Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Na pasta Itens da Cotação, acionar Adicionar.
  2. Selecionar o código do item para implantação do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    A sequência do item da cotação é sugerida pelo sistema, entretanto, a mesma pode ser alterada. Caso o item seja controlado por referência, essa deverá ser informada. 

  3. Inserir a quantidade desejada do item e a unidade de medida, bem como a unidade de medida a ser utilizada para emissão da nota fiscal.

    Nota
    titleNota:
    O campo Qtde Pedida exibe a quantidade na unidade de medida do item no estoque (interna). Quando a unidade de medida da quantidade (Qtde UM Fatur) for diferente da unidade de medida do estoque, é feita a conversão para esta UM, a qual é mostrada neste campo. É esta quantidade que será utilizada internamente para alocações e baixa de estoque. Caso necessário, é possível inserir o número da ordem de compra e sua respectiva parcela.

      

  4. Inserir o preço do item, quando o tipo de preço dos itens da cotação seja “Informado”. Caso o tipo de preço seja “Preço Tabela na Implantação” ou “Preço Tabela Dia Faturamento”, esse campo não é habilitado, passando a apresentar o preço conforme a tabela de preço selecionada.

    Nota
    titleNota:

    O preço original, quando informado, deve conter os acréscimos financeiros e ICMS incluso se a empresa possui seus preços com o valor do ICMS. Caso o Módulo de Administração do Valor Configurado esteja implantado, o preço informado do item é atualizado pelo mesmo. Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

  5. Definir se a tabela de descontos definida para a relação item x cliente será ou não utilizada para a definição do desconto a ser aplicado ao total da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Os descontos podem ser informados por intermédio dos campos:

    "Vl Desconto": Permite que o desconto seja informado em valor;

    "Perc Desc Informado": Permite que o desconto seja informado em percentual;

    "Perc Desc Tabela Preços": Permite informar o percentual de descontos definido para a tabela de preços informada.

    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

      

  6. Definir os impostos a serem considerados para o item da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Os impostos podem ser definidos por intermédio dos campos:

    "Natureza Operação": Permite que o desconto seja informado em valor;

    "Percentual Desconto (ICMS)": Permite que o desconto seja informado em percentual;

    "Retem ICMS Fonte": Permite informar se o valor de ICMS deve ou não ser retido na fonte.

    "Alíquota ISS": Permite informar o percentual da alíquota de ISS.

    "Alíquota IPI": Permite informar a alíquota de IPI.

    Essa informação não está disponível para os papeis Cliente Pedido e Representante.

  7. Definir a unidade de medida a ser considerada no momento do faturamento.

    Nota
    titleNota:

     O sistema permite que seja definido qual a unidade de medida a ser considerada para o faturamento do item. As opções disponíveis são:

    Unidade do Item.

    Unidade da Família.

    Unidade de Faturamento.

      

  8. Definir o local e a data de entrega do item da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

  9. Acionar Observação.
  10. Inserir observações pertinentes ao item da cotação.
  11. Acionar Descontos.

    Nota
    titleNota:
    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.
  12. Definir se será ou não concedido bonificação por quantidade.

    Nota
    titleNota:

    Os descontos dessa pasta somente estão disponível para aplicação quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado. Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

     

     

Definição de Informações Básicas da Cotação

  1. Acionar Informações Básicas.
  2. Inserir o número da cotação do cliente.

    Nota
    titleNota:

    O número da cotação pode ser utilizado caracteres alfanuméricos. Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial da cotação. Esse número é sugerido pelo sistema adicionando 1 ao número da cotação anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). Caso o usuário não tenha permissão para alterar o número da cotação do cliente, será considerado o número sequencial sugerido pelo sistema. Essa informação somente pode ser alterada antes da cotação ser salva e antes da inclusão de itens para a cotação. 

  3. Selecionar o estabelecimento no qual a cotação será implantada.

    Nota
    titleNota:
    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

      

  4. Selecionar a espécie de cotação a ser implantada.
     

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a espécie padrão, conforme parametrizado no campo Esp Padrão, da Função Atualização Clientes (CD1510). As opções disponíveis são:

    Pedido Simples – São os pedidos de venda sem programação de entrega, ou seja, são os pedidos de venda sem um contrato de fornecimento. É o tipo de pedido de venda no qual cada sequência do pedido de venda possui apenas uma data de entrega.

    Programação de Entrega – São pedidos de venda que podem ser implantados com quantidades e datas de entrega simuladas, em virtude de haver uma frequência de atendimento e quantidades preestabelecidas pelo cliente, por intermédio de uma programação de entregas. Para essa espécie de cotação cada sequência pode ter mais de uma data de entrega.

    Contrato de Fornecimento – Essa espécie de cotação tem no geral o mesmo tratamento que a espécie de pedido de venda de Programação de Entrega. A diferença está na forma de utilização das quantidades das entregas. No pedido cuja espécie seja Programação de Entrega, as mesmas se encontram sumariadas no item do pedido de venda, enquanto que o pedido de venda de espécie Contrato de Fornecimento as quantidades das entregas são controladas por entregas e não sumariadas nos itens do pedido de venda. Os pedidos de venda de espécie de Contrato de Fornecimento serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático. Ver detalhes na pasta Atualizações, função Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606).

