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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

 Outros

Especificação

Produto

FRAMEWORK

Módulo

EAI

Segmento Executor

 

Projeto1

R_FRW_FRW002

IRM1

PCREQ-9634

Requisito1

PCREQ-9644

Subtarefa1

PDR_FRW_FRW002-22

Chamado2

País

(X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

Objetivo

Esse documento tem como objetivo propor algumas mudanças no EAI

Objetivo

Essa melhoria no EAI será criada com o intuito de viabilizar a transferência dos códigos fontes c# (extensions) das integrações atuais (localizados na tabela GsourceCode) para projetos localizados nas solutions dos produtos RM.Com  Com essa mudança esses fontes passarão a ser controlados pelo TFS, alcançando ganhos de segurança, controle de históricos, controle de concorrência, etc.

Esse modelo permitirá também que o usuário final (cliente da integração) implemente diversas customizações após execução dos métodos de adapters.

 

Definição da Regra de Negócio

1) - Modelo atual

 

Características:

 

  • O EAI comunica diretamente com extensions (códigos fontes c# responsáveis pela manipulação da mensagem);

  • Diferentes extensions podem ser ligados a uma única mensagem no processo de configuração de integração. Para isso, basta criar um mapeamento entre a integração x mensagem, conforme figura 1;

  • Extensions são desenvolvidos e mantidos pelas equipes dos produtos (segmentos).

  • Extensions podem ser modificados nos clientes em ambiente de teste e produção, visto que os mesmos são abertos para alteração.

  • É utilizado um editor de código fonte c# para escrita e compilação conforme a figura 2. 

  • Esses fontes são armazenados no banco de dados na tabela "GSourceCode".

Vantagens:

a) - Flexibilidade no processo de customização;

 

Desvantagens:

a) - Possibilita a duplicação de fontes para manipulação de uma mesma mensagem;

b) - Modificações realizadas no fonte para uma determinada integração podem não ser replicadas para outras integrações;

c)- No recebimento de uma determinada mensagem, se existir mais de uma integração cadastrada, o EAI seleciona a primeira integração e executa o código fonte correspondente a essa "integração / mensagem".

d) - Ao executar novamente o configurador em ambiente do cliente, os extensions alterados serão substituídos pela versão atual;

e) - Dificuldade na detecção e análise de erros desses códigos visto que o Editor c# do EAI não oferece suporte para debugger.

 

2) - Modelo proposto


a) Adapters Adapter (Segmentos Totvs)

 

  • Estrutura a ser utilizada para implementação de regras específicas para manipulação de uma mensagem de integração.

  • O EAI comunicará diretamente com os adapters (de responsabilidade das equipes de segmentos);

  • Uma "mensagem / versão" estará ligada a um único adapter;

  • Regras específicas da mensagem em uma determinada integração devem ser tratadas diretamente no adapter.

  • Devem ser mantidos pelas equipes dos produtos (segmentos).

  • Não poderão ser modificados pelos clientes pois o código será compilado dentro de dlls nativas dos produtos;

  • Estarão localizados na mesma estrutura das solutions dos segmentos no TFS;


b) - Extensions (customizações)

 

  • Estrutura utilizada para implementação de regras customizadas para um cliente em específico;

  • O Editor de código do EAI deve ser usado pelos clientes para implementação de customizações nos adapters dos produtos;

  • Esses códigos (extensions) devem ser implementados no contexto da integração em questão. 
    Sendo assim, o cadastro de "Mapa de integração - HCMapaIntegracao" será usado para gravação das regras customizadas a serem implementadas no cliente (customização de integração).

  • Os entryPoints das customizações serão disparados imediatamente após a execução do método (de mesmo nome e interface) do adapter;

  • Esses recurso permitirá que alterações possam ser feitas nos objetos logo após a execução do código do adapter;

 

Detalhamento técnico


1) - Localização atual dos códigos fontes

Atualmente, os códigos fontes das integrações estão localizados no projeto "RM.Con.ConfiguraIntegracao.TotvsMessage" da solution "Con-EAI" da framework.

Nas pastas "Oracle" e "SQL" (localizadas nesse projeto) foram criados arquivos contendo scripts para vinculação e inclusão desse códigos nas tabelas "GSourceCode", "HCTransformacao" e "HCMapaIntegracao".

Esses scripts são executados automaticamente durante o processo de configuração da integração.

 

2) - Transferência dos fontes

                  a) Os scripts abaixo que incluem dados na tabela "GSourceCode"devem ser removidos desses arquivos e transferidos para os projetos nas solutions dos nas solutions dos produtos.

                   Scripts utilizados:

                    Oracle:

    • 04.1_SOURCECODE.sql, 
    • 04.2_SOURCECODE_FinancialNature.sql, 
    • 0401_SOURCECODE_ORDER.sq               

                    Sql:

    • 04.1_SOURCECODE.sql, 
    • 04.2_SOURCECODE_FinancialNature.sql, 
    • 0401_SOURCECODE_ORDER.sql;

                b) - Os scripts abaixo que vinculam esses fontes nas tabelas "HCTransformação e HCMapaIntegracao" através dos respectivos campos "IDSRCCUSTOMHANDLE" e "EXTENSION" devem ser alterados. 

                        Nesse caso, deve ser gravada uma string vazia nesses campos.

