ReworkQuantity

op-sfc

qtd-retrab-sfc

StartEarlierDateTime

op-sfc

dat-imc

StartOrderCPDate

op-sfc

dat-inic-op-cp

StartOrderDateTime

op-sfc

dat-inic-op

StartOrderQuantity

op-sfc

qtd-segs-inic-op

TimeReleaseQuantity

op-sfc

qtd-segs-liber-op

ListOfActivityOrders/ActivityCode

 

  • quando na fase 1, usar o campo oper-ord.op-codigo;
  • quando na fase 2 usar split-operac.num-operac-sfc;

ListOfActivityOrders/ActivityControlCode

oper-ord

pto-controle

ListOfActivityOrders/ActivityDescription

oper-ord

descricao

ListOfActivityOrders/ActivityID

 
  • quando na fase 1, usar o campo oper-ord.op-codigo;
  • quando na fase 2 usar split-operac.num-operac-sfc;

 

ListOfActivityOrders/ActivityItemValue

oper-ord

val-operac-item

ListOfActivityOrders/ActivityQuantity

oper-ord

qtd-previs-operac

ListOfActivityOrders/ActivityType

oper-ord

tipo-oper

ListOfActivityOrders/AlternativeActivityCode

oper-ord

op-altern

ListOfActivityOrders/ApprovedQuantity

oper-ord

qtd-aprov-sfc

ListOfActivityOrders/EndLaterDateTime

oper-ord

dat-fmt-operac

ListOfActivityOrders/StartPlanDateTime

split-operac

dat-progda-inic

ListOfActivityOrders/EndPlanDateTime

split-operac

dat-progda-fim

ListOfActivityOrders/EndRealDateTime

oper-ord

dt-fimreal

ListOfActivityOrders/IsActivityEnd

oper-ord

log-operac-final

ListOfActivityOrders/IsActivityStart

oper-ord

log-operac-inic

ListOfActivityOrders/IsLastReport

oper-ord

log-fecha-operac

ListOfActivityOrders/ItemCode

oper-ord

it-codigo

ListOfActivityOrders/ItemDescription

item

desc-item

ListOfActivityOrders/LaborCode

oper-ord

cd-mob-dir

ListOfActivityOrderTools/ToolCode

oper-ord

cod-ferram

LoadQuantity

oper-ord

qtd-carga-batch

MachineCode

oper-ord

gm-codigo

MaterialItemValue

oper-ord

val-compon-item

MinimumLotQuantity

oper-ord

lote-min

MultipleLotQuantity

oper-ord

lote-multiplo

OrderReferenceNumber

oper-ord

nr-ord-refer

PercentageOverlapValue

oper-ord

fator-sobrep

PercentageScrapValue

oper-ord

refugo-op

PercentageValue

oper-ord

proporcao

ProductionOrderNumber

oper-ord

nr-ord-produ

ProductionQuantity

oper-ord

qt-produzida

ReportQuantity

oper-ord

qtd-reptda-sfc

ResourceQuantity

oper-ord

numero-homem

ReworkQuantity

oper-ord

qtd-retrab-sfc

ScrapItemCode

oper-ord

cod-item-refugo

ScrapItemValue

oper-ord

val-relac-refugo-item

ScrapQuantity

oper-ord

qtd-refgda-sfc

ScriptCode

oper-ord

cod-roteiro

StandardLotQuantity

oper-ord

lote-padrao

StartEarlierDateTime

oper-ord

dat-imc-operac

StartRealDateTime

oper-ord

dt-inireal

StatusType

oper-ord

estado

TimeMachine

oper-ord

tempo-maquin

TimePostprocessing

oper-ord

qtd-tempo-pos-proces

TimeResource

oper-ord

tempo-homem

TimeSetup

oper-ord

tempo-prepar

TreatmentTimeType

oper-ord

ind-tempo-operac

UnitActivityCode

oper-ord

cod-un-operac

UnitItemNumber

oper-ord

nr-unidades

UnitTimeType

oper-ord

un-med-tempo

UsedCapacity

oper-ord

qtd-capac-operac

WorkCenterCode

oper-ord

gm-codigo

WorkCenterDescription

grup-maquina

descricao

ListOfMaterialOrders/ActivityCode

reservas

op-codigo

ListOfMaterialOrders/FatherItemCode

