Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Inclusão de Novo Pedido

Caminho Básico

  1. Inserir o código do item a ser incluso ao pedido.

    Nota
    titleNota:

    Para facilitar a inclusão dos itens, é possível utilizar o botão de pesquisa ao lado do campo código do item. Na tela de pedido de venda, na área de itens, é apresentada a existência de itens relacionados, caso exista. É apresentado nas telas de inclusão rápida do item, de zoom de itens e de inclusão completa de item. Quando existe integração com CRM, são exibidos os campos de campanha e oportunidade no cabeçalho do pedido e o campo campanha no item do pedido.

     
  2. Inserir a referência do item a ser incluso no pedido.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo somente é habilitado quando o item é controlado por referência.
      
  3. Inserir a quantidade do item a ser inclusa no pedido e pressionar a tecla Enter.

    Nota
    titleNota:

    Para incluir mais itens ao pedido, é necessário voltar ao passo 01 até que sejam incluídos todos os itens desejados.

     
  4. Acionar Efetivar, após inclusão de todos os itens do pedido.

    Nota
    titleNota:
    Ao efetivar o pedido, o mesmo passa pelo processo de avaliação. Caso seja aprovado na avaliação, fica disponível para ser embarcado ou faturado.
     
    •  

Caminhos Alternativos

Alterando Informações do Cabeçalho do Pedido

  1. Acionar Cabeçalho.
  2. Inserir o número do pedido do cliente.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários (CD0821). Quando da alteração, é possível utilizar caracteres alfanuméricos.

     
  3. Inserir o número do pedido do representante quando este possuir controle diferente da numeração sugerida pelo sistema Datasul EMS.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo não está disponível para o papel cliente.
      
  4. Inserir o nome do contato no cliente.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe automaticamente o contato definido no cadastro do cliente. Esse contato pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários (CD0821).

     
  5. Selecionar a natureza de operação a ser utilizada como padrão para os itens.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente esse campo exibe a natureza de operação padrão do cliente. Caso a empresa trabalhe com canal de vendas, o sistema apresenta a natureza cadastrada para o canal de vendas informado. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme definido nos parâmetros do pedido. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.
      
  6. Selecionar o destino da mercadoria.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    Comércio/Indústria: Quando for selecionado Comércio /Industria, a base de cálculo de ICMS será somente os valores da mercadoria.

    Consumo próprio/Ativo: Para Consumo Próprio/Ativo, a base será o total da nota fiscal, ou seja, o valor mercadoria acrescido do IPI.

     
  7. Selecionar o canal de venda.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente esse campo exibe o canal de venda padrão do cliente. Esse campo não está disponível para o papel cliente.
      
  8. Selecionar a condição de pagamento do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe a condição de pagamento definida para o cliente. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão. A condição de pagamento especial é definida na implantação avançada de pedido. Veja mais detalhes no caminho alternativo Definição da condição de pagamento especial.  Esse campo não está disponível para o papel cliente.

     
  9. Inserir a data base do preço flutuante.

    Nota
    titleNota:

    Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.

     
  10. Selecionar o local de entrega das mercadorias do pedido.
  11. Inserir a data de entrega das mercadorias.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente esse campo exibe a data atual. A data de entrega, informada, será utilizada como padrão para os itens do pedido, a qual poderá ser alterada diretamente no item. Quando da manutenção da data de entrega de um pedido já cadastrado o sistema poderá ou não ser exportado para os itens do pedido, conforme parâmetros definidos para o pedido.
     
  12. Inserir uma faixa de datas para definir o período de atendimento do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Nesse atributo, se não informada uma data, indica que é para o sistema desconsiderar esta data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

     
  13. Inserir o percentual de desconto a ser calculado sobre o valor total do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo não está disponível para o papel cliente.

     
  14. Inserir o desconto cliente.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo não está disponível para o papel cliente.
     
  15. Inserir o tipo de pedido.

    Nota
    titleNota:

    Este é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

     
  16. Inserir a prioridade do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    A prioridade pode variar de 0 a 99 sendo que, ao ser implantado o pedido de venda, assume a prioridade de menor importância que é 99. Com este atributo, o usuário pode estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

      
  17. Acionar Salvar para confirmar as informações do cabeçalho do pedido. Fechar para abandonar a alteração do cabeçalho.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Parâmetros.

    Nota
    titleNota:
    Essa opção não está disponível para o papel cliente.
      
  3. Determinar se para o item incluso no pedido deve ou não ser apresentado o saldo disponível do item em estoque.

    Nota
    titleNota:

    Somente os depósitos de produtos acabados são considerados para exibição do saldo disponível.

     
  4. Determinar se para o item a quantidade deve ou não ser arredondada para a quantidade múltipla do lote.

    Nota
    titleNota:
    Quando assinalado, indica que o sistema ira arredondar de forma automática (mostrando uma mensagem em tela) as quantidades informadas no pedido de venda para a quantidade múltipla do item quando o mesmo estiver parametrizado para utilizar Lote Múltiplo.
      
