Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Jira
serverJira Totvs
columnskey,summary,type,created,updated,due,assignee,reporter,priority,status,resolution
serverIdb3180167-3374-3293-b2ce-06d441fdaf21
keyPCREQ-9320

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAGFE

Segmento Executor

 Logística

Projeto

M_DL_GFE002

IRM

PCREQ-9315

Requisito

PCREQ-9320

Subtarefa

 

Chamado

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Link para a especificação relacionada (alterações no Datasul)

http://tdn.totvs.com/x/fNxbDQ

Objetivo

Permitir, por intermédio da integração com o módulo de Recebimento de Materiais do Datasul, a contabilização dos Documentos de Frete por regime de competência, utilizando a configuração e os critérios contábeis existentes no módulo Gestão de Frete Embarcador.

Importante:

As implementações descritas nesta especificação são válidas apenas para o GFE integrado ao Datasul.


Definição

da

Regra

de

Negócio

O módulo Gestão de Frete Embarcador passará a dispor de duas formas de integração dos Documentos de Frete relacionados às vendas (despesa) no backoffice Datasul:
  1. (opção já existente) Como Documento Fiscal no módulo Obrigações Fiscais, sendo a contabilização efetuada no Contas a Pagar pela Fatura de Frete; ou
  2. (opção nova) como Nota Fiscal de Compra no módulo Recebimento de Materiais, sendo a contabilização efetuada pelo próprio Recebimento com os lançamentos contábeis de despesa do Documento de Frete (e lançamentos de impostos pelas regras do Recebimento). Nessa opção é o Recebimento que gera o Documento Fiscal no módulo Obrigações Fiscais com base na Nota Fiscal de Compra.
Por ambas as opções, o controle de integração Fiscal do Documento de Frete seguirá as mesmas regras e procedimentos existentes; haverá diferença apenas na montagem da movimentação contábil da Fatura de Frete, que pela nova opção conterá um único lançamento a débito na conta contábil transitória de fornecedores informada no cadastro de Contas por Filial (GFEA091). Esse lançamento é a contrapartida de um dos lançamentos da grade contábil gerada pelo Recebimento na atualização do Documento de Entrada gerado pelo Gestão de Frete Embarcador na integração do Documento de Frete. Não haverá alteração na forma como os lançamentos contábeis dos Documentos de Frete serão gerados no Gestão de Frete Embarcador. Também não haverá alteração na forma de contabilização dos Documentos de Frete relacionados às compras (custo).
Para optar pela nova forma de integração e contabilização de Documentos de Frete, deve-se selecionar a opção 2=Documento de Frete (Recebimento) do parâmetro Contabilização Frete de Vendas (MV_DSCTB) - novo parâmetro a ser criado a partir desta especificação) que se encontrará no novo agrupador Contábil, da pasta Integração Datasul, no programa Parâmetros do Módulo (GFEX000).

Importante:

  1. Em caso de alteração do conteúdo do parâmetro de 1=Fatura de Frete (Financeiro) para 2=Documento de Frete (Recebimento) deve-se refazer os lançamentos contábeis das Faturas de Frete pendentes de integração com o Contas a Pagar e dos Documentos de Frete pendentes de integração com o Fiscal; para isso pode-se utilizar o programa Gerar Contabilização (GFEA095). Essa instrução será informada ao usuário quando trocar o conteúdo do campo tanto pelo programa Parâmetros do Módulo quando pelo módulo Configurador;
  2. Logo após a transição do modo de integração fiscal podem haver Faturas com Documentos de Frete integrados por modos distintos, essa situação não traz prejuízo à contabilização dos fretes.
  3. No modo de integração Fiscal pelo módulo Recebimento o sistema não permitirá refazer o rateio contábil dos Documentos de Frete integrados com sucesso, para trocar as contas do rateio é necessário desatualizar a integração fiscal do Documento de Frete ou proceder com a alteração diretamente nos Documentos de Entrada pelo módulo Recebimento;
  4. O Monitor Contábil apresentará a situação Realizado quando o Documento de Frete estiver integrado com sucesso no Fiscal pela atualização do Recebimento.
  5. Quando o tipo de geração contábil (MV_TPGERA) estiver parametrizada Sob Demanda e o modo de integração Doc Frete Fiscal (MV_GFEI13) for Automática, o sistema deve executar a integração automaticamente após a geração da grade contábil completa (o que inclui, além das funções de aprovação (pelo sistema ou pelo usuário), a rotina Gerar Contabilização (GFEA095).
  6. Não atenderá PIS, COFINS e ICMS parcialmente recuperáveis (exceto se a parte não tributada for referente a pedágio, porque o módulo Recebimento possui esse tratamento).
  7. Não atenderá natureza de operação por item do Documento de Entrada (limitação já existente nas integrações do GFE para Apropriação de Despesas e Fiscal).
 
