Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

É possível efetuar a atualização de lotes de liquidação, via on-line ou via RPW, sendo esse um processo que não se propõe a efetuar qualquer alteração nos lotes existentes. Possibilita somente que sejam consultados e atualizados. Veja mais informações na descrição daFunção do programa Atualização Lotes de Liquidação (ACR781AA).

Considerações importantes em relação a liberação da comissão para duplicatas pagas com cheque:
A liberação da comissão da duplicata apenas ocorre após a liquidação do cheque, utilizado para a liquidação desta duplicata, dependendo da parametrização utilizada na função no programa Manutenção de Parâmetros Parâmetro Estabelecimento de Comissões (ACR023AA), campo "Libera Comis Cheque".

Ainda existe outro conceito embutido, uma vez que pode ser utilizado mais de um cheque para se liquidar uma duplicata. Neste contexto, o sistema leva em consideração outra possibilidade assinalada pelo usuário, que é a de pagar a comissão proporcionalmente as baixas efetuadas, campo "Pagto Propor". Caso esta indicação seja positiva, a cada cheque liquidado, o valor da comissão proporcional ao cheque será liberadaliberado, caso contrário, somente com a liquidação de todos os cheques referentes à duplicata em questão, a comissão do ou dos representantes deve ser liberada. Neste caso, está sendo levada em consideração a mesma condição imposta para as baixas parciais, pois se entende que os cheques nada mais são que estes pagamentos parciais realizados pelos clientes.

...

Título 2 – Baixa 1500,00                    Cheque 992 – 1200,00 (15/02)
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Totais               2500,00                                        2500,00

Vejam que o O Título 1 e 2 tiveram suas baixas vinculadas a 2 cheques, mas que, além disso, parte do valor do cheque 991 é para o Título 1, e parte é para o Título 2. Seguindo as orientações, as comissões precisam ser revistas para que suas datas de realização sejam as datas previstas de compensação dos cheques, pois não serão mais realizadas na baixa das duplicatas. Caso a proporcionalidade de pagamento esteja marcada, a cada liquidação (compensação) de cada um dos 3 cheques, devem ser liberadas as comissões proporcionalmente aos seus valores, em caso contrário haverá liberação de comissão apenas com a liquidação do cheque 990 e também do 991, isso em relação ao valor do Título 1 (1000,00), e da liquidação do cheque 991 e também do 992, em relação ao valor do Título 2 (1500,00).

Em relação ao tratamento de cheques, o recebimento efetivo destes pode não se concretizar, uma vez que por diversos motivos o cheque pode ser devolvido pelo banco. Outro ponto é o estorno do movimento de liquidação do cheque, que diferentemente da devolução pode ser executado devido a algum erro cometido alguma inconsistência cometida pelo usuário. Nestas situações é preciso que se estorne a comissão, onde caso ela ainda não tenha sido paga, deve ser revertida, ou ainda gerar um débito caso a comissão já tenha sido paga.

A questão indicada acima ainda pode ter outro caminho, que não é o estorno do cheque ou da liquidação, poderá . Poderá haver a troca do cheque que está em poder da empresa por outro, ou ainda outros que compensarão o valor devido. Também nesta situação, as comissões devem ser liberadas apenas na compensação efetiva destes novos cheques, pois não há fluxo financeiro, há como dito a troca da divida por novo(s) cheque(s).

Um cheque pode ser incluso para pagar uma dívida de outro estabelecimento (transferência de estabelecimentos), mesmo neste caso, a regra continua a mesmaigual, ou seja, a comissão deve ser liberada apenas na liquidação do cheque.

No dia - a - dia da empresa, pode surgir uma necessidade de capital de giro, que faça com que títulos e também cheques sejam descontados em bancos. Esse processo consiste em receber hoje o que está com data futura, e para isso os bancos cobram juros, o que equivale dizer que a empresa recebe menos por estar adiantando esses numerários. Neste contexto, a comissão do representante deve seguir a mesma idéia ideia de ser liberada apenas quando da efetiva liquidação do cheque, ou seja, com a compensação do mesmo, e não quando do desconto do mesmo. Essa regra é a mesma aplicada quando do desconto de títulos normais.

Manutenção Lotes Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir a movimentação de liquidação automática em títulos pagos com cheques pelos clientes, mantendo assim atualizada a carteira de títulos em aberto.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Lote

Quando acionado, é possível incluir um novo lote de liquidação de títulos. Veja mais informações na descrição da tela Inclui Lote Liquidação ACR.

Movimentos

Quando acionado, é possível incluir títulos a serem liquidados no lote. Veja mais informações na descrição da tela Itens Lote Liquidação ACR. 

Configura RPC

Quando acionado, é apresentada a opção de executar este programa via RPC. Ver mais informações na descrição do Manual de Referência do Módulo Básico – Utilização RPC. 

Totais

Com o acionamento desse botão, é apresentada janela com os valores totais das movimentações de liquidações do lote. 