    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

  5. Selecionar a natureza de operação da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a natureza de operação padrão do cliente, conforme na Função Atualização de Clientes (CD1510). Para a natureza de operação existem algumas considerações importantes, conforme a seguir:

    1. A natureza de operação, informada nesse campo, será utilizada como padrão para os itens do pedido, podendo ser alterada diretamente no item.

    2. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada na tela Parâmetros (PD4000B). Essa parametrização pode ser efetuada com o acionamento do botão Parâmetros, da tela Manutenção Pedidos (PD4050).

    3. A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

    4. Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.

    5. Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.

    6. Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

    7. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação).

    8. Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza, conforme parametrizado por intermédio da Função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606).

  6. Selecionar o canal de venda da cotação.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe o canal de vendas padrão da natureza de operação informada. Caso na Função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606) não tenha sido informado o canal de vendas da natureza, será considerado o canal de vendas definido para o cliente conforme parametrização efetuada na Função Atualização Clientes (CD1510). O canal de vendas não é uma informação obrigatória para a implantação da cotação. Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

      

  7. Inserir a data de implantação da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

  8. Inserir a data de emissão da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

  9. Inserir a oportunidade relacionada a cotação.

    Nota
    titleNota:

    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

  10. Inserir a campanha relacionada a cotação.

    Nota
    titleNota:

    Para o papel Cliente Pedido essa definição somente é apresentada se o cliente tiver campanhas relacionadas. Caso não tenha campanhas, esse campo não é apresentado.

  11. Inserir o prospect relacionado a cotação.

    Nota
    titleNota:

    Essa informação não está disponível para o papel Cliente Pedido.

     

     

Definição de Preço da Cotação

  1. Acionar Preço.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel Cliente Pedido, permitindo somente a consulta de informações.

  2. Selecionar o tipo de preço a ser considerado para implantação dos itens da cotação.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    Informado • Informado: determina Determina que o preço original do item deverá ser informado manualmente. É importante saber que, nesse caso, o preço não será corrigido caso haja uma alteração de preço para o item informado na cotação, mesmo que uma tabela de preço tenha sido usada como referência. • Tabela

    Tabela Implantação: determina Determina que o preço original do item é gerado automaticamente conforme a tabela de preços, tabela de financiamento e índice de financiamento selecionados. Nessa opção o preço original não será corrigido caso haja alteração na tabela de preços, após a implantação da cotação.

    Tabela • Tabela Dia Faturamento: determina Determina que o preço original do item é atualizado automaticamente conforme a tabela de preços, tabela de financiamento e índice de financiamento selecionados. Nessa opção, os preços dos itens estarão sujeitos à alteração sempre que a tabela aplicada for alterada, e, nesse caso, no momento do faturamento, serão atualizados, pela nova tabela, apenas os itens dos pedidos de venda em aberto e os pedidos de venda parcialmente atendidos, desde que os campos Corrige Preço Pedido Aberto e Corrige Preço Pedido Parcial, da Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301), estejam assinalados. A tabela dia faturamento informada não pode estar com o prazo de validade vencido, ou seja, deve estar ativa e ter pelo menos um item da cotação ligado à tabela.

  3. Selecionar a tabela de preços a ser considerada para a geração do preço original dos itens da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Quando o módulo de Administração de Preços estiver implantado, inicialmente esse campo apresenta a tabela de preços padrão (PD0309), considerando as informações do cabeçalho da cotação para determiná-la. Não existindo registros de acordo com as características do cabeçalho da cotação, será considerada a natureza definida na Função Manutenção de Canais de Cliente (CD1521), não encontrada, considera a natureza da Função Atualização de Clientes (CD1510), não encontrada, considera a natureza definida na Função Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301). Caso o módulo de Administração de Preços não esteja implantado, inicialmente esse campo apresenta a tabela de preço padrão do cliente conforme determinado na Função Atualização de Clientes (CD1510). Ao se informar uma tabela de preços para o pedido de venda, somente podem ser informados itens que façam parte da tabela de preços informada. Entende-se que um item faz parte da tabela de preços quando existe um preço válido cadastrado na tabela para o item e a quantidade informada na sequência.

    Exemplo: Considere que, na tabela de preços informada, um item possua o preço de 10,00 para um mínimo de 7 peças, e 9,50 para um mínimo de 14 peças. Nesse caso, não será possível informar uma quantidade 6 peças, sendo que o programa bloqueará a implantação da sequência, pois não há preço válido para essa quantidade.

  4. Selecionar a moeda utilizada para informação dos preços dos itens da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Dessa forma, se forem informados valores no pedido de venda em outra moeda, no momento do cálculo da nota fiscal, o programa converterá esses valores para a moeda de faturamento. No caso da avaliação de crédito, o sistema converterá os valores do pedido de venda para a moeda utilizada, para avaliação de crédito. A Moeda do pedido de venda somente pode ser alterada quando não for informada nenhuma Tabela de Preços, caso contrário, a moeda da tabela informada será assumida como moeda padrão.