Rotina
Tipo de Operação
Opção de Menu
Regras de Negócio
GFEA065 – Manutenção de Documentos de Frete
Alteração
Atualizações - Movimentação - Doc Frete/Faturas
Alterar para que que atualize o campo Ação Integração (GW3_ACINT) considerando o modo de integração Fiscal pelo Recebimento Datasul e para impedir que integre Documento de Frete sem rateio contábil completo na integração fiscal com Recebimento Datasul.
GFEA067 – Integrar Doc Frete
Alteração
Atualizações - Integrações - ERP
Alterar para que impeça a integração de Documento de Frete sem rateio contábil completo quando a integração fiscal ocorrer pelo Recebimento Datasul.
GFEX000 – Parâmetros do Módulo
Alteração
Atualizações - Cadastros - Parâmetros
Incluir novo parâmetro Contabilização Frete de Vendas (MV_DSCTB).
GFEXFUNC – Funções de Contabilização de Fretes
Alteração
Não é acessado pelo menu
Alterar para que impeça a geração de novo rateio contábil de Docto Frete com integração fiscal bem sucedida com Recebimento Datasul.
GFEXFUND – Funções de Contabilização de Fretes
Alteração
Não é acessado pelo menu
Alterar geração do rateio contábil da Fatura quando a integração fiscal dos Documentos de Frete ocorrer pelo Recebimento Datasul.
GFEXWSFUN – Funções de Comunicação por WS
Alteração
Não é acessado pelo menu
Alterar para que inclua os lançamentos do rateio contábil na mensagem de integração do Documento de Frete com fiscal quando parametrizado para que ocorra pelo Recebimento Datasul.
GFEA094 - Monitor Contábil
Alteração
Atualizações - Movimentação - Contabilização
Alterar para considerar como realizados os lançamentos de Documentos de Carga com Documento de Frete integrado com Fiscal quando a integração fiscal ocorrer pelo Recebimento Datasul.

GFEX000

-

Parâmetros

do

Módulo

  • Na pasta Integrações Datasul criar o agrupador Contábil, após o agrupador Fiscal. Incluir o novo parâmetro MV_DSCTB no novo agrupador. As características do campo estão descritas no tópico Dicionário de Dados desta especificação.
  • Ao selecionar a opção 2, emitir o seguinte alerta para o usuário: "Atenção: refaça a grade de lançamentos contábeis dos Documentos de Frete e Faturas de Frete não enviados para o ERP. Para essa ação é possível utilizar o programa Gerar Contabilização - GFEA095".

GFEXWSFUN

-

Funções

de

Contabilização

de

Fretes

  • Alterar a função que monta as mensagens de integração via WS (GFEWSGETDATA) para que inclua os rateios contábeis (GWA) na mensagem da tabela GW3 (documento de frete) sob a operação 1 (integração fiscal) quando o ERP integrado for Datasul (MV_ERPGFE == "1") e o modo de integração fiscal for Atualizar pelo Recebimento (MV_DSCTB == "2"). 
  • Após a sequência de campos que compõe a mensagem atual deve-se, a cada linha de rateio contábil do documento de frete (registros da tabela GWA relacionados ao registro da tabela GW3), concatenar, separados pelo caractere |, o marcador de registro, as identificações da conta contábil de débito, do centro de custo de débito e da unidade de negócio e o valor da linha do rateio ( "#GWA|" + GWA->GWA_CTADEB + "|" + GWA->GWA_CCDEB + "|" + GWA->GWA_UNINEG + "|" + cValToChar(GWA->GWA_VLMOV) ).

