Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Melhorias Faturamento DEPOT

Características do Requisito

Linha de Produto:

SARA

Segmento:

Logística

Módulo:

Faturamento.

Funções:

SARA - Faturamento - Depot - Cálculo dos Serviços (uCalculoServicosDepot)

SARA - Faturamento - Depot > Itens de Tarifa por Tipo de Cálculo (ufrmItensTarifaTipoCalculoDEPOT)

Parâmetro:

AGRUPA_CAPA_AUTOMATICAMENTE (já existente)

Requisito (ISSUE):PCREQ-9548

Banco de Dados:

SQL Server

Tabelas Utilizadas:

Novas
rel_item_tar_tip_calc_depot

Existentes
tab_moeda
tab_regime
tab_nf_manual
tab_nf_item_manual
tab_nfi_servicos_manual
tab_mov_cnt
tab_servrec
tab_opcao_tarifa
tab_tar_item

Descrição

As melhorias desenvolvidas no processo de faturamento DEPOT foram:

  1.  Retirar obrigatoriedade de cotação da moeda Real ao realizar o faturamento (DEPOT).
    1. Quando a opção de tarifa do cliente estiver configurada na moeda Real, retirada a obrigatoriedade de cadastro de cotação.
  2. Realizar acúmulo automático de demonstrativo por período (DEPOT).
    1. Aplicada a funcionalidade de acúmulo de demonstrativo por período de forma automática também para processos DEPOT. Este acúmulo consiste na configuração de períodos em dias por mês, onde faturamentos de um mesmo cliente e tipo de cálculo serão automaticamente acumulados no momento do faturamento.
  3. Permitir configurar mais de um item de tarifa por tipo de cálculo (DEPOT).
    1. Substituída a configuração de item de tarifa por tipo de cálculo realizada pelos parâmetros por um novo cadastro de configuração de itens de tarifa por tipo de cálculo DEPOT. Ou seja, além da parametrização agora ser realizada por meio de um cadastro, permitirá relacionar um ou mais itens de tarifa por tipo de cálculo.

 

Procedimento para Implantação

  • Atualização do banco de dados por meio do AtualizaDB.
  • Execução dos scripts de banco de dados identificados no pacote de atualização.
  • Atualização dos executáveis do pacote. 

 

Procedimento para Utilização

1. Retirar Obrigatoriedade de Cotação da Moeda Real ao Realizar Faturamento (DEPOT)

Pré-requisitos:

  • Possuir o processo DEPOT devidamente configurado para faturamento.
  • Existir processos DEPOT pendentes de faturamento em "Faturamento > Depot > Cálculo dos serviços".

Procedimentos:

    1. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Moedas > Cotação".
    2. Não deve existir cotação para o período no qual será realizado o faturamento na moeda Real, código 790.
    3. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot. > Cálculo dos serviços". 
    4. Realizar um filtro para apresentar os dados na grade de containers com serviços pendentes de faturamento.
    5. Selecionar um registro e guardar a qual armador este pertence. 
    6. Antes de realizar o processamento do cálculo, verificar se a opção de tarifa do mesmo é calculado em Real. Para isso, seguir os passos abaixo: 
      1. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Opção Tarifa". 
      2. Clique em "Consultar" na barra de botões localizado na parte inferior da tela. 
      3. No filtro "Consolidador/Armador" informar o armador do container selecionado para o cálculo no passo anterior e clicar em "Pesquisar". 
      4. Na pasta "Opção de tarifa", campo "Moeda", informar 790 (se não estiver preenchido).
    7. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Cálculo dos serviços". 
    8.  Clique em "Processar" para efetuar o cálculo.
    9. O cálculo deve ser realizado sem que o sistema solicite o cadastramento de cotação para a moeda Real.

2.

 Retirar Obrigatoriedade de Cotação da Moeda Real ao Realizar Faturamento

 Realizar acúmulo automático de demonstrativo por período (DEPOT)

Pré-requisitos: 

  • Possuir o processo DEPOT devidamente configurado para faturamento.
  • Ter configurado períodos para acúmulo de demonstrativo (detalhado nos itens 1, 2, 3, 4, 5 do tópico Procedimentos)
  • Possuir pelo menos um demonstrativo de cada tipo de  cálculo Depot emitido nos períodos acima configurados.
  • Existir ao menos um processo DEPOT de cada tipo de cálculo pendentes de faturamento em "Faturamento > Depot > Cálculo dos serviços";

Procedimentos:

