Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

De fato, é possível desativar a contagem do prazo em dobro ao informar 0 (zero) no campo destacado em vermelho ou informar a quantidade de meses pertinentes. Em fevereiro de 2016, o BCB faculta a contagem do prazo em dobro em operações com 36 meses ou mais a decorrer, portanto normalmente informa-se o valor 36 neste campo. Tendo em vista que a contagem em dobro representa um benefício dado às operações de mais longo prazo, é praxe que as instituições financeiras ativem esta contagem circunstancialmente vantajosa. Entenda-se, em termos práticos, para uma mesma quantidade de dias em atraso, a nota dada a operações com prazo a decorrer igual ou superior ao estabelecido na configuração será melhor do que a nota que seria dada a uma operação com prazo a decorrer inferior ao estabelecido.

Este é o algoritmo adotado pelo Sistema Rating TOTVS para a contagem do prazo em dobro:

Para cada operação de crédito, determinar se a operação está enquadrada na contagem em dobro

Meses_Oper = (Ano_Vencto_Oper * 12 + Mês_Vencto_Oper) - (Ano_Início_Oper * 12 + Mes_Inicio_Oper)

SE Meses_Oper >= Prazo_a_Decorrer_Contagem_em_Dobro ENTÃO operação é candidata e, para cada operação candidata, recalcular a quantidade de dias em atraso da seguinte maneira:

SE Dias_Atraso é PAR

Dias_Atraso_Prazo_Dobro = Dias_Atraso / 2

SENÃO

Dias_Atraso_Prazo_Dobro = (Dias_Atraso + 1) / 2

Utilizar, no processo normal de classificação da operação, a quantidade de dias de atraso recalculada em função da contagem do prazo em dobro (Dias_Atraso_Prazo_Dobro). 

 

Nota

Prazo em dobro

(prazo a decorrer >= 36 meses)

Prazo normal

(prazo a decorrer < 36 meses)

A28 dias (de 0 a 28)Até 14 dias
B30 a 60 dias15 a 30 dias
C61 a 120 dias31 e 60 dias
D  
E  
F  
G  
H  

...