  5. Determinar se na inclusão dos Itens que forem controlados por referência nos Pedidos de Venda, a ultima referência informada será ou não trazida de forma automática para o item do pedido, com o objetivo de agilizar o processo de implantação.
  6. Determinar se na inclusão dos Itens, o último item informado será ou não trazido de forma automática para o pedido com o objetivo de agilizar o processo de implantação.
  7. Determinar se o sistema deve ou não multiplicar a quantidade do componente (itens filhos da estrutura), pela quantidade informada para o produto configurado/composto.
  8. Determinar se o preço total dos componentes será ou não atribuído ao preço do produto composto.
  9. Determinar se os itens atendidos parcialmente serão ou não atualizados.

    Nota
    titleNota:

    Toda alteração no cabeçalho do Pedido de Venda (ex: data de entrega), que seja exportada para os itens do pedido e afete a tabela de preços, os itens atendidos parcialmente serão ou não recalculados, de acordo com a parametrização deste campo.

     
  10. Determinar se a cotação de vendas será ou não reaberta se o pedido de venda for cancelado.
  11. Acionar Atualizações.
  12. Determinar qual a reação do sistema quando da atualização da natureza de operação no cabeçalho do pedido.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Não atualizar itens: Indica que quando a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.

    • Atualizar itens com a mesma referência: Indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido de venda que possuírem natureza de operação igual a natureza original do pedido de venda serão atualizados.

    • Atualizar todos os itens: Indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza.

     
  13. Determinar qual a reação do sistema quando da atualização do local de entrega.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Não atualizar itens: Indica que os Itens do Pedido não sofrerão alteração se o Local de Entrega do Pedido de Venda for alterado.

    • Atualizar itens com o mesmo local: Indica que ao alterar o local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, os itens que possuírem local de entrega igual ao local de entrega original do pedido de venda serão atualizados.

    • Atualizar todos os itens: Indica que em caso de alteração do local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, todos os itens do pedido serão atualizados.

     
  14. Determinar qual a reação do sistema quando da atualização da tabela de preço.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Não atualizar itens: Indica que independente do tipo de preço do pedido, qualquer alteração na tabela de preço do cabeçalho do pedido não influenciará os itens do mesmo. Apenas a tabela de preço do cabeçalho do pedido será alterada.

    • Atualizar itens com a mesma tabela: Indica que independente do tipo de preço, apenas os itens que possuem a mesma tabela de preço original do cabeçalho do pedido serão alterados. Se o pedido tiver o tipo de preço "informado", apenas a tabela de preço do item será alterado, caso contrário, tabela de preço e o preço original dos itens serão alterados. Essa regra vale também para o parâmetro "Atualizar todos os itens".

    • Atualizar todos os itens: Indica que independente do tipo de preço, todos os itens serão alterados, mesmo aqueles que não possuírem tabela de preço.

     
  15. Determinar que independente do tipo de preço do cabeçalho do pedido, na atualização da tabela de preço, o valor do campo "Desconto Tab Preços" deverá ser alterado ou não conforme a nova tabela informada.

    Nota
    titleNota:
    Apenas se a opção "Não atualizar itens" estiver marcada, esse campo fica desabilitado.
      
  16. Determinar se o código da mensagem deve ou não ser atualizado quando alterada a natureza de operação.
  17. Determinar se o campo “Destino da Mercadoria”, será atualizado ou não quando da manutenção do código da natureza de operação.
  18. Determinar qual a reação do sistema quando da atualização da tabela de preço.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Não altera itens: Indica que se a data de entrega do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.

    • Atualizar itens com a mesma data: Indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com data de entrega original do pedido de venda serão alterados para a nova data informada.

    • Atualizar todos os itens: Indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova data.

     
  19. Determinar se o sistema deve ou não consistir a implantação de pedidos com itens que não possuem a relação Item x Cliente previamente cadastrada.

    Nota
    titleNota:
    Caso não exista relacionamento, o mesmo pode ser efetuado por intermédio da função Atualização Itens Cliente.
      
  20. Determinar se o sistema deve ou não gerar a relação Item x Cliente quando essa não estiver cadastrada.
  21. Determinar qual a reação do sistema quando da atualização da unidade de negócio.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Não atualizar itens: Indica que se a data de entrega do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.

    • Atualizar itens com a mesma data: Indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com a unidade de negócio original do pedido de venda serão alterados para a nova unidade de negócio informada.

    • Atualizar todos os itens: Indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova unidade de negócio.

     
  22. Acionar Ok.

 

Inclusão de Itens no Pedido

...

  1. Selecionar o item do pedido a ser eliminado.
  2. Acionar Eliminar.

    Nota
    titleNota:
    Quando o item é eliminado não há histórico da eliminação ou inclusão do motivo da eliminação. A opções de eliminação deve ser utilizada quando um item foi incluso por engano no pedido e deve ser retirado sem que haja registro desse item. Diferentemente do cancelamento do item, que é solicitada pelo cliente e permite a inclusão do motivo do cancelamento. Quando o item é cancelado, ele permanece no pedido, porém com a situação de cancelado.
      