GFEXFUND

-

Funções

de

Contabilização

de

Fretes

  • Alterar a função que sumaria o rateio contábil dos Documentos de Frete para gerar o rateio contábil da Fatura de Frete relacionada (GFECTBFAT), para gerar apenas uma linha de rateio por Unidade de Negócio com a Conta Contábil e o Centro de Custo informado no agrupador Custo do cadastro de Contas por Filial (GFEA091) quando o ERP integrado for Datasul (MV_ERPGFE == "1") e o modo de integração fiscal for Atualizar pelo Recebimento (MV_DSCTB == "2").

GFEXFUNC

-

Funções

de

Contabilização

de

Fretes

  • Alterar a função que gera o rateio contábil dos Documentos de Frete (GFERatDF) para impedir que seja gerado um novo rateio contábil de Documentos de Frete com integração Fiscal realizada com sucesso no Recebimento do Datasul (GW3_SITFIS == "4" e GW3_ACINT == "3" e MV_ERPGFE == "1" e MV_DSCTB == "2").
  • Alterar a função que gera os movimentos contábeis dos Documentos de Frete (GFEA94GMC) para que não gere movimentos referentes aos impostos recuperáveis (ICMS, PIS e COFINS) quando o ERP integrado for Datasul (MV_ERPGFE == "1") e o modo de contabilização for 2=Documento de Frete (Recebimento) (MV_DSCTB == "2").

GFEA065

-

Manutenção

de

Documentos

de

Frete

  • Alterar a função de integração de Documentos de Frete com Fiscal (GFEA065XF) para que não permita integrar Documentos de Frete sem rateio contábil completo (GWA relacionados cuja soma de valores - GWA_VLMOV - seja igual ao valor do documento - GW3_VLDF) quando o ERP integrado for Datasul (MV_ERPGFE == "1") e o modo de contabilização for 2=Documento de Frete (Recebimento) (MV_DSCTB == "2").
  • Alterar a função de atualização dos dados da integração de Documentos de Frete (GFEA065In) para atribuir o conteúdo 3 (Nota de Compra), em vez do conteúdo 1 (Fiscal), ao campo Ação Integração (GW3_ACINT) quando a integração Fiscal ocorrer pelo Recebimento do Datasul (MV_ERPGFE == "1" e MV_DSCTB == "2")

GFEA067

-

Integração

de

Documentos

de

Frete

  • Alterar a função principal do programa (GFEA067) para que não permita integrar Documentos de Frete sem rateio contábil completo (GWA relacionados cuja soma de valores - GWA_VLMOV - seja igual ao valor do documento - GW3_VLDF) quando o ERP integrado for Datasul (MV_ERPGFE == "1") e o modo de contabilização for 2=Documento de Frete (Recebimento) (MV_DSCTB == "2").

GFEA094

-

Monitor

Contábil

  • Alterar o programa para que considere como Realizado os documentos de carga com Documentos de Frete integrados com sucesso no Fiscal (GW3_SITFIS == "4") pelo Recebimento (GW3_ACINT == "3"), quando o ERP integrado for Datasul (MV_ERPGFE == "1") e o modo de contabilização for "2=Documento de Frete (Recebimento)" (MV_DSCTB == "2").
  
Dicionário de DadosProtótipo

Grupo de

Tela

Conforme instruções do tópico anterior.

Fluxo do Processo

Image Removed

Image Removed

Dicionário de Dados

Alteração do campo a seguir

CampoValidaçãoListaContexto
GW3_ACINTPertence("1234")1=Documento Fiscal;2=Nota de Rateio;3=Nota de Compra;4=Pré-notaReal

Criação do parâmetro a seguir

Parâmetro (AtuSX)DescriçãoTítulo (GFEX000)Tipo (AtuSX)Tamanho (GFEX000)Lista (GFEX000)Valor InicialValidação
MV_DSCTBContabilização: por Fatura (doc frete integra OF) ou por Documento de Frete (doc frete integra Recebimento e esse com OF). 1=Financeiro;2=Recebimento.Contabilização Frete de VendasC11=Fatura de Frete (Financeiro);2=Documento de Frete (Recebimento)"1"Alert("Atenção: refaça a grade de lançamentos contábeis dos Documentos de Frete e Faturas de Frete não enviados para o ERP. Para essa ação é possível utilizar o programa Gerar Contabilização - GFEA095")

Perguntas

Não há novos grupos de 

Grupo de Perguntas

Não há novos grupos de
perguntas.

Consulta Padrão

Não há novas consultas padrões.

Estrutura de Menu

Não há novas consultas padrões.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.