reservas

item-pai

ListOfMaterialOrders/FatherItemDescription

item-2

desc-item

ListOfMaterialOrders/LocationCode

reservas

cod-localiz

ListOfMaterialOrders/LotCode

reservas

lote-serie

ListOfMaterialOrders/MaterialCode

reservas

it-codigo

ListOfMaterialOrders/MaterialDate

reservas

dt-reserva

ListOfMaterialOrders/MaterialDescription

item

desc-item

ListOfMaterialOrders/MaterialID

 

iMaterialCount

ListOfMaterialOrders/MaterialListCode

reservas

cod-lista-compon

ListOfMaterialOrders/MaterialQuantity

reservas

quant-orig

ListOfMaterialOrders/OrderReferenceNumber

reservas

nr-ord-refer

ListOfMaterialOrders/ProductionOrderNumber

reservas

nr-ord-produ

ListOfMaterialOrders/ReferenceCode

reservas

cod-refer

ListOfMaterialOrders/ReportQuantity

reservas

quant-atend

ListOfMaterialOrders/ScriptCode

reservas

cod-roteiro

ListOfMaterialOrders/StatusType

reservas

estado

ListOfMaterialOrders/UnitOfMeasureCode

reservas

un

ListOfMaterialOrders/WarehouseCode

reservas

cod-depos

ListOfMaterialOrders/RequestTypelin-prod.sum-requisIdentifica se a requisição pode ser feita separadamente do reporte da produção, quando enviado: 
Datasul - identifica o tipo de linha de produção utilizado (1-Serviço, 2 - Processo)
Protheus - identifica o tipo de apropriação do componente (1-Direta, 2-Indireta)

ListOfPertOrders/ActivityCode

pert-ordem

op-codigo

ListOfPertOrders/ItemCode

pert-ordem

it-codigo

ListOfPertOrders/NextActivityID

pert-ordem

num-operac-suces

ListOfPertOrders/PercentageOverlapValue

pert-ordem

overlap

ListOfPertOrders/PreviousActivityCode

pert-ordem

op-predec

ListOfPertOrders/PreviousActivityID

pert-ordem

num-operac-predec

ListOfPertOrders/PreviousItemCode

pert-ordem

it-predec

ListOfPertOrders/PreviousScriptCode

pert-ordem

rot-predec

ListOfPertOrders/ProductionOrderNumber

pert-ordem

nr-ord-produ

ListOfPertOrders/ScriptCode

pert-ordem

cod-roteiro

ListOfPertOrders/TimeTransport

pert-ordem

transporte

ListOfQuotaActivity/ActivityIDsplit-operac.num-operac-sfcCódigo Operação SFC
ListOfQuotaActivity/QuotaActivityIDsplit-operac.num-split-operacNr. do split

ListOfQuotaActivityTools

 

 

ListOfAllocatedMaterial.WarehouseCodealoca-reserva.cod-deposCódigo Depósito/Armazém
ListOfAllocatedMaterial.LotCodealoca-reserva.lote-serieLote/Série
ListOfAllocatedMaterial.LotDueDatelote.dt-validadeValidade Lote
ListOfAllocatedMaterial.LocationCodealoca-reserva.cod-localizLocalização/Endereço
ListOfAllocatedMaterial.ActivityCodealoca-reserva.op-codigoCódigo Operação
ListOfAllocatedMaterial.ScriptCodealoca-reserva.cod-roteiroCódigo Roteiro
ListOfAllocatedMaterial.AllocationQuantityaloca-reserva.quant-aloc quando não usa controle de potência, senão usa aloca-reserva.qt-aloc-loteQuantidade Alocada (Quantidade no ERP, deverá verificar se o tipo é AllocationType  1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto)
ListOfAllocatedMaterial.AllocatedMaterialAllocationType3Como esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto

Ex.: Caso já tenha sido alocado 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas. 
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.