  3. Acionar o botão Confirmar, para confirmar a intenção de exclusão do item do pedido.

...

  1. Selecionar o item do pedido a ser cancelado.
  2. Acionar Cancelar.

    Nota
    titleNota:
    Essa opção não está disponível para o papel cliente. Quando o item é cancelado, ele permanece no pedido, porém, com a situação de cancelado.
      
  3. Selecionar o código do motivo do cancelamento e inserir a data do cancelamento do item.
  4. Inserir o motivo do cancelamento do item do pedido.
  5. Acionar o botão Confirmar, para confirmar a intenção de cancelamento do item do pedido.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Informações Básicas.
  3. Inserir o número do pedido do cliente.

    Nota
    titleNota:

    O número do pedido pode ser utilizado caracteres alfanuméricos. Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número é sugerido pelo sistema adicionando 1 ao número do pedido anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). Caso o usuário não tenha permissão para alterar o número do pedido do cliente, será considerado o número sequencial sugerido pelo sistema. Essa informação somente pode ser alterada antes do pedido ser salvo e antes da inclusão de itens para o pedido.

     
  4. Selecionar o estabelecimento no qual o pedido será implantado.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe o código do estabelecimento padrão para implantação de pedidos, conforme parametrização efetuada na Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301). Essa informação não está disponível para o papel cliente.
     
  5. Selecionar a espécie de pedido a ser implantado. 

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a espécie padrão do pedido de venda, conforme parametrizado no campo Esp Padrão Ped Venda, da Função Atualização Clientes (CD1510). As opções disponíveis são:

    • Pedido Simples – São os pedidos de venda sem programação de entrega, ou seja, são os pedidos de venda sem um contrato de fornecimento. É o tipo de pedido de venda no qual cada sequência do pedido de venda possui apenas uma data de entrega.

    • Programação de Entrega – São pedidos de venda que podem ser implantados com quantidades e datas de entrega simuladas, em virtude de haver uma frequência de atendimento e quantidades preestabelecidas pelo cliente, por intermédio de uma programação de entregas. Para essa espécie de pedido cada sequência pode ter mais de uma data de entrega.

    • Contrato de Fornecimento – Essa espécie de pedido tem no geral o mesmo tratamento que a espécie de pedido de venda de Programação de Entrega. A diferença está na forma de utilização das quantidades das entregas. No pedido cuja espécie seja Programação de Entrega, as mesmas se encontram sumariadas no item do pedido de venda, enquanto que o pedido de venda de espécie Contrato de Fornecimento as quantidades das entregas são controladas por entregas e não sumariadas nos itens do pedido de venda.

    Informações
    titleImportante:

    Os pedidos de venda de espécie de Contrato de Fornecimento serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático. Ver detalhes na pasta Atualizações, função Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606). Essa informação não está disponível para o papel cliente.

     
  6. Selecionar a natureza de operação do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a natureza de operação padrão do cliente, conforme na Função Atualização de Clientes (CD1510). Para a natureza de operação existem algumas considerações importantes, conforme a seguir:

    1. A natureza de operação, informada nesse campo, será utilizada como padrão para os itens do pedido, podendo ser alterada diretamente no item.

    2. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada na tela de Parâmetros (PD4000B). Essa parametrização pode ser efetuada com o acionamento do botão Parâmetros, da tela Manutenção Pedidos (PD4050).

    3. A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

    4. Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.

    5. Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.

    6. Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

    7. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação).

    8. Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza, conforme parametrizado por intermédio da Função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606).

     
  7. Selecionar o canal de venda do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe o canal de vendas padrão da natureza de operação informada. Caso na Função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606) não tenha sido informado o canal de vendas da natureza, será considerado o canal de vendas definido para o cliente conforme parametrização efetuada na Função Atualização Clientes (CD1510). O canal de vendas não é uma informação obrigatória para a implantação do pedido de venda. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
     
  8. Inserir a data de implantação do pedido.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
     
  9. Inserir a data de emissão do pedido.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
     
  10. Inserir a data base do preço flutuante.

    Nota
    titleNota:
    Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.
     
  11. Inserir o tipo de pedido.

    Nota
    titleNota:
    Esse é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
     
  12. Inserir a prioridade do pedido de venda, a qual pode variar de 0 a 99.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe a prioridade de menor importância que é 99. Com esse atributo, é possível estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
     
  13. Inserir o nome da pessoa de contato no cliente.
  14. Inserir o nome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo somente é habilitado quando a natureza de operação indicar operação triangular.
     
  15. Selecionar o destino das mercadorias do pedido.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Comércio/Industria – Determina que a base de cálculo de ICMS será composta somente pelos valores da mercadoria.

    • Consumo Próprio/Ativo – Determina que a base de cálculo do ICMS será o valor mercadoria acrescido do IPI.

     
  16. Selecionar a safra que será relacionada ao pedido.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo somente é habilitado se o módulo Grãos estiver implantado e se o usuário possuir permissão ao campo.
     
  17. Selecionar o contrato que será relacionado ao pedido.

...