Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Particularidades da NF modelo 21 e 22

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Quais são as particularidades da NF modelo 21 e 22?

Passo a passo:

Esse modelo de Nota, diferente do modelo 55, não é transmitida ao Sefaz, assim, não recebe a devolução do Sefaz (de aceite / rejeição) e, portanto, não há Danfe.

A Emissão dessa Nota no sistema, até o momento da Preparação do Documento de Saída, segue o mesmo processo ao qual estamos acostumados (Pedido de Venda / Prepara Documento de Saída), sem tratativas próprias a este modelo (salvo necessidades específicas do cliente).

Mais informações: http://www.fazenda.sp.gov.br/download/cat7903/perguntas_respostas.pdf

Particularidades para esta Nota, são:

1)       Como a Nota não é transmitida; a forma de ser enviada ao Sefaz é por meio de um arquivo magnético que o Cliente deve enviar / entregar em mídia / etc:

O sistema fornece o arquivo digital, e quem atende o processo é a Equipe de suporte Fiscal por meio de um chamado.

O chamado de referência é o TSSBFB - CAT79 - Arquivo Magnético - Exportação de NFs em lote.

Demais informações: http://www.totvs.com/mktfiles/tdiportais/helponlineprotheus/portuguese/mata950_est_sp_portaria_cat79.htm

 2)      Numeração da Nota Fiscal que periodicamente se reinicia (volta a numeração do “0”):

Há um projeto para viabilização da implementação, porém, ainda não é algo definido, pois é necessário alterar a estrutura atual do Protheus, permitindo notas com o mesmo número.

No entanto, é possível tratar isso no sistema! O cliente pode alterar a série da nota sempre que a numeração tiver de se reiniciar (que também é algo permitido – utilizar uma nova série). Assim, é possível ter notas com a mesma numeração se a série for outra.

3)      Série variável incremental:

Mesmo processo da alteração de número da série, funcionalidade deve ser manual.

4)      Chave Validadora Hash:

O sistema deve, e gera, um código validador de identificação contendo dados da nota. Ele é gravado no campo F3_MDCAT79 (Gravação do Código de Autenticação Digital MD5).

Orientações também com o Suporte Fiscal.

Demais informações: http://tdn.totvs.com.br/download/attachments/6076525/FIS%20-%20UPDFIS%20-%20Atualizacao%20da%20Base%20Fiscal%20-%20p11.pdf?version=1&modificationDate=1345817391000&api=v2

5)      Impressão da Nota:

Não há obrigatoriedade em relação à Impressão da Nota. De qualquer forma, se julgar imprescindível, poderá desenvolver o layout a partir do RDMAKE (NFEXAMP.PRX).

NFEXAMP - RDMAKE Padrão.zip

Resumindo o processo:

“O procedimento de emissão é em síntese pelo mesmo processo de emissão da nota fiscal utilizando Pedido de Venda - MATA410 > Preparar documento de saída - MATA461. 
A diferença é que não há transmissão e retorno do SEFAZ (não exige um tratamento específico para tal no sistema) e consequentemente, não há DANFE. 
Mais informações, consulte diretamente a Legislação / Convênio ICMS 115/ 
Esta nota não é impressa pelo Protheus, pois ela atende ao Sistema Eletrônico de Processamento de Dados. 
A obrigatoriedade está relacionada ao arquivo fiscal eletrônico. No sistema, por exemplo, imprime o DANFE, pois a nota foi transmitida e recebida de volta do SEFAZ. O que não é o caso do Modelo 21 / 22. 
Portanto, esse modelo de nota não é impresso pelo Protheus. 
De qualquer forma, se considerar imprescindível para seu negócio, a Totvs disponibiliza o RDMAKE Padrão (anexo) que pode ser customizado para desenvolver um Layout adequado à sua necessidade. Ou mesmo, se desejar, contate seu GAR - Gerente de Atendimento e Relacionamento TOTVS para solicitar uma proposta de desenvolvimento pela Fábrica de Software.”