  5. Determinar se deve ou não ser usada a tabela de descontos para a pesquisa dos descontos a serem aplicados ao valor total dos itens da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado serão considerados os descontos definidos na Função Manutenção de Tabela de Descontos (CD1558). Caso contrário serão considerados os descontos da Função Manutenção de Descontos (CD1518).

  6. Inserir o percentual de desconto da tabela de preços.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe o percentual de desconto por quantidade vendida do item, conforme definido na Função Atualização Tabelas Preços (CD1509), quando informado informada uma tabela de preços para a cotação.

  7. Inserir os percentuais de desconto para os itens da cotação.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo permite que seja informado mais de um percentual de desconto. Para isso é necessário que os percentuais sejam concatenados pelo sinal algébrico de adição (ex: 5+3,5+2), os quais serão aplicados em forma de cascata ao total do valor do item do pedido de venda. O conceito Descontos Aplicados ao Item do Pedido de Venda apresenta mais detalhes pertinentes a aplicação desses descontos.

  8. Inserir o percentual de desconto do cliente a ser aplicado à cotação.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente é apresentado o desconto conforme definido na Função Atualização de Clientes (CD1510).

     

     

Definição da Condição de Pagamento

 

...

  1. Acionar Pagamento.

    Nota
    titleNota:
    Essa opção não está disponível para o papel Cliente Pedido.

...

  1.   

  2. Selecionar a condição de pagamento a ser considerada para geração das faturas.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe o código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na função Atualização de Clientes (CD1510). Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado na cotação. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação da cotação, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para a cotação em questão.

...

  1. Selecionar a tabela de financiamento/juros a ser aplicada á cotação.

    Nota
    titleNota:

    Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência da cotação. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada. Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente. Quando a condição de pagamento for uma Condição Especial, esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

...

  1. Selecionar a sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada.

    Nota
    titleNota:
    Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens do pedido de venda. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de

...

  1. pagamento informada para o pedido. Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve informar "0" (zero) nesse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos. Quando a condição de pagamento for uma condição Especial, esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

 

Definição da Condição de Pagamento Especial

 

...

  1. Acionar Pagamento.

...

  1. Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel Cliente Pedido.

...

  1. Selecionar a condição de pagamento Especial.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente esse campo exibe o código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na função Atualização de Clientes (CD1510). Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado na cotação. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação da cotação, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para a cotação em questão.

      

...

  1. Selecionar a tabela de financiamento/juros a ser aplicada à cotação.

    Nota
    titleNota:

    Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência da cotação. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada. Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente. Quando a condição de pagamento for uma Condição Especial, esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

...

  1. Selecionar a sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada.

    Nota
    titleNota:
    Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens da cotação. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de pagamento de pagamento informada para a cotação. Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve informar "0" (zero) nesse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos. Quando a condição de pagamento for uma condição Especial, esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

      

...

  1. Acionar Incluir.

...

  1. Selecionar a sequência da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:

    O sistema inicialmente sugere uma numeração sequencial.

...

  1. Selecionar o tipo de vencimento da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:
    As opções disponíveis são:

...

  1. • Dias da Data

...

  1. • À vista • Antecipado • Contra entrega • Fora dezena • Fora quinzena • Fora mês • Fora semana • Apresentação
  1. Inserir da data de vencimento da sequência da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:

    Caso se opte em informar o vencimento por data de vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas da cotação. Ao optar por data de vencimento não deve ser informado dias da data.

...

  1. Inserir o número de dias do vencimento da sequência da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:
    Caso se opte em informar o vencimento por dias do vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas da cotação. Ao optar por dias do vencimento não deve ser informado a data de vencimento.

...

  1.   

  2. Inserir o percentual de pagamento a ser considerado para a parcela.

    Nota
    titleNota:

    A soma dos percentuais de todas as parcelas de ser igual a 100%. Caso se opte em informar as parcelas em percentual, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas da cotação. Ao optar por percentual para as parcelas, não deve ser informado o valor das parcelas.

...

  1. Inserir o valor de pagamento a ser considerado para a parcela.

    Nota
    titleNota:

    A soma dos valores de todas as parcelas de ser igual ao total do pedido. Caso se opte em informar as parcelas em valor, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por informar o valor para das parcelas, não deve ser informado o percentual das mesmas.

...

  1. Inserir observações pertinentes a condição de pagamento especial cadastrada.

 

 

Definição de Entrega da Cotação 

01. Acionar Entrega.

02. Selecionar o local de entrega das mercadorias da cotação.

...

Permite registrar as cotações de pedidos de venda de um item ou de um conjunto de itens para um determinado cliente, permitindo informar as condições especiais de pagamento, as quais poderão ser negociadas com o cliente. As cotações poderão ser transferidas para pedidos de venda efetivos, por intermédio do botão Liberar Cotação.