Opções Avançadas

Quando acionado, é apresentada tela onde é possível efetuar alterações nas datas de geração, liquidação e crédito de todos títulos do lote ao mesmo tempo. Veja mais informações na descrição da tela Altera Datas.

Atualiza

Quando acionado, é possível confirmar a liquidação dos títulos incluídos no lote.

Inclui Lote Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir um novo lote de liquidação de títulos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Inserir o estabelecimento relacionado ao lote de liquidação automática que está sendo gerado.

Referência

Inserir a referência que tem como finalidade controlar os registros de lotes efetuados. O sistema exibe uma referência sugerida, sendo que esta pode ser alterada. A referência sugerida possui o seguinte formato:

Ano + Mês + Dia + X + XXX (aleatório).

Exemplo:

990112Tdhd onde

99 = Ano

01 = Mês

12 = Dia

T = Letra de sugestão da movimentação.

dhd = Sequência aleatória de letras sugerida pelo sistema.

Nota
titleNota:

A referência é única no sistema, ou seja, não pode ser informada mais de uma vez. 

Data Geração

Inserir a data de geração a ser considerada para o lote de liquidação que está sendo implementado. Esta data é sugerida como data liquidação na seleção de títulos para liquidação automática.

Informações
titleImportante:

A data de geração informada não pode ser menor que a data de início dos movimentos parametrizada no programa Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR (ACR009AA) .

Total Movimento

Inserir o valor total dos movimentos de liquidação a serem efetuados neste lote. Somente é possível atualizar o lote de liquidação, quando o valor deste campo é idêntico ao valor do campo Total Movimento da tela base.

Nota
titleNota:

Caso seja informado o valor 0,00 (zero) neste campo, não é efetuada validação na atualização do lote de liquidações. 

Tipo Liquidação

Selecionar a opção Automática.

Gerar lote por estabelecimento do título

Quando assinalada esta opção, determina que deve ser gerado um lote de liquidação para cada estabelecimento dos títulos informados.

Informações
titleImportante:

Essa funcionalidade é utilizada quando títulos são liquidados em um estabelecimento diferente de sua implantação. Portanto, se nesse lote de liquidação contiverem títulos de diferentes estabelecimentos, o sistema não efetuará a liquidação por transferência de estabelecimento para aqueles títulos cujo estabelecimento seja diferente do estabelecimento do lote.

Na atualização de um lote, parametrizado para “Gerar Lote para o Estabelecimento do Título”, será utilizada para a criação dos demais lotes referentes aos estabelecimentos dos itens do lote original a mesma referência informada pelo usuário para o lote original.

Se no momento da atualização do lote, a referência informada já tenha sido utilizada para algum dos estabelecimentos dos títulos que estão sendo liquidados, será gerada uma nova referência única para os estabelecimentos dos títulos, e essa nova referência será utilizada em todos os lotes gerados, inclusive no lote original.

 

Caso não seja possível utilizar a referência do lote original e o processo esteja sendo executado de forma on-line, será apresentada mensagem ao usuário, informando que a referência do lote original já foi utilizada em outro estabelecimento, apresentando também a referência que efetivamente foi utilizada na atualização do lote.

Na atualização batch é considerada a mesma regra descrita para atualização on-line, entretanto, não será apresentada nenhuma mensagem informando a respeito da alteração da referência utilizada na atualização do lote. 

Despesa Bancária

Neste quadro são apresentados campos onde é possível determinar um valor de despesa bancária para o lote de liquidação em questão. Nesta opção é obrigatória a liquidação dos títulos do lote no mesmo portador da despesa inserida. Quando da Atualização do lote de liquidação, este valor de despesa é gerado diretamente no Módulo de Caixa e Bancos, não ficando o mesmo vinculado ao Contas a Receber. Desta forma quando do estorno de liquidação este valor de despesa bancária Não é estornado.

Importante:
Não é possível determinar despesas bancárias quando o tipo de liquidação é “Perdas Dedutíveis”. 

Despesa Bancária

Moeda

Quando da necessidade do registro de despesa bancária para este lote de liquidação, deve-se inserir neste campo o código da moeda relacionada ao valor da despesa bancária.

Despesa Bancária

Portador

Para utilizar a opção de registro de despesa bancária para o lote de liquidação de título é necessário inserir neste campo o código do portador relacionado à despesa bancária em questão.

Importante:
Na janela de inclusão de títulos para liquidação, o campo portador é desabilitado, sendo automaticamente considerado o portador inserido neste campo de Despesa Bancária Portador. 

Despesa Bancária

Carteira

Inserir a carteira do portador relacionado à despesa bancária.

Importante:
Na janela de inclusão de títulos para liquidação, o campo carteira é também desabilitado, sendo automaticamente considerada a carteira inserida neste campo de Despesa Bancária Carteira. 

Despesa Bancária

Total Desp Bcia

Inserir o valor de despesa bancária relacionada ao portador e carteira do lote de liquidação.

Importante:
O valor inserido neste campo deve representar um lançamento de despesa bancária efetivamente ocorrido no portador em questão para a liquidação dos títulos deste lote.

 



[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

...