                  Scripts utilizados:

                    Oracle:

    • 02_HCTRANSFORMACAO.sql;              

                    Sql:

    • 02_HCTRANSFORMACAO.sql;


Em versões futuras, esses arquivos serão removidos do projeto "RM.Con.ConfiguraIntegracao.TotvsMessage".

 

Informações

Atualmente esses códigos fontes estão duplicado em arquivos diferentes (Oracle e sql).

Com essa proposta, existirá uma única classe no projeto, evitando com isso diferenças nesses fontes em bancos diferentes.

Informações

Nas integrações em produção, os valores dos campos "HcTransformacao.IDSRCCUSTOMHANDLE" e "HcMapaIntegracao.EXTENSION" devem ser excluídos ou alterados para manter somente regras customizadas.

ex:

  • UPDATE hctransformacao  SET IDSRCCUSTOMHANDLE = ' ' where TRANSACTIONID = 'COSTCENTER';
  • UPDATE hcmapaintegracao  SET EXTENSION = ' ' where ENTIDADE = 'COSTCENTER';

 

3) - Criação dos projetos

As equipes dos produtos deverão criar projetos nas suas solutions contendo classes a serem executadas automaticamente durante o processamento da mensagem.

 

Passo a passo para criação desses projetos:

a) - No visual Studio, abra a solution correspondente ao determinado segmento. ex. Financeiro.sln.

b) - Crie um novo projeto na solution do tipo "Class Library";

c) - No arquivo AssemblyInfo.cs, utilize o atributo conforme exemplo: [assembly: AssemblyLayerSide(LayerSideKind.Server)];   

d) - Adicione referências para as dll's  "RM.Con.TotvsMessage.Extension", "RM.Con.TotvsMessage.IServices", "RM.Con.TotvsMessage.Services";

e) - O projeto recém criado deverá seguir o seguinte padrão de nomenclatura:

       RM.{Segmento}.TotvsMessage.Adapter.dll,        onde:  Segmento = Sigla do segmento
               ex:  RM.Fin.TotvsMessage.Adapter.dll.     

Informações

Esse padrão de nomenclatura deve ser seguido corretamente. Caso contrário, a dll não será carregada pela engine do EAI. Consequentemente os adapters da integração não serão executados.

 

4) - Criação das classes

Os códigos localizados na tabela GSourceCode deverão ser transferidos para classes localizadas no projeto recém criado. A criação dessas classes deverá seguir um modelo conforme abaixo:


Códigos que estendem as rotinas de processamento (Extensão de códigos):

       a) - Criar uma classe com um nome qualquer (o ideal seria colocar o nome da mensagem seguido pela versão da mensagem);

               ex: public class CostCenter_1_000 : ....

       b) -  Herdar da classe "AdapterBase" sobrescrevendo os métodos necessários a serem utilizados;

          ex: public class CostCenter_1_000: AdapterBase

        c) - Usar o atributo de classe "AdapterAttr":

          Esse atributo irá "carimbar" a classe com informações de metadados do adapter. 

          No exemplo abaixo, o adapter somente será carregado no recebimento de uma mensagem COSTCENTER 2.000.

          ex: 

               [AdapterAttr(TransactionType.ttMensageriaUnica, AdapterType.atReceive, "COSTCENTER", "2.000")] 
               public class CostCenter_2_000: AdapterBase

        d) - Após a criação dessa classe, basta copiar e colar o código fonte (c#) localizado nos scripts, substituindo os nomes dos métodos e usando a palavra "override" no início do mesmo:

    

 

 

 

Códigos que criam manipuladores de recebimento customizados (Handles customizados):


  • Adapters de recebimento são estruturas utilizadas para implementar toda a regra de negócio de manipulação da mensagem de recebimento.

  • Eles são ligados diretamente na mensagem e não na mensagem / integração (como ocorre com os extensions) conforme figura 3.

  • São estruturas menos utilizadas, visto que a maioria das mensagens de recebimento são manipuladas por dataServers;

  • Eles devem ser migrados para estruturas de adapters da mesma forma que o extensions;


   a) - Criar uma classe com um nome qualquer (o ideal seria colocar o nome da mensagem seguido pela versão da mensagem);

               ex: public class Whois_1_000: ....

       b) -  Herdar da classe "ReceiveMessageHandle"

          ex: public class Whois_1_000ReceiveMessageHandle

        c) - Usar o atributo de classe "AdapterAttr":

          ex: 

               [AdapterAttr(TransactionType.ttMensageriaUnica, AdapterType.atReceive, "Whois", "1.000")] 
               public class Whois_1_000ReceiveMessageHandle

        d) - Após a criação dessa classe, basta copiar e colar o código fonte (c#) localizado nos scripts, conforme fig abaixo:


       Modelagem de classes.

            

               a) - CustomBase - classe ancestral usada para definir métodos e propriedades genérico para as classes concretas para manipulação das mensagens;

                b) - AdapterBase - classe ancestral usada para definir regras comuns para todos os adapters;

                c) - ExtensionBase - classe ancestral usada para definir regras comuns para todos os extensions (estruturas a serem usadas para inclusão de códigos customizados pelos clientes).

 

 

Protótipos de Tela

Figura1 - Mapeamento mensagem x integração

 

figura2: Editor de  código fonte do EAI

 

figura 3: Adapter de recebimento

 

 

 

 


 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.