Transação 03 – Localização/Endereço
Cada criação de localização no ERP, gerará mensagem para integração. Alterações e eliminação não serão tratadas.

Transação 04 – Centro de Trabalho – Machine
Importante observar os campos IsSetup(Possui Preparação) e LaborType (Reporta MOD), pois no apontamento da produção o primeiro exigirá informar o tempo da preparação e Ferramenta(caso parametrizado) e no segundo exigirá Operador ou Equipe, caso assim parametrizado(1=Nao Reporta;2=Operador;3=Equipe).
Soluções:
Preparação - No ERP não exigir preparação, ou a mensagem recebida deve enviar os tempos de preparação junto com o apontamento(ProductionAppointment)
Reporta MOD (Datasul)– No ERP não existir lista de especialidade ligada a máquina(SF0104), assim qualquer operador ligado a mesma área de produção, pode ser informado na mensagem de apontamento.
Reporta MOD (Protheus)– No ERP não existir lista de recurso ligada a máquina(SFC----), somente os recursos da lista poderão ser informados. Assim a mensagem de apontamento terá que informá-lo.

 

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção
Mensagem será disparada para criação:
Sem SFC implantado na criação da OP. (Transação 08)
Com SFC implantado somente na liberação da OP (Transação 09)

Mensagem será disparada na alteração:
Do split (alocação de split, divisão, etc) (Transação 09)
Da OP (cabeçalho, reservas, operações, etc) (Transação 08 e 09)
Alocação de reserva da ordem(tanto manual, quanto automática) – OBS: somente previsto na etapa 3

ATENÇÃO: Ordens com tipo de Reporte por Item, não serão integradas, logo não terão mensagens para reporte.
Informar o tipo da linha de produção na ordem(Processo ou Serviço), para que o TOTVS-MES saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

Transação 14 – Estrutura de Produto
Quando o item estiver relacionado a uma ou mais listas de componentes, não será integrada a estrutura.
Logo apenas os componentes ligados aos itens serão integrados.

ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração.

Transação 15 – Roteiro Operações
Quando o item estiver relacionado a um ou mais roteiros de fabricação, não será integrada a operação.
Logo apenas as operações ligadas aos itens serão integradas.
Será integrado também a Rede-Pert das Operações.

ATENÇÃO: lembramos que a responsabilidade do uso destas informações é do TOTVS MES, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alterados alguma informação destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.

 

 

Processos

  1. Saldos

  2. Movimentos

  3. Apontamento


 

1.Saldos

Transação 01 – Solicitação de Saldo Item

Solicitação de Saldo Item, poderá ser realizada informando apenas o Item, o Item e Depósito, ou completo por Item Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização, porém o retorno será sempre no nível mais baixo de estoque(completo Item / Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização), ou seja, não apresentará quantidades sumarizadas, por item ou por item/depósito e sim uma lista de saldos.
ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo quando recebe a lista de saldos deverá somar as quantidades do item que tiver mais de uma referência.

 

Transação 18 – Envio de Lote Item
Somente na criação de um novo lote é que poderá ser gerada a mensagem para integração. As regras para seleção de quais saldos serão integrados estão parametrizadas no CP0106B(parâmetros de integração).
Neste caso, somente itens controlados por lote é que poderão ser integradas.
No Datasul, não será possível enviar quantidades, pois o XML é gerado antes do término de transações que efetivam na base de dados.

 

2. Movimentos

Transação 02 – Transferência de Depósito

O ERP recebe uma solicitação de transferência, e de uma única mensagem serão gerados dois movimentos(saída e entrada).
ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração.

 

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção

Mensagem será disparada na alteração:
Alocação de reserva da ordem(tanto manual, quanto automática)
Como esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto (por padrão o Datasul sempre enviará 3-Absoluto)

Ex.: Caso já tenha sido alocado 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas.
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.

 

Transação 11 – Requisição Componente

Observar o tipo da linha de produção na ordem(Processo ou Serviço).

Esta mensagem somente será aceita, para OPs com linha de Serviço.

Lembrando que este movimento somente é feito para a Ordem de Produção informada, podendo ocorrer a produção antes ou após as requisições.

ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

 

3. Apontamento

 

Transação 12 – Reporte de Produção PCP
O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação, também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação(conforme a FASE 1 da integração).
Agora poderá também ser informado o consumo real(requisição componentes) juntamente com a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição(quando a linha for de processo).
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.
ATENÇÃO: o refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.

Obs.: o PC-Factory envia a hora de início e término com segundos, o Datasul deverá ignorar os segundos.
ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

Transação 13 – Reporte de Produção SFC
O ERP com o SFC pode reportar por Ordem, por Operação e por Ponto de Controle.
Quando apontado por Ordem, pode enviar apenas a última operação(desde que parametrizado no SFC), é similar ao apontamento do PCP.
Já nos outros tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão.
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.
ATENÇÃO: o refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.
Os apontamentos de MOB e GGF, devem ser indicados na mensagem, do contrário, não serão feitos pelo padrão.

ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

Transação 10 – Reporte de Parada

O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup
Quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Para eliminar um reporte de parada utilizar o campo <ReversedReport> como true.


Transação Apontamento de Produção: ProductionAppointment_1_001.xsd

Identificador da Mensagem: ProductionAppointment

Versão: 1_001

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona 

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

ReportQuantity

rep-prod

qt-reporte

ProductionOrderNumber

rep-prod

nr-ord-prod

OutflowWarehouseCode

rep-prod

cod-depos-sai

OutflowLocationCode

rep-prod

cod-local-sai

ReportDateTime

rep-prod

data

ScrapQuantity

rep-prod

qt-refugo

ApprovedQuantity

rep-prod

qt-apr-cond

DocumentCode

rep-prod

nro-docto

DocumentSeries

rep-prod

serie-docto

WarehouseCode

rep-prod

cod-depos

LotCode

rep-prod

lote-serie

ReferenceCode

rep-prod

cod-refer

LotDueDate

rep-prod

dt-vali-lote

LocationCode

rep-prod

cod-localiz

ListOfWasteAppointments/WasteCode

 

 

ListOfWasteAppointments/ScrapQuantity

 

 

ListOfWasteAppointments/WasteDescription

 

 

ReversedReport

 

 

IntegrationReport

 

 

ReversalDate

 

 

Transação Apontamento MOB/GGF: WorkforceAndOverheadAppointment_1_000.xsd

Identificador da Mensagem: WorkforceAndOverheadAppointment

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

ListOfProductionOrders/ProductionOrderNumber

ord-prod

nr-ord-prod

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/InternalId

 

sequencia

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentType

 

ggf/mob

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentCode

movto-dir

nro-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentSerie

movto-dir

serie-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ItemCode

movto-dir

it-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityID

movto-dir

 

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityCode

movto-dir

op-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/RoutingCode

movto-dir

cod-roteiro

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/WorkCenterCode

movto-dir

gm-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentDate

movto-dir

dt-trans

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AmountAppointed

movto-dir

tempo-homem

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/OperatorID

movto-dir

matr-func

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/LaborCode

movto-dir

cd-mob-dir

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ReversedReport

movto-dir

 

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/IntegrationReport

movto-dir

 

IntegrationReport

 

 

InternalIdType/NAME

 

 

InternalIdType/Origin

 

 

InternalIdType/Destination

 

 

 

ntificador da 

Checklist de suporte da aplicação

Checklist de Verificações:

  • No programa CP0106, página 5:
       - Verificar se o checkbox Ativo da Integração PPI-Multitask está marcado.
       - Testar conexão com o WebService informado por meio do botão Testar WS.
       - Verificar se os parâmetros da integração foram preenchidos, acessando o botão de Parâmetros.
  • Acessar o diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” para verificar se o envio de uma transação foi executado sucesso ou se ocorreu um erro. (Válido através da rotina de carga inicial CD7002).
  • Verificar se o cadastro De-para Totvs - MES foi preenchido corretamente no programa CD7003.
  • Caso ocorra algum erro no envio de uma transação será gerada uma pendência no programa CD2900. Neste programa é possível ver o arquivo com as informações da mensagem XML enviada e também fazer o reprocessamento do envio.