    1. No módulo "Sistema" acessar o menu "Parâmetros". Alterar o o valor do parâmetro AGRUPA_CAPA_AUTOMATICAMENTE  para S (Sim), indicando que deseja realizar o acúmulo automático de demonstrativo quando configurado.
    2. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Acúmulo automático de demonstrativo > Por período". Cadastrar os períodos para acúmulo, por exemplo, de 1 a 15, 15 a 30.
    3. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Cálculo dos Serviços". Selecionar um container para faturar, porém, não realizar o processamento. Observar e memorizar o "Tipo de faturamento (parte superior da tela)", a "Data de execução do serviço", o  "Armador" e o "Container" que se deseja faturar.
    4. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Opção Tarifa". Na pasta  "Clientes", no botão inferior, clique em "Consultar". No campo "Consolidador/Armador" informe o código do "Armador" do container selecionado anteriormente. Clique em "Pesquisar", e então, a opção de tarifa será apresentada. Na pasta "Opção de tarifa", no campo "Configuração", observar e guardar o código.
    5. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Configurações P/ Faturamento". Na pasta "Configurações Gerais", em "Acúmulo para Cálculo", informar uma configuração cadastrada anteriormente.
    6. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Serviços Calculados". Consultar faturamentos realizados para o mesmo tipo de faturamento e no mesmo período do faturamento que se deseja realizar (observado no item 3).  Se o tipo for Handling IN, então a data de execução é a data de entrada. Se for Handling OUT, então é a data de saída. Se Armazenagem, então é a data do fim do período (data de saída) e se Serviço de Reparo, então é a data de autorização do reparo.
    7. No módulo "Faturamento" acessar "Depot > Cálculo dos Serviços". Realizar o filtro com base no container selecionado para faturamento no item 3. Clique em "Processar" para realizar o cálculo. 
    8. No módulo "Faturamento" acessar "Depot > Serviços Calculados". Consultar novamente os faturamentos realizados com base nos filtros informados no item 6 e identificar que o container faturado no item 7 foi agrupado respeitando as configurações realizadas nos passos 2, 4 e 5.

3. Permitir Configurar Mais de Um Item de Tarifa Por Tipo de Cálculo (DEPOT)

Pré-requisitos:

  • Possuir o processo DEPOT devidamente configurado para faturamento.

Procedimentos:

  1. No módulo "Operacional" acessar o menu "Cadastro > Serviço\Recurso\Movimentação". Criar quatro novos tipos de serviço, um para cada tipo de cálculo. Ao clicar em "Novo", assinale a opção "Movimentação Mecânica", informe somente a descrição e salve. Exemplo de serviços a serem criados para homologação da rotina:
    1. HANDLING IN OVERTIME;
    2. HANDLING OUT OVERTIME;
    3. ADICIONAL ARMAZENAGEM;
    4. ADICIONAL SERVIÇO DE REPARO.
  2. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Itens de Tarifa". Cadastrar quatro novos itens de tarifa para o tipo "Armazenagem" com as mesmas descrições criadas no item anterior. Assinalar "(Desviar Armazenagem ....)" e informar o respectivo serviço cadastrado no item 1.
  3.  No módulo "Faturamento" acessar o menu  "Depot > Itens de Tarifa por Tipo de Cálculo". Para cada tipo de cálculo, adicionar os códigos dos respectivos itens de tarifa criados nos item 2.  
  4. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Cálculo dos Serviços". Selecionar uma opção de filtro que retorne algum container para faturar. Selecionar também um container, porém, não realizar o processamento. Observar e memorizar o "Tipo de faturamento (parte superior da tela)", o  "Armador" e o "Container" que se deseja faturar.
  5. No módulo "Faturamento" acessar o menu "Opção de Tarifa". No botão inferior clique em "Consultar". No campo "Consolidador/Armador" informar o código do "Armador" do container selecionado anteriormente . Clicar em "Pesquisar" para que a opção de tarifa seja apresentada.  Na pasta "Tarifas", memorizar o código apresentado no campo "Código" da primeira grade (grade que contém as colunas Código, Tarifa 1, Configuração ...).
  6. No módulo "Faturamento" acessar "Cadastro > Tabela de tarifas (valorização)". Na parte inferior, clicar em "Pesquisar". No campo "Cláusula de Pesquisa" informar "INTERMEDIARIO" e clicar em "Pesquisar". Dar um duplo clique na linha referente ao código da tarifa guardado no item 5. Incluir quatro novos itens nos itens de tarifa do cliente referente aos quatro  itens de tarifas criados no item 2. Para isso, clicar na pasta "Itens <F5>" e clicar em "Inserir". No campo "Item Tarifa" informar um dos itens de tarifa cadastrados no item 2 . Configurar a valorização do item pelos campos "Grupo de Fórmula" e "Fórmula". Como exemplo, preencher no campo "Grupo de Fórmula" o valor "VALOR UNICO". No campo "Fórmulas" o valor "(R$1). <VALOR UNICO>". No campo R$1 informar um valor a ser cobrado. No campo "Descrição do Item de Tarifa" informar uma descrição par ao item. Como exemplo, informar  a mesma descrição do campo "Item Tarifa".
  7. No módulo "Faturamento" acessar "Depot > Cálculo dos Serviços". Realizar filtro com base no container escolhido para faturamento no item 4 e clique em "Processar" para executar o cálculo.
  8. No módulo "Faturamento" acessar "Serviços Calculados". Consultar novamente os faturamentos realizados com base nos filtros informados no item 4 e identificar que o container faturado no item 7 possui dois itens. Observar que os serviços faturados correspondem a configuração realizada no Item 3.